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Objetos de fronteira: um diálogo entre a ciência da informação e a ciência de dados

Frontier objects: a bridge between information science and data science

Objective: The mediating technology involved in communications has enabled a significant increase in the amount of interactions between producers and consumers of information, products or services. In this article, a proposal will be presented for the organization of the necessary information in the development of mediating elements known as virtual assistants (Chatbots). These integrating communication channels will be conceptualized as boundary objects and their prototyping as an activity suggested to Information Science professionals in search of an ever-greater synergy with Data Science. Method: The article is based on a methodology of an exploratory nature and applied with the use of a “Case Study” guided by a thorough bibliographic review of the theory of boundary objects and the study of artificial intelligence platforms used for the development of chatbots, investigating the actions, methods and tools for organizing information. Results: A proposal for a method for the organization of information based on a specific taxonomy for the domain of interactions established between the government and citizens is presented. In this context, a set of intentions, entities and informational dialogues are established that can precisely provide the necessary skills for prototyping the virtual assistant. Conclusions: Boundary Objects are an appropriate alternative for mediating social practices used by different types of communities that need to exchange information in a structured way. Through a knowledge base previously modeled in the form of intentions, entities and dialogues, the informational needs of different communities are now met, with the consequent opening of an exceptional field for the work of the Information Science professional.@en


Objetivo: A tecnologia mediadora envolvida nas comunicações possibilitou um significativo incremento da quantidade de interações entre produtores e consumidores de informação, produtos ou serviços. Neste artigo, será apresentada uma proposta para a organização da informação necessária no desenvolvimento de artefatos utilizados na mediação e conhecidos como assistentes virtuais (Chatbots). Esses canais integradores de comunicação serão conceituados como objetos de fronteira e a sua prototipação como atividade sugerida aos profissionais da Ciência da Informação em busca de uma sinergia cada vez maior com a Ciência de Dados. Método: O artigo se baseia em uma metodologia de natureza exploratória e aplicada com a utilização de um “Estudo de Caso” orientado por uma profunda revisão bibliográfica da teoria dos objetos de fronteira e do estudo das plataformas de inteligência artificial utilizadas para desenvolvimento de chatbots, investigando as ações, métodos e ferramentas para organização da informação. Resultados: É apresentada uma proposta de método para a organização da informação baseada em uma taxonomia específica para o domínio das interações estabelecidas entre o poder público e os cidadãos. Nesse contexto é estabelecido um conjunto de intenções, entidades e diálogos informacionais que podem justamente prover a habilidade necessária para prototipação do assistente virtual. Conclusões: Os objetos de fronteira se constituem como uma alternativa apropriada para mediação das práticas sociais utilizadas por diversos tipos de comunidades que precisem trocar informações de forma estruturada. Por meio de uma base de conhecimento previamente modelada na forma de intenções, entidades e diálogos, as necessidades informacionais de diferentes comunidades passam a ser atendidas com a consequente abertura de um campo excepcional para atuação do profissional da Ciência da Informação.@pt

. Objetos de fronteira: um diálogo entre a ciência da informação e a ciência de dados. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

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Método: O artigo se baseia em uma metodologia de natureza exploratória e aplicada com a utilização de um “Estudo de Caso” orientado por uma profunda revisão bibliográfica da teoria dos objetos de fronteira e do estudo das plataformas de inteligência artificial utilizadas para desenvolvimento de chatbots, investigando as ações, métodos e ferramentas para organização da informação.
Resultados: É apresentada uma proposta de método para a organização da informação baseada em uma taxonomia específica para o domínio das interações estabelecidas entre o poder público e os cidadãos. Nesse contexto é estabelecido um conjunto de intenções, entidades e diálogos informacionais que podem justamente prover a habilidade necessária para prototipação do assistente virtual.
Conclusões: Os objetos de fronteira se constituem como uma alternativa apropriada para mediação das práticas sociais utilizadas por diversos tipos de comunidades que precisem trocar informações de forma estruturada. Por meio de uma base de conhecimento previamente modelada na forma de intenções, entidades e diálogos, as necessidades informacionais de diferentes comunidades passam a ser atendidas com a consequente abertura de um campo excepcional para atuação do profissional da Ciência da Informação.] => 0
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