Article Brapci-Revistas

Estudo da competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais: relação com o mercado de trabalho

Study of the competence of the archivist and the student in training in their professional practices: relationship with the job market

Estudio de la competencia del archivista y del estudiante en la formación en sus prácticas profesionales: relación con el mercado de trabajo

Introdução: apresenta o relato da pesquisa em andamento, que aborda o quanto a profissão de arquivista inserida na conjuntura econômica e social de inovação, tem se desafiado a alinhar o fazer arquivístico as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), novas atribuições são exigidas, alterando, também a dialética da formação acadêmica. Objetivo: analisar a competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais, e sua relação com o mercado de trabalho. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, através da revisão da literatura nas bases de dados de interesse para Ciência da Informação (CI), pesquisa documental e análise dos Termos de Compromisso de Estágio (TCE); Projeto Pedagógico e Matriz Curricular do Curso de Arquivologia da UFSC. Resultados: foi possível apresentar as principais competências relacionadas ao arquivista: competência arquivística; de comunicação e expressão;  de metadados;  de tecnologia da informação;  ética; gerencial; organizacional; curadoria digital; profissional; social e política; técnica; técnico-científica; técnico-operacional; relativas à gestão e à organização. No tocante a competência do estudante em formação a identificação das atividades desenvolvidas em ambiente de estágio e a competência técnica na execução das atividades, foram essenciais para análise e contextualização da temática. Conclusões: as novas nuances de atuação do profissional da informação, requerem uma formação atualizada e alinhada aos desafios do campo científico e das transformações sociais. Os programas de ensino dos cursos de arquivologia, necessitam incorporar na construção e execução do currículo, formação curricular que prepara o profissional para o exercício futuro, ou seja sua empregabilidade.@pt


Objective: To identify the competence of archivists and students in training in their professional practices and their relationship with the labor market. Methodology: exploratory and descriptive research, through literature review in databases of interest to Archival and Information Science (CI); documental research; analysis of Internship Commitment Terms (TCE), Pedagogical Project and Curriculum Matrix of the Archives Course at UFSC. Results: We highlighted the main competences related to the archivist: archival; of communication and expression; of metadata; information technology; ethic; managerial; organizational; digital curation; professional; social and political; technique; technical-scientific; technical-operational; relating to management and organization. Regarding the competence of the student in training, aspects of the intern´s profile made the difference in the final sum of the data. The identification of activities carried out in an internship environment and the technical competence in carrying out the activities were essential for analysis and contextualization with the Course of Archivology at UFSC. Conclusions: The singularities of the information professional´s performance require continuing education aligned with the challenges of the scientific field and social transformations. It is necessary for the teaching program of the Archives Course at UFSC, as well as for the 16 Archives Courses in Brazil, to incorporate technological competence and the issue of employability in the construction and execution of the curriculum.@en
Objetivo: Identificar la competencia de los archiveros y estudiantes en formación en sus prácticas profesionales y su relación con el mercado laboral. Metodología: Investigación exploratoria y descriptiva, a través de revisión de literatura en bases de datos de interés para Archivística y Ciencias de la Información (CI); investigación documental; análisis de Términos de Compromiso de Pasantías (TCE), Proyecto Pedagógico y Matriz Curricular del Curso de Archivos de la UFSC. Resultados: Destacamos las principales competencias relacionadas con el archivero: archivística; de comunicación y expresión; de metadatos; tecnologías de la información; principio moral; gerencial; organizativo; curación digital; profesional; social y político; técnica; técnico-científico; técnico-operativo; relacionados con la gestión y la organización. En cuanto a la competencia del estudiante en formación, aspectos del perfil del pasante marcaron la diferencia en la suma final de los datos. La identificación de las actividades realizadas en un entorno de pasantía y la competencia técnica en la realización de las actividades fueron fundamentales para el análisis y contextualización con el Curso de Archivología de la UFSC. Conclusiones: Las singularidades del desempeño del profesional de la información requieren una formación continua alineada con los desafíos del campo científico y las transformaciones sociales. Es necesario que el programa docente del Curso de Archivos de la UFSC, así como los 16 Cursos de Archivos en Brasil, incorporen la competencia tecnológica y el tema de la empleabilidad en la construcción y ejecución del plan de estudios.@es

. Estudo da competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais: relação com o mercado de trabalho study of the competence of the archivist and the student in training in their professional practices: relationship with the job market estudio de la competencia del archivista y del estudiante en la formación en sus prácticas profesionales: relación con el mercado de trabajo. Informação & informação, [????].

References

  • AGUDELO, Marín., ALEJANDRO, Sebastián. Archival training in Latin America: a review of the profiles and competences. Formación Archivística en América Latina: Una revisión de los perfiles y las competencias. Revista Interamericana de Bibliotecologia, Universidad de Antioquia Medellín, Colombia, v. 35, n. 3, p. 299-309, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v35n3/v35n3a5.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • ALTHOFF, Márcia Cristine., BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Do Saber à Profissionalidade: competência do docente de arquivologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCI), XIX, 2018, Londrina, PA. Anais [...]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103843. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • ALVES, Lidiane. G.., MURGUIA, Eduardo I. O profissional arquivista e as habilidades requeridas nos concursos federais. Arquivo and Administração, v. 12, n. 1, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/50631.
  • ANNA, Jorge S. Para além de fazeres técnicos: o arquivista e sua relação com o fator humano nas organizações. Biblionline, Joao Pessoa, PB, v. 11, 1. ed., 2015. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1807090125?accountid=26642. Acesso
  • ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p. Publicações Técnicas, n. 51. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 15 mai. 2019.
  • BAHIA, E. M. S. Competências arquivísticas no mercado de trabalho. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. 283 p.
  • BAHIA, E. M. S.., BLATTMANN, U.., FACHIN, J. Ensino de arquivologia na UFSC: primeira década. ÁGORA, ISSN 0103-3557, Florianópolis, v. 29, n. 59, p. 01-04, jul./dez., 2019. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/883. Acesso em: 1 mai. 2020.
  • BAHIA, Eliana Maria dos Santos. El mercado de trabajo para archiveros según los anuncios brasileños de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicos de ofertas empresariales. Tese (doutorado) Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Programa de Doctorado en Documentación: Archiveros y bibliotecas en el entorno digital, Madrid, 2016.
  • BAHIA, Eliana Maria dos Santos., RODRIGUES, Carlos Alberto., ZIEGELMANN, Luize Daiane dos Santos., Acessibilidade em Arquivos: um olhar sob a competência do arquivista. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XX, 2019. Anais [...]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/122268. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • BELLOTTO, Heloisa Liberalli. O Arquivista na sociedade contemporânea. In: Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. Marília, UNESP. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/CEDHUM/texto01.pdf. Acesso
  • BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Prefácio. In: MATOS, Maria Teresa Navarro de Brito et. al. (Org.). Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21127. Acesso em: 01 out. 2021.
  • BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes., altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996., revoga as Leis nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001., e dá outras providências. Brasília: DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 15 maio 2020.
  • BRASIL. Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Brasília: DF: Presidência da República, 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6546.htm. Acesso em: 1 abr. 2020.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 492/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. MEC: Brasília: DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020.
  • BUCHANAN, Sara., GRUNING, Jane., GURSOY, Ayse., BARKER, Lecia. Surveying Archivists and Their Work Toward Advocacy and Management, or Enterprise Archiving. American Archivist. v. 80 (2), p. 268-295, 2017. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true and db=lih and AN=127479014 and la ng=pt-br and site=ehost-live and authtype=ip,cookie,uid. Acesso em: 19 jun. 2020.
  • CALDERON, W. R. O Arquivo e a Informação Arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/ebooks/ISBN9788579834868.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
  • COSTA, L. C. Entre a formação e o trabalho: o arquivista diante das novas demandas sociais e organizacionais em matéria de informação. 2008. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_0e27ab18f6c835c9b263182fb6ba1f0f.
  • COUTURE, C.., DUCHARME, J.., ROUSSEAU, J. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Nova enciclopédia,1998.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p.
  • DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-78, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
  • DUARTE, Zeny. Arquivo e arquivista: conceituação e perfil profissional. Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património, Porto, 20062007, 1. Série, v. V-VI, p. 141-151. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6624.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.
  • DUDZIAK, E. A. Formação do profissional da informação baseada na ligação entre competências, conteúdos de aprendizagem e currículo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009, Bonito. Anais [...]. Bonito, 2009. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13974/. Acesso em: 6 out. 2019.
  • DURANTI, Luciana. Meeting the Challenge of Contemporary Records: Does It Require a Role Change for the Archivist?. The American Archivist. v. 63, p. 714, Spr./Sum., 2000. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/americanarchivist/article/63/1/7/23910/Meeting-the-Challenge-of-Contemporary-RecordsDoes. Acesso em: 19 jun. 2020.
  • FENG, Yuanyuan., RICHARDS, Lorraine. A review of digital curation professional competencies: theory and current practices. Records Management Journal., Bradford v. 28, 1. ed., p. 62-78, 2018.
  • DOI:10.1108/RMJ-09-2016-0022. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2007927251?accountid=26642. Acesso
  • FLEURY, M. T. L. . , FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competencia. Revista de administracao contemporanea, Maringa, v. 5, n. esp. , 2001. Disponivel em. http. //www. scielo. br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10. pdf. Acesso em. 8 mar. 2020.
  • FRANCO, Mario., PINTO, João. Intrapreneurship practices in municipal archives: a practice-oriented study. Journal of Librarianship and Information Science. v.49(2), p. 165-179, 2017. DOI: 10.1177/0961000616632055. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0961000616632055. Acesso em: 19 jun. 2020.
  • GARABA, Francis. Dodos in the archives: rebranding the archival profession to meet the challenges of the twenty-first century within ESARBICA, Archives and Records. v. 36, n. 2, p. 216-225, 2015. DOI: 10.1080/23257962.2015.1030609. https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/23257962.2015.1030609?needAc cess=true. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • GAULD, Craig. Democratising or privileging: the democratisation of knowledge and the role of the archivist. Archival Science, Dordrecht, v. 17, 3. ed., p.227245, 2017. DOI:10.1007/s10502-015-9262-4. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1929388747?accountid=26642. Acesso
  • GOLFO, Mary Grace P. Educating filipino archivists amidst the challenges of the 21st century archival profession. Journal of Philippine Librarianship, Quezon City, v. 34, p. 70-78, 2014. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1749653462?accountid=26642. Acesso
  • GONZÁLEZ, José A. M.., JACINTHO, Eliana M. dos S. B. Archivists and documentarians entrepreneurs: the cases of Spain and Brazil. Informação e Sociedade, 24 (2), p. 121-138, 2014. Disponível em: https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.084907509692 and origin=inward and txGid=c39b065859d8805c2e2696a360b69eae.
  • HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
  • HINDING, Andrea. Of archivists and other térmites. American Archivist, v. 56, 1. ed. p. 54-61, Jan., 1993. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57368313?accountid=26642. Acesso em: JARDIM, J. M. [Entrevista cedida a] CARDOSO, Julio César. Arquivística. net. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 7-21, jan/jun, 2006. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/56402 . Acesso em: 29 set. 2021.
  • JARDIM, J. M. A produção de conhecimento arquivístico: perspectivas internacionais e o caso brasileiro (1990-1995). Ciência da Informação, v. 27, n. 3, p. 01-10, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v27n3/27n3a01.pdf. Acesso em: 1 out. 2021.
  • KALLBERG, Maria. Archivists 2.0: redefining the archivist´s profession in the digital age. Records Management Journal, v. 22, n. 2, p. 98-115, July, 2012. https://www.scopus.com/record/display.uri?origin=inward and partnerID=40 and eid=2s2.0-84865121751. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • KAWABATA, Priscila Etsuco., VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 84-116, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71297. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • KESNER, Richard. Teaching archivists about information technology concepts a needs assessment. The American Archivist, v. 56, n. 3, p. 434-443, Summer of 1993. Disponível em: https://doi.org/10.17723/aarc.56.3.u85v051k4775k984. Acesso em: 19 jun.
  • MACEDO, S. M. F.., CAETANO, A. P. V. A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco. Educação and Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 627-648, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n2/2175-6236-edreal-56078.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.
  • MATA, M. L.., CASARIN, H. C. S. A formação do bibliotecário e a competência informacional: um olhar através das competências. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Gestão, Mediação e Uso da Informação. 1. ed. São Paulo: Editora
  • MUNCK, L.., MUNCK, M. M. Gestão organizacional sob a lógica da competência: aplicação na pequena empresa. Revista de Administração Mackenzie-RAM, v. 9, n. 1, p. 64-85, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v9n1/a04v9n1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
  • ODA, Rafael.., JACINTHO, Eliana Maria dos Santos Bahia. MERCADO DE TRABALHO DE ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: análise de anúncios de emprego na WEB. Ponto de Acesso, v. 13, n. 1, p.102-122, 2019. DOI: 10.9771/rpa.v13i1.27351. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/124222. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • OLIVEIRA, Dalbert Marques., RODRIGUES, Luís Silva. Percepção Sobre os Conhecimentos, Habilidades/Competências e Aptidões dos Profissionais da Informação: uma comparação de realidades. Páginas A and B, v. 3, n. esp., p. 89-104, 2020. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2407345378?accountid=26642. Acesso
  • PERRENOUD, P. Dez Novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p. Disponível em: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/novas-competencias-ensinar.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
  • RAUEN, F. J. Roteiros de Iniciação Científica: os primeiros passos da pesquisa científica desde a concepção até a produção e a apresentação. 1. ed. Palhoça: Ed. da Unisul, 2015. v. 1. 672 p.
  • RIOS, T. A. Ética e Competência. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época volume 7). 128 p.
  • SANTOS, Vanderlei Batista dos. A prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento. In: SANTOS, V. B. .,SOUZA, R. T. B.., INNARELLI, H. C. Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. 3. ed. Distrito Federal: SENAC, 2009. 224 p.
  • SAUROMBE, Nampombe., NGULUBE, Patrick. Public programming skills of archivists in selected national memory institutions of East and Southern África. Mousaion., Pretoria, Psychological Society of South África, v. 34, 1. Ed., p. 2342, 2016. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1805508039?accountid=26642. Acesso
  • SILVA, Armando Malheiro da., RIBEIRO, Fernanda. Formação, perfil e competências do profissional da Informação. In: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Estoril, n. 8, maio, 2004. Anais
  • [...]. Disponível em: https://bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/622. Acesso
  • SILVEIRA, D. T.., CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 - A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.., SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
  • SOUSA, M. A. L.., MEDLEG, G. O arquivista como cientista da informação: formação e perspectivas profissionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais
  • [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
  • SOUZA, K. I. M. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011. 252 p.
  • SOUZA, Serenna Tharyne Alves de. O ARQUIVISTA NAS INSTITUIÇÕES DO PODER EXECUTIVO FEDERAL: da formação profissional às demandas do mundo do trabalho. Archeion Online, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 67-89, jan./jun., 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/14794.
  • TEJADA ARTIGAS, C. M.., TOBÓN TOBÓN, S. (coord.). El diseño del plan docente en Información y Documentación acorde conel Espacio Europeo de Educación Superior: un enfoquepor competências. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2006. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/6005/1/MANUAL.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
  • UNESP: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364414.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto pedagógico do curso de graduação de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015. 67 p. Disponível em: https://arquivologia.paginas.ufsc.br/files/2016/05/PROJETO-PEDAGOGICODO-CURSO.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Regulamento dos estágios do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Aprovado na 15ª Reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Arquivologia realizada no dia 17 de outubro de 2012. Disponível em: http://estagios.cin.ufsc.br/files/2014/03/Regulamento-dos-Est%C3%A1giosArquivologia.pdf. Acesso em: 8 maio 2020.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução Normativa n.º 14/CUN, de 25 de outubro de 2011. Regulamenta os estágios curriculares dos alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. https://engalimentos.paginas.ufsc.br/files/2016/07/RESOLU%C3%87%C3%83 O-NORMATIVA-N.%C2%BA-14-CUn_art.-32.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
  • VALENTIM, M. L. P. (coord.). Formação do Profissional da Informação. São Paulo: Polis, 2002. 152 p.
  • VASSILAKAKI, Evgenia., MONIAROU-PAPACONSTANTINOU, Valentini. Beyond preservation: investigating the roles of archivist. Library Review, v. 66, n. 3, p. 110-126, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LR-09-20160077/full/html. Acesso em: 18 jun. 2020.
  • VILAR, Polona., SAUPERL, Alenka. Archives, Quo Vadis et Cum Quibus?: Archivists self-perceptions and perceptions of users of contemporary archives. International Journal of Information Management, v. 35, p. 551-560, oct., https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268401215000572.
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-30] => 165588
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho] => 46627
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Luize Daiane dos Santos Ziegelmann] => 109963
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/11/oai_ojs_www_uel_br_article_43607#00020.pdf] => 166450
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [627] => 4528
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [600] => 127637
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Arquivologia] => 233973
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competencia] => 181864
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Profissional da informação] => 265033
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Arquivista] => 269648
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Labor market] => 175499
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Formación] => 5759
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Arquivística] => 232917
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Mercado de trabalho] => 266339
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competence] => 184725
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Formation] => 251668
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Archival] => 233508
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Archivist] => 269649
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Labor market] => 277813
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Archivo] => 9331
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Archivista] => 66168
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mercado de trabajo] => 233804
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competencia] => 264510
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Formación] => 274909
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-30] => 264403
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2021-26-3] => 165594
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: apresenta o relato da pesquisa em andamento, que aborda o quanto a profissão de arquivista inserida na conjuntura econômica e social de inovação, tem se desafiado a alinhar o fazer arquivístico as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), novas atribuições são exigidas, alterando, também a dialética da formação acadêmica. Objetivo: analisar a competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais, e sua relação com o mercado de trabalho. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, através da revisão da literatura nas bases de dados de interesse para Ciência da Informação (CI), pesquisa documental e análise dos Termos de Compromisso de Estágio (TCE); Projeto Pedagógico e Matriz Curricular do Curso de Arquivologia da UFSC. Resultados: foi possível apresentar as principais competências relacionadas ao arquivista: competência arquivística; de comunicação e expressão;  de metadados;  de tecnologia da informação;  ética; gerencial; organizacional; curadoria digital; profissional; social e política; técnica; técnico-científica; técnico-operacional; relativas à gestão e à organização. No tocante a competência do estudante em formação a identificação das atividades desenvolvidas em ambiente de estágio e a competência técnica na execução das atividades, foram essenciais para análise e contextualização da temática. Conclusões: as novas nuances de atuação do profissional da informação, requerem uma formação atualizada e alinhada aos desafios do campo científico e das transformações sociais. Os programas de ensino dos cursos de arquivologia, necessitam incorporar na construção e execução do currículo, formação curricular que prepara o profissional para o exercício futuro, ou seja sua empregabilidade.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Objetivo: Identificar a competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais e sua relação com o mercado de trabalho. Metodologia: Pesquisa exploratória e descritiva através da revisão da literatura nas bases de dados de interesse para Arquivística e Ciência da Informação (CI); pesquisa documental; análise dos Termos de Compromisso de Estágio (TCE), do Projeto Pedagógico e da Matriz Curricular do Curso de Arquivologia da UFSC. Resultados: Destacamos as principais competências relacionadas ao arquivista: arquivística; de comunicação e expressão; de metadados; de tecnologia da informação; ética; gerencial; organizacional; curadoria digital; profissional; social e política; técnica; técnico-científica; técnico-operacional; relativas à gestão e à organização. No tocante à competência do estudante em formação, aspectos do perfil do estagiário fizeram a diferença no somatório final dos dados. A identificação das atividades desenvolvidas em ambiente de estágio e a competência técnica na execução das atividades foram essenciais para a análise e a contextualização com o Curso de Arquivologia da UFSC. Conclusões: As singularidades da atuação do profissional da informação requerem educação continuada e alinhada aos desafios do campo científico e transformações sociais. É necessário ao programa de ensino do Curso de Arquivologia da UFSC, assim como aos 16 Cursos de Arquivologia no Brasil, incorporar na construção e execução do currículo a competência tecnológica e a questão da empregabilidade.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: To identify the competence of archivists and students in training in their professional practices and their relationship with the labor market. Methodology: exploratory and descriptive research, through literature review in databases of interest to Archival and Information Science (CI); documental research; analysis of Internship Commitment Terms (TCE), Pedagogical Project and Curriculum Matrix of the Archives Course at UFSC. Results: We highlighted the main competences related to the archivist: archival; of communication and expression; of metadata; information technology; ethic; managerial; organizational; digital curation; professional; social and political; technique; technical-scientific; technical-operational; relating to management and organization. Regarding the competence of the student in training, aspects of the intern´s profile made the difference in the final sum of the data. The identification of activities carried out in an internship environment and the technical competence in carrying out the activities were essential for analysis and contextualization with the Course of Archivology at UFSC. Conclusions: The singularities of the information professional´s performance require continuing education aligned with the challenges of the scientific field and social transformations. It is necessary for the teaching program of the Archives Course at UFSC, as well as for the 16 Archives Courses in Brazil, to incorporate technological competence and the issue of employability in the construction and execution of the curriculum.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Identificar la competencia de los archiveros y estudiantes en formación en sus prácticas profesionales y su relación con el mercado laboral. Metodología: Investigación exploratoria y descriptiva, a través de revisión de literatura en bases de datos de interés para Archivística y Ciencias de la Información (CI); investigación documental; análisis de Términos de Compromiso de Pasantías (TCE), Proyecto Pedagógico y Matriz Curricular del Curso de Archivos de la UFSC. Resultados: Destacamos las principales competencias relacionadas con el archivero: archivística; de comunicación y expresión; de metadatos; tecnologías de la información; principio moral; gerencial; organizativo; curación digital; profesional; social y político; técnica; técnico-científico; técnico-operativo; relacionados con la gestión y la organización. En cuanto a la competencia del estudiante en formación, aspectos del perfil del pasante marcaron la diferencia en la suma final de los datos. La identificación de las actividades realizadas en un entorno de pasantía y la competencia técnica en la realización de las actividades fueron fundamentales para el análisis y contextualización con el Curso de Archivología de la UFSC. Conclusiones: Las singularidades del desempeño del profesional de la información requieren una formación continua alineada con los desafíos del campo científico y las transformaciones sociales. Es necesario que el programa docente del Curso de Archivos de la UFSC, así como los 16 Cursos de Archivos en Brasil, incorporen la competencia tecnológica y el tema de la empleabilidad en la construcción y ejecución del plan de estudios.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/43607] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43607] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n3p600] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26, n. 3 (2021); 600-627] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26 n. 3 (2021); 600-627] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo da competência do arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais: relação com o mercado de trabalho] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Study of the competence of the archivist and the student in training in their professional practices: relationship with the job market] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudio de la competencia del archivista y del estudiante en la formación en sus prácticas profesionales: relación con el mercado de trabajo] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43607/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/43607#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n3p600] => 0
                        )

                )

        )

)