Article Brapci-Revistas

Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de gestão do conhecimento: uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU

Information and Communication Technology tools to support the knowledge management process: an analysis of BU / UFSC tools from the perspective of the GC @ BU framework

Introduction: Although technologies are not the fundamental aspect of Knowledge Management, it is known that they play a very important role. Objective: This article presents the tools of information and communication technologies that support Knowledge Management in the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina. Method: The analysis was performed based on the implementation of the GC @ BU Framework, in its network and technology infrastructure module, in which it was possible to perceive the range of available tools and the functionality of each one of them. Results: The tools that support the Knowledge Management cycle processes are presented in each of the phases: capture / creation; sharing / dissemination; acquisition / application. In addition to the diagnosis and suggestions for improvements identified in the application of GC@BU. Conclusions: The study highlights that the tools, in the great majority, serve several Knowledge Management processes and that their employability hardly fits in only one of the phases of the Knowledge Management cycle.@en


Introdução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Apresenta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação. Além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusões: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.@pt

. Information and communication technology tools to support the knowledge management process: an analysis of bu / ufsc tools from the perspective of the gc @ bu framework ferramentas de tecnologia da informação e comunicação como suporte ao processo de gestão do conhecimento: uma análise das ferramentas da bu/ufsc à luz do framework gc@bu. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação, [????].

References

  • ACOORSI, Fábio Luís. A gestão do conhecimento integrada à tecnologia: connecting ba: uma forma de apoiar o trabalho colaborativo na criação do conhecimento organizacional. Porto Alegre: Sulina, 2014.
  • BEM, Roberta Moraes de. Framework de Gestão do Conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015a. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PEGC0364-T.pdf. Acesso em: 26 jan. 2020.
  • BEM, Roberta Moraes de. Framework de Gestão do Conhecimento para Bibliotecas Universitárias (GC@BU): implementação na Biblioteca Universitária da UFSC. Florianópolis, 2015b. Disponível em: http://gestaodoconhecimentobu.paginas.ufsc.br/files/2015/11/material-did%C3%A1ticoimplementa%C3%A7%C3%A3o-BU.pdf. Acesso em: 08 abr. 2021
  • BETTIOL, Marco., Di MARIA, Eleonora., MICELLI, Stefano. Industry 4.0 and knowledge management: an introduction. In: BETTIOL, M.., Di MARIA, E.., MICELLI, S. Knowledge Management an Industry 4.0: new paradigms for value creation. [S. l.]: Springer, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-43589-9_1. Acesso em: 10 fev. 2021.
  • DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in theory and practice. 2nd. Cambridge: MIT Press, 2011.
  • GARCIA-ALVAREZ, María Teresa. El rol de las tecnologías de la información y comunicación en la gestión del conocimiento: un desafio estratégico en el nuevo contexto empresarial. Revista de Ciencias Sociales, Maracaibo, v. 19, n. 2, p. 322-333, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28026992011. Acesso em: 31 mar. 2021.
  • MARIANO, Alex Fernando., CARREIRA, Marcio Luis. A relação da tecnologia da informação com a gestão do conhecimento: definindo os papéis para uma gestão estratégica. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos, v. 14, n. 20, p. 233-244, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/2284. Acesso em: 10 mar. 2021
  • ROSSETTI, Adroaldo Guimarães., MORALES, Aran Bey Tcholakian. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p.
  • 124/135, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1. Acesso em: 22 jan. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária, Florianópolis, 2021a. Disponível em: http://portal.bu.ufsc.br/. Acesso em: 05 abr. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Catálogo de serviços. Florianópolis, [2021b]. Disponível em: https://servicosti.sistemas.ufsc.br/. Acesso em: 22 jan. 2021b.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Gestão do Conhecimento: BU. Florianópolis, 2021c. Disponível em: https://gestaodoconhecimento.bu.ufsc.br/sobre-oframework-gc/. Acesso em: 05 abr. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Portaria nº 849, de 25 de maio de 2015. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf/86f8060c3d460e4283257cc9005e1cf2?OpenForm and Pare ntUNID=23618B1C81BEF4DF83257E51006F7E39. Acesso em: 29 jun. 2020.
  • ANEXO A - Critérios de verificação do elemento infraestrutura de redes e tecnologia do Framework GC@BU CRITÉRIOS DE VERIFICAÇÃO (A Biblioteca Universitária...) 1. Tem uma infraestrutura adequada para o uso de internet com e sem fio. Relação com... 2. Dispõe de boa qualidade de sinal e capacidade de transferência de dados suficiente para downloads e envio de arquivos. 3. Proporciona aos usuários e colaboradores ambientes de colaboração on-line, como redes sociais, blogs, grupos por afinidades, comunidades de prática, mensagens instantâneas, wikis, entre outros. 4. Disponibiliza aos usuários bases de dados, bibliotecas digitais, repositórios etc. De forma a ancorar o desenvolvimento de novos conhecimentos. 5. Identifica e conhece suas necessidades e particularidades em relação às TIC (analisando as ferramentas existentes e em uso). 6. Estabelece um projeto de TIC em conjunto e compatível com sua estrutura e com o modelo de GC, sem esquecer da “interface” com a universidade. 7. Define as ferramentas de TIC (bases de dados/conhecimentos, análise de redes, ferramentas de workflow, ferramentas de web 2.0 etc.) que darão suporte aos processos de GC e em qual fase (captura e/ou criação de conhecimento, compartilhamento/disseminação, aquisição/aplicação) a ferramenta será utilizada. 8. Dispõe de infraestrutura de TIC para fornecer ambientes virtuais robustos e confiáveis necessários ao estudo e à pesquisa. 9. Possui uma infraestrutura de TIC que possibilite a atualização com os avanços no ensino e aprendizagem de tecnologias. 10. Dispõe de infraestrutura tecnológica que suporte diferentes formatos de informação e descoberta de recursos, inclusive para que o usuário possa acessar de casa. tradicional 11. Possui profissionais responsáveis pela melhoria contínua associada à manutenção e expansão da infraestrutura de TIC participando continuamente de formações. 12. Dispõe de equipe/serviço de help desk para ajudar os usuários com as TICs. Serviços Nível Prazo Resp.
  • MRC Artigo submetido ao sistema de similaridade Submetido em: 12/04/2021 – Aprovado em: 03/06/2021 – Publicado em: 01/07/2021
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-02] => 161304
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Roberta Moraes de Bem] => 14395
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tatiana Rossi] => 14557
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2021/09/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8665270#00017.pdf] => 164285
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 180178
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tecnologias de informação e comunicação] => 238968
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Communication and information tecnologies] => 161456
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 263865
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-02] => 265744
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [en] => 232773
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2021-19-] => 152970
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Although technologies are not the fundamental aspect of Knowledge Management, it is known that they play a very important role. Objective: This article presents the tools of information and communication technologies that support Knowledge Management in the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina. Method: The analysis was performed based on the implementation of the GC @ BU Framework, in its network and technology infrastructure module, in which it was possible to perceive the range of available tools and the functionality of each one of them. Results: The tools that support the Knowledge Management cycle processes are presented in each of the phases: capture / creation; sharing / dissemination; acquisition / application. In addition to the diagnosis and suggestions for improvements identified in the application of GC@BU. Conclusions: The study highlights that the tools, in the great majority, serve several Knowledge Management processes and that their employability hardly fits in only one of the phases of the Knowledge Management cycle.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Apresenta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação. Além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusões: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8665270] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v19i00.8665270] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 19 (2021): Countinous Publication; e021015] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 19 (2021): Publicação Contínua; e021015] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information and Communication Technology tools to support the knowledge management process: an analysis of BU / UFSC tools from the perspective of the GC @ BU framework] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de gestão do conhecimento: uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27008] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27009] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27010] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27011] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27008] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27009] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27010] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270/27011] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8665270#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v19i00.8665270] => 0
                        )

                )

        )

)