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O uso das tecnologias de informação e comunicação nas pesquisas escolares: potencial para atuação do bibliotecário

Critical health information literacy: theoretical reflections on the vulnerability condition of refugees

It is presented here a brief analysis of how Information and Communication Technologies (ICTs) are being used for school research and what is the role of the librarian in this context. Through theoretical surveys on school research regarding ICTs, it was sought to contextualize the complexity that this educational approach brings into researches and different ways to study nowadays. With the implications that the new information and communication technologies bring, there is a need to develop skills to work competently in information, seeking ways to leverage and integrate new knowledge. It was found that the development of information competence and research skills programs are implemented in countries that had the best assessment in levels of educational performance.@en


Apresenta-se aqui uma breve análise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e qual o papel do bibliotecário neste contexto. A partir de levantamento de referencial teórico sobre pesquisa escolar em relação às TIC, buscou-se contextualizar a complexidade que esta abordagem educacional insere nas pesquisas e formas de estudar hoje. Com as implicações que as novas tecnologias de informação ecomunicação trazem, verifica-se a necessidade de desenvolver habilidades para atuar de forma competente em informação, buscando maneiras de potencializar e integrar novos saberes. Verificou-se que o desenvolvimento da competência informacional e programas de habilidades de pesquisa estão implantados nos países que foram mais bem avaliados nos índices de desempenho educacional.@pt

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                            [Na Ciência da Informação, o termo information literacy, foi utilizado pela primeira vez em 1974, por um bibliotecário estadunidense, chamado Paul Zurkowski, em um relatório intitulado: The information service environment relationships and priorities. Há certos setores que regem nossas vidas, os quais precisamos ter o mínimo de competência em informação para podermos ter uma existência mais digna, sendo os cuidados com a saúde um destes aspectos que merece capacidade crítica de análise de todos os seres humanos. Portanto, educação e saúde são conceitos diretamente relacionados no que tange à prevenção de doenças. Posto isto, temos como objetivo relacionar competência em informação, competência crítica em informação e informação em saúde e aferir, para tanto, a título de exemplo, a importância dessa relação pra minimizar o risco de contágio de doenças graves, como a Sindrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em grupos vulneráveis, como o dos refugiados. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa pautada na revisão da literatura acerca da temática, com aspectos exploratórios, no que tange na relação entre competência crítica em informação em saúde com a situação de vulnerabilidade de refugiados ante os riscos de contaminação com HIV e o desenvolvimento da AIDS. Concluimos que reflexão crítica, competência em informação e comportamento informacional formam um tripé indissociável, o qual é a chave para a reivindicação dos direitos humanos, incluindo o acesso à saúde.] => 0
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