Article Brapci-Revistas

O perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus

Trata-se sobre o perfil dos bibliotecários escolares atuantes na Rede Municipal de Ensino de Manaus. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral caracterizar o perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus e como objetivos específicos: a) identificar as habilidades e competências dos bibliotecários escolares da referida Rede; b) verificar as atitudes e procedimentos considerados essenciais pelos bibliotecários escolares para execução da profissão; c) constatar quais cursos de aperfeiçoamento, capacitação e/ou participação em evento nos últimos cinco anos foram realizados pelos bibliotecários escolares. Para se alcançar esses objetivos, foi necessária a realização de pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica, quanti-qualitativa, descritiva e de campo. O universo da pesquisa de campo correspondeu a 21 participantes da pesquisa, porém a amostra contou com 13 destes, sendo o questionário semiestruturado utilizado como instrumento para a coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que os bibliotecários escolares da Rede de Ensino Municipal de Manaus possuem um perfil proativo e participativo em eventos de Biblioteconomia e da educação, são especialistas em áreas interdisciplinares com a da informação e adaptáveis às efemeridades da sociedade contemporânea.  Conclui-se que a maioria destes bibliotecários possui competências que estimulam um perfil partícipe, flexível e atualizado perante as mudanças ocorrentes no fazer biblioteconômico, tendo em vista que a maior parte destes é especialista em áreas transdisciplinares com a Biblioteconomia, bem como estão continuamente envolvidos em eventos ofertados pela Rede de Ensino Municipal de Manaus.@pt


References

  • ALBUQUERQUE, A. C.., TEDESQUE, C. A. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da lei 12.244/10. Inf. Prof., Londrina, v. 3, n. 1/2, 2014. Disponível em: http:www.uel.br/revistas/infoprof/. Acesso em: 13 jan. 2020.
  • BIAGGI, C.., CASTRO FILHO, C. M. Competências e habilidades do bibliotecário no contexto da área da saúde. In: NCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2018. São Paulo. Anais [...]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101983. Acesso em: 20 ago. 2019.
  • CALDIN, C. F. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB, v. 10, n. 2, 2006. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/431/549. Acesso em: 12 jan. 2020.
  • FAGUNDES, L. J. L. Bibliotecário escolar como um agente social de transformação: análises e perspectivas na educação brasileira. Revista DeSlimites, v. 1., n. 1, 2018. https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/deslimites/article/view/1719/1238. Acesso em: 10 jan. 2020.
  • CÔRTE, A.., BANDEIRA, S. P. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.
  • FIGUEIREDO, N. M. Estudo de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • LANKES, R. D. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. [S.l]: FEBAB, 2016.
  • MARCONI, M. A.., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2003.
  • PRADO, J. M. K. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era de cultura da participação. Informação em pauta, Fortaleza, v. 1 n. 2, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3943. Acesso em: 25 abr. 2019.
  • SILVA, E.., MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: http://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_di ssertacoes1.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019.
  • SOUZA, K. R.., KEUBATY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21313. Acesso em: 10 jan. 2020.
  • VALENTIM, M. L. P. Formação do profissional da informação. São Paulo, SP: Polis, 2002
  • AGRADECIMENTOS
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-12] => 161937
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kamilla Pereira Silva] => 161965
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Amanda de Queiroz Bessa] => 71413
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/680/2021/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1672#00046.pdf] => 164167
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [16] => 959
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecário escolar] => 266222
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Perfil do bibliotecário escolar] => 161963
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competencia] => 181864
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Habilidade] => 184693
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Atitude e procedimento] => 161964
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Perfil do bibliotecário escolar-competências] => 278574
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Habilidades] => 94725
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Atitudes e procedimentos] => 278575
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Habilidade] => 27340
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-12] => 268895
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00046-2021-26-1] => 161944
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trata-se sobre o perfil dos bibliotecários escolares atuantes na Rede Municipal de Ensino de Manaus. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral caracterizar o perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus e como objetivos específicos: a) identificar as habilidades e competências dos bibliotecários escolares da referida Rede; b) verificar as atitudes e procedimentos considerados essenciais pelos bibliotecários escolares para execução da profissão; c) constatar quais cursos de aperfeiçoamento, capacitação e/ou participação em evento nos últimos cinco anos foram realizados pelos bibliotecários escolares. Para se alcançar esses objetivos, foi necessária a realização de pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica, quanti-qualitativa, descritiva e de campo. O universo da pesquisa de campo correspondeu a 21 participantes da pesquisa, porém a amostra contou com 13 destes, sendo o questionário semiestruturado utilizado como instrumento para a coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que os bibliotecários escolares da Rede de Ensino Municipal de Manaus possuem um perfil proativo e participativo em eventos de Biblioteconomia e da educação, são especialistas em áreas interdisciplinares com a da informação e adaptáveis às efemeridades da sociedade contemporânea.  Conclui-se que a maioria destes bibliotecários possui competências que estimulam um perfil partícipe, flexível e atualizado perante as mudanças ocorrentes no fazer biblioteconômico, tendo em vista que a maior parte destes é especialista em áreas transdisciplinares com a Biblioteconomia, bem como estão continuamente envolvidos em eventos ofertados pela Rede de Ensino Municipal de Manaus.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1672] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1672] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1672] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 26, n. 1 (2021): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 1-16] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1414-0594] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 26 n. 1 (2021): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 1-16] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O perfil do bibliotecário escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1672/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1672] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1672/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1672#00046] => 0
                        )

                )

        )

)