Article Brapci-Revistas

Youtubers e juventude: uma análise dos vídeos mais populares e suas implicações na saúde mental

Youtubers and youth: an analysis of the most popular videos and their consequences for the mental health

Youtubers y jóvenes: un análisis de los videos más populares y sus consecuencias para la salud mental

Exploratory study aiming to analyse themes – addressed in videos produced by Brazilian Youtubers – focusing on mental health. The ten most-viewed channels aimed at teen audience on the video platform YouTube from March 19, 2019 to April 8, 2019 created and presented by the so-called Youtubers were searched out. After selecting and analysing, the following categories were obtained: technological culture, family relationships and sexuality. These videos have a significant number of users and deal with topics of interest to the young audience, nevertheless they have no scientific basis concerning the possible consequences of their contents for the mental health of their public. It was concluded that it is necessary parents and young people become involved with discussions on digital education, in order to have aware of the possible risks produced by some contents and to dialogue about the conscious and healthy use of technology.@en


Este artículo presenta un estudio exploratório con el objetivo de analizar los temas tratados en vídeos producidos por youtubers brasileños. Fueron rastreados los 10 principales canales dirigidos a la audiencia adolescente en la plataforma YouTube, desde 19 de marzo de 2019 hasta 8 de abril de 2019, creados y presentados por los llamados youtubers. Después de la selección y del análisis, se obtuvieron las categorías siguientes: cultura tecnológica, relaciones familiares y sexualidad. Los vídeos tienen un número significativo de visualizaciones y se ocupan de temas de interés del público joven, pero no tienen fundamentos científicos acerca de las implicaciones de su contenido para ese público. Ha sido concluido que es necesario que los padres y los jóvenes se reúnan en discusiones sobre educación digital, a fin de generar consciencia acerca de los posibles riesgos originados de algunos contenidos y diálogo sobre el uso consciente y saludable de la tecnologia.@es
Estudo de caráter exploratório que tem como objetivo analisar as temáticas abordadas em vídeos produzidos por youtubers brasileiros. Foram levantados os 10 principais canais para o público jovem na plataforma de vídeos YouTube, de 19 de março de 2019 até 08 de abril de 2019, criados e apresentados pelos chamados youtubers. Após seleção e análise foram obtidas as seguintes categorias: cultura tecnológica, relações familiares e sexualidade. Os vídeos possuem expressivo número de visualizações e abordam temáticas de interesse do público jovem, porém revelam carência de fundamentos teórico-científicos sobre as implicações que têm em sua saúde mental. Conclui-se que é preciso inserir os pais e os jovens em discussões de educação digital, de modo a conscientizá-los dos possíveis riscos provocados por alguns conteúdos e a dialogarem a respeito do uso consciente e saudável da tecnologia.@pt

. Youtubers and youth: an analysis of the most popular videos and their consequences for the mental health youtubers y jóvenes: un análisis de los videos más populares y sus consecuencias para la salud mental youtubers e juventude: uma análise dos vídeos mais populares e suas implicações na saúde mental. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].

References

  • 10 PESSOAS que morreram tirando selfie. [S. l.., s. n.], 2017. 1 vídeo (11:58 min). Publicado pelo canal Você Sabia?. Disponível em: https://youtu.be/T-IsL6obdps. Acesso em: 24 maio 2021.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
  • BENETTI, Raelly Beatriz Gomes., MENEGALDI, Catherine., SILVA, Camila Cortellete Pereira da., MACUCH, Regiane da Silva et al. Qual a senha do wi-fi? Análise de conteúdo da influência digital na mídia youtube. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 11., 29-30 out. 2019, Maringá. Anais Eletrônico do XI EPCC. Maringá: UniCesumar, 2019.
  • BERNARDAZZI, Rafaela. Youtubers e as relações com a produção audiovisual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 05-09 set. 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1857-1.pdf.
  • BRAGA, Vítor., CARNEIRO, Jessica., GERMANO, Idilva Maria. A memória na era dos aplicativos móveis: uma discussão sobre o papel da fotografia em tempos de Snapchat. Rumores, São Paulo, v. 11, n. 21, p. 209–231, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.118199. Disponível em: https://www.revistas. usp.br/Rumores/article/view/118199. Acesso em: 24 maio 2021.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/ bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 24 maio 2021.
  • BRAYNER, Flávio Henrique Albert. O clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênua. Educação and Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 557-572, 2014. Disponível em: https://www. scielo.br/j/edreal/a/mycwYTqpV6jWGc8cQDxkG7k/?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • BRILHANTE, Aline Veras Morais., GIAXA, Renata Rocha Barreto., BRANCO, July Grassiely de Oliveira., VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. Cultura do estupro e violência ostentação: uma análise a partir da artefactualidade do funk. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, p. e170621, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.170621. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext and pid=S1414-32832019000100204 and tlng=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • CARVALHO, Bárbara Janiques., PEREIRA, Sara., MARÔPO, Lídia. O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e seu público jovem. Media e Jornalismo, Lisboa, v. 20, n. 36, p. 41-54, 2020. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2. Acesso em: 24 maio 2021.
  • COCIELO, Júlio. Despedido ♪ Paródia Despacito. [S. l.., s. n.], 2017a. 1 vídeo (3:48 min). Publicado pelo canal CanalCanalha. Disponível em: https://youtu.be/13tqrCMbQlk. Acesso em: 24 maio 2021.
  • COCIELO, Júlio. Gemidão do zap! Paródia Pabllo Vittar – K.O. [S. l.., s. n.], 2017b. 1 vídeo (2:50 min). Publicado pelo canal CanalCanalha. Disponível em: https://youtu.be/rp7Qheqy2mQ. Acesso em: 24 maio 2021.
  • COCIELO, Júlio. Pequenas atitudes irritantes de mãe. [S. l.., s. n.], 2017c. 1 vídeo (9:25 min). Publicado pelo canal CanalCanalha. Disponível em: https://youtu.be/RTHRYQx6U7E. Acesso em: 24 maio 2021.
  • CORSO, Diana Lichtenstein., CORSO, Mário. Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. São Paulo: Artmed, 2017.
  • COSTA, Pedro Rodrigues. A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influência. Galáxia, São Paulo, n. 45, p. 5-19, set.-dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532020347613. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S1982-25532020000300005 and lng=en and n rm=iso. Acesso em: 24 maio 2021.
  • DESLANDES, Suely. Ferreira., COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência and Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. suppl. p. 2479-2486, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020. Disponível em: https://scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl1/2479-2486/#. Acesso em: 24 maio 2021.
  • EDLER, Sandra. Tempos compulsivos: a busca desenfreada pelo prazer. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2017.
  • FERNANDES, Terezinha., SANTOS, Edmêa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. e76124, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/CCDvRHXmF6TvrzTKxr9RSbd/?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da., SANTOS, Danyelle Leonette Araújo dos., GESSNER, Rafaela., FORNARI, Lucimara Fabiana et al. Gender, sexuality and violence: perception of mobilized adolescents in an online game. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 71, n. suppl 1, p. 607-614, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0561. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BkdzxB44NFkSnx sRHGVs8tB/?lang=en. Acesso em: 24 maio 2021.
  • FRANÇA, Rafaela Mota Paixão. O adolescente na rede e a rede no adolescente: reflexões sobre as conexões virtuais e suas incidências na subjetividade. Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 45, p. 139-144, jul. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S0100-34372016000100014.
  • GIROLA, Roberto Guido. Violência e saúde: uma perspectiva psicanalítica. Revista Bioética, Brasília, DF, v. 12, n. 2, p. 99-111, 2006. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/ view/137. Acesso em: 24 maio 2021.
  • GOMES, Vinícius Romagnolli Rodrigues. Adolescentes na contemporaneidade: desamparo e laços fragilizados em meio aos ideais da sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
  • GUL, Murat., DIRI, Mehmet Akif. YouTube as a Source of Information About Premature Ejaculation Treatment. The Journal of Sexual Medicine, Malden, v. 16, n. 11, p. 1734-1740, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j. jsxm.2019.08.008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31522984/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • HERNANDEZ ARTEAGA, Isabel., LUNA HERNÁNDEZ, José Alberto., CADENA CHALA, Martha Cecília. Cultura de Paz: una construcción educativa aporte teórico. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 19, n. 28, p. 149–172, jun. 2017.
  • JERUSALINSK, Julieta. A rede nos sustenta no balanço da web? – o sujeito na era das relações virtuais. In: BAPTISTA, Angela., JERUSALINSK, Julieta. (ed.). Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Editora Ágalma, 2017. p. 13-38.
  • KIM, Gyu Yong., AHN, Chang Sik., JEON, Hye Won., LEE, Chang Ryeol et al. Effects of the use of smartphones on pain and muscle Fatigue in the upper extremity. Journal of Physical Therapy Science, [s. l.], v. 24, n. 12, p. 1255-1258, 2012. DOI: https://doi.org/10.1589/jpts.24.1255. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/ article/jpts/24/12/24_1255/_article/-char/en. Acesso em: 24 maio 2021.
  • KNIGHT, Emily., INTZANDT, Brittany., MACDOUGALL, Alicia., SAUNDERS, Travis J. Information seeking in social media: a review of YouTube for sedentary behavior content. Interactive Journal of Medical Research, Toronto, v. 4, n. 1, p. e3, jan. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.2196%2Fijmr.3835. Disponível em: https://www. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4319070/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • LUCERO, Ariana., VORCARO, Angela Maria Resende. Do objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie Klein. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 778-796, set.-dez. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S1677-11682018000300009.
  • LUPTON, Deborah. Young people’s use of digital health technologies in the global north: narrative review. Journal of Medical Internet Research, [s. l.], v. 23, n. 1, p. e18286, jan. 2021. DOI: https://doi. org/10.2196/18286. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/1/e18286/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • LYKENS, James, PILLOTON, Molly., SILVA, Cara., SCHLAMM, Emma et al. Google for sexual relationships: mixed-methods study on digital flirting and online dating among adolescent youth and young adults. JMIR Public Health and Surveillance, Toronto, v. 5, n. 2, p. e10695, maio 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/10695. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31099335/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • MAAS, Megan K.., BRAY, Bethany C.., NOLL, Jennie G. Online sexual experiences predict subsequent sexual health and victimization outcomes among female adolescents: a latent class analysis. Journal of Youth and Adolescence, Nova Iorque, v. 48, n. 5, p. 837-849, maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-01900995-3. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30778831/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • MAGALHÃES, Júlia Renata Fernandes de., GOMES, Nadirlene Pereira., MOTA, Rosana Santos., CAMPOS, Luana Moura et al. Intra-family violence: experiences and perceptions of adolescents. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. e20170003, 2017. DOI: https://doi.org/10.5935/14148145.20170003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/KnZzNHTkF4TQyrHZb3FSWgw/?lang=en.
  • MARINHO, Maria Helena. Pesquisa VideoViewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. In: GOOGLE. Think with Google. [S. l.], set. 2018. Blog. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/ pt-br/estrategias-de-marketing/video/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videosem-2018/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • MASSARO, Luciana Teixeira dos Santos., ADESSE, Leila., LARANJEIRA, Ronaldo., CAETANO, Raul et al. Estupros no Brasil e relações com o consumo de álcool: estimativas baseadas em autorrelato sigiloso. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102311X00022118. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S0102311X2019000205014 and tlng=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • MENA, Luiz. O objeto entre o corpo e a inexistência do outro. In: BAPTISTA, Angela., JERUSALINSK, Julieta. (ed.). Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Editora Ágalma, 2017. p. 211-226.
  • NETO, Felipe. Rebuliço: paródia Despacito [+10]. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4:15 min). Publicado pelo canal Felipe Neto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wzOhK0e4TfU and ab_channel=FelipeNeto.
  • NOGARA, Michel Andrew., MARIANO, Ederson Fernando., VELHO, Ana Paula Machado., BORTOLOZZI, Flávio et al. Modalidades de expressão dos jovens gamers nas redes sociais digitais. Aletheia, Canoas, v. 52, n. 2, p. 123-134, jul.-dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext and pid
  • =S1413-03942019000200010. Acesso em: 24 maio 2021.
  • NUNES, Whindersson. Na sua cara Paródia Major Lazer - Sua Cara (feat. Anitta and Pabllo Vittar) (official music video). [s. l.., s. n.], 2017b. 1 vídeo (3:59 min). Publicado pelo canal whinderssonnunes. Disponível em: https://youtu.be/7l8VjJKOsiU. Acesso em: 24 maio 2021.
  • NUNES, Whindersson. Paródia / Haikaiss: Rap Lord part Jonas Bento (videoclipe oficial). [s. l.., s. n.], 2017a. 1 vídeo (5:02 min). Publicado pelo canal whinderssonnunes. Disponível em: https://youtu. be/3Zy6ai9jtgY. Acesso em: 24 maio 2021.
  • OLIVEIRA, Gesse Duque Ferreira de. , CECCARELLI, Paulo Roberto. Realidade virtual, v. realidade psiquica. Estudos de Psicanalise, Belo Horizonte, n. 44, p. 101-107, dez. 2015. Disponivel em. http. //pepsic. bvsalud. org/scielo. php?script=sci_arttext and pid=S0100-34372015000200011. Acesso em. 24 maio 2021.
  • PÉREZ-TORRES, Vanesa., PASTOR-RUIZ, Yolanda., ABARROU-BEN-BOUBAKER, Sara. Los youtubers y la construcción de la identidad adolescente. Comunicar: Revista Científica de Educomunicación, [s. l.], n. 55, p. 61-70, 2018. DOI: https://doi.org/10.3916/C55-2018-06. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/ comunicar/article/view/66320. Acesso em: 24 maio 2021.
  • PRIOSTE, Cláudia. O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual. São Paulo: Edusp, 2016.
  • QUEIROZ, Artur Acelino Francisco Luz Nunes., SOUZA, Álvaro Francisco Lopes., ARAÚJO., OLIVEIRA, Francisco Braz Milanez et al. A review of risk behaviors for HIV infection by men who have sex with men through geosocial networking phone apps. Journal of the Association of Nurses in AIDS Care, Filadélfia, v. 28, n. 5, p. 807-818, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jana.2017.03.009. Disponível em: https://pubmed. ncbi.nlm.nih.gov/28456472/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • RATWATTE, Priyanjali., MATTACOLA, Emily. An exploration of “fitspiration” content on YouTube and its impacts on consumers. Journal of Health Psychology, Londres, v. 26, n. 6, p. 935-946, maio 2019. DOI: https://doi. org/10.1177/1359105319854168. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31190554/. Acesso em: 24 maio 2021.ROCKEMBACH, Guilherme Rego., GARRÉ, Bárbara Hees. O enunciado da juventude digitalizada: youtubers fabricando modos de ser jovem a partir de um dispositivo de juventude. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 449-463, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.449-463.1754. Disponível em: http:// periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1754. Acesso em: 24 maio 2021.
  • ROSA, Gabriel Artur Marra e. Estetização do self e elaboração psíquica: repercussões das redes sociais na subjetividade. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 35, n. 89, p. 424-440, jul. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S1415-711X2015000200011.
  • RUSSO, Daniella. Apanhei da minha mãe. [S. l.:, s. n.], 2016. 1 vídeo (4:27 min). Publicado pelo canal Dani Russo Tv. Disponível em: https://youtu.be/l6mJobYCkOY. Acesso em: 24 maio 2021.
  • RUSSO, Daniella. Perdi minha virgindade com um cara do Tinder?. [S. l.:, s. n.], 2017. 1 vídeo (10:21 min). Publicado pelo canal Dani Russo Tv. Disponível em: https://youtu.be/EclW94B70g4. Acesso em: 24 maio 2021.
  • SANTOS, Débora de Oliveira Santos., GOMES, Fabíola Alves., TEIXEIRA, Kely Raspante., ROEVER, Leonardo et al. Vulnerabilidade de adolescentes em pesquisa e prática clínica. Revista Bioética, v. 25, n. 1, p. 72–81, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422017251168. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/hHJLcb GbrMSzn5K6rFM5y6q/?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • SCREMIN, Sanderson de Freitas., WANZINACK, Clóvis. Sexting: perigos na internet, um estudo de caso com uma amostragem de acadêmicos/as da Universidade Federal do Paraná. Razón y palabra, Quito, v. 21, n. 2, p. 746–761, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199552192039. Acesso em: 24 maio 2021
  • SOCIAL BLADE. Top 250 youtubers in Brazil sorted by SB rank. [S. l.]: Social Blade LLC, c2018. Disponível em: https://socialblade.com/youtube/top/country/br/mostsubscribed. Acesso em: 21 outubro 2018.
  • SOUSA, Renata Floriano de. Cultura do estupro: prática e incitação à violência sexual contra mulheres. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 9-29, jan.-abr. 2017. DOI: https://doi. org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext and pid=S0104-026X2017000100009 and lng=pt and tlng=pt. Acesso em: 24 maio 2021.
  • TAVARES, Ronielisson Loiola de Jesus., MESQUITA, Fabiana Elias de Mesquita. Youtubers: potencial de contribuição na educação sexual. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 554-570, 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13692. Disponível em: https://periodicos.fclar. unesp.br/rpge/article/view/13692. Acesso em: 24 maio 2021.
  • OS YOUTUBERS brilham na tela dos jovens brasileiros. Mas, e na sua estratégia?. In: GOOGLE. Think with Google. [S. l.], out. 2016. Blog. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-demarketing/video/youtubers-brilham-tela-dos-jovens-brasileiro/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • TINDER. Então, por que escolher um app de relacionamento como o Tinder?. [S. l.]: Match Group, c2021. Disponível em: https://tinder.com/pt/about-tinder. Acesso em: 26 jan. 2021.
  • TITCHEN et al. Sexting and young adolescents: associations with sexual abuse and intimate partner violence. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, Filadélfia, v. 32, n. 5, p. 481-486, out. 2019. DOI: https:// doi.org/10.1016/j.jpag.2019.07.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/
  • S108331881930244X. Acesso em: 24 maio 2021.
  • VAHEDI, Zahra., SAIPHOO, Alyssa. The association between smartphone use, stress, and anxiety: A metaanalytic review. Stress and Health, [s. l.], v. 34, n. 4, p. 1-12, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/smi.2805. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29673047/. Acesso em: 24 maio 2021.
  • VINGILIS, Elevyn., YILDIRIM-YENIERA, Zümrut., VINGILIS-JAREMKOB, Larissa., SEELEY, Jane et al. Young male drivers’ perceptions of and experiences with YouTube videos of risky driving behaviours. Accident Analysis and Prevention, [s. l.], v. 120, nov. 2018, p. 46-54. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.07.035. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001457518303804. Acesso em: 24 maio 2021.
  • YOUTUBERS fazem a cabeça dos jovens. In: GOOGLE. Think with Google. [S. l.], mar. 2016. Blog. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/youtube-teens/.
  • XAVIER, Bárbara Moreira., CARVALHO, Beatriz, MATEUS, Inês., GUERREIRO, Maria Catarina., SOUZA, Sidcley Bezerra. Quais os comentários negativos e estratégias de enfrentamento mais comuns e eficazes na plataforma digital Youtube?. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 227-239, maio-ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v11n22018p228a40. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu. br/index.php/ambienteeducacao/article/view/617. Acesso em: 24 maio 2021.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Internet access] => 127104
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Adolescence] => 192230
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Behavior] => 246236
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Health promotion] => 246198
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Psychology] => 246369
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comportamento] => 246240
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Adolescência] => 192231
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Psicologia] => 180760
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Acesso à internet] => 100980
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Promoção da saúde] => 246202
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acceso a internet] => 127106
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Conducta] => 246238
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Promoción de la salud] => 246200
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-06-30] => 161276
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Catherine Menegaldi Silva] => 161568
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Raelly Beatriz Gomes Benetti] => 161569
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Camila Cortellete] => 161570
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Tiago Franklin Rodrigues Lucena] => 27868
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Rute Grossi Milani] => 119985
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2021/09/oai_ojs_reciis_icict_fiocruz_br_article_2230#00086.pdf] => 164215
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2021-15-2] => 161308
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Exploratory study aiming to analyse themes – addressed in videos produced by Brazilian Youtubers – focusing on mental health. The ten most-viewed channels aimed at teen audience on the video platform YouTube from March 19, 2019 to April 8, 2019 created and presented by the so-called Youtubers were searched out. After selecting and analysing, the following categories were obtained: technological culture, family relationships and sexuality. These videos have a significant number of users and deal with topics of interest to the young audience, nevertheless they have no scientific basis concerning the possible consequences of their contents for the mental health of their public. It was concluded that it is necessary parents and young people become involved with discussions on digital education, in order to have aware of the possible risks produced by some contents and to dialogue about the conscious and healthy use of technology.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artículo presenta un estudio exploratório con el objetivo de analizar los temas tratados en vídeos producidos por youtubers brasileños. Fueron rastreados los 10 principales canales dirigidos a la audiencia adolescente en la plataforma YouTube, desde 19 de marzo de 2019 hasta 8 de abril de 2019, creados y presentados por los llamados youtubers. Después de la selección y del análisis, se obtuvieron las categorías siguientes: cultura tecnológica, relaciones familiares y sexualidad. Los vídeos tienen un número significativo de visualizaciones y se ocupan de temas de interés del público joven, pero no tienen fundamentos científicos acerca de las implicaciones de su contenido para ese público. Ha sido concluido que es necesario que los padres y los jóvenes se reúnan en discusiones sobre educación digital, a fin de generar consciencia acerca de los posibles riesgos originados de algunos contenidos y diálogo sobre el uso consciente y saludable de la tecnologia.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo de caráter exploratório que tem como objetivo analisar as temáticas abordadas em vídeos produzidos por youtubers brasileiros. Foram levantados os 10 principais canais para o público jovem na plataforma de vídeos YouTube, de 19 de março de 2019 até 08 de abril de 2019, criados e apresentados pelos chamados youtubers. Após seleção e análise foram obtidas as seguintes categorias: cultura tecnológica, relações familiares e sexualidade. Os vídeos possuem expressivo número de visualizações e abordam temáticas de interesse do público jovem, porém revelam carência de fundamentos teórico-científicos sobre as implicações que têm em sua saúde mental. Conclui-se que é preciso inserir os pais e os jovens em discussões de educação digital, de modo a conscientizá-los dos possíveis riscos provocados por alguns conteúdos e a dialogarem a respeito do uso consciente e saudável da tecnologia.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/2230] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2230] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.29397/reciis.v15i2.2230] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 15, n. 2 (2021): Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Youtubers and youth: an analysis of the most popular videos and their consequences for the mental health] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Youtubers y jóvenes: un análisis de los videos más populares y sus consecuencias para la salud mental] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Youtubers e juventude: uma análise dos vídeos mais populares e suas implicações na saúde mental] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2230/2446] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/936] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/937] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/Manuscrito] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/939] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/940] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/downloadSuppFile/2230/1023] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/2230#00086] => 0
                        )

                )

        )

)