Article Brapci-Revistas

Museu histórico de Itajaí: lugar de educação e memória

Historic museum of Itajaí: place of education and memory

Museo Historico de Itajaí: lugar de educación y memoria

Objetivo: o estudo pesquisou o público que vivenciou este lugar de educação e memória, nos últimos três anos, por meio da coleta de dados do livro de visitantes como fonte de pesquisa e reportagens disponibilizadas no site oficial da prefeitura de Itajaí. Metodologia: o estudo guiou-se pelos pressupostos da abordagem qualiquantitativa cunhada por Creswell e Clark (2013), para pesquisar o público que vivenciou este lugar de educação e memória. Consideramos a fundamentação teórica de D’Ávila (2018) e Konder (2012) para compreender a história de Itajaí; Le Goff (2013) e Nora (1993) ancoram as reflexões de história e memória; Carvalho (2016) que aborda a temática do museu como referencial na formação cultural da sociedade. Resultado: o livro de visitas do museu contém o registro de mais de cinquenta mil pessoas que visitaram o museu entre os anos de 2017 a 2019. Muitos dos visitantes registraram, no livro de visitas, suas memórias vividas naquele lugar. Conclusão: o estudo realça um recorte da realidade da população que visita museus e de escolas que acreditam neste lugar como propulsor de sentidos, um arcabouço de histórias, memórias e informações.@pt


Objective: the study researched the public that experienced this place of education and memory, in the last three years, through the collection of data from the visitors´ book as a research source and reports made available on the official website of the city of Itajaí. Methodology: the study was guided by the assumptions of the qualitative and quantitative approach coined by Creswell and Clark (2013), to research the public who experienced this place of education and memory. We consider the theoretical basis of D’Ávila (2018) and Konder (2012) to understand the history of Itajaí; Le Goff (2013) and Nora (1993) anchor the reflections of history and memory; Carvalho (2016) that addresses the theme of the museum as a reference in the cultural formation of society. Result: the museum’s guestbook contains the record of more than fifty thousand people who visited the museum between the years 2017 to 2019. Many of the visitors recorded, in the guestbook, their memories lived there. Conclusion: the study highlights a snapshot of the reality of the population that visits museums and schools that believe in this place as a driver of meanings, a framework of stories, memories and information.@en
Objetivo: el estudio investigó al público que experimentó este lugar de educación y memoria, en los últimos tres años, a través de la recopilación de datos del libro de visitantes como fuente de investigación e informes disponibles en el sitio web oficial de la ciudad de Itajaí. Metodología: el estudio se guió por los supuestos del enfoque cualitativo y cuantitativo acuñado por Creswell y Clark (2013), para investigar al público que experimentó este lugar de educación y memoria. Consideramos la base teórica de D’Ávila (2018) y Konder (2012) para comprender la historia de Itajaí; Le Goff (2013) y Nora (1993) anclan los reflejos de la historia y la memoria; Carvalho (2016) que aborda el tema del museo como referencia en la formación cultural de la sociedad. Resultado: el libro de visitas del museo contiene el registro de más de cincuenta mil personas que visitaron el museo entre los años 2017 a 2019. Muchos de los visitantes registraron, en el libro de visitas, sus recuerdos vividos allí. Conclusión: el estudio destaca una instantánea de la realidad de la población que visita museos y escuelas que creen en este lugar como motor de significados, un marco de historias, recuerdos e información.@es

. ::none::, [????].

References

  • BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 7. ed. Florianópolis: UFSC, 2011.
  • BARROS, J. D’A. Memória e história: entre o tempo e o espaço. In: ALVES, Gracilda., HOFFMANN, Raquel (orgs.). Memória: questões historiográficas e metodológicas. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 258-308.
  • BÉDARIDA, F. Tempo presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta de Moraes.., AMADO, Janaína (orgs.). Usos and abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 222-232.
  • BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • CARVALHO, C. Quando a escola vai ao museu. Campinas: Papirus, 2016.
  • CRESWELL, J. W.., CLARK, V. L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • D’ÁVILA, E. Pequena história de Itajaí. 2. ed. Florianópolis: IHGSC, 2018.
  • DEÓLLA, L. Itajaí imagens and memória. 2. ed. Blumenau: Nova Letra, 2016.
  • DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5. ed. Curitiba: Criar, 2010.
  • GONÇALVES, J. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Históriae, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 27-45, jul. 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3260. Acesso em: 15 set. 2019.
  • HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
  • JEUDY, H. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2005.
  • JORNAL DO POVO. Itajaí, 05 de fevereiro de 1977. p. 5. ITAJAÍ. Lei nº 1515, de 01 de dezembro de 1976. Institui a Fundação Genésio Miranda Lins e dá outras providências. Itajaí: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em https://leismunicipais.com.br/a2/sc/i/itajai/leiordinaria/1976/152/1515/lei-ordinaria-n-1515-1976-institui-a-fundacao-genesiomiranda-lins-e-da-outras-providencias. Acesso em: 20 out. 2019.
  • ITAJAÍ. Lei nº 451, de 15 de agosto de 1962. Denomina Palácio Prefeito Marcos Konder o prédio onde funciona a Prefeitura, Câmara Municipal e suas repartições. Itajaí: Câmara Municipal, [1962]. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a2/sc/i/itajai/lei-ordinaria/1962/46/451/lei-ordinarian-451-1962-denomina-palacio-prefeito-marcos-konder-o-predio-onde-funcionaa-prefeitura-camara-municipal-e-suas-reparticoes?q=451. Acesso em: 30 set. 2019.
  • ITAJAÍ. Decreto nº 5758, de 17 de dezembro de 1998. Homologa Tombamento do Palácio Marcos Konder. Itajaí: Câmara Municipal, [1998]. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a2/sc/i/itajai/decreto/1998/576/5758/decreto-n- 5758-1998-homologa-tombamento-do-palacio-marcos-konder?q=5758. Acesso em: 20 set. 2019.
  • KONDER, M. A pequena pátria. Navegantes: Papa Terra, 2012. Edição comemorativa.
  • LE GOFF, J. História and memória. 7. ed. rev. Campinas: Unicamp, 2013.
  • MACHADO, A. B. de S. F. de A. (org.). Identificação do acervo cultural: Cidade de Itajaí. Itajaí: Fundação Cultural de Itajaí. Depto de Patrimônio Histórico e Cultural. [s. n.], 2001.
  • MENDONÇA, R. S. de., PINHO, F. A. Memória institucional por meio da organização documental de fotografias. Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 90-110, mar./ago. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/90094/111650. Acesso em: 22 out. 2019.
  • NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso em: 17 set. 2019.
  • OLIVEIRA, L. L. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de janeiro: FGV, 2008.
  • OLIVEIRA, D. L. de. Itajaí do curato à globalização, [s.l.: s. n.], 2011.
  • PESAVENTO, S. J. História and história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
  • PESAVENTO, S. J. Muito além do espaço: por uma história cultural do urbano. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 279-290, jul./dez. 1995. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/282. Acesso em: 15 set. 2019.
  • POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, jul./dez. 1992. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080. Acesso
  • PREFEITURA DE ITAJAÍ. Notícias. Mais de oito mil pessoas visitaram o Museu Histórico de Itajaí no primeiro semestre deste ano, 2018. Itajái: Câmara Municipal, [2018]. Disponível em: https://itajai.sc.gov.br/noticia/20957/mais-de-oito-mil-pessoas-visitaram-omuseu-historico-de-itajai-no-primeiro-semestre-deste-ano#.XZo_bUZKjIU. Acesso em: 30 set. 2019.
  • PREFEITURA DE ITAJAÍ. Notícias. Mais de 17 mil pessoas visitaram o Museu Histórico de Itajaí em 2018, 2019. Itajaí: Câmara Municipal, [2019]. Disponível em: https://itajai.sc.gov.br/noticia/22393/mais-de-17-mil-pessoasInf. Inf., Londrina, v. 26, n. 2, p. 180 – 204, abr./jun. 2021. visitaram-o-museu-historico-de-itajai-em-2018#.XZo-dkZKjIU. Acesso em: 30
  • PREFEITURA DE ITAJAÍ. Notícias. Museu Histórico registra crescimento nas visitações em 2019: Mais de oito mil pessoas passaram pelo espaço público nos primeiros seis meses do ano, 2019. Itajaí: Câmara Municipal,
  • [2019]. Disponível em: https://itajai.sc.gov.br/noticia/23398/museu-historicoregistra-crescimento-nas-visitacoes-em-2019#.XZo_LUZKjIU. Acesso: 30 set. RAMOS, F. R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapeco: Argos, 2004.
  • ROTHBARTH, M. D. da S. Itajaí em crônicas. Blumenau: Nova Letra, 2010.
  • SANTA CATARINA. Decreto nº 3460, de 23 de novembro de 2001. Homologa Tombamentos de Imóveis. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, [2001]. Disponível em: http://www.leisestaduais.com.br/sc/decreto-n-3460-2001-santa-catarinahomologa-tombamento-de-imoveis. Acesso em: 30 set. 2019.
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-08] => 161588
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carlos Eduardo Ignácio] => 161917
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Julibio David Ardigo] => 637
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tânia Regina da Rocha Unglaub] => 25786
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Everton Rogério da Silva Corrêa] => 161249
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Nádia Régia Maffi Neckel] => 161250
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/09/oai_ojs_www_uel_br_article_40843#00020.pdf] => 164178
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [204] => 2256
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [180] => 1248
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Patrimônio cultural] => 227368
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ação educativa] => 41195
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Memória] => 234939
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Museu histórico de itajaí] => 161912
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ciencia de la información] => 7902
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Ações educativas] => 278541
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Negro] => 267258
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Sujeito] => 235711
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Discurso] => 171509
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [Voz] => 67220
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information management] => 267234
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Education] => 235127
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cultural heritage] => 267955
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Educational actions] => 161913
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Memory] => 171515
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Information] => 269873
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Itajaí historical museum] => 161914
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Cultural heritage] => 8575
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Education] => 3820
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestión de la información] => 263659
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educación] => 9066
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Accione educativas] => 161915
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Información] => 251640
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Museo histórico itajaí] => 161916
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Patrimonio cultural] => 233651
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Acciones educativas] => 264451
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Memória] => 247250
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-08] => 264352
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2021-04-30] => 268876
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias] => 118225
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2021-26-2] => 161598
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00081-2021-6-1] => 161182
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: o estudo pesquisou o público que vivenciou este lugar de educação e memória, nos últimos três anos, por meio da coleta de dados do livro de visitantes como fonte de pesquisa e reportagens disponibilizadas no site oficial da prefeitura de Itajaí. Metodologia: o estudo guiou-se pelos pressupostos da abordagem qualiquantitativa cunhada por Creswell e Clark (2013), para pesquisar o público que vivenciou este lugar de educação e memória. Consideramos a fundamentação teórica de D’Ávila (2018) e Konder (2012) para compreender a história de Itajaí; Le Goff (2013) e Nora (1993) ancoram as reflexões de história e memória; Carvalho (2016) que aborda a temática do museu como referencial na formação cultural da sociedade. Resultado: o livro de visitas do museu contém o registro de mais de cinquenta mil pessoas que visitaram o museu entre os anos de 2017 a 2019. Muitos dos visitantes registraram, no livro de visitas, suas memórias vividas naquele lugar. Conclusão: o estudo realça um recorte da realidade da população que visita museus e de escolas que acreditam neste lugar como propulsor de sentidos, um arcabouço de histórias, memórias e informações.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A partir de uma visada discursiva, este trabalho busca compreender a produção de sentidos referentes a ancestralidade africana na voz e na música de César Osmar Rodrigues Escoto, conhecido no meio artístico como César Passarinho. Nossas análises suscitam reflexões discursivas de linha francesa sobre a composição musical Negro de 35, apresentada no formato de vídeo clipe. O corpus analisado tem como contexto o 17º Festival Califórnia da Canção Nativa, em 1987, na cidade de Uruguaiana/RS. O referido trabalho problematiza inicialmente história, poder e ancestralidade, perguntando como o passado foi ou é contado através dos aparelhos ideológicos do estado, silenciando as vozes da negritude em detrimento de discursos eurocêntricos. Buscamos evidenciar os sentidos possíveis relacionados as condições de produção do discurso do artista quando de sua participação no festival; investigando como essa voz atua diante dessas condições; resultando em uma posição sujeito autor/cantor negro na cultura nativista; ecoando efeitos políticos que transcendem a voz.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: the study researched the public that experienced this place of education and memory, in the last three years, through the collection of data from the visitors´ book as a research source and reports made available on the official website of the city of Itajaí. Methodology: the study was guided by the assumptions of the qualitative and quantitative approach coined by Creswell and Clark (2013), to research the public who experienced this place of education and memory. We consider the theoretical basis of D’Ávila (2018) and Konder (2012) to understand the history of Itajaí; Le Goff (2013) and Nora (1993) anchor the reflections of history and memory; Carvalho (2016) that addresses the theme of the museum as a reference in the cultural formation of society. Result: the museum’s guestbook contains the record of more than fifty thousand people who visited the museum between the years 2017 to 2019. Many of the visitors recorded, in the guestbook, their memories lived there. Conclusion: the study highlights a snapshot of the reality of the population that visits museums and schools that believe in this place as a driver of meanings, a framework of stories, memories and information.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: el estudio investigó al público que experimentó este lugar de educación y memoria, en los últimos tres años, a través de la recopilación de datos del libro de visitantes como fuente de investigación e informes disponibles en el sitio web oficial de la ciudad de Itajaí. Metodología: el estudio se guió por los supuestos del enfoque cualitativo y cuantitativo acuñado por Creswell y Clark (2013), para investigar al público que experimentó este lugar de educación y memoria. Consideramos la base teórica de D’Ávila (2018) y Konder (2012) para comprender la historia de Itajaí; Le Goff (2013) y Nora (1993) anclan los reflejos de la historia y la memoria; Carvalho (2016) que aborda el tema del museo como referencia en la formación cultural de la sociedad. Resultado: el libro de visitas del museo contiene el registro de más de cincuenta mil personas que visitaron el museo entre los años 2017 a 2019. Muchos de los visitantes registraron, en el libro de visitas, sus recuerdos vividos allí. Conclusión: el estudio destaca una instantánea de la realidad de la población que visita museos y escuelas que creen en este lugar como motor de significados, un marco de historias, recuerdos e información.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/40843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n2p180] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26, n. 2 (2021); 180-204] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26 n. 2 (2021); 180-204] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Museu histórico de Itajaí: lugar de educação e memória] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A voz da resistência nas canções nativistas: as fronteiras do racismo] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Historic museum of Itajaí: place of education and memory] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Museo Historico de Itajaí: lugar de educación y memoria] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/downloadSuppFile/40843/29589] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843/pdf] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843/45226] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40843/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/40843] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/40843/24070] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/40843#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n2p180] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.61358/policromias.v6i1.40843] => 0
                        )

                )

        )

)