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Modelo de maturidade em Gestão do Conhecimento: uma visão diacrônica

Knowledge magement maturity model: a diachronic perspective

Propõe um modelo de maturidade em gestão do conhecimento, a partir de levantamento na literatura dos modelos existentes, observados os fundamentos e a evolução da gestão do conhecimento. O método utilizado foi a pesquisa exploratória qualitativa, com revisão de literatura científica baseado no rank criado pelo aplicativo de acesso livre Publish or Perish, utilizando uma variedade de fontes de dados científicas (incluindo Google Scholar e Microsoft Academic Search). O modelo resultante atende plenamente à ISO 30401 (Sistemas de Gestão do Conhecimento), com seis dimensões: Pessoas, Cultura, Governança, Processos, Arquitetura Organizacional e Infraestrutura e Tecnologia, representando os principais habilitadores do conhecimento, e seis níveis de maturidade: 0 - Indivíduo, 1 - Grupo, 2 -  Organização, 3 - Inovação, 4 - Rede, 5 – Plenitude, representando o caminho de evolução da gestão do conhecimento.O modelo proposto se baseia no conceito de conhecimento como um fenômeno social e mental que não pode ser gerenciado diretamente. Conclui-se, então que a maturidade da gestão do conhecimento numa organização pode ser representada como níveis de maturidade individuais para um conjunto de habilitadores do conhecimento. Isto constitui o perfil do sistema de Gestão do Conhecimento e mostra quão efetivo pode ser.@pt


This paper proposes a knowledge management maturity model based on literature review of existing models and having in mind the fundamentals of knowledge management and its evolution. The methodology used was an exploratory qualitative research, with literature review based on the ranking generated by the free access applicative Public or Perish using a variety of data sources (such as Google Scholar and Microsoft Academic Search). The resulting model complies with ISO 30401 (Knowledge Management Systems), with a set of 6 dimensions: People, Culture, Governance, Processes, Organizational Architecture and Infrastructure and Technology, representing the main enablers of knowledge, and six levels: 0 - Individual, 1 - Group, 2 - Organization, 3 – Innovation, 4 – Network, 5 – Fullness, representing the path of knowledge management evolution. The proposed model is based on a concept of knowledge as a social and mental phenomenon that cannot be managed directly. The conclusion, therefore, is that the maturity of knowledge management in an organization can be represented as individual maturity levels for a set of knowledge enablers that constitutes the profile of the knowledge management system and shows how effective it can be.@en

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