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Objetivo: Discutir a importância do processo de auditoria e certificação em todos os ambientes envolvidos nas três entidades externas do Modelo OAIS, analisando o cenário brasileiro. Metodologia: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como principais fontes documentais e bibliográficas a documentação produzida por diferentes organizações, normativas do Conselho Nacional de Arquivos e artigos científicos de pesquisadores nacionais e internacionais. Resultados: Discussão sobre os modelos conceituais de requisitos e de auditoria e certificação, no cenário brasileiro, para os três ambientes envolvidos no Modelo OAIS: o ambiente do produtor, que é o ambiente de gestão dos documentos; o ambiente do administrador, que é o ambiente de preservação dos documentos; o ambiente do consumidor, que é o ambiente de acesso e difusão dos documentos. Conclusões: No cenário brasileiro há modelos de requisitos para o ambiente de gestão dos documentos, mas não estabelece requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de preservação apresenta tanto requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio, quanto requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de acesso e difusão dos documentos ainda não possui diretrizes estabelecidas.@pt
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Metodologia: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, tendo como principais fontes documentais e bibliográficas a documentação produzida por diferentes organizações, normativas do Conselho Nacional de Arquivos e artigos científicos de pesquisadores nacionais e internacionais. Resultados: Discussão sobre os modelos conceituais de requisitos e de auditoria e certificação, no cenário brasileiro, para os três ambientes envolvidos no Modelo OAIS: o ambiente do produtor, que é o ambiente de gestão dos documentos; o ambiente do administrador, que é o ambiente de preservação dos documentos; o ambiente do consumidor, que é o ambiente de acesso e difusão dos documentos. Conclusões: No cenário brasileiro há modelos de requisitos para o ambiente de gestão dos documentos, mas não estabelece requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de preservação apresenta tanto requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócio, quanto requisitos de auditoria e certificação; o ambiente de acesso e difusão dos documentos ainda não possui diretrizes estabelecidas.] => 0 ) [1] => Array ( [Resumo: Quando trazemos considerações sobre a existência de bibliotecas no território brasileiro, por vezes, se não frequentemente, nos deparamos com reflexões que se movem no campo da responsabilidade do Estado para com as iniciativas de políticas públicas contínuas nos campos da Educação e Cultura do País. Nesse sentido, a cidade de Ribeirão Preto, pertencente a uma das regiões mais ricas do Estado de São Paulo e que apresenta elevado padrão de vida e bons indicadores sociais, por não apresentar um coeso e interligado sistema de bibliotecas escolares, dado a magnitude desse município no interior do Estado de São Paulo, tornou-se a ambiência do objeto de estudo – bibliotecas escolares do sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto – dessa investigação. À vista disso, objetivou-se analisar a possibilidade de uma rede de bibliotecas escolares ao sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto. Para tanto, como metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualiquantitativa, com coleta de dados realizada a partir de técnica de observação simples durante visita técnica a quatro escolas do sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto de diferentes regiões administrativas, assim como houve a aplicação de questionário aosresponsáveis das quatro bibliotecas escolares visitadas. Concluiu-se que as bibliotecas pesquisadas se encontram fora dos padrões estipulados pela política da International Association of School Librarianship, caso se anseie por bibliotecas escolares conectadas por meio de uma rede no sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto. Abriu-se margem, assim, à discussão ao desenvolvimento de políticasmunicipais em favor de tornar as bibliotecas escolares das escolas do sistema municipal de ensino da cidade unidades de informação legitimadas e potencializadoras de formação de alcance global e de uso profícuo que objetive o desenvolvimento de novas competências e habilidades nos alunos. Palavras-chave: Rede de bibliotecas. Biblioteca Escolar. Políticas Públicas. São Paulo. Ribeirão Preto. Abstract: When we consider the existence of libraries in brazilian territory, sometimes, if not often, we are faced with reflections that move in the field of State responsibility towards the initiatives of continuous public policies in the fields of Education and Culture of a country. Ribeirão Preto, which belongs to one of the richest regions of the State of São Paulo and has a high standard of living and good social indicators, became the ambience of the object of study of this research. Due to this, the objective of this study was to analyze the possibility of a network of school libraries to the municipal education system of Ribeirão Preto. As a methodology, an exploratory, descriptive, qualitative and quantitative research was done with data collection performed using simple observation technique during a technical visit to four schools of the Ribeirão Preto’s municipal education system from different administrative regions, as well as a questionnaire was applied to each head of each four school libraries visited. It was concluded that the libraries cannot be on the standards set by the policy of the International Association of School Librarianship. So, this led to the discussion of the development of municipal policies in favor of making the school libraries units of information legitimized and empowered aiming at the development of new skills and abilities in students. Keywords: Networked Libraries. School Library. Public Policy. Sao Paulo. Ribeirão Preto.https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1422] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Objective: discuss about audit and certification throughout the entire archival digital custody chain, covering all environments involved in the three external entities of the oais model, analyzing the brazilian scenario. discuss the importance of the audit and certification process in all environments involved in the three external entities of the oais model, analyzing the brazilian scenario. methodology: exploratory, bibliographical and documentary research, having as main documentary and bibliographic sources the documentation produced by different organizations, in the norms of the national council of archives and in scientific articles by national and international researchers. results: discussion about the conceptual models of requirements and audit and certification, in the brazilian scenario, for the three environments involved in the oais model: the producer environment, which is the document management environment; the administrator´s environment, which is the environment for preserving documents; the consumer environment, which is the environment for accessing and disseminating documents. conclusions: in the brazilian scenario, there are models of requirements for the document management environment, but it does not establish audit and certification requirements; the preservation environment presents both functional and non-functional requirements and business rules, as well as audit and certification requirements; the environment for accessing and disseminating documents does not yet have established guidelines.] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Objetivo: discutir sobre auditoría y certificación a lo largo de toda la cadena de custodia digital de archivos, cubriendo todos los entornos involucrados en las tres entidades externas del modelo oais, analizando el escenario brasileño. metodología: investigación exploratoria, bibliográfica y documental, teniendo como principales fuentes documentales y bibliográficas la documentación producida por diferentes organismos, en las normas del consejo nacional de archivos y en artículos científicos de investigadores nacionales e internacionales. resultados: discusión sobre los modelos conceptuales de requisitos y auditoría y certificación, en el escenario brasileño, para los tres entornos involucrados en el modelo oais: el entorno productor, que es el entorno de gestión documental; el entorno del administrador, que es el entorno para la conservación de documentos; el entorno del consumidor, que es el entorno para acceder y difundir documentos. conclusiones: en el escenario brasileño, existen modelos de requisitos para el entorno de gestión documental, pero no establece requisitos de auditoría y certificación; el entorno de preservación presenta requisitos y reglas comerciales tanto funcionales como no funcionales, así como requisitos de auditoría y certificación; el entorno de acceso y difusión de documentos aún no cuenta con pautas establecidas.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/44504] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44504] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2021v26n4p424] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 26, n. 4 (2021); 424-449] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 26 n. 4 (2021); 424-449] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Auditoria e certificação ao longo da cadeia de custódia digital arquivística] => 0 ) [1] => Array ( [Bibliotecas escolares no interior do Estado de São Paulo: evidências sobre a carência de recursos] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Audit and certification throughout the archival digital chain of custody] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Auditoría y certificación en la cadena digital archivista de custodia] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504/pdf_1] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504/pdf_1] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44504/pdf_1] => 0 ) [2] => Array ( [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/44504] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/44504#00020] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5433/1981-8920.2021v26n4p424] => 0 ) ) ) )