Article Brapci-Revistas

Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações

Innovation, knowledge and competence in information in organizations

Technological advances combined with the globalization process have changed the way organizations create their products, services, processes, knowledge and innovation, requiring professionals who are part of them to have an informational competence. In this sense, the present work aims to analyze how the process of innovation, knowledge and competence in information develops in organizations. For the methodological procedure, a bibliographical and documentary review was carried out, using a qualitative approach. Innovation in organizations is an implementation in products, services and procedures, as well as referring to the adoption of a new method of marketing, advertising, management, etc., and in order to generate innovation in organizations, entrepreneurs should pay attention to the application of internal and external knowledge sources to the organization. Knowledge can be used in organizations to solve existing problems, which can be implicit or explicit, developed in the minds of professionals from their experiences, values ​​and experiences. Competence in information refers to the subjects´ ability to learn and teach skills necessary for communication and the development of activities in the various organizational branches. It is understood that these three elements are essential for organizations to be able to manage information, human and material resources, as well as to become highly competitive in the market in which they are inserted.@en


O avanço tecnológico aliado ao processo de globalização modificou a forma como as organizações criam seus produtos, serviços, processos, conhecimentos e inovação, requerendo dos profissionais que delas fazem parte uma competência informacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se desenvolve o processo de inovação, do conhecimento e da competência em informação nas organizações. Para o procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. A inovação nas organizações trata-se de uma implementação nos produtos, serviços e procedimentos, como também se refere a adoção de um novo método de marketing, de propaganda, de gestão, etc., e para que haja geração de inovação nas organizações, os empreendedores devem atentar para a aplicação de fontes de conhecimentos internos e externos à organização. O conhecimento pode ser utilizado nas organizações para sanar problemas existentes, podendo este ser implícito ou explícito, desenvolvido na mente dos profissionais a partir de suas vivências, valores e experiências. A competência em informação se refere à capacidade que os sujeitos possuem de aprender e ensinar competências necessárias para a comunicação e o desenvolvimento de atividades nos diversos ramos organizacionais. Compreende-se que esses três elementos são primordiais para que as organizações consigam gerenciar as informações, os recursos humanos e materiais, bem como se tornem altamente competitivas no mercado no qual estão inseridas.@pt

. Innovation, knowledge and competence in information in organizations inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações. Revista folha de rosto, [????].

References

  • AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for Higher Education. Chicago, Illinois: ALA, 2000. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/standards.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.
  • BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
  • BELLUZZO, Regina Celia Baptista. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, SãoPaulo, v.13, n. especial, p.47‐76, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648. Acesso em: 25 fev. 2021.
  • BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Construção de Mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru: Cá entre nós, 2007.
  • BESSANT, John., TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Bookman, Porto Alegre, 2009.
  • BRITO, Lydia Maria Pinto., GALVÃO, Alcêdo Pinheiro., OLIVEIRA, Patrícia Webber Souza de. Gestão do conhecimento em empresa internacional de energia. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.23, n.1, jan./abr. 2013, p. 93-103. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/105681. Acesso em: 12 abr. 2021.
  • BRITO, Lydia Maria Pinto. Gestão do conhecimento - instrumento de apropriação pelo capital do saber do trabalhador. Cadernos de educação, n. 30, jan/jun. 2008, p. 135-148. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1767. Acesso em: 21 abr. 2021.
  • CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/11663/. Acesso em: 21 abr. 2021.
  • CAMBOIM, Luzia Góes., DAS GRAÇAS TARGINO, Maria., DE SOUSA, Marckson Roberto Ferreira. Gestão da Informação em ambientes híbridos: condições de apoio da arquitetura da informação. Informação and Sociedade, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 21-30, set./dez. 2016. https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/01/pdf_11980ecd27_0000022217.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.
  • CARVALHO, Eduardo Gomes., SUGANO, Joel Yutaka. Entrepreneurial orientation and open innovation in brazilian startups: a multicase study. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 3, p. 448-462, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.3(08). https://www.scielo.br/j/inter/a/FRQkSkwDDWWCT699pKQH7wQ/abstract/?lang=en. Acesso em: 10 mar. 2021.
  • DAVENPORT, Thomas., PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial – Como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. 2. ed. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1993.
  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23‐35, jan./abr.2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 24 mar. 2021.
  • FLEURY, Afonso., FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.
  • FUCK, Marcos Paulo., VILHA, Ana Patricia Morales. Inovação Tecnológica: da definição à ação. Revista Contemporâneos, São Paulo, n. 9, p. 1-21. 2011. Disponível em: https://revistacontemporaneos.com.br/n9/dossie/inovacao-tecnologica.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
  • GASSMANN, Oliver., ENKEL, Ellen. Towards a theory of open innovation: three core process archetypes. R and D Management Conference (RADMA), Lisboa, 2004. Disponível em: https://www.alexandria.unisg.ch/274/. Acesso em: 02 dez. 2020.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
  • GUILLARD, Charlotte., SALAZAR, Mónica. A experiência das pesquisas de inovação de alguns países latino-americanos. In: RED DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA – IBEROAMERICANA E INTERAMERICANA. El estado de la ciencia: principales indicadores de ciencia y tecnología iberoamericanas/interamericanas 2017. Buenos Aires: Ricyt, 2017.
  • HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009.
  • GONÇALVES, José Ernesto Lima. Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. Revista de administração de empresas, jan/fev. 1988, p.63-81. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v34n1/a08v34n1.pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.
  • HOGAN, Suellen., SOUTAR, Geoffrey., MCCOLL-KENNEDY, Janet., SWEENEY, Jillian C. Reconceptualizing professional service firm innovation capability: scale development. Industrial marketing management, [S.l.], v. 40, 2011, p. 1256-1273. Disponível em: https://espace.library.uq.edu.au/view/UQ:259604/mccollkennedy_article_imm.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.
  • HOSKISSON, Robert., HOTH, Michael., IRELAND, R. Duane., HARRISON, Jeffrey S. Estratégia competitiva. 2ª ed. Cengage Learning: São Paulo, 2009.
  • IONESCU, Alexandru., DUMITRU, Nicoleta Rossela. The role of innovation in creating the company’s competitive advantage. Ecoforum, v. 4, 2015. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/scmecofrm/v_3a4_3ay_3a2015_3ai_3a1_3ap_3 a14.htm#:~:text=Innovation%20is%20the%20leading%20force,is%20volatile%2C%2 0hard%20to%20obtain. Acesso em: 12 set. 2020.
  • JIN, Seung Hoo., CHOI, Sang Ok. The effect of innovation capability on business performance: a focus on it and business service companies. Sustainability, [S.l.], v. 11, 2019. https://www.researchgate.net/publication/336070227_The_Effect_of_Innovation_Cap ability_on_Business_Performance_A_Focus_on_IT_and_Business_Service_Compa nies. Acesso em: 10 ago. 2020.
  • LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. 2ª ed. Saraiva: São Paulo, 2011.
  • LAKATOS, Eva Maria., MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  • LE COADIC, Yver-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • NONAKA, Ikujiro., TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação.3. ed. Brasília: OCDE: FINEP, 2005.
  • NONAKA, Ikujiro., KONNO, Noboru. The Concept of “Ba”: Building a Fuoundation for Knowledge Creation. California Management Review, [S.l.], v. 40, n. 3, p. 40 – 54,1998. https://www.researchgate.net/profile/Khaliq_ur_Rehman_Cheema2/post/What_mean s_BA_concept_in_knowledge_management/attachment/59d64186c49f478072eaae2f /AS%3A273797108699136%401442289725403/download/Nonaka+1998.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
  • OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki., VALENTIM, Marta Lígia Pomim., FERES, Glória Georges. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. RICI: Revista Ibero‐Americana de Ciência em Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p.
  • 124‐142, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2203. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203. Acesso em: 16 dez. 2020.
  • PALLETA, Francisco Carlos., UEKI, Greicyene Hamaguchi. A informação como agente de mudanças nas organizações. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, jul./dez. 2019, p. 146-155. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/127425. Acesso em: 16 dez. 2020.
  • SAÉNZ, Tirso W.., GARCÍA, Emilio. Ciência, inovação e gestão tecnológica. Brasília: CNI/IEL/SENAI/ABIPTI, 2002.
  • SAWHNEY, Mohanbir., WOLCOTT, Robert C.., ARRONIZ, Inigo. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review. [S.l.], v. 47, n. 3, pp. 74-81, 2006. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/the-different-ways-forcompanies-to-innovate/. Acesso em: 16 nov. 2020.
  • SCHUMPETER, Joseph. Teoria do desenvolvimento econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. Nova Cultural: São Paulo, 1997.
  • SENGE, Peter. Caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Tradução de Antonio Roberto Maia da Silva. Rio de Janeiro: Qualymark Ed.,
  • SENHORAS, Elói Martins Estruturas de gestão estratégica da inovação em universidades brasileiras. Boa Vista: EdUFRR, 2012.
  • SILVA, Diego Rafael de Moraes., FURTADO, André Tosi. Modelos teóricos e interesses de mensuração no surgimento da pesquisa de inovação brasileira (Pintec). Rev. Bras. Inov., Campinas, v. 16, n. 1, jan/jun. 2017, p. 97-128. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649141. Acesso em: 10 abr. 2021.
  • SILVA, Glessia., DARCOSO, Antonio Luiz Rocha. O Papel das fontes de conhecimento externo no processo de inovação da micro e pequena empresa. Desenvolvimento em questão, n. 37, edição especial, 2016, p. 236-266. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/
  • 4297/5097. Acesso em: 21 mar. 2021.
  • SILVA, Elaine da., VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A contribuição dos sistemas de inovação e da cultura organizacional para a geração de inovação. Informação and Informação, Londrina, v. 23, n. 1, jan./abr. 2018, p. 450-466. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/27693/23253. Acesso em: 10 abr. 2021.
  • VIEGAS, Thales de Oliveira Costa., PAULA, Germano Mendes de., ARANTES, Lídia Silveira. Surveys de inovação do Brasil: uma análise comparativa com surveys internacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA INDUSTRIAL E INOVAÇÃO, 3., 2018, Uberlândia. Anais
  • [...], Blucher Engineering Proceedings, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/surveys-de-inovao-do-brasil-umaanlise-comparativa-com-surveys-internacionais-28390. Acesso em: 21 mar. 2021.
  • WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Campus, 2012. Sobre o autor
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-01-09] => 169969
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Paulo Ricardo da Silva Lima] => 192386
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/554/2022/01/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_742#00035.pdf] => 170314
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [253] => 2695
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [231] => 9319
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competence in information] => 265155
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information] => 269873
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-01-09] => 279669
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-ND/4.0] => 248592
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista folha de rosto] => 554
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00035-2021-7-3] => 169965
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Technological advances combined with the globalization process have changed the way organizations create their products, services, processes, knowledge and innovation, requiring professionals who are part of them to have an informational competence. In this sense, the present work aims to analyze how the process of innovation, knowledge and competence in information develops in organizations. For the methodological procedure, a bibliographical and documentary review was carried out, using a qualitative approach. Innovation in organizations is an implementation in products, services and procedures, as well as referring to the adoption of a new method of marketing, advertising, management, etc., and in order to generate innovation in organizations, entrepreneurs should pay attention to the application of internal and external knowledge sources to the organization. Knowledge can be used in organizations to solve existing problems, which can be implicit or explicit, developed in the minds of professionals from their experiences, values ​​and experiences. Competence in information refers to the subjects´ ability to learn and teach skills necessary for communication and the development of activities in the various organizational branches. It is understood that these three elements are essential for organizations to be able to manage information, human and material resources, as well as to become highly competitive in the market in which they are inserted.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Technological advances combined with the globalization process have changed the way organizations create their products, services, processes, knowledge and innovation, requiring professionals who are part of them to have an informational competence. In this sense, the present work aims to analyze how the process of innovation, knowledge and competence in information develops in organizations. For the methodological procedure, a bibliographical and documentary review was carried out, using a qualitative approach. Innovation in organizations is an implementation in products, services and procedures, as well as referring to the adoption of a new method of marketing, advertising, management, etc., and in order to generate innovation in organizations, entrepreneurs should pay attention to the application of internal and external knowledge sources to the organization. Knowledge can be used in organizations to solve existing problems, which can be implicit or explicit, developed in the minds of professionals from their experiences, values ​​and experiences. Competence in information refers to the subjects´ ability to learn and teach skills necessary for communication and the development of activities in the various organizational branches. It is understood that these three elements are essential for organizations to be able to manage information, human and material resources, as well as to become highly competitive in the market in which they are inserted.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O avanço tecnológico aliado ao processo de globalização modificou a forma como as organizações criam seus produtos, serviços, processos, conhecimentos e inovação, requerendo dos profissionais que delas fazem parte uma competência informacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se desenvolve o processo de inovação, do conhecimento e da competência em informação nas organizações. Para o procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. A inovação nas organizações trata-se de uma implementação nos produtos, serviços e procedimentos, como também se refere a adoção de um novo método de marketing, de propaganda, de gestão, etc., e para que haja geração de inovação nas organizações, os empreendedores devem atentar para a aplicação de fontes de conhecimentos internos e externos à organização. O conhecimento pode ser utilizado nas organizações para sanar problemas existentes, podendo este ser implícito ou explícito, desenvolvido na mente dos profissionais a partir de suas vivências, valores e experiências. A competência em informação se refere à capacidade que os sujeitos possuem de aprender e ensinar competências necessárias para a comunicação e o desenvolvimento de atividades nos diversos ramos organizacionais. Compreende-se que esses três elementos são primordiais para que as organizações consigam gerenciar as informações, os recursos humanos e materiais, bem como se tornem altamente competitivas no mercado no qual estão inseridas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/742] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/742] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.46902/2021n3p231-253] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Folha de Rosto; v. 7 n. 3 (2021): set./dez.; 231-253] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2447-0120] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation, knowledge and competence in information in organizations] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/742/590] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/742#00035] => 0
                        )

                )

        )

)