Article Brapci-Revistas

Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial

Este texto discute por meio da apresentação de um breve contexto que envolve o conhecimento e as ciências cognitivas, os conceitos introdutórios da teoria da autopoiese e da enação, especialmente nos estudos dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela e de que forma influenciaram a visão de cognição incorporada nas ciências cognitivas. A metodologia é de caráter bibliográfico, que se sustenta em informações já publicadas, e como resultado entende que essa corrente teórica enxerga a cognição como uma atividade atribuidora de sentidos que emergem a partir do ciclo ação-percepção, surgindo um mundo de significados para alguém, sob um determinado ponto de vista.@pt


. ::none::, [????].

References

  • ARENDT, Ronald João Jacques. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 223-231, 2000.
  • BARROS, Letícia Maria Renault. Um estudo sobre a noção de experiência no campo da cognição: a abordagem enativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
  • COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
  • DEL NERO, Henrique Schützer. Ciências cognitivas. Folha de São Paulo, 13 abr. 1997. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs130408.htm. Acesso em: 12 jul. 2019. 85 Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, Jan/Jun 2021
  • HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • LAKATOS, Eva Maria., MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MAGRO, Cristina. Afinidades eletivas: cibernética, ciências cognitivas e a biologia do conhecer. Margem, São Paulo, n. 15, p. 13-36, 2002.
  • MATURANA, Humberto R.., VARELA, Francisco J. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • A MENTE estendida: conectar além do cérebro e da pele. A mente é maravilhosa, 16 maio 2019. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/mente-estendida-conectar-alem-do-cerebro-pele/. Acesso em: 27 jul. 2019.
  • MOREIRA, Marco Antonio. A epistemologia de Maturana. Ciência and Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 597-606, 2004.
  • NÖTH, Winfried Maximilian. Trechos retirados de anotações da disciplina Teorias Avançadas nas Ciências Cognitivas, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. [São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2019].
  • RAUBER, Ana Maria Trindade Rodrigues. Avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento. Dourados, MT: Caio Cezar Melo Ferri Editor, 2014.
  • SANTOS, Nara Cristina. Arte (e) tecnologia em sensível emergência com o entorno digital. 2004. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,
  • SOLIPSISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. [San Francisco: Wikimedia Foundation, 2019]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solipsismo. Acesso em: 24 jul. 2019.
  • VARELA, Francisco J.., THOMPSON, Evan., ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge: MIT Press, 1991.
  • VARELA, Francisco. Conhecer as ciências cognitivas: tendências e perspectivas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. 86 Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, Jan/Jun 2021
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-06-24] => 161036
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Samira de Souza Brandão] => 161065
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/751/2022/06/oai_www_revistas_ufrj_br_article_36979#00057.pdf] => 197475
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [86] => 121
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [71] => 1436
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cognição] => 262134
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Autopoiese] => 178313
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Enação] => 161064
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Conhecimento em Ação] => 751
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00057-2021-6-1] => 161034
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este texto discute por meio da apresentação de um breve contexto que envolve o conhecimento e as ciências cognitivas, os conceitos introdutórios da teoria da autopoiese e da enação, especialmente nos estudos dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela e de que forma influenciaram a visão de cognição incorporada nas ciências cognitivas. A metodologia é de caráter bibliográfico, que se sustenta em informações já publicadas, e como resultado entende que essa corrente teórica enxerga a cognição como uma atividade atribuidora de sentidos que emergem a partir do ciclo ação-percepção, surgindo um mundo de significados para alguém, sob um determinado ponto de vista.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:www.revistas.ufrj.br:article/36979] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/36979] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.47681/rca.v6i1.36979] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Conhecimento em Ação; Vol 6, No 1, Jan-Jun (2021); 71-86] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2525-7935] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.47681/rca.v6i1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conhecimento, autopoiese e enação: aportes para uma discussão inicial] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/36979/24021] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/36979/24032] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/36979/24043] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:www.revistas.ufrj.br:article/36979#00057] => 0
                        )

                )

        )

)