Article Brapci-Revistas

A economia do conhecimento e a inovação digital no setor financeiro

The knowledge economy and digital innovation in the financial sector

El conocimiento economía e innovación digital en el sector financiero

O objetivo deste artigo é, baseado na literatura científica, provocar uma reflexão sobre como a organização pode inovar e se reinventar por meio do aprendizado, quando consegue integrar novos conhecimentos, de maneira efetiva e ordenada. Metodologia: Para a construção deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura, abordando os constructos sistema de inovação, economia do conhecimento, organizações aprendizes e inovação digital no setor financeiro. Os resultados encontrados evidenciam que para manter a sustentabilidade no mercado digital, os bancos tradicionais precisam superar obstáculos como: ausência da cultura de inovação; redução do prazo de entrega; e tornarem-se ágeis. Conclusões: O cenário mercadológico implica a necessidade do rápido aprendizado, em que as pessoas envolvidas promovam mudanças na organização. A inovação externa e a interação com empresas terceiras tornaram-se fatores importantes para a obtenção da vantagem competitiva e a aquisição de novos conhecimentos.@pt


The purpose of this article is based on the scientific literature, to provoke a reflection on how the organization can innovate and reinvent itself through learning, when it manages to integrate new knowledge, in an effective and orderly manner. Methodology: For the construction of this work, a literature review was carried out, addressing the constructs innovation system, knowledge economy, apprenticeship organizations and digital innovation in the financial sector. The results found show that in order to maintain sustainability in the digital market, traditional banks need to overcome obstacles such as: the absence of a culture of innovation; reduction of delivery time; and become agile. Conclusions: The market scenario implies the need for rapid learning, in which the people involved promote changes in the organization. External innovation and interaction with third-party companies have become important factors for obtaining competitive advantage and acquiring new knowledge.@en
El propósito de este artículo se basa en la literatura científica, para provocar una reflexión sobre cómo la organización puede innovar y reinventarse a través del aprendizaje, cuando logra integrar nuevos conocimientos, de manera eficaz y ordenada. Metodología: Para la construcción de este trabajo se realizó una revisión de la literatura, abordando el sistema de innovación de constructos, la economía del conocimiento, las organizaciones de aprendizaje y la innovación digital en el sector financiero. Los resultados encontrados muestran que para mantener la sostenibilidad en el mercado digital, la banca tradicional necesita superar obstáculos como: la ausencia de una cultura de innovación; reducción del tiempo de entrega; y vuélvete ágil. Conclusiones: El escenario de mercado implica la necesidad de un aprendizaje rápido, en el que las personas involucradas promuevan cambios en la organización. La innovación externa y la interacción con empresas de terceros se han convertido en factores importantes para obtener una ventaja competitiva y adquirir nuevos conocimientos.@es

. A economia do conhecimento e a inovação digital no setor financeiro the knowledge economy and digital innovation in the financial sector el conocimiento economía e innovación digital en el sector financiero the knowledge economy and digitalinnovation in the financial sector. Informação & informação, [????].

References

  • ABRELL, T.., PIHLAJAMAA, M.., KANTO, L.., VOM BROCKE, J.., UEBERNICKEL, F. The role of users and customers in digital innovation: Insights from B2B manufacturing firms. Information and Management. v. 53, n. 3, p. 324-335, 2016.
  • ACCENTURE. The New World of Agile Distribution and Marketing in Retail Banking, 2015. Disponível em: https://www.accenture.com/us-en/insight-theagile-digital-bank. Acesso em: 30 out. 2019.
  • ARTHUR, W. B. Positive Feedbacks in the Economy, In: W.B. Arthur (Ed.), Increasing Returns and Path Dependence in the Economy, Ann Arbor, University of Michigan Press, 1994.
  • ATKINSON, R. D.., EZELL, S. J. Innovation economics: the race for global advantage. Yale University Press, 2012.
  • BARRAS, R. Interactive innovation in financial and business services: the vanguard of the service revolution. Research Policy. v. 19, n. 3, p. 215-237, 1990.
  • BENLIAN, A.., HESS, T.., LEIMEISTER, J. M. Business models. Business and Information Systems Engineering, v.6, n.1, p.45–53, 2014.
  • BLOCK, F. Where do Innovations Come From? Transformations in the U.S. Economy, 1970-2006. In: Nelson, R.Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics. The other canon foundation.Norway: Tallinn University of Technology, Tallinn, n.35, 2011. 81-104.
  • BRAMAN, S. The micro and macroeconomics of information.Annual Review of Information Science and Technology (ARIST), v. 40, p. 3-52, 2005
  • BRETERNITZ, V. J.., ALMEIDA, M. I. R.., GALHARDI, A. C.., MACCARI, E. A. Dinheiro digital – uma implementação de micropagamentos. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 139-146, 2008.
  • BOOR, P. VAN DER., OLIVEIRA, P.., VELOSO, F. Users as innovators in developing countries: The global sources of innovation and diffusion in mobile banking services. Research Policy. v.43, p. 1594-1607, 2014.
  • CABANILLAS, F. L.., MARINKOVIC, V.., LUNA, I. R.., KALINIC, Z. Predicting the determinants of mobile payment acceptance: A hybrid SEM-neural network approach. Technological Forecasting and Social Change. v. 129, p. 117-130, 2018.
  • CARDOSO, O. N. P.., MACHADO, R. T. M. Gestão do conhecimento usando data mining: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 495 a 528, jan. 2008.
  • ISSN 1982-3134. CASSIOLATO, J. D.., LASTRES, H. M. M. Sistemas de inovação e desenvolvimento as implicações de política. São Paulo em Perspectiva. v. 19, n. 1, p. 34-45, 2005
  • CHESBROUGH, H. Open Innovation: The New Imperative for creating and profiting from technology. Havard Business Press. 2003.
  • CHESBROUGH, H.., VANHAVERBEKE, W.., WEST, J. Open Innovation: Researching a New Paradigm. Oxford University Press. 2006., New York.
  • CIAB FEBRABAN (2018). Fintechs dentro e fora de casa. Disponível em https://ciab.com.br/publicacoes/edicao/78/dez-tecnologias-que-vao-decolarnos-bancos-em-2019. Acesso em: 10 abr. 2019.
  • DAVILA, T.., EPSTEIN, M. J.., SHELTON, R. D. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  • DIMITRI, O.., MATEI, M. Cloud Accounting: A New Business Model in a Challenging Context. Procedia Economics and Finance, v. 32, p. 665–671, 2015. doi: 10.1016/S2212-5671(15)01447-1. DUNCOMBE, R.., BOATENG, R. Mobile phones and financial services in developing countries: a review of concepts, methods, issues, evidence and future research directions. Third World Quarterly. v.30, p.1237–1258, 2009.
  • FASNACHT, D. Open innovation in the financial services: Growing through openness, flexibility, and customer integration, 2009. 10.1007/978-3-54088231-2. FRANCA, T. C.., DE FARIA, F. F.., RANGEL, F. M.., DE FARIAS, C. M.., OLIVEIRA, J. Big social data: Princıpios sobre coleta, tratamento e análise de dados sociais. In: L´OSCIO, B. F.., Hara, C. S.., Martins, V. (org.). Tópicos em Gerenciamento de Dados e Informações 2014. Brasileira de Sociedade Computação – SBC, 2014.
  • FREEMAN, C. Um pouso forçado para a nova economia: a tecnologia da informação e o sistema nacional de inovação dos Estados Unidos. In: Lastres, H. M. M.., Cassiolato, J. E.., ARROIO, A. (org.). Conhecimento, sistemas de inovação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
  • FREEMAN, C. The National System of Innovation in historical perspective. Cambridge Journal of economics. v. 19, n. 1, p. 5-24, 1995.
  • GARCEZ, C. M. D. A. Sistemas locais de inovação na economia do aprendizado: Uma abordagem Conceitual. Revista Rio de Janeiro. v. 7, n. 14, p. 351-366, 2000.
  • GRAUPNER, E.., MELCHER, F.., DEMERS, D.., MAEDCHE, A. Customers Intention to Use Digital Services in Retail Banking - An Information Processing Perspective. In: European Conference in Information Systems
  • (ECIS 2015). 2015.
  • HONG, J. Causal relationship between ICTR and D investment and economic growth in Korea. Technol. Forecast. Soc. Chang. v. 116, p. 70–75, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j. techfore.2016.11.005.
  • HUO, J.., HONG, Z. The Rise of Service Science. In: Service Science in China (39-68). Berlin Heidelberg: Springer, 2013.
  • JOHNSON, B.., LUNDVALL, B-Å. Why All This Fuss About Codified And Tacit Knowledge? In: The Druid Winter Conference. p.18-20 Jan. 2001. Aalborg, 2001.
  • KLUS, M. F.., LOHWASSER, T. S.., HOLOTIUK, F.., MOORMANN, J. Strategic Alliances between Banks and Fintechs for Digital Innovation: Motives to Collaborate and Types of Interaction. The Journal of Entrepreneurial Finance. v. 21, n. 1, 2019.
  • KRAFFT, J. Profiting in the info-coms industry in the age of broadband: lessons and new considerations. Technol. Forecast. Soc. Chang. v. 77, p. 265–278, 2010. http://dx.doi.org/ 10.1016/j.techfore.2009.07.002.
  • KUSHIDA, K. E.., ZYSMAN, J. Industrial policy reconsidered in a digital world. Japan Spotlight, 2013.
  • LASTRES, H. M. M. Invisibilidade, injustiça cognitiva e outros desafios à compreensão da economia do conhecimento. In: Maciel, M. L., Albagli, S. (org.) Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social. Brasília: IBICT, UNESCO, 2007.
  • LASTRES, H. M. M.., CASSIOLATO, J. E. Innovation: management. Policy and Practice, v. 7, n. 2/3, 2005.
  • LASTRES, H. M. M.., FERRAZ, J. C. Economia da Informação, do Conhecimento e do Aprendizado. In: LASTRES, H. M. M.., ALBAGLI, S. (org.) Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • LEE, I.., SHIN, Y. J. Fintech: Ecosystem, business models, investment decisions, and challenges. Business Horizons. v. 61, n.1, p.35-46, 2018. doi.org/10.1016/j.bushor.2017.09.003
  • LUMINEAU. F.., FRÉCHET, M.., PUTHOD, D. An organizactional learning perspective on the contratction process. Strategic Organization, v. 9, n.1, p832, 2011.
  • LUNDVALL, B. A. National systems of innovation. Towards a theory of innovation and interactive learning. London: Pinter, 1992.
  • MAZZUCATO, M. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público x setor privado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.
  • MAROUS, J. Top 10 retail banking trends and predictions for 2014.2013. Disponível em: http://thefinancialbrand.com/36367/2014-top-bank-trendspredictionsforecast-digital-disruption/. Acesso em: 13 nov. 2019
  • MATT, C., HESS, T.., BENLIAN, A. Digital Transformation Strategies. Business and Information Systems Engineering. v.57, n.5, p.339-343, 2015.
  • MELO, L. M.., CARVALHO, M. B. da S. O Financiamento da Inovação e Indicadores de Inovação: Finep 30 dias. In: SEMINÉRIO DE PESQUISA DO IE/UFRJ, 2013. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2013.
  • MENOR, L. J.., ROTH, A. V.., MASON, C. H. Agility in retail banking: A numerical taxonomy of strategic service groups. Manufacturing and Service Operations Management. v.3, n. 4, p. 273-292, 2001.
  • MOSER, F. Mobile Banking: A fashionable concept or an institutionalized channel in future retail banking? Analyzing patterns in the practical and academic mobile banking literature. International Journal of Bank Marketing, v. 33, n. 2, p.162-177, 2015. https://doi.org/10.1108/ IJBM-08-2013-0082 NEMET, G. F. Demand-pull, technology-push, and government-led incentives for non-incremental technical change. Research Policy, v.38, n. 5, p.700–709, 2009.
  • PUSCHMANN, T. Fintech Business and Information Systems Engineering, v. 59, n. 1, p. 69–76, 2017. doi: 10.1007/s12599-017-0464-6
  • OECD. Technology and the Economy: the Key Relationships. Paris: OECD, 1992.
  • OECD. Science, Technology, and Innovation Profile: Brazil. Paris: OECD, OECD. Meansuringthe Digital Transformation: A Roadmap for the Future, Paris: OECD Publishing, 2019. https://doi.org/10.1787/9789264311992-en
  • OLIVEIRA J. M. A infraestrutura Tecnológica do Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil. In: Negri, F. de.., Squeff, F. H. S. (org.). Sistemas Setoriais de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa no Brasil. 2016. Cap. 6.
  • OUGHTON, E.., FRIAS, Z.., RUSSELL, T.., SICKER, D.., CLEEVELY, D. D. Towards 5G: Scenario-based assessment of the future supply and demand for mobile telecommunications infrastructure. Technological Forecasting and Social Change, v.133, p. 141–155, 2018. doi: 10.1016/j.techfore.2018.03.016
  • PARCERO, O. J.., RYAN, J. C. Becoming a Knowledge Economy: the Case of Qatar, UAE, and 17 Benchmark Countries. Journal of the Knowledge Economy, v. 8, n. 4, p. 1146-1173, 2017.
  • PETIT, P. L’Économie de l’information: les enseignements des théorieséconomiques. Paris: La Découverte, 1998.
  • QUEVEDO, L. A. Conhecer para participar da sociedade do conhecimento. In: MACIEL, Maria Lucia., ALBAGLI, Sarita (org.). Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social. Brasília. IBICT., UNESCO, 2007.
  • RIBEIRO, H. C. M.., CORRÊA, R. 10 anos de pesquisa da revista brasileira de inovação sob a ótica da bibliometria e da rede social. Administração Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 4, p.725-763, out./dez. 2014.
  • ROGERS, D. L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017.
  • SCHWEIZER, A.., SCHLATT, V.., URBACH, N.., FRIDGEN, G. Unchaining social businesses-blockchain as the basic technology of a crowdlending platform. Seoul, South Korea p. 1–21, 2017.
  • SEDDIGHI, H. R. Model of a Firm’s Innovation and Growth in a KnowledgeBased Economy. Journal of the Knowledge Economy. v. 6, p. 215-227. 2012.https://doi.org/10.1007/s13132-012-0136-1
  • SFERRA H. H., CORRÊA, A. M. C. J. Conceitos e Aplicações de Data Mining. Revista de Ciência e Tecnologia. v.11, n. 22, p. 19-34, 2003.
  • SHABANI, A.., ABDOLMALEKI, H. Knowledge-based economic development: theory, experiences and policy implications. Quarterly Journal of Budget and Planning, v.16, n. 1, p. 97–127, 2012.
  • SHIEH, L.-F.., CHANG, T.-H.., FU, H.-P.., LIN, S.-W.., CHEN, Y.Y. Analyzing the factors that affect the adoption of mobile services in Taiwan. Technological Forecasting and Social Change. v. 87, p. 80–88, 2014. doi: 10.1016/j.techfore.2013.11.004
  • SILVA, T. L. C.., ARAÚJO, A. C. N.., SOUSA, F. R. C.., MACÊDO, J. A. F.., MACHADO, J. C. Análise em Big Data e um Estudo de Caso utilizando Ambientes de Computação em Nuvem. In: MINICURSO DO XXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS. 2013. Anais... 2013.
  • SVARC, J.., DABIC, M. Evolution of the Knowledge Economy: a Historical Perspective with an Application to the Case of Europe. Journal of the Knowledge Economy. v.8. p.1-18, 2015. 10.1007/s13132-015-0267-2.
  • TAURION, C. Computação em Nuvem. Transformando o mundo da Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
  • TAURION C. O futuro dos bancos e o futuro do mainframe. CIO from IDG, 2018. Disponível em https://cio.com.br/o-futuro-dos-bancos-e-o-futuro-domainframe/. Acesso em: 10 abr. 2019.
  • TERRA, J. C. 10 dimensões da gestão da inovação: uma abordagem para a transformação organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • TIGRE, P. B. Gestão da Inovação. A Economia da Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2006.
  • TIGRE, P. B.., NORONHA, V. B. Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação. Rev. Adm., São Paulo, v. 48, n. 1, p. 114-127, 2013.
  • TORNJANSKI, V.., MARINKOVIĆ, S.., SĂVOIU, G.., ČUDANOV, M. A need for research focus shift: Banking industry in the age of digital disruption. Econophysics, Sociophysics and Other Multidisciplinary Sciences Journal, v.5, n.3, p.11–15, 2015.
  • TURRÓ, A.., URBANO, D.., ORTIZ, M. P. Culture and innovation: The moderating effect of cultural values on corporate entrepreneurship. Tecnological Forescating and Social Change. v. 88, p. 369-369, 2014. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2013.10.004
  • VAN OOSTERHOUT, M.., WAARTS, E.., Van Hillegersberg, J. Change factors requiring agility and implications for IT. European Journal of Information Systems. v.15, n.2, p.132-145. 2006.
  • WESTERMAN, G.., BONNET, D.., MacAFEE A. Liderandona Era Digital. São Paulo: M. Books Editora Ltda, 2016.
  • WONGLIMPIYARAT, J. FinTech banking industry: a systemic approach. Foresight. v. 19 n. 6, p.590-603, 2017. https://doi.org/10.1108/FS-07-20170026
  • YANG, S. ., LU, Y. ., GUPTA, S. ., CAO, Y. ., ZHANG, R.. Mobile payment services adoption across time: An empirical study of the effects of behavioral beliefs, social influences, and personal traits. Computers in Human Behavior. v. 28. p.129-142, 2012. 10.1016/j.chb.2011.08.019.
  • ZANDIATASHBAR, A.., HAMIDI, S. Impacts of transit and walking amenities on robust local knowledge economy. Cities. 2018. doi:10.1016/j.cities.2018.04.005
  • ZILBER, S. N. Fatores críticos para o desenho e implantação de ebusiness por empresas tradicionais. 2002. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-08] => 161588
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Elaine Drumond Pires e Silva] => 30276
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marta Macedo Kerr Pinheiro] => 8077
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Armando Sergio Aguiar Filho] => 26311
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/09/oai_ojs_www_uel_br_article_39178#00020.pdf] => 164176
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [230] => 4785
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [205] => 2257
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Banco] => 12134
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Aprendizado] => 26643
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Economia do conhecimento] => 276363
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Inovação digital] => 161921
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ciencia de la información] => 7902
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Bancos] => 263487
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Banks] => 263484
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge economy] => 6744
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Digital innovation] => 161922
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bancos] => 263485
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizaje] => 256384
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Economía del conocimiento] => 161923
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovación digital] => 161924
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-08] => 264352
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2021-26-2] => 161598
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo deste artigo é, baseado na literatura científica, provocar uma reflexão sobre como a organização pode inovar e se reinventar por meio do aprendizado, quando consegue integrar novos conhecimentos, de maneira efetiva e ordenada. Metodologia: Para a construção deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura, abordando os constructos sistema de inovação, economia do conhecimento, organizações aprendizes e inovação digital no setor financeiro. Os resultados encontrados evidenciam que para manter a sustentabilidade no mercado digital, os bancos tradicionais precisam superar obstáculos como: ausência da cultura de inovação; redução do prazo de entrega; e tornarem-se ágeis. Conclusões: O cenário mercadológico implica a necessidade do rápido aprendizado, em que as pessoas envolvidas promovam mudanças na organização. A inovação externa e a interação com empresas terceiras tornaram-se fatores importantes para a obtenção da vantagem competitiva e a aquisição de novos conhecimentos.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Objetivo: deste artigo é, baseado na literatura científica, provocar uma reflexão sobre como a organização pode inovar e se reinventar por meio do aprendizado, quando consegue integrar novos conhecimentos, de maneira efetiva e ordenada. Metodologia: Para a construção deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura, abordando os constructos sistema de inovação, economia do conhecimento, organizações aprendizes e inovação digital no setor financeiro. Resultados encontrados evidenciam que para manter a sustentabilidade no mercado digital, os bancos tradicionais precisam superar obstáculos como: ausência da cultura de inovação; redução do prazo de entrega; e tornarem-se ágeis. Conclusões: O cenário mercadológico implica a necessidade do rápido aprendizado, em que as pessoas envolvidas promovam mudanças na organização. A inovação externa e a interação com empresas terceiras tornaram-se fatores importantes para a obtenção da vantagem competitiva e a aquisição de novos conhecimentos.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The purpose of this article is based on the scientific literature, to provoke a reflection on how the organization can innovate and reinvent itself through learning, when it manages to integrate new knowledge, in an effective and orderly manner. Methodology: For the construction of this work, a literature review was carried out, addressing the constructs innovation system, knowledge economy, apprenticeship organizations and digital innovation in the financial sector. The results found show that in order to maintain sustainability in the digital market, traditional banks need to overcome obstacles such as: the absence of a culture of innovation; reduction of delivery time; and become agile. Conclusions: The market scenario implies the need for rapid learning, in which the people involved promote changes in the organization. External innovation and interaction with third-party companies have become important factors for obtaining competitive advantage and acquiring new knowledge.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Purpose of this article is based on the scientific literature, to provoke a reflection on how the organization can innovate and reinvent itself through learning, when it manages to integrate new knowledge, in an effective and orderly manner. Methodology: For the construction of this work, a literature review was carried out, addressing the constructs innovation system, knowledge economy, apprenticeship organizations and digital innovation in the financial sector. Results found show that in order to maintain sustainability in the digital market, traditional banks need to overcome obstacles such as: the absence of a culture of innovation; reduction of delivery time; and become agile. Conclusions: The market scenario implies the need for rapid learning, in which the people involved promote changes in the organization. External innovation and interaction with third-party companies have become important factors for obtaining competitive advantage and acquiring new knowledge.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El propósito de este artículo se basa en la literatura científica, para provocar una reflexión sobre cómo la organización puede innovar y reinventarse a través del aprendizaje, cuando logra integrar nuevos conocimientos, de manera eficaz y ordenada. Metodología: Para la construcción de este trabajo se realizó una revisión de la literatura, abordando el sistema de innovación de constructos, la economía del conocimiento, las organizaciones de aprendizaje y la innovación digital en el sector financiero. Los resultados encontrados muestran que para mantener la sostenibilidad en el mercado digital, la banca tradicional necesita superar obstáculos como: la ausencia de una cultura de innovación; reducción del tiempo de entrega; y vuélvete ágil. Conclusiones: El escenario de mercado implica la necesidad de un aprendizaje rápido, en el que las personas involucradas promuevan cambios en la organización. La innovación externa y la interacción con empresas de terceros se han convertido en factores importantes para obtener una ventaja competitiva y adquirir nuevos conocimientos.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Propósito de este artículo se basa en la literatura científica, para provocar una reflexión sobre cómo la organización puede innovar y reinventarse a través del aprendizaje, cuando logra integrar nuevos conocimientos, de manera eficaz y ordenada. Metodología: Para la construcción de este trabajo se realizó una revisión de la literatura, abordando el sistema de innovación de constructos, la economía del conocimiento, las organizaciones de aprendizaje y la innovación digital en el sector financiero.Resultados encontrados muestran que para mantener la sostenibilidad en el mercado digital, la banca tradicional necesita superar obstáculos como: la ausencia de una cultura de innovación; reducción del tiempo de entrega; y vuélvete ágil. Conclusiones: El escenario de mercado implica la necesidad de un aprendizaje rápido, en el que las personas involucradas promuevan cambios en la organización. La innovación externa y la interacción con empresas de terceros se han convertido en factores importantes para obtener una ventaja competitiva y adquirir nuevos conocimientos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/39178] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39178] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n2p205] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26, n. 2 (2021); 205-230] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26 n. 2 (2021); 205-230] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A economia do conhecimento e a inovação digital no setor financeiro] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The knowledge economy and digital innovation in the financial sector] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [The knowledge economy and digitalinnovation in the financial sector] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El conocimiento economía e innovación digital en el sector financiero] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39178/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/39178#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n2p205] => 0
                        )

                )

        )

)