Article Brapci-Revistas

Comunidades Virtuais de Prática em evidência na gestão social do conhecimento

Virtual communities of practice in evidence in social knowledge management

This paper approaches the Communities of practice as a Knowledge Management strategy in the social context of learning and sharing knowledge in area of Information Science. The current pandemic conjecture highlights the emergent construction process of “new normal”, where people are able to interact virtually and share successful practices in development of their activities. Aims to analyze the publications on virtual communities of practice in recent years in paper of Information Science. This is a bibliographic, descriptive and exploratory research, aiming@en


Aborda a comunidade prática como estratégia da Gestão do Conhecimento no contexto social de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento na área de Ciência da Informação. A conjectura pandêmica atual evidencia o processo de construção emergente do “novo normal”, em que as pessoas conseguem interagir virtualmente e partilhar práticas no desenvolvimento de suas atividades. Objetiva analisar as publicações sobre comunidades virtuais de prática nos últimos anos em artigos da Ciência da Informação. Trata-se de pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, visando analisar as características das comunidades virtuais de prática. Quanto aos procedimentos é classificada como quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em busca de materiais para a construção da fundamentação teórica e fontes de informação que abordavam pesquisas em outras fontes relacionadas à comunidade virtual de prática. Os resultados apontam que o termo ‘virtual’ não é um diferencial, pois a tendência é o uso da comunidade de prática efetivada pela mediação tecnológica. Os artigos selecionados demonstram representatividade da temática em periódico de Gestão do Conhecimento. Há uma regularidade de produção no tema nos últimos anos. As categorias analisadas pontuam conceito, área, objetivo e inovação da comunidade virtual de prática.@pt

. Virtual communities of practice in evidence in social knowledge management comunidades virtuais de prática em evidência na gestão social do conhecimento. Revista folha de rosto, [????].

References

  • A possibilidade da gestão social do conhecimento é reconhecida na estratégia de comunidade virtual de prática por meio da interação social. Os resultados apresentados demonstram que a temática está sendo desenvolvida, com perspectiva de abrangência em diversas áreas de conhecimento, identificada como uma variante da Comunidade de Prática mediada pela tecnologia.
  • ANTONACCI, Grazia., COLLADON, Andrea Fronzetti., STEFANINI, Alessandro., GLOOR, Peter. It is rotating leaders who build the swarm: social network determinants of growth for healthcare virtual Communities of Practice. Journal of knowledge management, [S.l.], v. 21, n. 5, p. 12181239, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2016-0504. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-11-2016-0504/full/html. Acesso em: 05 set. 2021.
  • ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
  • BERTONE, Maria Paola., MEESSEN, Bruno., CLARYSSE, Guy., HERCOT, David., KELLEY, Allison., KAFANDO, Yamba., LANGE, Isabelle., PFAFFMANN, Jérôme., RIDDE, Valéry., SIELEUNOU, Isidore., WITTER, Sophie. Assessing communities of practice in health policy: a conceptual framework as a first step towards empirical research. Health Research Policy and Systems, [S.l.], v.11, n. 13, p.1-13, 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/1478-4505-11-39. Disponível em: https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/1478-4505-11-39. Acesso em: 05 set. 2021.
  • BROWN, John Seely., DUGUID, Paul. Organizational learning and communities-of-practice: toward a unified view of working, learning and innovation, Organization Science, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 40- 57, 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2634938. Acesso em: 05 set.
  • CHIU, Chao-Min., HSU, Meng-Hsiang., WANG, Eric T. G. Understanding knowledge sharing in virtual communities: An integration of social capital and social cognitive theories. Decision support systems, [S.l.], v. 42, n. 3, p. 1872-1888, 2006.
  • COX, Andrew. What are communities of practice? A comparative review of four seminal works. Journal of information science, [S.l.], v. 31, n. 6, p. 527-540, 2005.
  • CHRISTOPOULOS, Tânia Pereira., DINIZ, Eduardo Henrique. Comunidades de prática como ferramentas de inovação. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - SIMPOI, 24., Gramado, RS, 2006. Anais […]. Gramado, RS: ANPAD, 2006. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/CON507.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
  • FANG, Yu-Hui., CHIU, Chao-Min. In justice we trust: Exploring knowledge-sharing continuance intentions in virtual communities of practice. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 2, p. 235-246, 2010.
  • GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
  • DUBÉ, Line., BOURHIS, Anne., JACOB, Réal. The impact of structuring characteristics on the launching of virtual communities of practice. Journal of Organizational Change Management, v. 18, n. 2, p. 145-166, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/09534810510589570. Acesso em: 8 set. 2021.
  • GUTIERREZ, Mário Pérez-Montoro. Gestión del Conocimiento en las Organizaciones: Fundamentos, metodologia y praxis. Barcelona: Trea, 2008.
  • JONES, Steve. (org.). Virtual culture: identity and communication in cybersociety. California: Thousand Oaks, 1997.
  • KIRKMAN, Bradley L., CORDERY, John L.., MATHIEU, John E., ROSEN, Benson. Global organizational communities of practice: the effects of nationality diversity, psychological safety, and media richness on community performance. Human Relations, v. 66, n. 3, p. 333362, 2013. DOI: 10.1177/0018726712464076. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241280115_Global_organizational_communities_o f_practice_The_effects_of_nationality_diversity_psychological_safety_and_media_richness_o n_community_performance. Acesso em: 08 set. 2021.
  • KOMOROWSKI, Marlen., DO HUU, Tien., DELIGIANNIS, Nikos. Twitter data analysis for studying communities of practice in the media industry. Telematics and Informatics, v. 35, n. 1, p. 195212, 2018.
  • LARA, Beatriz., CAÑAS, Francesca., VIDAL, Antonieta., NADAL, Núria, RIUS, Ferran, PAREDES, Eugeni., HERNÁNDEZ, Marta., MARAVALL, Francisco J.., FRANCH-NADAL, Josep., BARBÉ, Ferran., MAURICIO, Dídac. Knowledge management through two virtual communities of practice (Endobloc and Pneumobloc). Health Informatics Journal, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 170-180, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1460458216639739. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1460458216639739. Acesso em: 5 set. 2021.
  • LAVE, Jean., WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge University Press: New York, 1991.
  • LEE, Haw-Long., HSU, Jung Chang., LIN, Shu Yu., CHANG, Win Jin. Sensitivity analysis of singlelayer graphene resonators using atomic finite element method. Journal of Applied Physics, v. 114, n. 12, p. 123506, 2013. https://doi.org/10.1063/1.4823735. Disponível em: https://aip.scitation.org/doi/abs/10.1063/1.4823735. Acesso em: 05 set. 2021.
  • LIN, Ming-Ji James., HUNG, Shiu-Wan., CHEN, Chih-Jou. Fostering the determinants of knowledge sharing in professional virtual communities. Computers in Human Behavior, [S.l.], v. 25, n. 4, p. 929-939, 2009.
  • LIRA, Waleska Silveira. Sistema de gestão do conhecimento para indicadores de sustentabilidade. 2008. 178f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Universidade Federal da Campina Grande, Paraíba, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8471. Acesso em: 5 set. 2021.
  • LIRA, Suzana de Lucena. Modelo de comunidade de prática com foco em gestão do conhecimento no ambiente contábil público de universidades federais brasileiras. João Pessoa, 2019. 257 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de PósGraduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16961?locale=pt_BR.
  • MAVRI, Aekaterini., IOANNOU, Aandri: LOIZIDES Fernando. A Cross-organizational Ecology for Virtual Communities of Practice in Higher Education. International Journal of Human– computer Interaction, v. 36, n. 6, 553–567, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10447318.2019.1664067. Acesso em: 10 out. 2020.
  • NAKANO, Davi Noboru., FLEURY, Afonso C. C. Conhecimento Organizacional: uma revisão conceitual de modelos e quadros de referências. Produto and Produção, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p.11-23, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/3206.
  • NONAKA, Ikujiro., TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
  • OGBAMICHAEL, Hermon B.., WARDEN, Stuart. Information and knowledge sharing within virtual communities of practice. South African Journal of Information Management, v. 20, n. 1, p. 1-11, 2018.
  • OMIDVAR, O.., KISLOV, R. The Evolution of the Communities of Practice Approach: Toward Knowledgeability in a Landscape of Practice - An Interview with Etienne Wenger-Trayner. Journal of Management Inquiry, v. 23, n. 3, p. 266–275, 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S1560683X2018000100014 and lng=en and nrm=iso and tlng=en. Acesso em: 5 set. 2021.
  • PEETERS, Ward., PRETORIUS, Marilize. Facebook or fail-book: Exploring “community” in a virtual community of Practice. ReCALL, Inglaterra, v. 32, n. 3, p. 291 - 306, Sep. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S0958344020000099. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/recall/article/abs/facebook-or-failbookexploring-community-in-a-virtual-community-ofpractice/38B3AAF6DC03AD447B25A50C98A013A1. Acesso em: 10 out. 2020.
  • PEÑARROJA, Vicente., SÁNCHEZ, Jesús., GAMERO, Nuria., ORENGO, Virginia., ZORNOZA, Ana M. The influence of organisational facilitating conditions and technology acceptance factors on the effectiveness of virtual communities of practice. Behaviour and Information Technology, v. 38, n. 8, p. 845-857, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2018.1564070. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0144929X.2018.1564070. Acesso em: 5 set. 2021.
  • POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, v. 8, ago./out. 2004. Disponível em: http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
  • POLANYI, Michael. The tacit dimension. London: Routdedge and Kegan Paul, 1966.
  • RIMÁ, Jaqueline de Castro., GARCIA, Joana Celi Ribeiro., TARGINO, Maria das Graças. Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 8-27, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244. Acesso em: 0 set.
  • SARACEVIC, Tefko. Information Science. JASIS: Journal of the American Society for Information Science, v. 50, n. 12, p. 1051-1063, 1999.
  • SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: Origem, evolução e relações. Perspectivas em CI, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 5 set.
  • SILVA, Heide Miranda da., VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Modelos de gestão do conhecimento aplicados a ambientes empresariais. In: VALENTIM, Marta Ligia Pomim. (org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 12-25.
  • SOUZA, Edvânio Duarte de., DIAS, Eduardo José Wense., NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Informação e Sociedade: estudos, v. 21, n. 1, p. 55-70, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/EdivanioSouza/publication/293150407_Information_and_knowledge_management_on_information_s cience_Theoretical_perspectives_and_organizational_practices/links/5ccc5ca492851c4eab8 0f1e0/Information-and-knowledge-management-on-information-science-Theoreticalperspectives-and-organizational-practices.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
  • WANG, Ju., ZHANG, Ruilin., HAO, Jin-Xing., CHEN, Xuanyi. Motivation factors of knowledge collaboration in virtual communities of practice: a perspective from system dynamics. Journal of Knowledge Management, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 466-488, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-02-2018-0061/full/html.
  • WEISSENBERGER, Marion A.., EBERT, Dominik. Stitching an Organisation’s Knowledge Together–Communities of Practice as Facilitator for Innovations Inside an Affiliated Group. Innovation through Knowledge Transfer 2010. Heidelberg, p. 245-252, Springer, 2011.
  • WENGER, Etienne., MCDERMOTT, Richard., SNYDER, William. Cultivating Communities of Practice. A Guide to managing knowledge. Massachussets: Harvard Business Press, 2002.
  • WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Inglaterra: Cambridge University Press, 1998.
  • WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe. Características de VCoPs que influenciam processos de inovação: estudo de caso em uma empresa publica brasileira. 2015. 213f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135512. Acesso em: 5 set. 2021.
  • WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe., DANDOLINI, Gertrudes Aparecida., STEIL, Andrea Valéria. Transformações conceituais de comunidades de prática: da aprendizagem situada à gestão organizacional. Perspectivas em Gestão and Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. esp., p. 102117, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42292.
  • WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe., OLIVEIRA, Isabela Cristini Gonçalves de., STEIL, Andrea Valéria., DANDOLINI, Gertrudes Aparecida., SOUZA, João Artur de. O uso de comunidades de prática virtuais (VCoP’s) para fins de inovação segundo percepção de seus membros. Perspectivas em Gestão and Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 109-125, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/33055/0. Acesso em: 5 set. 2021.
  • YADA, Nicole., HEAD, Milena. Attitudes toward health care virtual communities of practice: survey among health care workers. Journal of medical Internet research, v. 21, n. 12, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.jmir.org/2019/12/e15176/PDF. Acesso em: 5 set. 2021. Sobre a autoria
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-14] => 163602
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Suzana Lira] => 164509
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marco Antônio Llarena] => 164531
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Edcleyton Bruno Fernandes da Silva] => 16676
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Danielle Harlene da Silva Moreno] => 14247
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/554/2021/11/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_701#00035.pdf] => 166694
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [122] => 3323
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [98] => 344
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Community of practice] => 190560
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Virtual community of practice] => 164529
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Communities of practice] => 267603
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Virtual communities of practice] => 279692
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Community of practice] => 6476
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunidade de prática] => 298546
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunidade virtual de prática] => 164530
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comunidades de prática] => 267604
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Comunidades virtuais de prática] => 279693
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-14] => 253021
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-ND/4.0] => 248592
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista folha de rosto] => 554
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00035-2021-7-2] => 164501
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper approaches the Communities of practice as a Knowledge Management strategy in the social context of learning and sharing knowledge in area of Information Science. The current pandemic conjecture highlights the emergent construction process of “new normal”, where people are able to interact virtually and share successful practices in development of their activities. Aims to analyze the publications on virtual communities of practice in recent years in paper of Information Science. This is a bibliographic, descriptive and exploratory research, aiming] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This paper approaches the Communities of practice as a Knowledge Management strategy in the social context of learning and sharing knowledge in area of Information Science. The current pandemic conjecture highlights the emergent construction process of “new normal”, where people are able to interact virtually and share successful practices in development of their activities. Aims to analyze the publications on virtual communities of practice in recent years in paper of Information Science. This is a bibliographic, descriptive and exploratory research, aiming] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aborda a comunidade prática como estratégia da Gestão do Conhecimento no contexto social de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento na área de Ciência da Informação. A conjectura pandêmica atual evidencia o processo de construção emergente do “novo normal”, em que as pessoas conseguem interagir virtualmente e partilhar práticas no desenvolvimento de suas atividades. Objetiva analisar as publicações sobre comunidades virtuais de prática nos últimos anos em artigos da Ciência da Informação. Trata-se de pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, visando analisar as características das comunidades virtuais de prática. Quanto aos procedimentos é classificada como quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em busca de materiais para a construção da fundamentação teórica e fontes de informação que abordavam pesquisas em outras fontes relacionadas à comunidade virtual de prática. Os resultados apontam que o termo ‘virtual’ não é um diferencial, pois a tendência é o uso da comunidade de prática efetivada pela mediação tecnológica. Os artigos selecionados demonstram representatividade da temática em periódico de Gestão do Conhecimento. Há uma regularidade de produção no tema nos últimos anos. As categorias analisadas pontuam conceito, área, objetivo e inovação da comunidade virtual de prática.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/701] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/701] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.46902/2021n2p98-122] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Folha de Rosto; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): maio/ago.; 98-122] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2447-0120] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Virtual communities of practice in evidence in social knowledge management] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunidades Virtuais de Prática em evidência na gestão social do conhecimento] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/701/572] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/701#00035] => 0
                        )

                )

        )

)