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As organizações buscam se diferenciar em um contexto competitivo. Desse modo, é possível destacar a ampla utilização de ferramentas de chat, como o WhatsApp, para auxiliar a comunicação e facilitar a oferta de produtos e serviços. Assim, gerir o conhecimento organizacional presente nessas ferramentas torna-se fundamental para as organizações. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser destacada, pois é uma disciplina que auxilia no tratamento do conhecimento para que as organizações utilizem o conhecimento de maneira útil, favorecendo a obtenção de vantagens competitivas e a construção de Memória Organizacional (MO). Desta forma, este artigo possui como objetivo propor uma estratégia de navegabilidade para recuperação do conhecimento organizacional e criação de MO. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar o tema e na sequência foi utilizado a campo os seguintes procedimentos técnicos: entrevista não estruturada e etnografia digital no grupo de WhatsApp da consultoria júnior do curso de Gastronomia, de uma Universidade privada, na cidade de Maringá-PR. A partir de tais dados, foi proposto e implementado a estratégia de navegação para recuperação do conhecimento e criação de MO no grupo da consultoria júnior participante. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que utilizando a estratégia proposta, é possível tratar o conhecimento organizacional no WhatsApp, auxiliando na busca de conhecimento no grupo, evitando perdas e favorecendo a construção de MO.@pt
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