Article Brapci-Revistas

Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero

Critical instruction practices of information, media and digital literacies and the deconstruction of gender stereotypes

Practicas de alfabetización informacional, mediática y digital y la desconstrucción de estereotipos de género

Objetivo: O trabalho apresenta uma síntese da tese de doutoramento que teve por objetivo entender como se ensinam competências em informação, mídias e tecnologias digitais de modo a favorecer a desconstrução de estereótipos de gênero.. Metodologia: Os métodos usados na abordagem empírica incluem a Revisão Sistemática de Literatura e a Análise de Conteúdo, com categorias analíticas construídas a partir do método transdisciplinar Mapa Teórico-Conceitual. Resultados: Os resultados incluem um panorama internacional de 65 práticas de ensino críticas, assim como a análise das 23 práticas de ensino de competências críticas que também trabalham com estereótipos e gênero. Conclusões: A análise dos dados permite concluir que para desconstruir estereótipos de gênero por meio do ensino de competências em informação, mídias e tecnologias digitais são necessárias atividades que considerem diversos pontos de vista, promovam autocrítica, sejam colaborativos, voltados para a desconstrução de opressões, favoreçam o empoderamento e englobem uma luta contínua por justiça social e bem viver entre pessoas e com a natureza.@pt


Objective: the work the work presents a synthesis of the doctoral thesis that aimed to understand how information, media and digital literacies are taught in order to favor the deconstruction of gender stereotypes. methodology: the methods used in empirical research were systematic literature review and content analysis, with analytical categories constructed from the transdisciplinary method theoretical conceptual map. results: the results include an international overview of 65 critical teaching practices, as well as an analysis of the 23 practices of critical literacies that also include stereotypes and gender. conclusions: it concludes that in order to deconstruct gender stereotypes through the teaching of information, media and digital literacies, it is necessary to promote activities that consider different points of view, promote self-criticism, are collaborative, aimed at deconstructing oppression, favor empowerment and encompass a continuous struggle for social justice and living well among people and with nature.@en
Objetivo: El trabajo presenta una síntesis de la tesis doctoral que tuvo como objetivo comprender cómo se enseñan las habilidades en información, medios y tecnologías digitales para favorecer la deconstrucción de los estereotipos de género. Metodología: Los métodos utilizados en el enfoque empírico incluyen la Revisión Sistemática de la Literatura y el Análisis de Contenido, con categorías analíticas construidas a partir del método transdisciplinario del Mapa Teórico-Conceptual. Resultados: Los resultados incluyen un panorama internacional de 65 prácticas de enseñanza críticas, así como un análisis de 23 prácticas de enseñanza que también trabajan con estereotipos y género. Conclusiones: El análisis de datos nos permite concluir que para deconstruir estereotipos de género a través de la enseñanza de la alfabetización informacional, mediatica y digital, se necesitan actividades que consideran diferentes puntos de vista, promueven la autocrítica, son colaborativas, orientadas a deconstruir la opresión, favorecer el empoderamiento y abarcar una lucha permanente por la justicia social y el buen vivir entre las personas y con la naturaleza. @es

. Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero critical instruction practices of information, media and digital literacies and the deconstruction of gender stereotypes practicas de alfabetización informacional, mediática y digital y la desconstrucción de estereotipos de género. Informação & informação, [????].

References

  • ARAÚJO, C. A. Á. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos., São Paulo: ABRAINFO, 2018.
  • AUFDERHEIDE, P. Media literacy: a report of the national leadership conference on media literacy. Washington, D.C.: The Aspen Institute, 1993.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • BATCHELOR, K. E. Using linked text sets to promote advocacy and agency through a critical lens. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 62, n. 4, p. 379- 386, jan./feb. 2019.
  • BATISTA, L. S.., MATTOS, L. Sem atalhos: transformando o discurso em ações efetivas para promover a liderança feminina. São Paulo: Bain and Company, 2019.
  • BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da Competência em Informação (CoInfo) no Brasil: cenários e espectros: relatório de trienal de pesquisa. Marília: Unesp, 2017.
  • BRISOLA, A. C.., ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. RBBD: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, set. 2018.
  • BYNOE V.., KATZ, A. Thinking outside the box: a critical literacy collaborative. Reference Services Review, v. 46, n. 2, jun. 2018.
  • CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, fev. 2003.
  • CAPURRO, R. Epistemologia e Ciencia da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 5., 2003, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
  • D’AMORIM, M. A. Estereótipos de gênero e atitudes acerca da sexualidade em estudos sobre jovens brasileiros. Temas em Psicologia, v. 5, n. 3, p. 121-134, dez. 1997.
  • DOYLE, A. Competências em informação, mídia e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero: práticas de ensino críticas. 2021. 218 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro., Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.
  • DOYLE, A.., DODEBEI, V. Mapa Teórico Conceitual para construção de categorias em projetos transdisciplinares. In: CONGRESSO ISKO ESPANHAPORTUGAL, 5., 2021, Lisboa. (15º ISKO España). Anais […] Lisboa, 2021. p. 535-542.
  • DODEBEI, V. O sentido e o significado de documento para a Memória Social. 1997. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
  • DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.
  • ELMBORG, J. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192-199, mar. 2006.
  • FRANCO, A. Marielle Franco: pensadora, ativista e política negra 1979-2018. Rio de Janeiro, 2020. (Curso Pensadoras Negras 1. ed.). Slides de Aula.
  • FRAU-MEIGS, D. Transliteracy as the new research: horizon for media and information literacy. Medijske Studije, v. 3, n. 6, p. 14-27, 2012.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • HARAWAY, D. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies, v. 14, n. 3, p. 575-599, 1988.
  • HATSCHBACH, M. H. de L.., OLINTO., G. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, jan./jun. 2008.
  • HEINZ, M. Systematic Mapping Studies. 2014. (Slides, online). Disponível em: https://userpages.uni-koblenz.de/~laemmel/esecourse/slides/sms.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
  • HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
  • KESLER, T.., TINIO, P. P. L.., NOLAN, B. T. What´s our position? a critical media literacy study of popular culture websites with eighth-grade special education students. Reading and Writing Quarterly, v. 32, n. 1, p. 1-26, 2016.
  • LIVINGSTONE, S. Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The Communication Review, v. 7, n. 1, p. 3-14, 2004.
  • LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. McARTHUR, S. A. Centering student identities in critical media literacy instruction. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 62, n. 6, p. 686-689, May/June 2019.
  • PAREDES, J. Despatriarcalización: uma respuesta categórica del feminismo comunitario. Revista de Estudios Bolivianos, v. 21, p. 101-115, 2015.
  • PETTICREW, M.., ROBERTS, H. Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Estados Unidos: Blackwell Publishing, 2006.
  • POOL, C. R. A new digital literacy: a conversation with Paul Gilster. IntegratingTechnology into Teaching, v. 55, n. 3, nov. 1997.
  • REDMOND, T. The pedagogy of critical enjoyment: teaching and reaching thehearts and minds of adolescent learners through media literacy education. Journal of Media Literacy Education, v. 4, n. 2, p. 106-120, 2012.
  • RIBEIRO, D. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
  • ROSA, B. A transdisciplinariedade das literacias emergentes no contemporâneo conectado: um mapeamento do universo documental das literacias de mídia e informação (MIL). 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
  • SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2011.
  • SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação and Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
  • TEWELL, E. A decade of critical information literacy. Communications in Information Literacy, v. 9, n. 1, p. 24-43, 2015.
  • UNESCO. Declaração de Grünwald: sobre educação para os media. Grünwald (Alemanha): UNESCO, 1982.
  • UNESCO. Media and information literacy (MIL). Paris: UNESCO, 2010.
  • VITORINO, E. V.., PIANTOLA, D. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009.
  • WATT, D. Video Production in Elementary Teacher Education as a Critical Digital Literacy Practice. Media and Communication, v. 7, n. 2, p. 82-99, 2019.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 169301
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Andréa Doyle] => 26987
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gilda Olinto] => 5276
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2022/05/oai_ojs_www_uel_br_article_44390#00020.pdf] => 196288
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [594] => 2007
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [575] => 75973
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudo de gênero] => 5801
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação social] => 276174
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Estereótipo de gênero] => 65436
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Prática de ensino crítica] => 169676
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Feminismo] => 202023
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Práticas de ensino críticas] => 200821
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Comunicação social] => 7376
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gender stereotype] => 209026
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Critical literacy practices] => 209027
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Feminism] => 278988
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Feminism] => 15513
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Prácticas de enseñanza críticas] => 209028
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estereotipo de género] => 264576
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Feminismo] => 234225
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-31] => 236183
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2021-26-4] => 169654
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: O trabalho apresenta uma síntese da tese de doutoramento que teve por objetivo entender como se ensinam competências em informação, mídias e tecnologias digitais de modo a favorecer a desconstrução de estereótipos de gênero.. Metodologia: Os métodos usados na abordagem empírica incluem a Revisão Sistemática de Literatura e a Análise de Conteúdo, com categorias analíticas construídas a partir do método transdisciplinar Mapa Teórico-Conceitual. Resultados: Os resultados incluem um panorama internacional de 65 práticas de ensino críticas, assim como a análise das 23 práticas de ensino de competências críticas que também trabalham com estereótipos e gênero. Conclusões: A análise dos dados permite concluir que para desconstruir estereótipos de gênero por meio do ensino de competências em informação, mídias e tecnologias digitais são necessárias atividades que considerem diversos pontos de vista, promovam autocrítica, sejam colaborativos, voltados para a desconstrução de opressões, favoreçam o empoderamento e englobem uma luta contínua por justiça social e bem viver entre pessoas e com a natureza.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Objetivo: O trabalho apresenta uma síntese da tese de doutoramento que teve por objetivo entender como se ensinam competências em informação, mídias e tecnologias digitais de modo a favorecer a desconstrução de estereótipos de gênero.Metodologia: Os métodos usados na abordagem empírica incluem a Revisão Sistemática de Literatura e a Análise de Conteúdo, com categorias analíticas construídas a partir do método transdisciplinar Mapa Teórico-Conceitual. Resultados: Os resultados incluem um panorama internacional de 65 práticas de ensino críticas, assim como a análise das 23 práticas de ensino de competências críticas que também trabalham com estereótipos e gênero. Conclusões: A análise dos dados permite concluir que para desconstruir estereótipos de gênero por meio do ensino de competências em informação, mídias e tecnologias digitais são necessárias atividades que considerem diversos pontos de vista, promovam autocrítica, sejam colaborativos, voltados para a desconstrução de opressões, favoreçam o empoderamento e englobem uma luta contínua por justiça social e bem viver entre pessoas e com a natureza.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: the work the work presents a synthesis of the doctoral thesis that aimed to understand how information, media and digital literacies are taught in order to favor the deconstruction of gender stereotypes. methodology: the methods used in empirical research were systematic literature review and content analysis, with analytical categories constructed from the transdisciplinary method theoretical conceptual map. results: the results include an international overview of 65 critical teaching practices, as well as an analysis of the 23 practices of critical literacies that also include stereotypes and gender. conclusions: it concludes that in order to deconstruct gender stereotypes through the teaching of information, media and digital literacies, it is necessary to promote activities that consider different points of view, promote self-criticism, are collaborative, aimed at deconstructing oppression, favor empowerment and encompass a continuous struggle for social justice and living well among people and with nature.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: El trabajo presenta una síntesis de la tesis doctoral que tuvo como objetivo comprender cómo se enseñan las habilidades en información, medios y tecnologías digitales para favorecer la deconstrucción de los estereotipos de género. Metodología: Los métodos utilizados en el enfoque empírico incluyen la Revisión Sistemática de la Literatura y el Análisis de Contenido, con categorías analíticas construidas a partir del método transdisciplinario del Mapa Teórico-Conceptual. Resultados: Los resultados incluyen un panorama internacional de 65 prácticas de enseñanza críticas, así como un análisis de 23 prácticas de enseñanza que también trabajan con estereotipos y género. Conclusiones: El análisis de datos nos permite concluir que para deconstruir estereotipos de género a través de la enseñanza de la alfabetización informacional, mediatica y digital, se necesitan actividades que consideran diferentes puntos de vista, promueven la autocrítica, son colaborativas, orientadas a deconstruir la opresión, favorecer el empoderamiento y abarcar una lucha permanente por la justicia social y el buen vivir entre las personas y con la naturaleza. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Objetivo: el trabajo presenta una síntesis de la tesis doctoral que tuvo como objetivo comprender cómo se enseñan las habilidades en información, medios y tecnologías digitales para favorecer la deconstrucción de los estereotipos de género. metodología: los métodos utilizados en el enfoque empírico incluyen la revisión sistemática de la literatura y el análisis de contenido, con categorías analíticas construidas a partir del método transdisciplinario del mapa teórico-conceptual. resultados: los resultados incluyen un panorama internacional de 65 prácticas de enseñanza críticas, así como un análisis de 23 prácticas de enseñanza que también trabajan con estereotipos y género. conclusiones: el análisis de datos nos permite concluir que para deconstruir estereotipos de género a través de la enseñanza de la alfabetización informacional, mediatica y digital, se necesitan actividades que consideran diferentes puntos de vista, promueven la autocrítica, son colaborativas, orientadas a deconstruir la opresión, favorecer el empoderamiento y abarcar una lucha permanente por la justicia social y el buen vivir entre las personas y con la naturaleza.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/44390] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n4p575] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26, n. 4 (2021); 575-594] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26 n. 4 (2021); 575-594] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Critical instruction practices of information, media and digital literacies and the deconstruction of gender stereotypes] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Practicas de alfabetización informacional, mediática y digital y la desconstrucción de estereotipos de género] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390/pdf_1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/downloadSuppFile/44390/33491] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390/pdf_1] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44390/pdf_1] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/44390#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n4p575] => 0
                        )

                )

        )

)