Article Brapci-Revistas

Fatores estressores e a síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias

A pesquisa objetivou analisar ocorrência de fatores estressores que podem ocasionar a Síndrome de Burnout no labor do bibliotecário. Para tanto, buscou-se evidenciar conceitos, dimensões e elementos constitutivos da referida Síndrome, indicar fatores estressores nas bibliotecas, e averiguar meios preventivos e de intervenção. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Caracteriza-se por estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, com trinta e um bibliotecários como sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com questões voltadas para fatores sociodemográficos e temas pertinentes ao labor dos bibliotecários. Utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com categorias em classificação e inferências, destacando aportes da autora Benevides-Pereira como diretriz teórica. Como resultado, tem-se que o ambiente laboral do bibliotecário é propenso a alguns fatores estressores sejam eles internos e(ou) externos de personalidade e(ou) de cunho organizacional. Ressalta-se a necessidade de intervenção em bibliotecas outras, onde já ocorre a incidência de acometimento da Síndrome ou problemas relativos aos fatores estressores. Indica-se o uso de medidas preventivas em bibliotecas universitárias, incluindo ações a partir das Áreas de Gestão dos Sistemas de Bibliotecas, da Saúde e Qualidade de Vida, e da Gestão de Pessoas.@pt


. Fatores estressores e a síndrome de burnout em bibliotecas universitárias. Informação em pauta, [????].

References

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed.70, 1979.
  • BENEVIDES-PEREIRA, A.M.T. O processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-PEREIRA, A.M.T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
  • BENEVIDES-PERREIRA, A. M.T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
  • BRASIL. Lei 4.084, de 30 de julho de 1962. Dispões sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e das suas atribuições. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/195 0-1969/L4084.htm. Acesso em:12 jan. 2020.
  • BRASIL. Decreto nº 56.725, 1965. Regulamenta a Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962 que dispões sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Brasília: Câmara dos Deputados, 1965. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/ 1960-1969/decreto-56725-16-agosto-1965397075-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 14 jan. 2020.
  • BRASIL. Ministério do Trabalho. Classificação Brasileira de Ocupações 2612 Profissionais da Informação. Brasília, 2002. Disponível em: https://www.ocupacoes.com.br/cbomte/261205-bibliotecario Acesso em: 18 jan. 2020.
  • CARLOTTO, M.S.., GOBI, M.D. Síndrome de Burnout: um problema do indivíduo ou de seu contexto de trabalho? Aletheia, Canoas, v.10, p.103-114, abr./jun. 2000.
  • CARLOTTO, M.S. Síndrome de Burnout: Diferenças segundo níveis de ensino. Psico (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 495502, out. 2010.
  • CARLOTTO, M. S.., DALCIN, L. Avaliação de efeito de intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia escolar e educacional, Campinas, v. 22, n. 1, p. 141-150, jan./abr. 2018.
  • CASSIDY, M.., VERSLUIS, A.., MENZIES, E. Disrupting traditional power structures in academic libraries: Saying no, how to do it, and why it matters. In: CRITICAL LIBRARIANSHIP AND PEDAGOGY SYMPOSIUM, 2018, Tucson, AZ. Anais […]. Tucson, AZ.: University of Arizona, 2018. Disponível em: https://repository.arizona.edu/bitstream/handl e/10150/632090/Handout%20%20Disrupting%20Structures.pdf?sequence=4 and isAllowed=y. Acesso em: dez. 2019.
  • CFB – Conselho Federal de Biblioteconomia. Resolução nº 42/2002. Código de Ética Profissional do Bibliotecário. Brasília, DF., 2002. Disponível em: http: //www.cfb.org.br/legislacao/resolucoes/Resolu %E7%E30%20042-02.asp. Acesso em: 31 nov. 2019.
  • CODO, W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • FABER, B. A. Inconsequentiality: The key to understanding teacher burnout. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 159-165.
  • FERNANDES, M.A., SILVA, D.AR.A.., IBIAPINA, A.R.S.., SILVA, J.S. Adoecimento mental e as relações com o trabalho: estudo com trabalhadores portadores de doenças mental. 2018. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo, v.16, n.3, p.277-286, 2018. DOI: 10.5327/Z1679443520180110. Disponível https://cdn.publisher.gn1.link/rbmt.org.br/pdf/ v16n3a04.pdf. Acesso em: 24 nov. 2019.
  • FIRTH, J. Personal meanings of occupational stress: cases from clinic. Journal of Occupational Psychology, England, v.58, n.2, p. 139-148, jun. 1985.
  • FREUDENBERGER, H. Staff Burn-out. Journal of Social Issues, New York, v. 30, n. 1, p. 154-165, 1974.
  • GUDITUS, C. W. Staff Burnout: Job Stress in the Human Services Cary Cherniss Beverly Hills, California. Thousand Oaks, Califórnia: Sage Publications, 1980. 199 p.
  • GIL-MONTE, P. R. Burnout Syndrome: ¿síndrome de quemarse por el trabajo, desgaste profesional, estrés laboral o enfermedad de Tomás? In: Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, Madrid, v. 19, n. 2, p. 181-197, 2003. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=231318 052004. Acesso em: 10 nov. 2019.
  • LEVY. C.T. M. A Síndrome de Burnout em
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-05-30] => 160139
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Gláucia de Lima Sebastião do Carmo] => 160435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sonia Aguiar Cruz-Riascos] => 76660
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/699/2022/06/oai_periodicos_ufc_article_67916#00048.pdf] => 197581
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [31] => 141
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [13] => 1273
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Síndrome de burnout] => 160433
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Labor] => 278569
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fatore estressore] => 160434
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Universidade federal de pernambuco] => 263683
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Fatores estressores] => 277825
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dossiê] => 293
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-05-30] => 277808
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta] => 699
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00048-2021-6-ESPECIAL] => 160137
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A pesquisa objetivou analisar ocorrência de fatores estressores que podem ocasionar a Síndrome de Burnout no labor do bibliotecário. Para tanto, buscou-se evidenciar conceitos, dimensões e elementos constitutivos da referida Síndrome, indicar fatores estressores nas bibliotecas, e averiguar meios preventivos e de intervenção. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Caracteriza-se por estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, com trinta e um bibliotecários como sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com questões voltadas para fatores sociodemográficos e temas pertinentes ao labor dos bibliotecários. Utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com categorias em classificação e inferências, destacando aportes da autora Benevides-Pereira como diretriz teórica. Como resultado, tem-se que o ambiente laboral do bibliotecário é propenso a alguns fatores estressores sejam eles internos e(ou) externos de personalidade e(ou) de cunho organizacional. Ressalta-se a necessidade de intervenção em bibliotecas outras, onde já ocorre a incidência de acometimento da Síndrome ou problemas relativos aos fatores estressores. Indica-se o uso de medidas preventivas em bibliotecas universitárias, incluindo ações a partir das Áreas de Gestão dos Sistemas de Bibliotecas, da Saúde e Qualidade de Vida, e da Gestão de Pessoas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufc:article/67916] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67916] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67916.13-31] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta; Vol 6 No especial (2021): Dossiê VIII SITRE - GT 19; 13-31] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta; v. 6 n. especial (2021): Dossiê VIII SITRE - GT 19; 13-31] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2525-3468] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fatores estressores e a síndrome de Burnout em bibliotecas universitárias] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67916/196888] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67916] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/67916/196888] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufc:article/67916#00048] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67916.13-31] => 0
                        )

                )

        )

)