Article Brapci-Revistas

Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário: uma abordagem metodológica

Mapping critical knowledge for librarian training: a methodological approach

Mapeo del conocimiento crítico para la educación bibliotecaria: un enfoque metodológico

This article presents the composition of a methodology for mapping the critical knowledge necessary for the training of professional librarians from the point of view of professors and graduates of the librarianship course at the Federal University of Amazonas. Such methodology is based on the precepts of Knowledge Management, adapting its strategies to the academic environment. For this, the methodology was developed in two stages, first with the study and preparation of instruments applied to students and graduates with open-ended and multiple-choice questions, taking into account the subjects and contents presented in the Pedagogical Project of the University Course, but also distributed in thematic axes pointed out by the works developed by the Brazilian Association of Education in Information Science. The second stage involved the pre-test and validation of the instrument and submission to the Institution´s Ethics Committee. The result is a methodology capable of studying and identifying critical knowledge, applied to the educational environment aiming to contribute to the discussion of a professional training project that contemplates this set of knowledge necessary for librarian training.@en


Este trabajo presenta la composición de una metodología para el mapeo del conocimiento crítico necesario para la formación del profesional bibliotecario bajo el punto de vista de los profesores y graduados del curso de Bibliotecología de la Universidad Federal de Amazonas. Dicha metodología se basa en los preceptos de la Gestión del Conocimiento adaptando sus estrategias al entorno académico. Para ello, se desarrolló en dos etapas: la primera con el estudio y composición de los instrumentos aplicados a los estudiantes y graduados, presentando preguntas abiertas y cerradas de opción múltiple, teniendo en cuenta los temas y el contenido presentado en el Proyecto Pedagógico del Curso Universitario, pero también distribuido en ejes temáticos señalados por el trabajo desarrollado por la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información. La segunda etapa consistió en la aplicación de pruebas previas para validar los instrumentos y la presentación de la investigación al Comité de Ética de la institución. El resultado describe una metodología capaz de estudiar e identificar el conocimiento crítico, aplicado al ámbito educativo, con el objetivo de contribuir a la discusión de un proyecto de formación profesional que contemple este conjunto de conocimientos necesarios para la formación de los bibliotecarios.@es
Apresenta a composição de uma metodologia para o mapeamento do conhecimento crítico necessário à formação do profissional bibliotecário sob o ponto de vista dos docentes e egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tal metodologia se baseia nos preceitos da Gestão do Conhecimento adaptando suas estratégias ao ambiente acadêmico. Para isto, a metodologia foi elaborada em duas etapas, a primeira com o estudo e composição dos instrumentos aplicados aos discentes e egressos apresentando questões abertas e fechadas de múltipla escolha, levando em consideração as disciplinas e conteúdos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade, mas também distribuídas em eixos temáticos apontados pelos trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Na segunda etapa compreendeu a aplicação dos pré-testes para validação dos instrumentos e a submissão da pesquisa ao Comitê de Ética da Instituição. O resultado descreve uma metodologia capaz de estudar e identificar o conhecimento crítico, aplicado ao ambiente educacional visando contribuir para a discussão de um projeto de formação profissional que contemple este conjunto de conhecimentos necessários à formação do bibliotecário.@pt

. Mapping critical knowledge for librarian training: a methodological approach mapeo del conocimiento crítico para la educación bibliotecaria: un enfoque metodológico mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário: uma abordagem metodológica. Revista brasileira de educação em ciência da informação, [????].

References

  • ABECIN. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e ressignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. São Paulo, 2001. 29p. (Documentos ABECIN, 1).
  • ALVES, L. et al. Identificando características de organizações intensivas em conhecimento em universidades: um estudo de caso nas Instituições do Sistema ACAFE de Santa Catarina-Brasil. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 8., 2008, Asunción, Paraguay. Anais [...]. Florianópolis: INPEAU, 2008. v. 1. p. 235-249.
  • ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION - APO. APO knowledge management tools and techniques manual. Tokyo: APO, 2020.
  • BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.
  • BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Aberta do Brasil. Ministério da Educação. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. 2. ed. Brasília: Capes: Uab, 2017. 62p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-ainformacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab/mais-sobre-osistema-uab/cursos-nacionais-do-sistema-universidade-aberta-dobrasil/bibead. Acesso em: 12 maio 2020.
  • CEPEDA-CARRION, I. et al. Critical processes of knowledge management: an approach toward the creation of customer value. European Research On Management And Business Economics, v. 23, n. 1, p. 1-7, Jan. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.iedeen.2016.03.001.
  • CUGINI, A.., MICHELON, G.., PILONATO, S. Performance measurement in academic departments: the strategy map approach. Public Money and Management, v. 31, n. 4, p. 271-278, 2011.
  • DAVENPORT, T.., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. São Paulo: Publifolha, 1998.
  • DÁVILA, G. A.., DURST, S.., VARVAKIS, G. Knowledge Absorptive Capacity, Innovation, and Firm’s Performance: Insights From the South of Brazil. International Journal of Innovation Management, v. 22, n. 2, 2018.
  • DRUCKER, P. F. A prática da administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1999.
  • ERMINE, J.-L.., BOUGHZALA, I.., TOUNKARA, T. Critical knowledge map as a decision tool for knowledge transfer actions. Electronic Journal of Knowledge Management, v. 4, n. 2, p. 129-140, 2006.
  • JURADO, G. R. R. Construcción de mapas de conocimiento en las universidades. Revista institucional UPB, v. 53, n. 153, p. 65-78, 2013.
  • GARCIA, C. L. S.., VALENTIM, M. Gestão do conhecimento em universidades: uma proposta de mapeamento conceitual para o departamento de ciência da informação da universidade estadual paulista. In: SECIN – SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2009, Londrina. Anais […]. Londrina: UEL, 2009.
  • GRUNDSTEIN, M.., ROSENTHAL-SABROUX, C. A Process modeling approach to identify and locate crucial knowledge. In: WORLD MULTICONFERENCE ON SYSTEMICS, CYBERNETICS AND, INFORMATICS, 12., 2008, Orlando, Florida. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2008. p. 49-54.
  • HOMMERDING, N.., VERGUEIRO, W. Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da KPMG Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2004.
  • HUANG, S.., CUMMINGS, J. N. When critical knowledge is most critical: centralization in knowledge-intensive teams. Small Group Research, v. 42, n. 6, p. 669-699, 2011.
  • INOMATA, D. O. et al. Mapeamento dos conhecimentos críticos e da produção científica do GT4 da ANCIB: um olhar prospectivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 20., 2019, Florianópolis. Anais
  • [...]. Florianópolis: UFSC, 2019.
  • LEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3975?mode=full. Acesso em: 8 dez. 2021.
  • MARTINELLI, S. G. et al. Gestão do Conhecimento científico em universidades: mapeamento dos processos de desenvolvimento de projetos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 17., 2017, Mar del Plata, Argentina. Anais […]. Mar del Plata: UNMP., Florianópolis: UFSC, 2017.
  • NONAKA, I.., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
  • NONAKA, I.., TOYAMA, R.., KONNO, N. SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning, v. 33, n. 1, p. 5-34, Feb. 2000.
  • PEREIRA, C. A., PEREIRA, N. S. P., MONTEIRO, R. P. Mapeamento conceitual do Balanced Scorecard no ensino superior. Revista Capital Científico-Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 10-27, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/2304639 79.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.
  • PEREIRA, M. et al. Gestão acadêmica e administrativa universitária empreendedora. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11., 2011, Florianópolis. Anais
  • [...]. Florianópolis: UFSC, 2011.
  • PROBST, G.., RAUB, S.., ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • ROWLEY, J. Is higher education ready for knowledge management? International Journal of Educational Management, v. 14, n. 7, p. 325333, Jan. 2000.
  • SCHLESINGER, C. C. B. et al. Gestão do conhecimento da administração pública. Curitiba: Instituto Municipal de Administração Pública, 2008.
  • SOUZA, I. M. Empreendedorismo na Gestão Universitária. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 8., 2008, Asunción, Paraguay. Anais [...] Florianópolis: INPEAU, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/61475/Empreend edorismo% 20na%20Gest%C3%A3o%20Universit%C3%A1ria.pdf?sequence=1. Acesso em: 05 out. 2021.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 169301
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Célia Regina Simonetti Barbalho] => 15319
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Danielly Oliveira Inomata] => 14514
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tatiana Brandao Fernandes] => 46376
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/778/2022/05/oai_ojs_abecin_emnuvens_com_br_article_292#00061.pdf] => 196267
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [26] => 1445
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de pesquisa] => 288
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Critical knowledge] => 34356
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Methodology] => 171558
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 269754
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conocimiento crítico] => 59764
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestión del conocimiento] => 233902
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Metodología] => 279424
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomía] => 266977
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metodologia] => 256985
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Conhecimento crítico] => 34355
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 235959
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 236183
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação] => 778
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00061-2021-8-] => 165324
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article presents the composition of a methodology for mapping the critical knowledge necessary for the training of professional librarians from the point of view of professors and graduates of the librarianship course at the Federal University of Amazonas. Such methodology is based on the precepts of Knowledge Management, adapting its strategies to the academic environment. For this, the methodology was developed in two stages, first with the study and preparation of instruments applied to students and graduates with open-ended and multiple-choice questions, taking into account the subjects and contents presented in the Pedagogical Project of the University Course, but also distributed in thematic axes pointed out by the works developed by the Brazilian Association of Education in Information Science. The second stage involved the pre-test and validation of the instrument and submission to the Institution´s Ethics Committee. The result is a methodology capable of studying and identifying critical knowledge, applied to the educational environment aiming to contribute to the discussion of a professional training project that contemplates this set of knowledge necessary for librarian training.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabajo presenta la composición de una metodología para el mapeo del conocimiento crítico necesario para la formación del profesional bibliotecario bajo el punto de vista de los profesores y graduados del curso de Bibliotecología de la Universidad Federal de Amazonas. Dicha metodología se basa en los preceptos de la Gestión del Conocimiento adaptando sus estrategias al entorno académico. Para ello, se desarrolló en dos etapas: la primera con el estudio y composición de los instrumentos aplicados a los estudiantes y graduados, presentando preguntas abiertas y cerradas de opción múltiple, teniendo en cuenta los temas y el contenido presentado en el Proyecto Pedagógico del Curso Universitario, pero también distribuido en ejes temáticos señalados por el trabajo desarrollado por la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información. La segunda etapa consistió en la aplicación de pruebas previas para validar los instrumentos y la presentación de la investigación al Comité de Ética de la institución. El resultado describe una metodología capaz de estudiar e identificar el conocimiento crítico, aplicado al ámbito educativo, con el objetivo de contribuir a la discusión de un proyecto de formación profesional que contemple este conjunto de conocimientos necesarios para la formación de los bibliotecarios.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta a composição de uma metodologia para o mapeamento do conhecimento crítico necessário à formação do profissional bibliotecário sob o ponto de vista dos docentes e egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tal metodologia se baseia nos preceitos da Gestão do Conhecimento adaptando suas estratégias ao ambiente acadêmico. Para isto, a metodologia foi elaborada em duas etapas, a primeira com o estudo e composição dos instrumentos aplicados aos discentes e egressos apresentando questões abertas e fechadas de múltipla escolha, levando em consideração as disciplinas e conteúdos apresentados no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade, mas também distribuídas em eixos temáticos apontados pelos trabalhos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Na segunda etapa compreendeu a aplicação dos pré-testes para validação dos instrumentos e a submissão da pesquisa ao Comitê de Ética da Instituição. O resultado descreve uma metodologia capaz de estudar e identificar o conhecimento crítico, aplicado ao ambiente educacional visando contribuir para a discussão de um projeto de formação profissional que contemple este conjunto de conhecimentos necessários à formação do bibliotecário.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/292] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/292] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.24208/rebecin.v8i.292] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 8 (2021); 1-26] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2358-3193] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mapping critical knowledge for librarian training: a methodological approach] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mapeo del conocimiento crítico para la educación bibliotecaria: un enfoque metodológico] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mapeamento do conhecimento crítico para a formação do bibliotecário: uma abordagem metodológica] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/337] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/338] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/339] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/337] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/338] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/292/339] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/292#00061] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.24208/rebecin.v8i.292] => 0
                        )

                )

        )

)