Article
Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações. Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de subtemas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2021-07-01] => 161272 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [José Edson Lara] => 32724 ) [1] => Array ( [Luciano José Reis] => 161403 ) [2] => Array ( [Thalles Augusto Tissot-Lara] => 161404 ) [3] => Array ( [Altieres Oliveira Silva] => 161405 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2021/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_3825#00029.pdf] => 164301 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [150] => 9818 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [124] => 3324 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Administração] => 233910 ) [1] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [2] => Array ( [Ciência da computação] => 269911 ) [3] => Array ( [Internet da coisa] => 2627 ) [4] => Array ( [Tecnologia] => 227413 ) [5] => Array ( [Negócio] => 32658 ) [6] => Array ( [Iot] => 161402 ) [7] => Array ( [Ci] => 106378 ) [8] => Array ( [Internet das coisas] => 191999 ) [9] => Array ( [Negócios] => 113554 ) [10] => Array ( [Vosviewer] => 267542 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Vosviewer] => 8724 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2021-07-01] => 268882 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2021-26-2] => 161391 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações. Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de subtemas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.] => 0 ) [1] => Array ( [Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações.Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas.Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de sub temas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3825] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/35016] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3825] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26, n. 2 (2021); 124-150] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 2 (2021)] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3825/2472] => 0 ) [1] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/3825/1875] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016/27606] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/35016/27606] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3825#00029] => 0 ) ) ) )