Article Brapci-Revistas

Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação

Brazilian panorama of studies on Critical Information Literacy

Panorama brasileño de los estudios de Alfabetización crítica en información

The development of Critical Information Literacy based on Critical Theory of Information and Critical Pedagogy, contributes to the development of critical thinking in the face of informational demands. In this sense, this article aims to elaborate an overview of the evolution and perspectives of Critical Information Literacy in Brazil. To this end, a bibliographic search was conducted on the Referential Database of Journals Articles in Information Science about Critical Information Literacy. The analysis was carried out in two stages, the first through bibliometric analysis and the second through systemic analysis. The tool used to present the data was the VOSviewer, in which the networks of authorship, co-authorship, co-occurrence of keywords and link institutions of authors and co-authors were generated, and the Excel program for creating graphs. The results show the authors, journals and institutions that are developing this approach, as well as the profile of the content of the texts and the contribution that each study can bring to society with regard to the information needs linked to critical thinking. It is considered that the perspectives and the expansion of studies contribute to support the strengthening of Critical Information Literacy.@en


El desarrollo de la Alfabetización crítica en información basada en la Teoría Crítica de la Información y la Pedagogía Crítica, contribuye al desarrollo del pensamiento crítico ante las demandas informativas. En este sentido, este artículo tiene como objetivo elaborar un panorama de la evolución y perspectivas de la Alfabetización crítica en información en Brasil. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica en la Base de Datos de Referencia de Artículos de Revistas en Ciencias de la Información sobre Alfabetización crítica en información. El análisis se realizó en dos etapas, la primera mediante análisis bibliométrico y la segunda mediante análisis sistémico. La herramienta utilizada para presentar los datos fue el VOSviewer, en el que se generaron las redes de autoría, coautoría, coocurrencia de palabras clave e instituciones de enlace de autores y coautores, y el programa Excel para la creación de gráficos. Los resultados muestran los autores, revistas e instituciones que están desarrollando este enfoque, así como el perfil del contenido de los textos y el aporte que cada estudio puede aportar a la sociedad en cuanto a las necesidades de información vinculadas al pensamiento crítico. Se considera que las perspectivas y la ampliación de estudios contribuyen a apoyar el fortalecimiento de la Alfabetización crítica en información.@es
O desenvolvimento da Competência Crítica em Informação fundamentada na Teoria Crítica da Informação e Pedagogia Crítica, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico frente às demandas informacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo elaborar um panorama da evolução e perspectivas da Competência Crítica em Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sobre Competência Crítica em Informação. A análise foi desenvolvida em duas etapas, a primeira por meio da análise bibliométrica e a segunda pela análise sistêmica. A ferramenta utilizada para apresentação dos dados foi o VOSviewer, em que foram geradas as redes de autoria, coautoria, coocorrência de palavras-chave e instituições de vínculo de autores e coautores, e o programa Excel para criação de gráficos. Os resultados mostram os autores, periódicos e instituições que estão desenvolvendo essa abordagem, assim como, o perfil do conteúdo dos textos e a contribuição que cada estudo pode trazer para a sociedade no que diz respeito às necessidades informacionais vinculada ao pensamento crítico. Considera-se que as perspectivas e a ampliação de estudos contribuem para subsidiar o fortalecimento da Competência Crítica em Informação.@pt

. ::none::, [????].

References

  • AMARAL, F. V.., JULIANI, J. P. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 6-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11284 Acesso em: 27 out. 2020.
  • ARRUDA, A. M. A.., ALVES, A. L. Construções epistemológicas e o papel do sujeito ativo no processo da informação a partir da competência crítica em informação: uma análise de caso. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 111-124, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127445 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BELONI, A.., BEZERRA, A. C. Competência crítica em informação e ética em big data. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123813 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BEZERRA, A. C. Contribuição da teoria crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação.In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103164 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BEZERRA, A. C. Da teoria matemática para uma proposta de teoria crítica da informação: a integração dos conceitos de regime de informação e competência crítica em informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 164-181, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/146801 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BEZERRA, A. C.., BELONI, A. Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 208-228, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.208-228Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/82243/51982 Acesso em: 20 out.2020.
  • BEZERRA, A. C.., DOYLE, A. Competência crítica em informação e participação ética em comunidades de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105190 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BEZERRA, A. C.., SCHNEIDER, M. A. F.., SALDANHA, G. S. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 29, n. 3, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/147938 Acesso em: 27 out. 2020.
  • BRISOLA, A.., BEZERRA, A. C. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BRISOLA, A. C.., GOMES, J. C.., SCHNEIDER, M. A. F. Hackeando dados abertos: competência crítica em informação e cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105271 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BRISOLA, A. C. C. A. S.., RAMOS JUNIOR, M. A. C. O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/135658 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BRISOLA, A. C.., ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100164 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BRISOLA, A. C.., SCHNEIDER, M. A. F. Contribuições freireanas para os estudos de competência crítica da informação: da experiência a práxis. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/990 Acesso em: 26 out. 2020.
  • BRISOLA, A. C.., SCHNEIDER, M. A. F.., SILVA JÚNIOR, J. F. S. Competência crítica em informação, ética intercultural da informação e cidadania global na era digital: fundamentos e complementaridades. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/105022 Acesso em: 26 out. 2020.
  • DOYLE, A. Ideologia e competência crítica em informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 4, n. 1, p. 25-33, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/39843 Acesso em: 26 out. 2020.
  • DOYLE, A.., BEZERRA, A. (in)formação e cultura nas escolas ocupadas do rio de janeiro. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 11, n. 2, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/26986 Acesso em: 26 out. 2020.
  • DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.1, p. 23-25, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S010019652003000100003 and lng=en and nrm=iso Acesso em 20 out. 2020.
  • ELMBORG, J. Critical Information Literacy: Definitions and Challenges. In: C. Wilkinson (Ed.), Transforming Information Literacy Programs: Intersecting Frontiers of Self, Library Culture, and Campus Community, 2012, Disponível em: https://iro.uiowa.edu/discovery/fulldisplay/alma9983557574202771/01IOWA_INST:ResearchR epository. Acesso em: 23 ago. 2021
  • ENSSLIN, L. et al. ProKnow-C, Knowledge Development Process - Constructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil, 2010.
  • FIGUEIREDO, M. F. Ferramentas no julgamento avaliativo em ambiente web para buscas com vistas ao desenvolvimento de competência crítica em informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 110, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71166 Acesso em: 26 out. 2020.
  • LEITE, B. F.., PIMENTA, R. M. Contribuições da competência crítica em informação para a atuação em preservação por arquivistas e bibliotecários. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 19., 2018,Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102552 Acesso em: 26 out. 2020.
  • LOPES, B. C. M.., BEZERRA, A. C. Entre hiperinformação e desinformação: o “fio de Ariadne” para a preservação da informação na web. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 261274, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4605Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4605/4149 Acesso em: 26 out. 2020.
  • MELO, D. A.., ALVES, E. C.., BRASILEIRO, F. S. Práticas informacionais das mulheres negras. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. Especial, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/136573 Acesso em: 26 out. 2020.
  • MELO, D. A. et al. Práticas informacionais e a competência crítica em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 20., 2019. Anais [...]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/123035 Acesso em: 26 out. 2020.
  • OLIVEIRA, M. L. P.., SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102566 Acesso em: 26 out. 2020.
  • ROMEIRO, N. L.., SILVA, F. C. G.., BRISOLA, A. C. C. A. S. A página arrumando letras como um espaço para a desconstrução da dominação do patriarcado. Revista Digital de Biblioteconomia and Ciência da Informação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 317-337, 2018. DOI: 10.20396/rdbci.v16i3.8651276 Acesso em: 26 out. 2020.
  • VITORINO, Elizete Vieira., PIANTOLA, Daniela.Competência em Informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: UFSC, 2019.
  • VITORINO, Elizete Vieira., PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328 Acesso em: 26 out. 2020.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-08] => 164913
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Lira Furtado] => 10417
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Danielly Oliveira Inomata] => 14514
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Maria Ivone Maia Costa] => 162508
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Celineide Rodrigues Cavalcante] => 25961
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Rose Suellen de Castro Lisboa] => 162452
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2021/11/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_37624#00040.pdf] => 166568
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [843] => 165017
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [824] => 165016
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Análise sistémica] => 18227
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 21159
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis sistémica] => 165014
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 237453
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 256413
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometrics] => 263968
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Systemic analysis] => 165015
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-08] => 261414
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2021-14-] => 153272
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2021-14-3] => 232139
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The development of Critical Information Literacy based on Critical Theory of Information and Critical Pedagogy, contributes to the development of critical thinking in the face of informational demands. In this sense, this article aims to elaborate an overview of the evolution and perspectives of Critical Information Literacy in Brazil. To this end, a bibliographic search was conducted on the Referential Database of Journals Articles in Information Science about Critical Information Literacy. The analysis was carried out in two stages, the first through bibliometric analysis and the second through systemic analysis. The tool used to present the data was the VOSviewer, in which the networks of authorship, co-authorship, co-occurrence of keywords and link institutions of authors and co-authors were generated, and the Excel program for creating graphs. The results show the authors, journals and institutions that are developing this approach, as well as the profile of the content of the texts and the contribution that each study can bring to society with regard to the information needs linked to critical thinking. It is considered that the perspectives and the expansion of studies contribute to support the strengthening of Critical Information Literacy.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El desarrollo de la Alfabetización crítica en información basada en la Teoría Crítica de la Información y la Pedagogía Crítica, contribuye al desarrollo del pensamiento crítico ante las demandas informativas. En este sentido, este artículo tiene como objetivo elaborar un panorama de la evolución y perspectivas de la Alfabetización crítica en información en Brasil. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica en la Base de Datos de Referencia de Artículos de Revistas en Ciencias de la Información sobre Alfabetización crítica en información. El análisis se realizó en dos etapas, la primera mediante análisis bibliométrico y la segunda mediante análisis sistémico. La herramienta utilizada para presentar los datos fue el VOSviewer, en el que se generaron las redes de autoría, coautoría, coocurrencia de palabras clave e instituciones de enlace de autores y coautores, y el programa Excel para la creación de gráficos. Los resultados muestran los autores, revistas e instituciones que están desarrollando este enfoque, así como el perfil del contenido de los textos y el aporte que cada estudio puede aportar a la sociedad en cuanto a las necesidades de información vinculadas al pensamiento crítico. Se considera que las perspectivas y la ampliación de estudios contribuyen a apoyar el fortalecimiento de la Alfabetización crítica en información.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O desenvolvimento da Competência Crítica em Informação fundamentada na Teoria Crítica da Informação e Pedagogia Crítica, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico frente às demandas informacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo elaborar um panorama da evolução e perspectivas da Competência Crítica em Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sobre Competência Crítica em Informação. A análise foi desenvolvida em duas etapas, a primeira por meio da análise bibliométrica e a segunda pela análise sistêmica. A ferramenta utilizada para apresentação dos dados foi o VOSviewer, em que foram geradas as redes de autoria, coautoria, coocorrência de palavras-chave e instituições de vínculo de autores e coautores, e o programa Excel para criação de gráficos. Os resultados mostram os autores, periódicos e instituições que estão desenvolvendo essa abordagem, assim como, o perfil do conteúdo dos textos e a contribuição que cada estudo pode trazer para a sociedade no que diz respeito às necessidades informacionais vinculada ao pensamento crítico. Considera-se que as perspectivas e a ampliação de estudos contribuem para subsidiar o fortalecimento da Competência Crítica em Informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37624] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37624] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021.37624] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 No. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 824-843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 14 n. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 824-843] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 824-843] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian panorama of studies on Critical Information Literacy] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Panorama brasileño de los estudios de Alfabetización crítica en información] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37624/31365] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37624] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37624/31365] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37624#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021.37624] => 0
                        )

                )

        )

)