Article Brapci-Revistas

Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil

Reading and authorship from a dialogical perspective in training in library science in brazil

A leitura tem uma relação muito direta com a atuação do bibliotecário, ao mesmo tempo em que as discussões acerca dela não ocupam lugar de destaque nos currículos de Biblioteconomia. O que se observa é um destaque para a leitura técnica, como a documentária. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar que lugar as questões de leitura e autoria ocupam nos cursos de Biblioteconomia no Brasil – tendo como recorte as regiões Norte e Nordeste – e sob quais perspectivas teóricas têm sido desenvolvidas na formação dos futuros bibliotecários. A partir de uma visão dialógica bakhtiniana, discute-se a leitura como um ato político, social, ideológico e responsável, entendendo o papel do bibliotecário como mediador de cultura e informação. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e documentário. Analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia de 13 universidades federais do Norte e Nordeste, com foco nas disciplinas que tratam de leitura e autoria sob um viés dialógico. Destas, foram analisadas também ementas e, em alguns casos, as bibliografias. Os resultados mostram que a maioria dos cursos de Biblioteconomia analisados oferece alguma disciplina sobre leitura e autoria, entretanto ainda é uma oferta inexpressiva se comparada à quantidade de disciplinas “técnicas”. Também se verificou uma tendência a pensar a leitura atrelada à literatura, ao livro, ao público infantojuvenil e à biblioteca escolar. Além disso, observou-se que o debate sobre autoria recebe pouco destaque, sendo diretamente mencionado em poucas ementas analisadas.@pt


Reading has a very direct relationship with the performance of the librarian, at the same time that discussions about it do not occupy a prominent place in library science curriculum. What is observed is a highlight for technical reading, such as documentary reading. In this sense, the objective of this research is to verify which place the reading and authorship issues occupy in the Library Science courses in Brazil - with the North and Northeast regions as an outline - and under which theoretical perspectives have been developed in the formation of future librarians. From a Bakhtinian dialogical view, reading is discussed as a political, social, ideological and responsible act, understanding the role of the librarian as a mediator of culture and information. This study is characterized as qualitative, exploratory, descriptive and documentary research. It analyzes the Pedagogical Projects of the Librarianship Courses of 13 federal universities in the North and Northeast of Brazil, focusing on the disciplines that deal with reading and authorship under a dialogical bias. Of these, discipline program and, in some cases, bibliographies were also analyzed. The results show that the majority of the analyzed Librarianship courses offer some discipline on reading and authorship, however it is still an inexpressive offer compared to the number of “technical” subjects. There was also a tendency to think about reading linked to literature, books, children, young people and school library. In addition, it was observed that the debate on authorship receives little prominence, being directly mentioned in a few analyzed discipline programs.@en

. Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em biblioteconomia no brasil reading and authorship from a dialogical perspective in training in library science in brazil. Em questão, [????].

References

  • ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. 2000. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.
  • ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. F.., BICHERI, Ana Lúcia Antunes de. O. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2013.
  • ARÁN, Pampa Olga. A questão do autor em Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. especial, p. 4-25, jan./jul. 2014.
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BAKHTIN, Mikhail. Estudo das ideologias e filosofia da linguagem. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
  • BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora da Unesp: Hucitec, 1988.
  • BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra: na sintaxe da enunciação. A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. São Carlos: Pedro and João Editores, 2011.
  • BORTOLIN, Sueli. Mediação oral literária: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Marília, SP, 2010.
  • BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
  • BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura e Política. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins., BRANDÃO, Heliana Maria B.., MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
  • BRITTO, Luiz Percival Leme., BARZOTTO, Valdir Heitor. Promoção x mitificação da leitura. Boletim Informativo da Associação de Leitura do Brasil, Campinas, ago. 1998.
  • CLARK, Katerina., HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
  • CECCANTINI, João Luís. Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler. In: FAILLA, Zoara (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
  • FAILLA, Zoara (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
  • FARACO, Carlos Alberto. Linguagem and Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FONSÊCA, Natália Raposo da., GOMES, Isaltina Maria de Azevedo. Dialogismo e vozes discursivas na cobertura de saúde: leituras do Bom Dia Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., Foz do Iguaçu. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2014.
  • GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro and João Editores, 2010.
  • LIMA, Celly de Brito., PERROTTI, Edmir. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 161-180, jul./dez. 2016.
  • MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitoschave. São Paulo: Contexto, 2012.
  • PAJEÚ, Hélio Márcio. Do texto ao gênero do discurso. In: PAJEÚ, Hélio Márcio. Os gêneros do discurso na criação estética colaborativa. São Carlos: Pedro and João Editores, 2014.
  • PAJEÚ, Hélio Márcio., ALMEIDA, Arthur Henrique Feijó de. A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador. Revista Digital de
  • Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 18, 2020.
  • SOBRAL, Adail Ubirajara. A concepção de autor do "Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshinov": confrontos e definições. Macabéa – Revista
  • Eletrônica do Netlli, Crato, v. 1, n. 2, p. 123-142, dez. 2012.
  • SOUSA, Laiana Ferreira de., FEITOZA, Rayan Aramís de Brito. Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise
  • nos currículos dos cursos de graduação em biblioteconomia no nordeste do Brasil. Informação@Profissões, Londrina, v. 7, n. 1, p. 58-76, 2018.
  • SOUZA, Solange Jobim e. Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: polifonia, alegoria e o conceito de verdade no discurso da ciência contemporânea. In:
  • BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
  • TARGINO, Maria das Graças. Mediação cultural e mediação da leitura como estratégia de inclusão social: bibliotecas comunitárias. Revista Brasileira de
  • Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-17, 2020.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Fortaleza: UFC, 2006.
  • VÁ LER UM LIVRO. Como ler mais e melhor? 6 técnicas para ler mais livros. [S. l.: s. n], 2019. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal Vá ler um livro.
  • VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2003.
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-08-31] => 163199
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2021-09-29] => 164653
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Natália Raposo da Fonsêca] => 163305
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Hélio Márcio Pajeú] => 4979
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2021/09/oai_seer_ufrgs_br_article_104689#00002.pdf] => 163882
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [358] => 12384
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [328] => 37322
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leitura] => 278610
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Autoria] => 235226
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dialogismo] => 199891
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Dialogismo] => 268311
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Reading] => 171993
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Authorship] => 274529
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dialogism] => 268312
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-09-29] => 244484
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2021--ONLINE] => 156645
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2021-27-4] => 164651
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A leitura tem uma relação muito direta com a atuação do bibliotecário, ao mesmo tempo em que as discussões acerca dela não ocupam lugar de destaque nos currículos de Biblioteconomia. O que se observa é um destaque para a leitura técnica, como a documentária. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar que lugar as questões de leitura e autoria ocupam nos cursos de Biblioteconomia no Brasil – tendo como recorte as regiões Norte e Nordeste – e sob quais perspectivas teóricas têm sido desenvolvidas na formação dos futuros bibliotecários. A partir de uma visão dialógica bakhtiniana, discute-se a leitura como um ato político, social, ideológico e responsável, entendendo o papel do bibliotecário como mediador de cultura e informação. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e documentário. Analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia de 13 universidades federais do Norte e Nordeste, com foco nas disciplinas que tratam de leitura e autoria sob um viés dialógico. Destas, foram analisadas também ementas e, em alguns casos, as bibliografias. Os resultados mostram que a maioria dos cursos de Biblioteconomia analisados oferece alguma disciplina sobre leitura e autoria, entretanto ainda é uma oferta inexpressiva se comparada à quantidade de disciplinas “técnicas”. Também se verificou uma tendência a pensar a leitura atrelada à literatura, ao livro, ao público infantojuvenil e à biblioteca escolar. Além disso, observou-se que o debate sobre autoria recebe pouco destaque, sendo diretamente mencionado em poucas ementas analisadas.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A leitura tem uma relação muito direta com a atuação do bibliotecário, ao mesmo tempo em que as discussões a seu respeito não ocupam lugar de destaque nos currículos de Biblioteconomia. O que se observa é um destaque para a leitura técnica, como a documentária. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar que lugar as questões de leitura e autoria ocupam nos cursos de Biblioteconomia no Brasil — tendo como recorte as regiões Norte e Nordeste — e sob quais perspectivas teóricas têm sido desenvolvidas na formação dos futuros bibliotecários. A partir de uma visão dialógica bakhtiniana, discute-se a leitura como um ato político, social, ideológico e responsável, entendendo o papel do bibliotecário como mediador de cultura e informação. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e documentário. Analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia de 13 universidades federais do Norte e Nordeste, com foco nas disciplinas que tratam de leitura e autoria sob um viés dialógico. Destas, foram analisadas também ementas e, em alguns casos, as bibliografias. Os resultados mostram que a maioria dos cursos de Biblioteconomia analisados oferece alguma disciplina sobre leitura e autoria, entretanto ainda é uma oferta inexpressiva se comparada à quantidade de disciplinas “técnicas”. Também se verificou uma tendência a pensar a leitura atrelada à literatura, ao livro, ao público infantojuvenil e à biblioteca escolar. Além disso, observou-se que o debate sobre autoria recebe pouco destaque, sendo diretamente mencionado em poucas ementas analisadas.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reading has a very direct relationship with the performance of the librarian, at the same time that discussions about it do not occupy a prominent place in library science curriculum. What is observed is a highlight for technical reading, such as documentary reading. In this sense, the objective of this research is to verify which place the reading and authorship issues occupy in the Library Science courses in Brazil - with the North and Northeast regions as an outline - and under which theoretical perspectives have been developed in the formation of future librarians. From a Bakhtinian dialogical view, reading is discussed as a political, social, ideological and responsible act, understanding the role of the librarian as a mediator of culture and information. This study is characterized as qualitative, exploratory, descriptive and documentary research. It analyzes the Pedagogical Projects of the Librarianship Courses of 13 federal universities in the North and Northeast of Brazil, focusing on the disciplines that deal with reading and authorship under a dialogical bias. Of these, discipline program and, in some cases, bibliographies were also analyzed. The results show that the majority of the analyzed Librarianship courses offer some discipline on reading and authorship, however it is still an inexpressive offer compared to the number of “technical” subjects. There was also a tendency to think about reading linked to literature, books, children, young people and school library. In addition, it was observed that the debate on authorship receives little prominence, being directly mentioned in a few analyzed discipline programs.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Reading has a very direct relationship with the performance of the librarian, at the same time that discussions about it do not occupy a prominent place in library science curriculum. What is observed is a highlight for technical reading, such as documentary reading. In this sense, the objective of this research is to verify which place the reading and authorship issues occupy in the Library Science courses in Brazil - with the North and Northeast regions as an outline - and under which theoretical perspectives have been developed in the formation of future librarians. From a Bakhtinian dialogical view, reading is discussed as a political, social, ideological and responsible act, understanding the role of the librarian as a mediator of culture and information. This study is characterized as qualitative, exploratory, descriptive and documentary research. It analyzes the Pedagogical Projects of the Librarianship Courses of 13 federal universities in the North and Northeast of Brazil, focusing on the disciplines that deal with reading and authorship under a dialogical bias. Of these, discipline program and, in some cases, bibliographies were also analyzed. The results show that the majority of the analyzed Librarianship courses offer some discipline on reading and authorship, however it is still an inexpressive offer compared to the number of “technical” subjects. There was also a tendency to think about reading linked to literature, books, children, young people and school library. In addition, it was observed that the debate on authorship receives little prominence, being directly mentioned in a few analyzed discipline programs.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/104689] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/104689] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-524500.%p] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245274.328-358] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; Online first] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.27, n.4, out./dez. 2021; 328-358] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reading and authorship from a dialogical perspective in training in library science in brazil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/104689/64037] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/104689/57756] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/104689/67653] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/104689] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/104689/64037] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/104689#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245274.328-358] => 0
                        )

                )

        )

)