Article Brapci-Revistas

A geração alpha no (re)iventar da nova biblioteca escolar: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários

The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library?s ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários

La Generación Alfa En (Re) Inventar De La Biblioteca De La Nueva Escuela: Un Llamado A La Misión De La Biblioteca, Un Llamado A Los Oficios Reales De Bibliotecarios: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários

It analyzes the imaginary projections of the student of Generation Alpha in the process of discursive meaning when explaining the school library construct and thus, the oratory representations of the discoveries that the ambience architect in the new digital natives are reached. Discourse analysis is the theoretical and methodological basis that underlies the study and, interviews with students are the guiding thread of the process of discursive meaning about the environment and its transformations. The result summarizes the historicity of the discourse and opens reflections on the thematic corpus of meanings embedding in the speech of the students. It is concluded that children see the library as a specific locus of books - new, of different styles, of different supports, with a playful and interactive duty; and in this, the institution must have the librarian as a mediator of information, a being capable of constantly reinventing itself and acting in dynamic and sociodigital multi-ways of citizenship and reading practice.  @en


Analisa as projeções imaginárias do estudante da Geração Alpha no processo de significação discursiva ao explanar o construto da biblioteca escolar e assim, se alcança as representações oratórias das descobertas que a ambiência arquiteta nos novos nativos digitais. A análise de discurso é a base teórica e metodológica que fundamenta o estudo e, as entrevistas com os estudantes são o fio condutor do processo de significação discursiva acerca da ambiência e suas transformações. O resultado sumariza a historicidade do discurso e abre reflexões acerca do corpus temático de sentidos embutindo na fala dos discentes. Conclui-se que as crianças veem a biblioteca como um lócus específico de livros – novos, de diferentes estilos, de distintos suportes, com dever lúdico e interativo; e nisso, a instituição deve ter o bibliotecário como um mediador da informação, um ser capaz de se reinventar constantemente e atuar em multivias dinâmicas e sociodigitais de cidadania e da pratica leitora.@pt

. The alpha generation in reinvent of the new school library: a call to the library´s ‘mission’, a call to real librarian crafts: um chamado ã  â€˜missã£o’ da biblioteca, um chamado ao real ofã­cios dos bibliotecã¡rios la generación alfa en (re) inventar de la biblioteca de la nueva escuela: un llamado a la "misión" de la biblioteca, un llamado a los oficios reales de bibliotecarios: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários a geração alpha no (re)iventar da nova biblioteca escolar: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários. Comunicação & informação, [????].

References

  • ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 13-15.
  • ANDRION, Roseli. Geração alpha: o que esperar dos jovens que já nasceram ultra conectados. Olhar digital, [S. l.], 13 jun. 2020. Disponível em: https://olhardigital.com.br/video/geracao-alpha-o-que-esperar-dos-jovens-que-ja-nasceramultraconectados/102106. Acesso em: 17 out. 2019.
  • ARAUJO, Iliana Maria de Almeida., OLIVEIRA, Marcos Venícius de., FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Compreensão do modelo de king sobre o paradigma do Interacionismo Simbólico. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 58, n. 6, p. 715-718, dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672005000600016. Acesso em: 17 fev. 2019.
  • BASTOS, Gustavo Grandini., PACÍFICO, Soraya Maria Romano., ROMÃO Lucília Maria Souza. Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 621-637, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878. Acesso em: 27-jun.-2020.
  • CARVALHO, Sandra Maria Souza de., ALDABALDE, Taiguara Villela., MIGUEL, Marcelo Calderari. Nativos digitais e seus olhares para a imagem da biblioteca escolar: a visibilidade do bibliotecário como mediador da informação na rede municipal de educação de Vila Velha,
  • ES, Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.164891. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/164891. Acesso em: 26 set. 2020.
  • CAMPELLO, Bernadete Santos. A competência informacional na educação para o século XXI. In. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 9-11.
  • CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 79 p.
  • COURTINE, Jean Jacques. Análise do Discurso Político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2009.
  • FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Clara Luz, 2007.
  • FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 124-131, ago. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460. Acesso em: 4 jul. 2020.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2014. 253 p. FÚRIA, Fernanda. Entenda as diferenças entre as gerações X, Y, Z e Alpha. Playground da inovação, Florianópolis, jun. 2014. Disponível em: https://www.playgroundinovacao.com.br/entenda-as-diferencas-entre-as-geracoes-x-y-z-e-alpha/. Acesso em: 27 jun. 2019.
  • FURTADO, Cássia Cordeiro. Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura serviços incentivam a prática? RBBD, v. 15, p. 418-431, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/134499. Acesso em: 4 jul.-2020.
  • FURTADO, Cassia Cordeiro., OLIVEIRA, Lídia. Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha. Páginas A and B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. Especial, p. 60-73, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7820. Acesso em: 04-jul.-2020.
  • GADET, Francoise., HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pacheux. Campinas: UNICAMP, 1997.
  • IFLA. Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. [S. l]: UNESCO, 1999. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/iflaunesco-school-library-manifesto-1999. Acesso em: 30 abr. 2020.
  • LAKATOS, Eva Maria., MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315 p.
  • MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  • MARTINS, Milena Ribeiro. Três Questões Sobre Formação De Leitores: Bibliotecas Escolares, Prática De Leitura E Fragmentação. Revista De Letras Juçara, Caxias, v. 3, n. 2, p. 6-17, 31 dez. 2019. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2049. Acesso em: 20 abr. 2020.
  • MCCRINDLE, Mark. Understanding Generation Alpha. New South Wales: The McCrindle Blog, 2009. Disponível em: https://mccrindle.com.au/insights/blog/gen-alpha-defined/. Acesso em: 21 mar. 2020.
  • MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 290-301.
  • MUSSIO, Simone Cristina., VALIDÓRIO, Valéria Cristiane., SILVA, William Barbosa da. A influência das tecnologias no comportamento das gerações atuais: ferramentas para o aprendizado de línguas estrangeiras. Revista CBTecLE, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019177. Acesso em: 4 jul.-2020.
  • NUNES, Lygia Bojunga. Livro: um encontro com Lygia. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
  • OLIVEIRA, Verônica Alves de., CRUZ, Breno de Paula Andrade. Geração Alfa e as possibilidades de futuras pesquisas em marketing. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DA ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - ESPM, 9., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ESPM, 2016. p. 1-13. Disponível em: http://ocs.espm.br/index.php/simposio2016/C2016/paper/view/33. Acesso em: 4 de maio 2020.
  • ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros., 2006. 82 p.
  • PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio. Campinas: Unicamp, 1995. 317p.
  • POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 218 p.
  • SEVERINO, Amanda Vilamoski., BEDIN, Sonali Paula Molin. O bibliotecário como disseminador da informação nas escolas. In: BLATTMANN, Úrsula., VIANNA, William Barbosa (org.). Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016. p. 113-135.
  • SILVA, Ezequiel Theodoro da. Biblioteca escolar: quem cuida? In: GARCIA, Edson Gabriel., NERY, Alfredina (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989, p. 27-23.
  • VIEGAS, Raissa Oliveira de Melo Costa. Geração alpha: um estudo de caso no núcleo de educação infantil da UFRN. 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3656. Acesso em: 14 de maio 2020.
NLP0.29
Visto 24 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-08-30] => 163141
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sandra Maria Souza de Carvalho] => 37294
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Antonio Luiz Mattos de Souza Carddoso] => 163169
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marcelo Calderari Miguel] => 30539
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/459/2021/08/oai_ojs_revistas_ufg_br_article_64527#00028.pdf] => 163170
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alpha generation] => 163166
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [School library] => 266590
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Speech analysis] => 158260
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Digital natives] => 179161
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Knowledge society] => 175101
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Knowledge society] => 279374
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Generación alfa] => 280515
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca de la escuela] => 280516
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Análisis del discurso] => 267004
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Nativos digitales] => 280517
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sociedad del conocimiento] => 279373
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sociedad del conocimiento] => 175104
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Geração alpha] => 280518
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Análise do discurso] => 235357
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Nativo digital] => 4626
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sociedade do conhecimento] => 236286
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Nativos digitais] => 280519
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-08-30] => 274667
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação] => 459
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00028-2021-24-] => 162013
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It analyzes the imaginary projections of the student of Generation Alpha in the process of discursive meaning when explaining the school library construct and thus, the oratory representations of the discoveries that the ambience architect in the new digital natives are reached. Discourse analysis is the theoretical and methodological basis that underlies the study and, interviews with students are the guiding thread of the process of discursive meaning about the environment and its transformations. The result summarizes the historicity of the discourse and opens reflections on the thematic corpus of meanings embedding in the speech of the students. It is concluded that children see the library as a specific locus of books - new, of different styles, of different supports, with a playful and interactive duty; and in this, the institution must have the librarian as a mediator of information, a being capable of constantly reinventing itself and acting in dynamic and sociodigital multi-ways of citizenship and reading practice.
 ] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analisa as projeções imaginárias do estudante da Geração Alpha no processo de significação discursiva ao explanar o construto da biblioteca escolar e assim, se alcança as representações oratórias das descobertas que a ambiência arquiteta nos novos nativos digitais. A análise de discurso é a base teórica e metodológica que fundamenta o estudo e, as entrevistas com os estudantes são o fio condutor do processo de significação discursiva acerca da ambiência e suas transformações. O resultado sumariza a historicidade do discurso e abre reflexões acerca do corpus temático de sentidos embutindo na fala dos discentes. Conclui-se que as crianças veem a biblioteca como um lócus específico de livros – novos, de diferentes estilos, de distintos suportes, com dever lúdico e interativo; e nisso, a instituição deve ter o bibliotecário como um mediador da informação, um ser capaz de se reinventar constantemente e atuar em multivias dinâmicas e sociodigitais de cidadania e da pratica leitora.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64527] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64527] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5216/ci.v24.64527] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação; v. 24 (2021): Comunicação & Informação] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-675X] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1415-5842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library?s ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library´s ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [The Alpha Generation In Reinvent Of The New School Library: A Call To The Library s ‘Mission’, A Call To Real Librarian Crafts: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La Generación Alfa En (Re) Inventar De La Biblioteca De La Nueva Escuela: Un Llamado A La Misión De La Biblioteca, Un Llamado A Los Oficios Reales De Bibliotecarios: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A geração alpha no (re)iventar da nova biblioteca escolar: um chamado à ‘missão’ da biblioteca, um chamado ao real ofícios dos bibliotecários] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64527/37091] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64527] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64527/37091] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revistas.ufg.br:article/64527#00028] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5216/ci.v24.64527] => 0
                        )

                )

        )

)