Article Brapci-Revistas

O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação

The librarian as an educator and multiplier of information literacy

El bibliotecario como educador y multiplicador da alfabetización informacional

It aims to describe the actions of the educator librarian who contribute to the multiplication of information literacy. The methodology used was an exploratory study, with a qualitative approach, with the outline of the case study and three sources for data collection: interview, direct observation and questionnaire. The research locus was a social school that has a multidisciplinary team, including the librarian and that assists children and adolescents in situations of social vulnerability. Among the results, it was possible to identify the practice of multiplying competence in information, in the form of projects and activities developed by the librarian in partnership with other employees of the institution. It highlighted the impact on the skills of all participants involved in the actions, emphasizing the importance of the librarian who works as an educator role in social spaces and in the care of minorities.@en


Tiene como objetivo describir las acciones del bibliotecario educador que contribuyen a la multiplicación de la alfabetización informacional. La metodología utilizada fue un estudio exploratorio, con enfoque cualitativo, con diseño de estudio de caso y tres fuentes para la recolección de datos: entrevista, observación directa y cuestionario. El locus de investigación fue una escuela social que cuenta con un equipo multidisciplinario, que incluye al bibliotecario y que atiende a niños y adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. Entre los resultados, es posible identificar la práctica de multiplicar la alfabetización informacional, en forma de proyectos y actividades desarrolladas por el bibliotecario en asociación con otros empleados de la institución. Destacó el impacto en las habilidades de todos los participantes involucrados en las acciones, destacando la importancia del bibliotecario que juega un rol educativo en los espacios sociales y en el cuidado de las minorías.@es
Tem como objetivo descrever ações do bibliotecário educador que contribuem para a multiplicação da competência em informação. A metodologia utilizada se tratou de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como delineamento o estudo de caso e três fontes para a coleta de dados: entrevista, observação direta e questionário. O locus de pesquisa foi uma escola social que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo o bibliotecário e que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entre os resultados, pode-se identificar a prática da multiplicação da competência em informação em forma de projetos e atividades desenvolvidas pelo bibliotecário em parceria com demais colaboradores da instituição. Evidenciou o impacto nas habilidades de todos os participantes envolvidos nas ações, ressaltando a importância do bibliotecário que exerce um papel educador em espaços sociais e no atendimento das minorias.@pt

. ::none::, [????].

References

  • AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, 2000. Disponível em: https://repository.arizona.edu/bitstream/handle/10150/105645/standards.pdf?sequence=1 and i sAllowed=y Acesso em: 21 fev. 2021.
  • ASSOCIATION OF COLLEGE and RESEARCH LIBRARIES. Roles and strengths of teaching librarians. Boston, 2017. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/teachinglibrarians Acesso em: 21 fev. 2021.
  • ASSOCIATION OF COLLEGE and RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework Acesso em: 21 fev. 2021.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
  • BERTÚLIO, André Luiz de Araújo. Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação. 2012. 231 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Convivência e fortalecimento de vínculos. 2015. Disponível em: http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servicos-deconvivencia-e-fortalecimento-de-vinculos Acesso em: 21 fev. 2021.
  • CAMPELLO, Bernadette. Movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • DE LUCCA, Djuli Machado., VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão política da competência em informação de idosos: em busca de princípios. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais eletrônicos [...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1026 Acesso
  • DUARTE, Evandro Jair. A dimensão estética da competência em informação dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina. 2015. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169471/339056.pdf?sequence=1 and is Allowed=y Acesso em: 21 fev. 2021.
  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana. O Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. São Paulo: Febab, 2013.
  • INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Veracruz, 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/iflaguidelines-pt.pdf Acesso em: 21 fev. 2021.
  • MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. Florianópolis, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • MONTGOMERY, Molly. Education Theory and Pedagogy for Practical Library Instruction: How to Learn What We Really Need to Know. Communications in Information Literacy, Idaho, v. 9, n. 1, p. 7, 2015. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol9/iss1/7/
  • ORELO, Eliane Rodrigues Mota. A dimensão estética (sensível) da competência informacional. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122792 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • RIGHETTO, Guilherme Goulart., VITORINO, Elizete Vieira., MURIEL-TORRADO, Enrique. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 77-90, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/34735 Acesso em: 21 fev.
  • SOARES, Laura Valladares de Oliveira., CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecário educador: a formação como aliada no exercício do papel educativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos […] Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/2385/BI BLIOTEC%C3%81RIO%20EDUCADOR.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • VARELA, Aída., BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, p. 142-168, ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2012v17nesp1p142/22730 Acesso em: 21 fev. 2021.
  • WHITWORTH, Andrew. The reflective information literacy educator. Nordic journal of information literacy in higher education, Manchester, v. 4, n. 1, p. 38-55, Jan. 2012.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287342080_The_reflective_information_literacy_e ducator Acesso em: 21 fev. 2021.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-08] => 164913
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tamires Cassia Rodrigues Okada] => 164996
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Adriana Rosecler Alcará] => 12715
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Jorge Santa Anna] => 626
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2021/11/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_36725#00040.pdf] => 166572
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [807] => 71288
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [786] => 121960
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Habilidade profissional] => 27510
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Habilidades] => 94725
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Professional skills] => 32303
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Habilidades profissionais] => 238398
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Habilidades] => 279227
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecario] => 255422
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Professional skills] => 265340
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-11-23] => 241879
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2021-10-08] => 261414
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2021-14-] => 153272
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2017-12-2] => 24280
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2021-14-3] => 232139
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It aims to describe the actions of the educator librarian who contribute to the multiplication of information literacy. The methodology used was an exploratory study, with a qualitative approach, with the outline of the case study and three sources for data collection: interview, direct observation and questionnaire. The research locus was a social school that has a multidisciplinary team, including the librarian and that assists children and adolescents in situations of social vulnerability. Among the results, it was possible to identify the practice of multiplying competence in information, in the form of projects and activities developed by the librarian in partnership with other employees of the institution. It highlighted the impact on the skills of all participants involved in the actions, emphasizing the importance of the librarian who works as an educator role in social spaces and in the care of minorities.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tiene como objetivo describir las acciones del bibliotecario educador que contribuyen a la multiplicación de la alfabetización informacional. La metodología utilizada fue un estudio exploratorio, con enfoque cualitativo, con diseño de estudio de caso y tres fuentes para la recolección de datos: entrevista, observación directa y cuestionario. El locus de investigación fue una escuela social que cuenta con un equipo multidisciplinario, que incluye al bibliotecario y que atiende a niños y adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. Entre los resultados, es posible identificar la práctica de multiplicar la alfabetización informacional, en forma de proyectos y actividades desarrolladas por el bibliotecario en asociación con otros empleados de la institución. Destacó el impacto en las habilidades de todos los participantes involucrados en las acciones, destacando la importancia del bibliotecario que juega un rol educativo en los espacios sociales y en el cuidado de las minorías.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tem como objetivo descrever ações do bibliotecário educador que contribuem para a multiplicação da competência em informação. A metodologia utilizada se tratou de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como delineamento o estudo de caso e três fontes para a coleta de dados: entrevista, observação direta e questionário. O locus de pesquisa foi uma escola social que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo o bibliotecário e que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entre os resultados, pode-se identificar a prática da multiplicação da competência em informação em forma de projetos e atividades desenvolvidas pelo bibliotecário em parceria com demais colaboradores da instituição. Evidenciou o impacto nas habilidades de todos os participantes envolvidos nas ações, ressaltando a importância do bibliotecário que exerce um papel educador em espaços sociais e no atendimento das minorias.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A cultura manifesta-se como um segmento inerente às práticas humanas e sociais, fator determinante para a identidade social de uma nação. Embora se consolide de formas múltiplas, a diversidade cultural é característica marcante das sociedades, sendo considerada, ao longo dos tempos, produto social construído e valorizado. Sua importância é justificada ante as inúmeras formas de preservação e manutenção de tipos culturais específicos, sendo sustentados por diferentes instituições. As bibliotecas, os arquivos e os museus representam as principais instituições nas quais são desenvolvidos métodos e técnicas de armazenamento e conservação dos produtos culturais produzidos pelas sociedades. Sendo assim, este artigo traz à baila reflexões acerca da relação existente entre a cultura com as principais unidades de informação, aqui representadas pelas bibliotecas, arquivos e museus. Conceitua cultura no âmbito social; discorre o papel das bibliotecas, dos arquivos e dos museus quanto à cultura no decurso da história; apresenta a função social relacionada à cultura inerente no fazer dos profissionais da informação. Expõe a participação e valorização do poder público quanto aos investimentos realizados nessas instituições, considerando aspectos culturais. Após análise e discussão na literatura, constatou-se que as unidades de informação representam centros armazenadores e disseminadores da cultura. No entanto, percebeu-se que, a realidade ainda carece de esforços haja vista aproveitar as potencialidades dessas instituições quanto à preservação e disseminação da memória cultural. Esse fato desperta maior reflexão acerca da participação da sociedade e do poder público na gestão desses espaços, haja vista garantir o reconhecimento e respeito da diversidade cultural existente.Palavras-chave: Cultura. Bibliotecas. Arquivos. Museus. Unidades de Informação. Diversidade Cultural.  Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8641700/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36725] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36725] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021.36725] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 No. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 786-807] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 14 n. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 786-807] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 3 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 786-807] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The librarian as an educator and multiplier of information literacy] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El bibliotecario como educador y multiplicador da alfabetización informacional] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36725/31354] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36725] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36725] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36725/31354] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36725#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n3.2021.36725] => 0
                        )

                )

        )

)