Article Brapci-Revistas

Clubhouse, tribos e networking – uma nova perspectiva da cibercultura no contexto comunicacional da educação nas mídias sociais.

Um novo formato de comunicação tem ganhado cada vez mais força nas mídias sociais. E esse de fato é um fenômeno que merece nossa atenção, no que diz respeito, a novas abordagens sobre comunicação e tecnologia, num contexto ‘pluri-educacional’. Nesse artigo iremos abordar como o novo aplicativo ‘ClubHouse”, tem pontuado de forma efetiva e significativa o formato de conectar pessoas de diferentes, tribos, crenças, culturas, religiões, negócios e afins. De fato essa conexão é pontuada de forma muito contundente, pelo fato de ser um aplicativo que promove diversidade, porém as pessoas continuam se associando a ideologias e costumes que mais causam afinidades com suas crenças e valores.@pt


. ::none::, [????].

References

  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BROWN, Tim. Design thinking. Harvard business review, v. 86, n. 6. 2008.
  • BROWN, Tim., WYATT, Jocelyn. Design Thinking for Social Innovation. Stanford Social Innovation Review, Stanford, 2010.
  • CARROLL, Maureen et al. Destination, Imagination and the Fires Within: Design Thinking in a Middle School Classroom. International Journal of Art and Design Education, v. 29, n. 1, p.
  • 37–53, 15 mar. 2010.
  • CASSIANO, Glauber., GÓES, Camila Bahia., NEVES, Barbara Coelho. As Tecnologias digitais no contexto educacional para a autonomia dos sujeitos. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 2, n.3 p. 43-58, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/501/403. Acesso em: 14 abr., 2021 Mentalides – uma linguagem usada no mundo corporativo para expressar uma nova mentalidade, ou unicamente mentalidade.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
  • GATES, Bill., GATES, Melinda. HCD: Human-Centered Design Toolkit. Stanford: 2009. Disponível em: http: www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit. Acesso em: 15 abr. 2021.
  • LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Paulos, 2010.
  • MARTIN, Roger. The design of business: why design thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Bussiness Press, 2009.
  • NEVES, Barbara Coelho. Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 17-27, july 2019. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094. Acesso em: 14 apr. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.68094.
  • PINHEIRO, Tennyson. Um novo “d”esign, 2010. Disponível http://abcdesign.com.br/noticias/um-novo-design/. Acesso em 14 abr. 2021. em: SERRAT, Olivier. Design Thinking. Knowledge Solutions, 2010.
  • SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
  • STEINBECK, Reinhold. Design thinking como estrategia de creatividad en la distancia. Revista Científica de Educomunicación, v. 19, n. 37, p. 27-35. jul. 2011
  • VOGEL, Craig M. Notes on the evolution of Design thinking: A work in progress. In: LOCKWOOD, Thomas (Ed.). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2010. Recebido/ Received: 01/04/2021 Aceito/ Accepted: 14/04/2021 Publicado/ Published: 30/04/2021 Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
NLP0.29
Visto 9 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-04-15] => 162424
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Quesia Damasceno Gomes da Silva] => 162425
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/110227/2021/09/oai_ojs_aplicacoes_ifs_edu_br_article_790#00079.pdf] => 164102
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [67] => 1383
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [56] => 1501
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cibercultura] => 172237
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Clubhouse] => 287853
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Aplicativo] => 287852
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Cibercultura] => 8275
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cibercultura] => 235674
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00079-2021-4-1] => 162410
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Fontes Documentais] => 110227
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Um novo formato de comunicação tem ganhado cada vez mais força nas mídias sociais. E esse de fato é um fenômeno que merece nossa atenção, no que diz respeito, a novas abordagens sobre comunicação e tecnologia, num contexto ‘pluri-educacional’. Nesse artigo iremos abordar como o novo aplicativo ‘ClubHouse”, tem pontuado de forma efetiva e significativa o formato de conectar pessoas de diferentes, tribos, crenças, culturas, religiões, negócios e afins. De fato essa conexão é pontuada de forma muito contundente, pelo fato de ser um aplicativo que promove diversidade, porém as pessoas continuam se associando a ideologias e costumes que mais causam afinidades com suas crenças e valores.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/790] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/790] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Fontes Documentais; v. 4 n. 1 (2021): Revista Fontes Documentais - RFD; 56-67] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2595-9778] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Clubhouse, tribos e networking – uma nova perspectiva da cibercultura no contexto comunicacional da educação nas mídias sociais.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/790/730] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/790#00079] => 0
                        )

                )

        )

)