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Introdução: A web, bem como os dispositivos móveis e as redes sociais, são recursos pelos quais os sujeitos usufruem dos benefícios da vida em sociedade. Não obstante, na esfera digital, comumente barreiras de acessibilidade são enfrentadas por pessoas com necessidades informacionais especiais. Objetivo: Nestes termos, o objetivo desta investigação foi identificar barreiras de acesso à informação móvel das páginas iniciais das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa que adota aspectos qualitativos e quantitativos, sendo descritiva quanto ao seu objetivo. Os dados foram coletados por meio do validador automático W3C MobileOK Checker, pelo qual verificou-se no nível de acessibilidade web móvel das páginas avaliadas, bem como as barreiras informacionais presentes nas mesmas. Resultados: Foi possível identificar a existência de 14 barreiras de acesso à informação móvel nas páginas das redes sociais supracitadas, as quais dizem respeito à especificação imprópria de dimensões de conteúdo, conteúdos disponibilizados em formatos inadequados, ausência ou excesso de informações, dentre outras questões. Conclusões: Conclui-se que as páginas avaliadas não possuem estrutura eficaz de acessibilidade web móvel e que, portanto, faz-se necessário que os agentes responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção das mesmas deem maior atenção às diretrizes elaboradas com finalidade de garantia de acessibilidade web móvel.@pt
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