Article
Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2001-10-01] => 17343 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Alberto Angel Mazzoni] => 17344 ) [1] => Array ( [Elisabeth Fátima Torres] => 17345 ) [2] => Array ( [Rubia de Oliveira] => 17346 ) [3] => Array ( [Vera Helena Moro Bins Ely] => 17347 ) [4] => Array ( [João Bosco da Mota Alves] => 12000 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_922#00010.pdf] => 52716 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Acessibilidade] => 247610 ) [2] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [3] => Array ( [Diversidade humana] => 17340 ) [4] => Array ( [Portador de deficiência] => 17341 ) [5] => Array ( [Ajuda técnica] => 17342 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 146 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00010-2001-30-2] => 17337 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revista.ibict.br:article/922] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/922] => 0 ) [1] => Array ( [10.18225/ci.inf..v30i2.922] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da Informação; v. 30, n. 2 (2001)] => 0 ) [1] => Array ( [0100-1965] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1518-8353] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/922/959] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/922#00010] => 0 ) ) ) )