Article Brapci-Revistas

Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais em IES públicas

Archetype of a digital business process platform

This article presents the results of the Master´s research in Knowledge Management and Organization, developed between 2019 and 2021. The digital transformation has revolutionized several sectors of society, in the context of public Higher Education Institutions, such initiatives are still timid, for example, the process of issuing diplomas, done manually, causing delays and fragility to your security. Due to the length of the process, as well as the document standardization, this study demonstrates the proposition of an archetype of a Digital Business Process Platform (PPND), having as its scope the process of issuing digital diplomas in a public HEI, based on Decrees 330, 1,095 and 554 of the MEC. As a methodology, the research is characterized by an applied nature, with a qualitative approach, objectives applied in an exploratory way and technical procedures through action research. To build the theoretical-methodological framework, the RBS Roadmap protocol was used. For the development of the archetype, the Business Process Management methodology was used. As results, there was a systematic review and the archetype of the PPND. It is concluded that the platform is feasible to be implemented, and that the methodologies used can help public Higher Education Institutions to digitally transform their processes.@en


Este artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. Em virtude da morosidade do processo, bem como da padronização documento, este estudo demonstra a proposição de um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do Ministério da Educação. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da plataforma. Conclui-se que a plataforma é viável de ser implementada, e que as metodologias utilizadas podem auxiliar as Instituições de Ensino Superior públicas a transformar digitalmente seus processos.@pt

References

  • AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, número especial, p. 187-201, fev. 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2020.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.095 de 25 de outubro de 2018. Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2018a.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 315 de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2018c.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 330 de 5 de abril de 2018. Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 2018b.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2019.
  • EBERT, Christof., DUARTE, Carlos Henrique C. Digital transformation. Ieee Software, v. 35, n. 4, p. 1621, 2018.
  • KOHLBACHER, Markus. The Effects of Process Orientation: a literature review. Business Process Management Journal, v. 16, n. 1, p. 135-152, 2010.
  • KOTARBA, Marcin. Digital transformation of business models. Foundations of management, v. 10, n. 1, p. 123-142, 2018.
  • GARTNER INSTITUTE. Gartner Glossary. [S.l]: Gartner Institute, [ca. 2020]. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2021.
  • JANISSEK, Janice et al. Concepções de Universidade Inovadora: Uma análise a partir da cognição de gestores universitários. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, XIV, dez. 2014, Florianópolis. Anais... [s. n]. Disponível em: . Acesso em 30 abr. 2019.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • PATEL, Keyur. MCCARTHY, Mary Pat. Digital transformation: The essentials of e-business leadership. New York: McGraw-Hill, 2000.
  • WIESBÖCK, Florian., HESS, Thomas. Digital innovations. Electronic Markets, p. 1-12, 2019.
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-04] => 170956
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rodrigo Fernandes Santos] => 124432
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elisângela Cristina Aganette] => 12913
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/710/2022/05/oai_periodicos_ufmg_br_article_37169#00053.pdf] => 195766
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Automação de processo acadêmico] => 171017
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Emissão de diploma digital] => 171018
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Transformação digital] => 279317
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Portaria mec 330] => 171019
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [554 e 1.095] => 171020
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Plataforma de negócio digital] => 171021
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Automação de processos acadêmicos] => 216616
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Portarias mec 330, 554 e 1.095] => 216617
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Automation of academic processes] => 171022
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Issuance of digital diploma] => 171023
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Digital transformation] => 279319
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ordinance mec 330] => 171024
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [554 and 1] => 171025
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [095] => 171026
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Digital business platform] => 171027
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Digital transformation, ordinances mec 330, 554 and 1,095] => 276891
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-04] => 248269
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação] => 710
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00053-2021--FORPED-PPGGOC - 2021] => 170945
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:53: 2021-0-0] => 232091
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article presents the results of the Master´s research in Knowledge Management and Organization, developed between 2019 and 2021. The digital transformation has revolutionized several sectors of society, in the context of public Higher Education Institutions, such initiatives are still timid, for example, the process of issuing diplomas, done manually, causing delays and fragility to your security. Due to the length of the process, as well as the document standardization, this study demonstrates the proposition of an archetype of a Digital Business Process Platform (PPND), having as its scope the process of issuing digital diplomas in a public HEI, based on Decrees 330, 1,095 and 554 of the MEC. As a methodology, the research is characterized by an applied nature, with a qualitative approach, objectives applied in an exploratory way and technical procedures through action research. To build the theoretical-methodological framework, the RBS Roadmap protocol was used. For the development of the archetype, the Business Process Management methodology was used. As results, there was a systematic review and the archetype of the PPND. It is concluded that the platform is feasible to be implemented, and that the methodologies used can help public Higher Education Institutions to digitally transform their processes.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, desenvolvida entre 2019 a 2021. A transformação digital vem revolucionando diversos setores da sociedade, no contexto das Instituições de Ensino Superior públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, como exemplo, o processo de emissão de diplomas, feito manualmente, ocasionando morosidade e fragilidade à sua segurança. Em virtude da morosidade do processo, bem como da padronização documento, este estudo demonstra a proposição de um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias 330, 1.095 e 554 do Ministério da Educação. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação. Para construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o protocolo RBS Roadmap. Já para desenvolvimento do arquétipo foi utilizado a metodologia de Business Process Management. Como resultados, teve-se a revisão sistemática e o arquétipo da plataforma. Conclui-se que a plataforma é viável de ser implementada, e que as metodologias utilizadas podem auxiliar as Instituições de Ensino Superior públicas a transformar digitalmente seus processos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/37169] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37169] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; III Fórum de Pesquisas Discentes (FORPED-PPGGOC - 2021)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; III Fórum de Pesquisas Discentes (FORPED-PPGGOC - 2021)] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2237-6658] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; III Fórum de Pesquisas Discentes (FORPED-PPGGOC - 2021)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Archetype of a digital business process platform] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais em IES públicas] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37169/29002] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37169] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37169/29002] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufmg.br:article/37169#00053] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.35699/2237-6658.2021.37169] => 0
                        )

                )

        )

)