Article Brapci-Revistas

Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação: infometric use

Clusters and network analytics scientific foudation methodology of research on digital inclusion in education in Brazil area: infometric use

The article presents the results of an investigation into the fundamentals of studies and research carried out in Brazil on the topic of digital inclusion in the field of Education. It presents the network of the analytical matrix of the methodological foundations. It aims to discuss the theoretical-conceptual foundations of the term digital inclusion and present some of the indicators (clusters) raised in the macro research of which this article is one of the complementary parts. The method used is of the infometric type developed in the CAPES Theses and Dissertations Bank. Data collection was performed using the infometric form and data analysis is performed using the sociometric test. As a result, the article indicates the quantity of scientific works (thesis and dissertations) on digital inclusion in Education, the main clusters regarding the theoretical foundations and the multidisciplinary diagram of Brazilian research on digital inclusion in Education.@en


O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre os fundamentos dos estudos desenvolvidos no Brasil sobre o tema inclusão digital na área de Educação. Apresenta o quadro das leis da bibliometria e o diagrama multidisciplinar das pesquisas sobre inclusão digital na Educação. Traz como objetivos discutir os fundamentos teóricos-conceituais do termo inclusão digital e apresentar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual este artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é do tipo infométrico desenvolvido no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por meio do formulário infométrico e a análise dos dados a partir do teste sociométrico. Como resultado o artigo indica o quantitativo dos trabalhos científicos (teses e dissertações) sobre inclusão digital na Educação, os principais clusters quanto aos fundamentos teóricos e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na Educação.@pt

. Clusters and network analytics scientific foudation methodology of research on digital inclusion in education in brazil area: infometric use uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação: infometric use. Revista p2p e inovação, [????].

References

  • BALL, S.J. Big policies/small world: an introduction to international perspectives in education policy. Comparative Education, Penn State, v. 34, n. 2, p. 119-130. 1998.
  • CAPURRO, R.., HJØRLAND, B. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p. 343-411, 2007.
  • CASTEL. R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Trad. Iraci Poleti. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. de Roneide Venancio Majer. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
  • DEMO, Pedro. Charme da exclusão social. Campinas: Autores Associados, 2002.
  • DIJK, J. A. G. M. Van. The Network society: social aspects of new media. 2 ed. London: Sage Publication, 2006. 292p.
  • DUARTE. N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?. Campinas: Autores Associados, 2008.
  • EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Ministro defende veto a Lei que amplia acesso à internet a estudantes. Agência Brasil. 2021. Disponível em: https://www.ebc.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2021.
  • FREIRE, Isa Maria. Sobre a temática “responsabilidade social” na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci. Logeion, Brasília, v. 1, n. 1, p. 59-76, 2014.
  • GUEDES, V. L. S.., BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Rio de Janeiro, 2003.
  • LÉVY, P. Cyberculture. Paris, Éditions Odile Jacob, 1997.eq LÉVY, P. L´intelligence colletive. Pour une anthopologie du cyberspace. Paris, Éditions La Découvert, 1994.
  • LURIA, A. R.., LEONTIEV, A.N.., VYGOTSKY, L.S. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.
  • NEVES, B. C. Center for information management and intelligence of the School of Public Legal Defense of the State of Bahia. Biblios (Lima), v. 45, p. 64-69, 2012.
  • NEVES, B. C.., FREIRE, I.M.., SUAIDEN, E.J. Conscientização da metamorfose: discussão sobre os conceitos de inclusão e integração no âmbito da inclusão sociodigital. Comunicações. V.25, n.2, 2018. Disponível em: DOI http://dx.doi.org/10.15600/2238121X/comunicacoes.v25n2p3-27 . Acesso em: 02 de 2020.
  • NEVES, B.C. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.
  • PEIXOTO, J.., ECHALAR, A. D. L. F. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 507-526, dez. 2017. ISSN 1983-7771. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2021.
  • PINTO, Á. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, v.1, 2005.
  • PRETTO, N. L. Formação de professores exige rede! Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.20, 2002.
  • RIBEIRO, M. Exclusão: problematização do conceito. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.23-49, jan-jun. 1999.
  • SANZ-CASADO, E.., ZORITA, C. G. Evolution of Epistemological Foundations of Metric Information Studies. 4. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Anais..., Recife, Edufpe, 2014.
  • SARACEVIC, T. Information science. In: Marcia J. Bates and Mary Niles Maack (Eds.) Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Taylor and Francis, 2009.
  • SILVA, A. M.., RIBEIRO, F. Das ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2008.
  • SILVA, I. N. et al. Inclusão digital em escolas públicas através de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de disciplinas STEM. Novas Tecnologias na Educação, V. 15 No 2, dezembro, 2017.
  • SORJ, B. A nova sociedade brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
  • VANTI, N. A. P.. Os links e os estudos webométricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 78-88, jan./abr. 2005.
  • WARSCHAUER, M. Learning the digital age. Educational Leaderschip, London, v.63, n.4, dec.2005-jan 2006, p. 34-38.
  • WARSCHAUER, M. Laptops and literacy: learning in the wireless classroom. New York: Teaches College Press, 2007.
  • WOLTON, D. Internet, et après? Paris: Flamarion, 2012.
  • THOMAS, M. Technology, Education, and the Discourse of the Digital Native: Between evangelists and dissenters. In:Thomas, M (Ed) Deconstructing Digital atives: Young people, technology and the new literacies. London: Routledge, p. 1-11, 2011.
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-28] => 164614
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Barbara coelho neves] => 7076
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/245/2021/11/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5808#00013.pdf] => 166657
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [70] => 1752
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [52] => 1659
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital inclusion] => 172102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Education] => 235127
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Searches] => 77095
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Infométrico study] => 164642
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Communication of information on ict] => 164643
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Education] => 3820
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Digital inclusion] => 4837
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inclusão digital] => 237218
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estudo infométrico] => 164644
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comunicação da informação em ct & i] => 164645
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Pesquisas] => 187969
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-28] => 271534
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-SA/4.0] => 245839
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista P2P e INOVAÇÃO] => 245
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00013-2021-8-] => 164612
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:13:2021-8-1] => 231908
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The article presents the results of an investigation into the fundamentals of studies and research carried out in Brazil on the topic of digital inclusion in the field of Education. It presents the network of the analytical matrix of the methodological foundations. It aims to discuss the theoretical-conceptual foundations of the term digital inclusion and present some of the indicators (clusters) raised in the macro research of which this article is one of the complementary parts. The method used is of the infometric type developed in the CAPES Theses and Dissertations Bank. Data collection was performed using the infometric form and data analysis is performed using the sociometric test. As a result, the article indicates the quantity of scientific works (thesis and dissertations) on digital inclusion in Education, the main clusters regarding the theoretical foundations and the multidisciplinary diagram of Brazilian research on digital inclusion in Education.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre os fundamentos dos estudos desenvolvidos no Brasil sobre o tema inclusão digital na área de Educação. Apresenta o quadro das leis da bibliometria e o diagrama multidisciplinar das pesquisas sobre inclusão digital na Educação. Traz como objetivos discutir os fundamentos teóricos-conceituais do termo inclusão digital e apresentar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual este artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é do tipo infométrico desenvolvido no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por meio do formulário infométrico e a análise dos dados a partir do teste sociométrico. Como resultado o artigo indica o quantitativo dos trabalhos científicos (teses e dissertações) sobre inclusão digital na Educação, os principais clusters quanto aos fundamentos teóricos e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na Educação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5808] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [P2P & INOVAÇÃO; Vol. 8 No. 1 (2021): P2P & Inovação; 52-70] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [P2P E INOVAÇÃO; v. 8 n. 1 (2021): P2P & Inovação; 52-70] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2358-7814] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Clusters and network analytics scientific foudation methodology of research on digital inclusion in education in Brazil area: infometric use] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação: infometric use] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808/5370] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808/5371] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808/5370] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808/5371] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5808#00013] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70] => 0
                        )

                )

        )

)