Article
Neste artigo procuro refletir sobre a politização da arte carnavalesca nos desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro e o protagonismo assumido pelas escolas de samba no debate de questões da atualidade brasileira. Busco, também, localizar as marcas desses protestos, nos últimos anos, frente ao contexto cultural, social, econômico e político que influencia as escolhas estéticas das agremiações. A partir desse panorama investigo o diálogo entre o conceito de receptibilildade tátil e a teoria dos afectos para discutir o impacto da produção artística das escolas no processo de conscientização política e identitária, no fomento ao pensamento crítico e engajamento com questões sociais, no espectador e na massa.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2021-09-29] => 164653 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Itamar Wagner Schiavo Simões] => 129614 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/118225/2021/11/oai_www_revistas_ufrj_br_article_42074#00081.pdf] => 166624 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [335] => 9370 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [301] => 2015 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Politização da arte] => 164791 ) [1] => Array ( [Carnaval] => 247059 ) [2] => Array ( [Desfile da escola de samba] => 129610 ) [3] => Array ( [Receptibilidade tátil] => 164792 ) [4] => Array ( [Afecto] => 164793 ) [5] => Array ( [Carnaval] => 12971 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00081-2021-6-2] => 164779 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias] => 118225 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Neste artigo procuro refletir sobre a politização da arte carnavalesca nos desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro e o protagonismo assumido pelas escolas de samba no debate de questões da atualidade brasileira. Busco, também, localizar as marcas desses protestos, nos últimos anos, frente ao contexto cultural, social, econômico e político que influencia as escolhas estéticas das agremiações. A partir desse panorama investigo o diálogo entre o conceito de receptibilildade tátil e a teoria dos afectos para discutir o impacto da produção artística das escolas no processo de conscientização política e identitária, no fomento ao pensamento crítico e engajamento com questões sociais, no espectador e na massa.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.revistas.ufrj.br:article/42074] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/42074] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 6, n. 2 (2021); 301-335] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2448-2935] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Politização da arte carnavalesca: receptibilidade tátil e afectos no discurso das escolas de samba] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/42074/25216] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.revistas.ufrj.br:article/42074#00081] => 0 ) ) ) )