Article Brapci-Revistas

Plataformas móveis, gamificação e aprendizagem

Mobile platforms, gamification and learning

Las plataformas móviles, gamification y aprendizaje

Rafael Dubiela and André Battaiola from the Federal University of Paraná/Brazil (UFPR) answer questions drawn up by researchers at the University Casagrande - UCG/Ecuador. Those questions refer to the role of mobile platforms in learning processes and their reasoning shed light to the discussions about available resources, the differences between traditional learning and the ones based on such devices, the impact of mobile devices on learning and the foreseen future that characterizes this topic. [Available languages​​: Portuguese and Spanish]. @en


Os Professores Rafael Dubiela e André Battaiola da UFPR respondem questões elaboradas por pesquisadores da Universidade Casagrande - UCG/Equador. As perguntas se referem à aprendizagem baseada (que se utiliza) de plataformas móveis. Discorrem sobre os recursos disponíveis, as diferenças entre a aprendizagem tradicional e aquela baseada em tais dispositivos, o impacto dos equipamentos móveis na aprendizagem e discutem o que caracteriza o futuro nesta temática. [Idiomas disponíveis: português e espanhol]. @pt
Rafael Dubiela y André Battaiola de la Universidad Federal de Paraná / Brasil (UFPR) responden a las preguntas formuladas por los investigadores de la Universidad Casagrande - UCG / Ecuador. Esas preguntas se refieren al papel de las plataformas móviles en los procesos de aprendizaje y sus razonamientos arrojan luz a los debates acerca de los recursos disponibles, las diferencias entre el aprendizaje tradicional y los basados ​​en este tipo de dispositivos, el impacto de los dispositivos móviles en el aprendizaje, y la previsión de futuro para el tema. [Idiomas disponibles: Portugués y Español].@es

. Plataformas móveis, gamificação e aprendizagem mobile platforms, gamification and learning las plataformas móviles, gamification y aprendizaje. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-12-31] => 15555
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rafael Pereira Dubiela] => 15566
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [André Luiz Battaiola] => 15567
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/100/2018/09/oai_ojs_c3sl_ufpr_br_article_41322#00006.txt] => 49285
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/100/2018/09/oai_ojs_c3sl_ufpr_br_article_41322#00006.pdf] => 49286
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [85] => 120
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [82] => 2212
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Entrevista] => 5
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Education] => 235127
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educational technology] => 274440
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Industrial design] => 15558
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Handheld computer] => 233923
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mobile technologies] => 233924
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Educational technologies] => 269817
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Education] => 3820
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Educational technology] => 15557
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educación] => 9066
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnología educativa] => 269823
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Diseño industrial] => 15561
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizaje] => 256384
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dispositivos móviles] => 233914
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tecnologías móviles] => 233915
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 233892
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Desenho industrial] => 233918
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dispositivo móvel] => 191805
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tecnologia móvel] => 8150
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 6765
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento] => 100
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00006-2013-2-2] => 15553
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rafael Dubiela and André Battaiola from the Federal University of Paraná/Brazil (UFPR) answer questions drawn up by researchers at the University Casagrande - UCG/Ecuador. Those questions refer to the role of mobile platforms in learning processes and their reasoning shed light to the discussions about available resources, the differences between traditional learning and the ones based on such devices, the impact of mobile devices on learning and the foreseen future that characterizes this topic. [Available languages​​: Portuguese and Spanish]. ] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os Professores Rafael Dubiela e André Battaiola da UFPR respondem questões elaboradas por pesquisadores da Universidade Casagrande - UCG/Equador. As perguntas se referem à aprendizagem baseada (que se utiliza) de plataformas móveis. Discorrem sobre os recursos disponíveis, as diferenças entre a aprendizagem tradicional e aquela baseada em tais dispositivos, o impacto dos equipamentos móveis na aprendizagem e discutem o que caracteriza o futuro nesta temática. [Idiomas disponíveis: português e espanhol]. ] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rafael Dubiela y André Battaiola de la Universidad Federal de Paraná / Brasil (UFPR) responden a las preguntas formuladas por los investigadores de la Universidad Casagrande - UCG / Ecuador. Esas preguntas se refieren al papel de las plataformas móviles en los procesos de aprendizaje y sus razonamientos arrojan luz a los debates acerca de los recursos disponibles, las diferencias entre el aprendizaje tradicional y los basados ​​en este tipo de dispositivos, el impacto de los dispositivos móviles en el aprendizaje, y la previsión de futuro para el tema. [Idiomas disponibles: Portugués y Español].] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.c3sl.ufpr.br:article/41322] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v2i2.41322] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 2 (2013): jul./dez.; 82-85] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2237-826X] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v2i2] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Plataformas móveis, gamificação e aprendizagem] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mobile platforms, gamification and learning] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Las plataformas móviles, gamification y aprendizaje] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25420] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25421] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25422] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25266] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25269] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41322/25271] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.c3sl.ufpr.br:article/41322#00006] => 0
                        )

                )

        )

)