Article Brapci-Revistas

Gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras

Knowledge management, trends and innovations from the perspective of Brazilian university libraries

The objective of this article is to recognize how Knowledge Management tools and practices are used in University Libraries, as well as innovations and perspectives for the future of libraries, from the perspective of University Libraries considered reference in Brazil. The qualitative approach was chosen to develop the descriptive-exploratory study. For data collection, three interviews were conducted with librarians working in three great Brazilian University Libraries, selected from the Folha University Ranking. Content analysis was used to process the data. The results reveal that the joint use of tools and practices that promote Knowledge Management is rooted in the routines of the participating libraries. The recognition of the role of people, the strengthening of the user-library link and the democratization of knowledge were evident. Innovative practices are developed by participating libraries and have contributed to leveraging their potential. There is space for improvement, especially regarding the improvement and incorporation of technologies. The libraries of the future should provide environments for interaction, exchange and creation, in spaces increasingly focused on digital. Knowledge Management supports the need for flexibility, innovation and speed for libraries to adapt to changes, whether they are foreseen or unforeseen.@en


O objetivo deste artigo é reconhecer como as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento são empregadas nas Bibliotecas Universitárias, bem como as inovações e as perspectivas para o futuro das bibliotecas, sob a ótica de Bibliotecas Universitárias consideradas referência no Brasil. A abordagem qualitativa foi escolhida para desenvolver o estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados, foram conduzidas três entrevistas com bibliotecários atuantes em três grandes Bibliotecas Universitárias brasileiras, selecionadas a partir do Ranking Universitário Folha. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados revelam que o uso conjunto de ferramentas e práticas que promovem a Gestão do Conhecimento está enraizado nas rotinas das bibliotecas participantes. O reconhecimento do papel das pessoas, o fortalecimento do vínculo usuário-biblioteca e a democratização do conhecimento foram evidentes. Práticas inovadoras são desenvolvidas pelas bibliotecas participantes e contribuíram para alavancar seu potencial. Há espaço para melhorias, especialmente quanto ao aprimoramento e incorporação de tecnologias. As bibliotecas do futuro deverão proporcionar ambientes de interação, trocas e criação, em espaços cada vez mais voltados ao digital. A Gestão do Conhecimento dá o suporte diante da necessidade de flexibilidade, inovação e velocidade para que as bibliotecas se adaptem às mudanças, sejam elas previstas ou imprevistas.@pt

. Knowledge management, trends and innovations from the perspective of brazilian university libraries gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].

References

  • AGARWAL, Naresh Kumar., ISLAM, Md Anwarul. Knowledge management implementation in a library: Mapping tools and technologies to phases of the KM cycle. VINE, [s.l.], v. 44, n. 3, p. 322– 344, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/VINE-01-2014-0002 . Acesso em: 07 jul. 2019.
  • BALAGUÉ, Núria., DÜREN, Petra., SAARTI, Jarmo. Comparing the knowledge management practices in selected European higher education libraries. Library Management, [s.l.], v. 37, n.
  • 4/5, p. 182–194, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/LM-12-2015-0068. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (3a reimp.). São Paulo: Edições 70, 2016.
  • BEM, Roberta Moraes de. Framework de gestão do conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132468. Acesso em: 27 fev. 2020.
  • DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. Burlington, MA: Elsevier, 2005.
  • DAVENPORT, Thomas H.., PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual (4a ed.). Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • ENAKRIRE, Rexwhite Tega., OCHOLLA, Dennis N. Information and communication technologies for knowledge management in academic libraries in Nigeria and South Africa. SA Journal of Information Management, [s.l.], v. 19, n. 1, maio 2017. DOI: https://doi. org/10.4102/sajim.v19i1.750.. Disponível em: https://sajim.co.za/index.php/sajim . Acesso em: 25 jul. 2019.
  • FAQUETI, Marouva Fallgatter., ALVES, João Bosco da Mota., STEIL, Andrea Valéria. Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 156-179, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2699. Acesso em: 20 jan. 2020.
  • FOLHA DE SÃO PAULO. Ranking Universitário Folha. 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 09 jun. 2020.
  • GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da., SOUSA, Letícia Lima de Sousa. Inovação, lazer e informação na biblioteca universitária: o projeto Bibliobreak. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. esp., 2019, p. 203-217, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1366. Acesso em: 02 fev. 2021.
  • GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n. 3, p. 20-29. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S0034-75901995000300004. Acesso em: 06 abr. 2020.
  • HAWKINS, Maria., GAREWAL, Kevin. Makerspaces for Technology-Infused Learning: a case study. In: FERNANDEZ, Peter D.., TILTON, Kelly (ed.). Applying Library Values to Emerging Technology. Chicago, Illinois: Association Of College And Research Libraries, 2018. Cap. 20. p. 315-327.
  • HUSAIN, Shabahat., NAZIM, Mohammad. Concepts of Knowledge Management among Library and Information Science Professionals. International Journal of Information Dissemination and Technology, [s.l.], v. 3, n. 4, 264-269, 2013. Disponível em: http://www.ijidt.com/index.php/ijidt. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • ISLAM, Md Anwarul., AGARWAL, Naresh Kumar Kumar., IKEDA, Mitsuru. Knowledge management for service innovation in academic libraries: a qualitative study. Library Management, [s.l.], v. 36, n. 1/2, p. 40–57, jan. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/LM-082014-0098. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • JANKOWSKA, Maria Anna., SMITH, Bonnie J.., BUEHLER, Marianne A. Engagement of Academic Libraries and Information Science Schools in Creating Curriculum for Sustainability: An Exploratory Study. The Journal of Academic Librarianship, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 45–54, jan. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2013.10.013. Acesso em: 13 nov. 2019.
  • KOLONIARI, Maria., FASSOULIS, Kostas. Knowledge Management Perceptions in Academic Libraries. The Journal of Academic Librarianship, [s.l.], v. 43, n. 2, p. 135–142, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2016.11.006. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • MAVODZA, Judith., NGULUBE, Patrick. Exploring the use of knowledge management practices in an academic library in a changing information environment. South African Journal of Libraries and Information Science, [s.l.], v. 77, n. 1, 15-25, jan. 2011a. Disponível em: http://web-bebscohost.ez130.periodicos.capes.gov.br/ehost/detail/detail?vid=0 and sid=318b3bcc-0919-42b6b57c-92ddeb2b6d5e%40pdc-vsessmgr01 and bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=65123316 and db=aph. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • MAVODZA, Judith., NGULUBE, Patrick. The use of technology-based mechanisms and knowledge management techniques in library practices in an academic environment: a case study. Unisa Press, [s.l.], v. 29, n. 2, 95-116, 2011b. Disponível em: http://uir.unisa.ac.za/handle/10500/18280. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • MOHAJAN, Haradhan Kumar. The Impact of Knowledge Management Models for the Development of Organizations. Journal of Environmental Treatment Techniques, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 12-33, 2017. Disponível em: https://mpra.ub.unimuenchen.de/83089/1/MPRA_paper_83089.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.
  • NAIR, Balakrishnan V.., MUNUSAMI, Chandramalar. Knowledge management practices: An exploratory study at the Malaysian higher education institutions. Journal of Research in Innovative Teaching and Learning, [s.l.], v. 13, n. 2, p. 174–190, jun. 2019. DOI: 10.1108/JRIT-012019-0008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JRIT-012019-0008/full/html. Acesso em: 11 nov. 2019.
  • NONAKA, Ikujiro., TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação (11a ed.). Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • PACIOS, Ana Reyes. Knowledge management and innovation: two explicit intentions pursued by spanish university libraries. Ifla Journal, [s.l.], v. 46, n. 3, p. 224-233, ago. 2019. DOI: 10.1177/0340035219870201. Disponível em: https://journals-sagepubcom.ez130.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1177/0340035219870201. Acesso em: 06 jul.
  • PINHEIRO, Michelle. Práticas de gestão do conhecimento nas bibliotecas integradas de uma organização intensiva em conhecimento. 2018. Dissertação (Mestrado Tecnologias da Informação e Comunicação). Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191127. Acesso em 26 abr. 2020.
  • SARRAFZADEH, Maryam., MARTIN, Bill., HAZERI, Afsaneh. Knowledge management and its potential applicability for libraries. Library Management, [s.l.], v. 31, n. 3, p. 198–212, fev. 2010. DOI: 10.1108/01435121011027363. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • SERVIN, Géraud. ABC of knowledge management. National Library for Health: Knowledge Management, [s.l.], p. 1-68, jul. 2005. Disponível em: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/knowledge/docs/ABC_of_KM.pdf Acesso em: 25 fev. 2020.
  • TOWNLEY, Charles T. Knowledge Management and Academic Libraries. College and Research Libraries, [s.l.], v. 62, n. 1, p. 44-55, 2001. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/issue/archive. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • UGWU, Cyprian Ifeaniy., EKERE, Justina Ngozi. Knowledge management for improving services in federal university libraries in Nigeria. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l.], v. 51, n. 2, p. 356–369, jun. 2019. DOI: 10.1177/0961000617742446.. Acesso em: 25 abr. 2020.
  • UGWU, Cyprian Ifeaniy., EZEMA, Ifeanyi J. Planning for knowledge management implementation in academic libraries: Empirical evidence from federal university libraries in Nigeria. Journal of Information and Knowledge Management, [s.l.], v. 17, n. 4, 1-28, 2018. DOI: 10.1142/S0219649218500399. Acesso em: 16 nov. 2019.
  • UGWU, Cyprian Ifeaniy., ONYANCHA, Omwoyo Bosire. Organizational factors and knowledge management applications to user-centred services in federal university libraries in Nigeria. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l.], v. 51, n. 1, p. 275–288, mar. 2019. DOI: 10.1177/0961000617726124.. Acesso em: 25 abr. 2020
  • VELA, Sarah. Knowledge management, diversity, and professional hierarchies in libraries. Journal of Library Administration, [s.l.], v. 58, n. 8, p.835-860, 17 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2018.1516950. Acesso em: 07 jul. 2019.
  • VERMA, Manoj Kumar., CHAKRABORTY, Nirmali. Knowledge management practices at Indian Institutes of Management (IIMs) library: a survey. Library Philosophy and Practice (ejournal), 2018. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/libphilprac. Acesso em 05 nov. 2019.
  • WIIG, Karl Martin. Knowledge management foundations: thinking about thinking - how people and organizations represent, create, and use knowledge. Arlington: Schema Press, 1993.
  • XIAO, Long. Innovative application of knowledge management in organizational restructuring of academic libraries: A case study of Peking University Library. IFLA Journal, [s.l.], v. 46, n. 1, p.
  • 15–24, mar. 2020. DOI: 10.1177/0340035219892289. Acesso em: 06 jul. 2020.
  • ZANIELLI, Thais., NOGUEIRA, Cibele Andrade., HORIMI, Drielen. Inovação em serviços de informação no contexto da biblioteca central da Universidade Estadual De Londrina (UEL): uma análise do ponto de vista dos nativos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 228-246, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1197. Acesso em: 18 fev. 2021.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [University libraries] => 265046
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovation] => 266594
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-09] => 168781
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Quêti Di Domenico] => 148617
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jacir Favretto] => 148618
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cristina Keiko Yamaguchi] => 50722
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marcelo Leandro de Borba] => 168785
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/1/2022/01/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1599#00001.pdf] => 169520
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [20] => 1549
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-09] => 266667
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2021-17-] => 156468
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The objective of this article is to recognize how Knowledge Management tools and practices are used in University Libraries, as well as innovations and perspectives for the future of libraries, from the perspective of University Libraries considered reference in Brazil. The qualitative approach was chosen to develop the descriptive-exploratory study. For data collection, three interviews were conducted with librarians working in three great Brazilian University Libraries, selected from the Folha University Ranking. Content analysis was used to process the data. The results reveal that the joint use of tools and practices that promote Knowledge Management is rooted in the routines of the participating libraries. The recognition of the role of people, the strengthening of the user-library link and the democratization of knowledge were evident. Innovative practices are developed by participating libraries and have contributed to leveraging their potential. There is space for improvement, especially regarding the improvement and incorporation of technologies. The libraries of the future should provide environments for interaction, exchange and creation, in spaces increasingly focused on digital. Knowledge Management supports the need for flexibility, innovation and speed for libraries to adapt to changes, whether they are foreseen or unforeseen.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo deste artigo é reconhecer como as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento são empregadas nas Bibliotecas Universitárias, bem como as inovações e as perspectivas para o futuro das bibliotecas, sob a ótica de Bibliotecas Universitárias consideradas referência no Brasil. A abordagem qualitativa foi escolhida para desenvolver o estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados, foram conduzidas três entrevistas com bibliotecários atuantes em três grandes Bibliotecas Universitárias brasileiras, selecionadas a partir do Ranking Universitário Folha. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados revelam que o uso conjunto de ferramentas e práticas que promovem a Gestão do Conhecimento está enraizado nas rotinas das bibliotecas participantes. O reconhecimento do papel das pessoas, o fortalecimento do vínculo usuário-biblioteca e a democratização do conhecimento foram evidentes. Práticas inovadoras são desenvolvidas pelas bibliotecas participantes e contribuíram para alavancar seu potencial. Há espaço para melhorias, especialmente quanto ao aprimoramento e incorporação de tecnologias. As bibliotecas do futuro deverão proporcionar ambientes de interação, trocas e criação, em espaços cada vez mais voltados ao digital. A Gestão do Conhecimento dá o suporte diante da necessidade de flexibilidade, inovação e velocidade para que as bibliotecas se adaptem às mudanças, sejam elas previstas ou imprevistas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1599] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1599] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1599] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021); 1-20] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge management, trends and innovations from the perspective of Brazilian university libraries] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1599/1328] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1599] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1599/1328] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1599#00001] => 0
                        )

                )

        )

)