Article Brapci-Revistas

Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis

Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)

The study presents an outline of the concept of reading expressed by librarians from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), practices that educate readers1 and the promotion of reading in the libraries of this public educational institution. This is a descriptive and qualitative research that used an electronic questionnaire sent to 11 librarians located in the IFSC libraries of campi in the Greater Florianópolis region, with a return of approximately 90% of this universe of librarians. In the concept of these librarians, reading is an act of interpretation and production of meanings, assuming that reading has a close relationship between information and knowledge in the key of reading, whether for study or for enjoyment or leisure. They develop practices to encourage reading with playful activities on works of fiction literature: reading circle, reading and debates and literary evening and with the dissemination of books and reading: exhibition of books, indication of literary works, book exchange, exhibition and permanent bookshelves of literary works. Practices created by these professionals in reading and writing, information and knowledge in order to provide continuous training for readers and promote reading, recognizing reading as an important aspect for personal, academic and professional training.@en


O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.@pt

. Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the federal institute of santa catarina (ifsc) – campi of the region of the great florianã³polis (sc) leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do instituto federal de santa catarina (ifsc) – câmpus da região da grande florianópolis. Incid: revista de ciência da informação e documentação, [????].

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira dos (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed., rev. e atual. Lisboa: Ed. 70, 2009. 223 p. BARRETO, Aldo de Albuquerque. A informação no processo do conhecimento: o texto e o hipertexto. DataGramaZero, v. 16, n. 3, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8178. Acesso em: 02 nov. 2020.
  • CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 47-58, 2003. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52181. Acesso em: 25 out. 2020.
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 87 p.
  • LAKATOS, Eva Maria., MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
  • MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 93 p. PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: 34, 2010. 304 p.
  • PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013. 168 p. PETIT, Michèle. Leitura em regiões de conflito. Na Ponta do Lápis, São Paulo, v. 7, n. 16, p. 2-4, 2011. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4698/npl16.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.
  • PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009. 192 p. SILVA, Marta Benjamim da., BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues., NOGUEIRA, Carine Rodrigues. Políticas públicas para a leitura no Brasil: implicações sobre a leitura infantil. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 3, p. 20-46, abr. 2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6437/4789. Acesso em: 6 nov. 2020.
  • SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária and outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. 216 p.
  • SOUZA, Leila. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DA INFORMAÇÃO. Salvador, 2007. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/7cinform/soac/papers/f42e0a81e967e9a4c538a2d0b653.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. Artigo submetido em: 10 dez. 2020 Artigo aceito em: 21 jul. 2021
NLP0.29
Visto 30 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-11-30] => 168516
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cristiano Sardá da Conceição] => 99142
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gisela Eggert-Steindel] => 4212
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/361/2022/01/oai_revistas_usp_br_article_179782#00022.pdf] => 169592
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [88] => 544
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [70] => 1752
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leitura] => 278610
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Incentivo à leitura] => 263369
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Prática de leitura] => 4775
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Formação de leitore] => 3669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ciência e tecnologia] => 200502
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Reading incentive] => 37468
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Federal institutes of education] => 168521
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Práticas de leitura] => 200534
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Formação de leitores] => 268457
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Institutos federais de educação, ciência e tecnologia] => 190041
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Instituto federal de educação] => 15486
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Reading] => 171993
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Reading practices] => 187285
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Formation of readers] => 270165
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Science and technology] => 173573
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Reading incentive] => 262218
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Federal institutes of education, science and technology] => 190038
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Reading] => 1211
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-11-30] => 271722
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0/] => 282169
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação] => 361
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00022-2021-12-2] => 168514
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The study presents an outline of the concept of reading expressed by librarians from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), practices that educate readers1 and the promotion of reading in the libraries of this public educational institution. This is a descriptive and qualitative research that used an electronic questionnaire sent to 11 librarians located in the IFSC libraries of campi in the Greater Florianópolis region, with a return of approximately 90% of this universe of librarians. In the concept of these librarians, reading is an act of interpretation and production of meanings, assuming that reading has a close relationship between information and knowledge in the key of reading, whether for study or for enjoyment or leisure. They develop practices to encourage reading with playful activities on works of fiction literature: reading circle, reading and debates and literary evening and with the dissemination of books and reading: exhibition of books, indication of literary works, book exchange, exhibition and permanent bookshelves of literary works. Practices created by these professionals in reading and writing, information and knowledge in order to provide continuous training for readers and promote reading, recognizing reading as an important aspect for personal, academic and professional training.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.usp.br:article/179782] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 70-88] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2178-2075] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reading and practices training readers: perceptions of libraries of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) – Campi of the Region of the Great Florianópolis (SC)] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782/177593] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistas.usp.br:article/179782#00022] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88] => 0
                        )

                )

        )

)