Article Brapci-Revistas

Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online

Innovation, learning and university extension in the online social network

University extension, one of the columns of University needed to be reinvented whilst the Coronavirus pandemic (Covid-19), through innovative practices learning such as the use of online social networks, which constituted a strong base of information in this scenario. Thus, the study mapped the innovation actions and learning trough online social networks and the extension projects of the Department of Information Science at the Federal University of Paraíba. Therefore, it started from a descriptive and documentary research, with qualitative approach, using data collection through an electronic questionnaire with the coordinator´s of the referred extension projects. For the analyses, critical-reflective inference was used. In the results, the projects and the profile coordinators were characterized and the innovation and learning actions were identified in online social networking environment, highlighting Instagram, Facebook, podcast, lives, sites, Linktree, drive and use of platforms like Google Meet. It is concluded that innovation in the university extension was driven by the use of digital tools for sharing scientific content in remote platforms and online social networks, fostering learning and endorsing social networks as allies in the effectuation of these actions.@en


A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.@pt

. Innovation, learning and university extension in the online social network inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Revista folha de rosto, [????].

References

  • BOUCHARD, Marie J.., LÉVESQUE, Benoit. Économie sociale et innovation [...]. In: COMMUNICATION AUX LE RENCONTRES DU RÉSEAU INTERUNIVERSITAIRE DE L´ÉCONOMIE SOCIALE ET SOLIDAIRE, Luxemburgo, 2010. Anais [...]. Luxemburgo: Les Cahiers du Crises, 2010.
  • BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Câmara de Educação Superior, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 05 set. 2021.
  • COSTA, Helen Kelle dos Santos., LIMA, Leandro Cordeiro Pereira de., CARVALHO, Marla Miranda Loiola Dore., CARDOSO, Hugo Saba Pereira., JORGE, Eduardo Manuel de Freitas. Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. Informação and Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 211-233, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p211. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648. Acesso em: 12 nov. 2020.
  • FRANZ, Hans-Werner., HOCHGERNER, Josef., HOWALDT, Jürgen. Challenge Social Innovation: Potentials for Business, Social Entrepreneurship, Welfare and Civil Society. Germany: Springer, 2012.
  • FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro., São Paulo: Paz e Terra, 2018.
  • MARTELETO, Regina Maria., SILVA, Marcus Vinicius. Redes, campo científico e processos de informação e comunicação em saúde. In: TOMAEL, Maria Inês., MARTELETO, Regina Maria (org.). Informação e redes sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: Eduel, 2015. p. 41-58.
  • KEMP, Simon. Digital 2020: october global statshot. [S.l.]: Datareportal, 2020. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-october-global-statshot. Acesso em: 12 nov. 2020.
  • PRODANOV, Cleber Cristiano., FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
  • RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
  • REINERT, Maurício., COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade., FILIPPIN, Marcelo., NATT, Elisangela Domingues M.., BARBOSA, Bruna Fernanda da Costa., MELO, Thiago. Rede Social como ferramenta de ensino-aprendizagem em sala de aula. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/53/epq2175.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  • SILVA, Francineide Sales da.., SERAFIM, Maria Lúcia. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: BEZERRA, Carolina Cavalcanti., SOUSA, Robson Pequeno de., SILVA, Eliane de Moura., MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro (org.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 67- 98. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-978857879326504.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.
  • TOSCANO, Geo vânia da Silva. Extensão Universitária e formação Cidadã: a UFRN e a UFBA em ação. 288f. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13671/1/Extens%c3%a3oUniversit%c3 %a1riaForma%c3%a7%c3%a3o_Toscano_2006.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Extensão. Instrução Normativa N. 02/2020. Dispõe sobre normas, procedimentos e prazos para a gestão e realização de Atividades de Extensão enquanto vigorarem as recomendações de isolamento social no enfrentamento à Pandemia de Coronavírus (Covid-19). João Pessoa: PROEX/UFPB, 2020.
  • ZANCANARO, Airton., SANTOS, Paloma Maria., SILVA, Andreza Regina Lopes da., BORGES, Michele Andreia., BATTISTI, Patricia., SPANHOL, Fernando José. Redes sociais na educação a distância: uma análise do projeto e-nova. DataGramaZero, [S.l.], v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/8354. Acesso em: 09 out. 2020.
  • WITTER, Geraldina Porto. Redes sociais e sistemas de informação na formação do pesquisador. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar., MUGNAINI, Rogério., RAMOS, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa (org.). Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009, p. 169-201.
  • ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, Belo Horizonte, ano 20, n. 49, p. 19-42, 2017/2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809. Acesso em: 06 set. 2021. Sobre a autoria
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-14] => 163602
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alzira Karla Araújo da Silva] => 14766
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Flávia de Araújo Telmo] => 25553
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Joana Ferreira de Araújo] => 122844
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano] => 164519
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/554/2021/11/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_697#00035.pdf] => 166696
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [174] => 1223
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [156] => 1306
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [University extension] => 187321
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Online social network] => 164518
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Extensão universitária] => 261595
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Rede social online] => 184593
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Extensão universitária] => 1260
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-14] => 253021
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-ND/4.0] => 248592
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista folha de rosto] => 554
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00035-2021-7-2] => 164501
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [University extension, one of the columns of University needed to be reinvented whilst the Coronavirus pandemic (Covid-19), through innovative practices learning such as the use of online social networks, which constituted a strong base of information in this scenario. Thus, the study mapped the innovation actions and learning trough online social networks and the extension projects of the Department of Information Science at the Federal University of Paraíba. Therefore, it started from a descriptive and documentary research, with qualitative approach, using data collection through an electronic questionnaire with the coordinator´s of the referred extension projects. For the analyses, critical-reflective inference was used. In the results, the projects and the profile coordinators were characterized and the innovation and learning actions were identified in online social networking environment, highlighting Instagram, Facebook, podcast, lives, sites, Linktree, drive and use of platforms like Google Meet. It is concluded that innovation in the university extension was driven by the use of digital tools for sharing scientific content in remote platforms and online social networks, fostering learning and endorsing social networks as allies in the effectuation of these actions.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/697] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/697] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.46902/2021n2p156-174] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Folha de Rosto; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): maio/ago.; 156-174] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2447-0120] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation, learning and university extension in the online social network] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/697/575] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/697#00035] => 0
                        )

                )

        )

)