Article Brapci-Revistas

O conhecimento e a inovação no contexto do programa empreender competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo marília top moda

The knowledge and innovation in the context of the competitive entrepreneur program: an analysis of the increased competitiveness of the marília top moda group

El conocimiento y la innovación en el contexto del programa de emprendedores competitivos: un análisis del aumento de la competitividad del grupo marília top moda

O ambiente do comércio varejista está inserido em um ambiente extremamente competitivo e a geração de inovações deixou de ser um diferencial e passou a ser uma importante ferramenta para o aumento de competividade. Nessa perspectiva, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) em parceria com o SEBRAE implantou o programa Empreender, cuja finalidade é proporcionar maior competitividade para as empresas participantes. O objetivo nesta pesquisa foi analisar o programa Empreender no contexto do uso do conhecimento na construção coletiva de inovações e, no aumento de competitividade das empresas participantes do grupo Marília Top Moda. Para tanto, utilizou o método estudo de caso, aplicando a estratégia de triangulação, para tornar a pesquisa mais consistente e validar, os dados e análises realizadas. Como resultado, apresenta um modelo de gestão do conhecimento para melhoria do processo de inovação em prol ao aumento de competitividade das empresas participantes do Marília Top Moda.@pt


The retail trade environment is inserted in an extremely competitive environment and the generation of innovations is no longer a differential and has become an important tool to increase competitiveness. In this perspective, the Commercial and Industrial Association of Marília (CIAM) in partnership with SEBRAE implemented the Empreender program, whose purpose is to provide greater competitiveness for participating companies. The objective of this research was to analyze the Empreender program in the context of the use of knowledge in the collective construction of innovations and in the increase in the competitiveness of companies participating in the Marília Top Moda group. For this purpose, the case study method was used, applying the triangulation strategy, to make the research more consistent and validate the data and analysis performed. As a result, it presents a knowledge management model to improve the innovation process in favor of increasing the competitiveness of companies participating in Marília Top Moda.@en
El entorno del comercio minorista se inserta en un entorno extremadamente competitivo y la generación de innovaciones ya no es un diferencial y se ha convertido en una herramienta importante para incrementar la competitividad. En esta perspectiva, la Asociación Comercial e Industrial de Marília (ACIM) en alianza con SEBRAE implementó el programa Empreender, cuyo propósito es brindar mayor competitividad a las empresas participantes. El objetivo de esta investigación fue analizar el programa Empreender en el contexto del uso del conocimiento en la construcción colectiva de innovaciones y en el aumento de la competitividad de las empresas que participan en el grupo Marília Top Moda. Para ello, se utilizó el método de estudio de caso, aplicando la estrategia de triangulación, para hacer más consistente la investigación y validar los datos y los análisis realizados. Como resultado, presenta un modelo de gestión del conocimiento para mejorar el proceso de innovación hacia el incremento de la competitividad en las empresas participantes en Marília Top Moda.@es

. O conhecimento e a inovação no contexto do programa empreender competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo marília top moda. Ciência da informação, [????].

References

  • BOISOT, M. Knowledge assets: securing competitive advantage in the information economy. New York: Oxford University Press, 1998. 286 p.
  • BUKOWITZ, W. R.., WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. São Paulo: Bookman, 2002.
  • CACB. Empreender. Brasília, 2020. Disponível em: https://cacb. org.br/empreender/. Acesso em: 15 abr. 2020.
  • CHOO, C. W. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford University Press, 1998. 425 p.
  • DAVENPORT, T H.., PRUSAK, L. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School Press, 1998, 203 p.
  • FREEMAN, C.., SOETE, L. A economia da inovação industrial. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
  • GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  • IBGE. As Micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil: 2001. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. Disponível em: https:// www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/outras-estatisticaseconomicas/9123-as-micro-e-pequenas-empresas-comerciais-e-deservicos-no-brasil.html. Acesso em: 10 abr. 2020. Ci.Inf., Brasília, DF, v.50 n.2, p.203- 219, maio/ago. 2021 219
  • JORGE, C. F. B. Análise de fatores críticos na gestão do conhecimento e no processo de Inteligência em organizações complexas: uma análise teórico prática em múltiplas organizações. 2017. 511 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/152376/ jorge_cfb_dr_mar.pdf?sequence=3. Acesso em: 18 abr. 2020.
  • JORGE, C. F. B.., VALENTIM, M. L. P.., SUTTON, M. J. Redes de conhecimento como estratégia de inovação na industrial alimentícia: um estudo de caso na Danilla Foods. Informação and Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 30, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ ufpb.1809-4783.2020v30n2.52248. Disponível em: https:// periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/52248. Acesso em: 15 ago. 2021.
  • JORGE, C. F. B.., FALÉCO, L. L. A aplicação da Gestão do Conhecimento como estratégia de competitividade organizacional. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.36311/1981-1640.2016.v10n3.08.p69. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/ article/view/5992. Acesso em: 14 ago. 2021.
  • JORGE, C. F. B.., VALENTIM, M. L. P.., A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 152-172, mar. 2016. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/ index.php/pci/article/view/2533/1707. Acesso em: 13 ago. 2021.
  • JORGE, C. F. B. et al. Complexity and knowledge in organisational context: concepts, approaches, boundaries and relations. Journal of Information and Knowledge Management, [S. l.], v. 20, n. 4, 2021. DOI: 10.1142/S0219649221500416. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/10.1142/
  • S0219649221500416. Acesso em: 01 set. 2021.
  • MARCONE, M. A.., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MORAES, C. R. B. de., FADEL, B. Ambiência organizacional, gestão da informação e tecnologia. In: VALENTIM, M. L.P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007. p. 99-114.
  • MYTELKA, L.K. Competition, innovation and competitiveness: a framework for analysis. In: MYTELKA, L.K. (ed.). Competition, innovation and competitiveness in developing countries. Paris: OECD, 1999.
  • MUÑOZ-SECA, B.., RIVEROLA, J. Transformando conhecimento em resultados: a gestão do conhecimento como diferencial na busca de mais produtividade e competitividade para a empresa. Tradução de Carlos Racca. São Paulo: Clio, 2004.
  • NONAKA, I.., TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: how japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995, 299 p.
  • SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
  • SEBRAE. Quem Somos. Brasília, 2020. Disponível em: https:// www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_ quemsomos. Acesso em: 3 abr. 2020.
  • TIDD, J.., BESSANT, J.., PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • WIIG, K. Knowledge sense of the organization: Thinking about thinking. How people and organizations create, represent and use knowledge. Arlington, TX: Schema Press, 1993. 475 p.
  • YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003.
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 169301
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carlos francisco bitencourt jorge] => 11442
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Alice Campagnoli Otre] => 139860
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bruno Bastos de Oliveira] => 139861
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Walkiria Martinez Heinrich Ferrer] => 161715
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2022/05/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5232#00010.htm] => 196264
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/146/2022/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5232#00010.htm] => 197409
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [_repository/0/2022/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5232#00010.pdf] => 197410
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competitividade] => 234431
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organização do varejo] => 169755
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Marília top moda] => 271014
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Organizações do varejo] => 271013
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conocimiento] => 247381
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competitividad] => 15249
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovación] => 33259
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organizaciones minoristas] => 271015
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competitiveness] => 187585
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Retail organizations] => 271016
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Marilia top fashion] => 271017
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 236183
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-SA/4.0] => 233561
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2021-50-] => 168770
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:10:2021-50-2] => 232635
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O ambiente do comércio varejista está inserido em um ambiente extremamente competitivo e a geração de inovações deixou de ser um diferencial e passou a ser uma importante ferramenta para o aumento de competividade. Nessa perspectiva, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) em parceria com o SEBRAE implantou o programa Empreender, cuja finalidade é proporcionar maior competitividade para as empresas participantes. O objetivo nesta pesquisa foi analisar o programa Empreender no contexto do uso do conhecimento na construção coletiva de inovações e, no aumento de competitividade das empresas participantes do grupo Marília Top Moda. Para tanto, utilizou o método estudo de caso, aplicando a estratégia de triangulação, para tornar a pesquisa mais consistente e validar, os dados e análises realizadas. Como resultado, apresenta um modelo de gestão do conhecimento para melhoria do processo de inovação em prol ao aumento de competitividade das empresas participantes do Marília Top Moda.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O ambiente do comércio varejista está inserido em um ambiente extremamente competitivo e a geração de inovações deixou de ser um diferencial e passou a ser uma importante ferramenta para o aumento de competividade. Nessa perspectiva, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), em parceria com o SEBRAE, implantou o programa Empreender cuja finalidade é proporcionar maior competitividade para as empresas participantes. O objetivo, nesta pesquisa, foi analisar o programa Empreender no contexto do uso do conhecimento na construção coletiva de inovações e no aumento de competitividade das empresas participantes do grupo Marília Top Moda. Para tanto, utilizou-se o método estudo de caso, aplicando a estratégia de triangulação, para tornar a pesquisa mais consistente e validar os dados e as análises realizadas. Como resultado, apresenta um modelo de gestão do conhecimento para melhoria do processo de inovação em prol do aumento de competitividade das empresas participantes do Marília Top Moda.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The retail trade environment is inserted in an extremely competitive environment and the generation of innovations is no longer a differential and has become an important tool to increase competitiveness. In this perspective, the Commercial and Industrial Association of Marília (CIAM) in partnership with SEBRAE implemented the Empreender program, whose purpose is to provide greater competitiveness for participating companies. The objective of this research was to analyze the Empreender program in the context of the use of knowledge in the collective construction of innovations and in the increase in the competitiveness of companies participating in the Marília Top Moda group. For this purpose, the case study method was used, applying the triangulation strategy, to make the research more consistent and validate the data and analysis performed. As a result, it presents a knowledge management model to improve the innovation process in favor of increasing the competitiveness of companies participating in Marília Top Moda.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El entorno del comercio minorista se inserta en un entorno extremadamente competitivo y la generación de innovaciones ya no es un diferencial y se ha convertido en una herramienta importante para incrementar la competitividad. En esta perspectiva, la Asociación Comercial e Industrial de Marília (ACIM) en alianza con SEBRAE implementó el programa Empreender, cuyo propósito es brindar mayor competitividad a las empresas participantes. El objetivo de esta investigación fue analizar el programa Empreender en el contexto del uso del conocimiento en la construcción colectiva de innovaciones y en el aumento de la competitividad de las empresas que participan en el grupo Marília Top Moda. Para ello, se utilizó el método de estudio de caso, aplicando la estrategia de triangulación, para hacer más consistente la investigación y validar los datos y los análisis realizados. Como resultado, presenta un modelo de gestión del conocimiento para mejorar el proceso de innovación hacia el incremento de la competitividad en las empresas participantes en Marília Top Moda.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5232] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5232] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; Vol. 50 No. 2 (2021): Regular submissions - Preprint] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 50 n. 2 (2021): Submissões regulares - NO PRELO] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; Vol. 50 Núm. 2 (2021): Sumisiónes regulares - Preprint] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O conhecimento e a inovação no contexto do programa empreender competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo marília top moda] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The knowledge and innovation in the context of the competitive entrepreneur program: an analysis of the increased competitiveness of the marília top moda group] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El conocimiento y la innovación en el contexto del programa de emprendedores competitivos: un análisis del aumento de la competitividad del grupo marília top moda] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5232/5431] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5232] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5232/5494] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5232#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v50i2.5232] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v50i2.5232.g5494] => 0
                        )

                )

        )

)