Article Brapci-Revistas

Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação

The present work initially highlights the importance of studies on the phenomenon of information in the digital environment. It makes considerations about the possibility of interdisciplinary action by professionals in the field of Information and Communication Science, specifically Librarians and Journalists. The critical reflection on the possibilities of these professionals´ joint work in the fight against infodemic and misinformation brings as a structural definition the practices of digital culture proposed by the author Dalton Martins, characterized as: informational, communicational, relational and curatorial practices. Within this scope, approximations in the performance of librarians and journalists are presented and based on their specific skills and abilities. It was concluded that, although there are differences in the temporality of performance between both areas, since journalists basically deal with information that needs to be revealed immediately, an interdisciplinary trajectory that involves the librarian in this journalistic context appears to be unfolding as a huge potential for leveraging fact checking actions by making it possible to accurately and reliably back up information sources for the initial stages of the journalists´ work, providing greater agility in the production of news@en


O presente trabalho inicialmente destaca a importância dos estudos sobre o fenômeno da informação no ambiente digital tecendo considerações sobre possibilidade de atuação interdisciplinar dos profissionais do campo da Ciência da Informação e da Comunicação, especificamente Bibliotecários e Jornalistas. A reflexão crítica, sobre possibilidades de trabalho conjunto destes profissionais no combate à infodemia e desinformação, traz como definição estrutural as práticas da cultura digital do autor Dalton Martins, caracterizadas como: informacionais, comunicacionais, relacionais e curatoriais. Dentro deste escopo, apresentam-se as aproximações na atuação de bibliotecários e jornalistas com base em suas competências e habilidades específicas. De forma geral, conclui-se que, embora hajam diferenças de temporalidade da atuação entre as duas áreas, uma vez que jornalistas lidam basicamente com informações que precisam ser reveladas de imediato, uma trajetória interdisciplinar que envolva o bibliotecário, neste contexto jornalístico, parece descortinar-se como um enorme potencial na alavancagem de ações de checagem de fatos (fact checking) ao possibilitar com precisão e confiabilidade uma retaguarda de fontes informacionais para as etapas iniciais do trabalho dos jornalistas, conferindo maior agilidade na produção de notícias@pt

. Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação. Liinc em revista, [????].

References

  • ASSOCIATION OF COLLEGE E RESEARCH LIBRARIES, 2011. Information Literacy Competency Standards for Journalism Students and Professionals [em linha]. Chicago: ALA. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/il_journalism.pdf
  • CBO. CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES, 2021. Profissionais da Informação, Bibliotecário [em linha]. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoOcupacaoMovimentacao.jsf
  • CBO. CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES, 2021. Profissionais do Jornalismo, Jornalista [em linha]. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoOcupacaoMovimentacao.jsf
  • CGI, 2019. TIC Domicílios. Coletiva de imprensa [em linha]. 26, mai 2020. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf
  • DUNKER, Christian, TEZZA, Cristóvão, FUKS, Julián, TIBURI, Márcia, SAFATLE, Vladimir, 2017. Ética e pós- verdade. Porto Alegre: Ed.Dublinense.
  • INTERNATIONAL FACT-CHECKING NETWORK - IFCN, 2021. The International Fact-Checking Network [em linha]. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: https://www.poynter.org/ifcn/
  • KASPERSKY, 2020. 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa. Comunicado à imprensa [em linha]. 13, fev 2020. [Acesso em 14 março 2021]. Disponível em: https://www.kaspersky.com.br/about/press-releases/2020_62-dos-brasileiros-nao-sabem-reconhecer-uma-noticia-falsa .
  • LEITE, Leonardo Ripoll Tavares, MATOS, José Claudio, 2017. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [em linha]. 2017. vol. 13, p. 2334-2349. [Acesso em 28 março 2021]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/918
  • MAFFESOLI, Michel. Desencantamento e reencantamento: Michel Maffesoli fala sobre o pensamento pós-moderno na FAMECOS. [Entrevista cedida a PPGCOM, PUCRS, Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://projetos.eusoufamecos.net/b-ppgcom/2019/05/30/desencantamento-e-reencantamento-michel-maffesoli-fala-sobre-o-pensamento-pos-moderno-na-famecos/
  • MARTINS, Dalton Lopes, 2018. As práticas da cultura digital. Revista do Centro de Pesquisa e Formação [em linha]. 2018. no. 7, p. 51-60. [Acesso em 02 fevereiro 2021]. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/files/artigo/b9f41213/29af/44b8/9c66/ae47437a7b3e.pdf
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001. Parecer CNE/CES nº492/2001 de 03/04/2001 que estabelece as diretrizes curriculares nacional do curso de Biblioteconomia [em linha]. 03 abril 2001. [Acesso em 27 março 2021]. disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces492_01.pdf
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2020. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a covid-19 [em linha]. [Acesso em 29 março 2021]. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054
  • PARISER. Eli, 2011. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Tradução de Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar.
  • PINHEIRO, Lena Vânia R, 1999. Campo interdisciplinar da ciência da informação: fronteiras remotas e recentes. Em: PINHEIRO, L.V.R. (Org.) Ciência da informação, ciências sociais e interdisciplinaridade, Brasília: IBICT. 1999. p.155-182.
  • SANTAELLA, Lucia, 2018. A Pós verdade é verdadeira ou falsa? Organizado por Fabio Cypriano. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores.
  • SANTAELLA, Lucia, 2003. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos [em linha]. 2003. no. 22, p. 23-32. [acesso em 20 fevereiro 2021]. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493
  • RUSA, 2008. Diretrizes para a introdução de recursos de informação eletrônica para usuários, American Library Association – ALA [Em linha]. 29 de setembro de 2008. [Acesso em 27 março 2021]. Disponível em: http://www.ala.org/rusa/resources/guidelines/guidelinesintroduction
  • SARACEVIC, Tefko, 2014. Information Literacy in the United States: Contemporary Transformations and Controversies. Em: Aprendizagem ao longo da vida e cidadania digital no século XXI [em linha]. 2014. vol. 492, p. 19-30. [Acesso em 27 março 2021]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308012310_Information_Literacy_in_the_United_States_Contemporary_Transformations_and_Controversies DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-14136-7_3
  • SARACEVIC, Tefko, 1999. Information science. Em: Journal of the American Society for Information Science, Washington. 1999. vol.50, n. 12, p. 1051-1063. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(1999)50:12<1051::AID-ASI2>3.0.CO.,2-Z
  • SILVA, Terezinha Elisabeth da, 1991. Ação cultural e biblioteca pública: algumas questões. Em: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e documentação [Em linha]. Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia.1991. p.60-64. [Acesso em 26 março 2021]. Disponível em: http://eprints.rclis.org/14827/1/AcaoCultural_e_BibliotecaPub.pdf
  • UNESCO, 2020. Periodismo, “noticias falsas” e desinformación: manual de educación y capacitación en periodismo [Em linha]. Paris: UNESCO. [Acesso em 27 março 2021]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373349.locale=es
  • WARDLE, Clair, Derakhshan, Hossein, 2017. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making [em linha]. France: Council of Europe. [Acesso em 27 março 2021]. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-report-november-2017/1680764666
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-06-06] => 160505
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Laura Vilela Rodrigues Rezende] => 2153
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sonia Aguiar Cruz-Riascos] => 76660
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Geisa Müller de Campos Ribeiro] => 2151
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/708/2022/06/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5701#00051.pdf] => 197560
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital cultural practices] => 160520
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarians] => 267904
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Journalists] => 67716
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Misinformation] => 268174
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Infodemia] => 145927
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Infodemic] => 268250
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Infodemic] => 157192
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Prática da cultura digital] => 160521
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Jornalista] => 272754
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Desinformação] => 199406
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Práticas da cultura digital] => 277517
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Jornalistas] => 92734
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Infodemia] => 245648
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-06-06] => 277509
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liinc em revista] => 708
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00051-2021-17-] => 159519
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:51:2021-17-1] => 232102
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The present work initially highlights the importance of studies on the phenomenon of information in the digital environment. It makes considerations about the possibility of interdisciplinary action by professionals in the field of Information and Communication Science, specifically Librarians and Journalists. The critical reflection on the possibilities of these professionals´ joint work in the fight against infodemic and misinformation brings as a structural definition the practices of digital culture proposed by the author Dalton Martins, characterized as: informational, communicational, relational and curatorial practices. Within this scope, approximations in the performance of librarians and journalists are presented and based on their specific skills and abilities. It was concluded that, although there are differences in the temporality of performance between both areas, since journalists basically deal with information that needs to be revealed immediately, an interdisciplinary trajectory that involves the librarian in this journalistic context appears to be unfolding as a huge potential for leveraging fact checking actions by making it possible to accurately and reliably back up information sources for the initial stages of the journalists´ work, providing greater agility in the production of news] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente trabalho inicialmente destaca a importância dos estudos sobre o fenômeno da informação no ambiente digital tecendo considerações sobre possibilidade de atuação interdisciplinar dos profissionais do campo da Ciência da Informação e da Comunicação, especificamente Bibliotecários e Jornalistas. A reflexão crítica, sobre possibilidades de trabalho conjunto destes profissionais no combate à infodemia e desinformação, traz como definição estrutural as práticas da cultura digital do autor Dalton Martins, caracterizadas como: informacionais, comunicacionais, relacionais e curatoriais. Dentro deste escopo, apresentam-se as aproximações na atuação de bibliotecários e jornalistas com base em suas competências e habilidades específicas. De forma geral, conclui-se que, embora hajam diferenças de temporalidade da atuação entre as duas áreas, uma vez que jornalistas lidam basicamente com informações que precisam ser reveladas de imediato, uma trajetória interdisciplinar que envolva o bibliotecário, neste contexto jornalístico, parece descortinar-se como um enorme potencial na alavancagem de ações de checagem de fatos (fact checking) ao possibilitar com precisão e confiabilidade uma retaguarda de fontes informacionais para as etapas iniciais do trabalho dos jornalistas, conferindo maior agilidade na produção de notícias] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5701] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18617/liinc.v17i1.5701] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liinc em Revista; Vol. 17 No. 1 (2021): Infodemic and Our Future; e5701] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Liinc em Revista; v. 17 n. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5701] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liinc em Revista; Vol. 17 Núm. 1 (2021): Infodemia e o Nosso Futuro; e5701] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1808-3536] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701/5272] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701/5272] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5701#00051] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18617/liinc.v17i1.5701] => 0
                        )

                )

        )

)