Article Brapci-Revistas

A importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais para a formação do bibliotecário

The importance of teaching the Brazilian Sign Language for the formation of the librarian

It deals with the history of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and its legalization as a language, as well as, the importance of its teaching and knowledge by information professionals, specifically the Librarian, where it brings the idea of the insertion and teaching of this language among students who are graduating in the course of Librarianship, as an incentive to mediation of information in libraries. It presents the need to understand this language and use it in the care and treatment of deaf users, using it as a bridge to spontaneous inclusion. It will also be addressed the training of the librarian, his way of acting in the information space and the use of communication among much of his activities, which leads us to the use of it as a bridge between User X Librarian and the primary need for understanding the needs of deaf users. The research is of bibliographic nature, where it was made a survey on the subject based on authors who address the same theme in their productions. As a result, we obtained a new look at the language in an interdisciplinary way that confirm the need and reflection on the insertion and presence of this context in the training of these professionals.@en


Aborda a história da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua legalização como língua, bem como a importância de seu ensino e conhecimento por profissionais da informação, em específico o bibliotecário. Apresenta a ideia da inserção e ensino dessa língua dentre estudantes que estão se formando no curso de Biblioteconomia, como incentivo à mediação da informação nas bibliotecas. Apresenta a necessidade de se compreender essa língua e utilizá-la no atendimento e trato com utentes surdos, utilizando-a como ponte para a inclusão espontânea. Serão abordados também a formação do bibliotecário, sua forma de atuação no espaço informacional e uso da comunicação dentre boa parte de suas atividades, o que nos remete ao uso da mesma como ponte entre Utente versus Bibliotecário e à necessidade primordial para compreensão das necessidades do utente surdo. A pesquisa é de caráter bibliográfico, na qual foi feito um levantamento sobre o assunto com base em autores que abordam o mesmo tema em suas produções. Como resultado, obtivemos um novo olhar sobre a língua de forma interdisciplinar que confirma a necessidade e reflexão sobre a inserção e a presença de tal contexto na formação desses profissionais.@pt

. ::none::, [????].

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.., SANTOS NETO, J. A.., SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.
  • BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
  • BAPTISTA, Maria Isabel S. Dias. Convivendo com as diferenças. In: PUPO, Deise Tallarico., MELO, Amanda Meincke., FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2008. p. 24-27.
  • BATTISTI, C. M. Da segregação à inclusão: evolução do conceito de inclusão. Ágora: Revista Eletrônica, Cerro Grande, n. 11, dez. 2010. Disponível em: http://www.ceedo.com.br/agora/agora11/CleusaMolinariBattisti_inclus%E3odod eficiente_Desafioseoportunidades.pdf. Acesso em: 18 jan. 2015.
  • BISOL, Cláudia Alquati., VALENTINI, Carla Beatris., SIMIONI, Janaína Lazzarotto., ZANCHIN, Jaqueline. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n.139, Jan./Apr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S0100-15742010000100008. Acesso em: 22 jun. 2019.
  • BRITO, Lucinda Ferreira. Língua brasileira de sinais – LIBRAS. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais. Brasília DF, 1997. v. 3. (Série atualidades pedagógicas, n. 4).
  • CAPOVILLA, F. C.., RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: Edusp, 2001.
  • CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da. O papel social do bibliotecário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 15, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2003v8n15p41/5234. Acesso em: 10 jun. 2020.
  • FREIRE, Isa Maria. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Instituto Brasileiro de Ciência de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • HONORA, Márcia., FRIZANCO, Mary Lopez Esteves. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
  • LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
  • MARTELOTTA, Mário Eduardo., CUNHA, Angélica Furtado da., COSTA, Marcos Antonio. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
  • MORIN, Edgar. Prólogo. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez., Brasília: Unesco, 2003.
  • PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. 8, n. 14, 2010. Disponível em: www.revel.inf.br. Acesso em: 10 jun. 2020.
  • PIMENTEL, Cléa Dubeux Pinto. Formação profissional e as perspectivas do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s. l], v.18, 1985.
  • PUPO, Deise Tallarico. Acessibilidade e Inclusão: o que isso tem a ver com os bibliotecários? In: PUPO, Deise Tallarico., MELO, Amanda Meincke., FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas,
  • SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2008. Cap. 1. ROCHA, Marisa Perrone Campos. A questão cidadania na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 40-45, jan./abr. 2000.
  • SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
  • SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
  • SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
  • SASSAKI, R. K. O direito à educação inclusiva, segundo a ONU. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília: Corde, 2007
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. PPC de Biblioteconomia. Recife, 2011. Disponível em: https://biblioteconomiaufpe.wordpress.com/.../ppc-debiblioteconomia-perfil-0406/. Acesso em: 6 jun. 2020.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. PPC de Biblioteconomia. São Carlos, 2014. Disponível em: www.prograd.ufscar.br/projetoped/projeto_bci.pdf.
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-04-16] => 158665
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Joice Dias Costa] => 126387
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Hélio Márcio Pajeú] => 4979
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/120087/2021/04/oai_periodicos_ufrn_br_article_21867#00082.pdf] => 158754
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [18] => 1507
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Libras] => 181755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Inclusão] => 235139
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Communication] => 173616
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inclusion] => 235138
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 265375
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Libras] => 273545
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Communication] => 5584
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 233861
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-04-16] => 273873
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliocanto] => 120087
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00082-2021-7-1] => 158662
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It deals with the history of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and its legalization as a language, as well as, the importance of its teaching and knowledge by information professionals, specifically the Librarian, where it brings the idea of the insertion and teaching of this language among students who are graduating in the course of Librarianship, as an incentive to mediation of information in libraries. It presents the need to understand this language and use it in the care and treatment of deaf users, using it as a bridge to spontaneous inclusion. It will also be addressed the training of the librarian, his way of acting in the information space and the use of communication among much of his activities, which leads us to the use of it as a bridge between User X Librarian and the primary need for understanding the needs of deaf users. The research is of bibliographic nature, where it was made a survey on the subject based on authors who address the same theme in their productions. As a result, we obtained a new look at the language in an interdisciplinary way that confirm the need and reflection on the insertion and presence of this context in the training of these professionals.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aborda a história da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua legalização como língua, bem como a importância de seu ensino e conhecimento por profissionais da informação, em específico o bibliotecário. Apresenta a ideia da inserção e ensino dessa língua dentre estudantes que estão se formando no curso de Biblioteconomia, como incentivo à mediação da informação nas bibliotecas. Apresenta a necessidade de se compreender essa língua e utilizá-la no atendimento e trato com utentes surdos, utilizando-a como ponte para a inclusão espontânea. Serão abordados também a formação do bibliotecário, sua forma de atuação no espaço informacional e uso da comunicação dentre boa parte de suas atividades, o que nos remete ao uso da mesma como ponte entre Utente versus Bibliotecário e à necessidade primordial para compreensão das necessidades do utente surdo. A pesquisa é de caráter bibliográfico, na qual foi feito um levantamento sobre o assunto com base em autores que abordam o mesmo tema em suas produções. Como resultado, obtivemos um novo olhar sobre a língua de forma interdisciplinar que confirma a necessidade e reflexão sobre a inserção e a presença de tal contexto na formação desses profissionais.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufrn.br:article/21867] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21867] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21867] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [BiblioCanto; v. 7 n. 1 (2021); 1 - 18] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2447-7842] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21680/2427-7842.2021v7n1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The importance of teaching the Brazilian Sign Language for the formation of the librarian] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais para a formação do bibliotecário] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21867/14071] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21867] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/21867/14071] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufrn.br:article/21867#00082] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-7842.2021v7n1ID21867] => 0
                        )

                )

        )

)