Article Brapci-Revistas

A experiência da pesquisa para a iniciação científica

Introdução: O presente artigo apresenta um panorama geral da Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil e da sua contribuição tanto para o bolsista quanto para a sociedade do país. Ademais, contém reflexões, baseadas na experiência dos autores, acerca da trajetória percorrida pelo estudante que decide participar do programa de IC ou ICJ. Objetivo: Promover conhecimento e reflexão sobre a participação da Iniciação Científica na estruturação e evolução das pesquisas científicas, além do próprio aprimoramento das faculdades críticas e do discernimento científico dos estudantes bolsistas. Metodologia: A reflexão proposta foi realizada a partir de um relato de experiência da atuação de Clarissa Menna Barreto, bolsista de Iniciação Científica, e João Pedro Quaresma, bolsista de Iniciação Científica Júnior, na pesquisa Comunicação e Infância, sob coordenação da pesquisadora Profª. Drª. Juliana Tonin. Resultados: A experiência da Iniciação Científica, por oferecer ao estudante a oportunidade de realizar um primeiro contato com o universo da pesquisa e da pós-graduação e de protagonizar o fazer-ciência, possibilita ao bolsista o desenvolvimento de um perfil crítico-investigativo próprio de um pesquisador e, por extensão, fomenta o interesse e a preocupação pela educação e pela ciência no país. Conclusão: A Iniciação Científica representa tanto uma experiência valiosa em âmbito pessoal quanto um elemento importante para a sociedade como um todo, ao auxiliar na construção de um país mais comprometido com a ciência e a educação.Descritores: Iniciação Científica. Experiência. Pesquisa.@pt


. A experiência da pesquisa para a iniciação científica. Informação & informação, [????].

References

  • BAZIN, Maurice Jacques. O que é a iniciação científica. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 81-88, jun. 1983.
  • CABRERO, Rodrigo de Castro. Formação de pesquisadores na UFSCar e na área de Educação Especial: impacto do programa de iniciação científica do CNPq. 2007. 276 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
  • CNPQ suspende 4.500 bolsas por falta de orçamento. O Globo, Rio de Janeiro, 15 de ago. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/cnpq-suspende-4500-bolsas-porfalta-de-orcamento-23880009. Acesso em: 11 jan. 2020.
  • MASSI, Luciana., QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p. 173-197, abr. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S010015742010000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext and pid=S010015742010000100009 and lng=en and nrm=iso and tlng=pt. Acesso em: 06 jan. 2020.
  • MASSI, Luciana., QUEIROZ, Salete Linhares. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Ed. da Unesp digital, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/s3ny4. Acesso em: 11 jan. 2020.
  • PUCRS. 20º SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Porto Alegre, 2019. Disponível em: http://www.pucrs.br/eventos/inst/salaoic/. Acesso em: 21 jan. 2020.
  • OLIVEIRA, Adriano de., BIANCHETTI, Lucídio. Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 133-162, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002600952.
  • ORTEGA, Anna. Vivência sobre Iniciação Científica Júnior: Depoimento. [Entrevista cedida pessoalmente a] Clarissa Menna Barreto. Porto Alegre, jan.
  • SANTOS, Silvia Alves dos. Mudanças na graduação na universidade pública: a nova prática da iniciação científica. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-03-31] => 158345
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Clarissa Menna Barreto] => 158372
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [João Pedro Quaresma] => 158373
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Juliana Tonin] => 158374
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/04/oai_ojs_www_uel_br_article_39057#00020.pdf] => 158854
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [719] => 2929
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [703] => 141278
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Iniciação científica] => 174576
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Experiência] => 178976
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Experiência] => 1976
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2021-26-1] => 158343
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: O presente artigo apresenta um panorama geral da Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil e da sua contribuição tanto para o bolsista quanto para a sociedade do país. Ademais, contém reflexões, baseadas na experiência dos autores, acerca da trajetória percorrida pelo estudante que decide participar do programa de IC ou ICJ. Objetivo: Promover conhecimento e reflexão sobre a participação da Iniciação Científica na estruturação e evolução das pesquisas científicas, além do próprio aprimoramento das faculdades críticas e do discernimento científico dos estudantes bolsistas. Metodologia: A reflexão proposta foi realizada a partir de um relato de experiência da atuação de Clarissa Menna Barreto, bolsista de Iniciação Científica, e João Pedro Quaresma, bolsista de Iniciação Científica Júnior, na pesquisa Comunicação e Infância, sob coordenação da pesquisadora Profª. Drª. Juliana Tonin. Resultados: A experiência da Iniciação Científica, por oferecer ao estudante a oportunidade de realizar um primeiro contato com o universo da pesquisa e da pós-graduação e de protagonizar o fazer-ciência, possibilita ao bolsista o desenvolvimento de um perfil crítico-investigativo próprio de um pesquisador e, por extensão, fomenta o interesse e a preocupação pela educação e pela ciência no país. Conclusão: A Iniciação Científica representa tanto uma experiência valiosa em âmbito pessoal quanto um elemento importante para a sociedade como um todo, ao auxiliar na construção de um país mais comprometido com a ciência e a educação.Descritores: Iniciação Científica. Experiência. Pesquisa.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/39057] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39057] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2021v26n1p703] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 26, n. 1 (2021); 703-719] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A experiência da pesquisa para a iniciação científica] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39057/pdf_1] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/39057#00020] => 0
                        )

                )

        )

)