Article Brapci-Revistas

A modulação algorítmica de comportamento e suas categorias operativas a partir das patentes da Facebook Inc.

Essa pesquisa parte do objetivo de entender as implicações sociais do uso de sistemas algorítmicos pelas plataformas de mídias sociais para assim compreender o que muda em uma comunicação cada vez mais mediada e modulada por agentes não-humanos. A partir da análise de pedidos de patentes requeridos pela empresa Facebook Inc. nos últimos quatro anos foi possível identificar tecnologias que são úteis à modulação de comportamento. A análise de patentes mostra-se como uma alternativa interessante para explorar os processos algorítmicos e entender alguns mecanismos da plataforma de mídia social que costumam ser ofuscados e de difícil acesso.@pt


. ::none::, [????].

References

  • AGARWAL, N. Quantifying Social Influence. Google Patents, 2016. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US20170277691A1/en?oq=+Uni ted+States+Patent+Application+20170277691+. Acesso em: 22 maio 2019.
  • ALI, M. et al. Discrimination through optimization: How Facebook’s ad delivery can lead to skewed outcomes. arXiv: 1904.02095: arXiv.org, 3 abr. 2019. Disponível em: http://arxiv.org/abs/1904.02095. Acesso em: 29 maio 2019.
  • ARQUETTE, L. et al. Methods and systems for optimizing messages to users of a social network. Google Patents, 2017. Disponível em: https://patents. google.com/patent/US20170171142A1/en?oq=+United+States+Patent+Ap plication+20170171142+. Acesso em: 15 maio 2019.
  • BUCHER, T. If... Then: Algorithmic Power and Politics. [s.l.]: Oxford University Press, 2018.
  • CLEMENT, J. Facebook ad revenue 2009-2018. Statista, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/271258/facebooks-advertising-revenue-worldwide/. Acesso em: 15 jul. 2019.
  • COELHO, T. 10 fatos sobre o uso de redes sociais no Brasil que você precisa saber. TechTudo, 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/ noticias/2018/02/10-fatos-sobre-o-uso-de-redes-sociais-no-brasil-que-voce-precisa-saber.ghtml. Acesso em: 3 jul. 2019.
  • DIAKOPOULOS, N. Algorithmic Accountability: Journalistic investigation of computational power structures. Digital Journalism, v. 3, n. 3, p. 398-415, 4 maio 2015.
  • DONOHUE, A. Augmenting text messages with emotion information. Google Patents, 2015. Disponível em: https://patents.google.com/patent/ US20170147202A1/en?q=Augmenting and q=Text+Messages and q=Emotion and q =Information. and oq=Augmenting+Text+Messages+with+Emotion+Informati on.+. Acesso em: 18 maio 2019.
  • INTRONA, L. D. Algorithms, Governance, and Governmentality: On Governing Academic Writing. Science, Technology, and Human Values, v. 41, n. 1, p. 17-49, 1 jan. 2016.
  • KAZI, R. N. et al. Quotations-Modules on Online Social Networks. Google Patents, 2016a. Disponível em: https://patents.google.com/patent/ US20170220677A1/en?oq=United+States+Patent+Application+2017022067 7+Kind+Code:+A1. Acesso em: 15 maio 2019.
  • KAZI, R. N. et al. Sentiment-Modules on Online Social Networks. Google Patents, 2016b. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US20170220578A1/en?oq=+United+States+Patent+Applicati on+20170220578+. Acesso em: 15 maio 2019.
  • KITCHIN, R. Thinking Critically About and Researching Algorithms. Rochester: Social Science Research Network, 2014. Disponível em: https://papers.ssrn.com/abstract=2515786. Acesso em: 18 maio 2018.
  • LINDSAY, R. T.., RAJARAM, G. Determining phrase objects based on received user input context information. Google Patents, 2017. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US20170206194A1/en?oq=+United+State s+Patent+Application+20170206194+. Acesso em: 18 maio 2019.
  • MACHADO, D. F. A modulação de comportamento nas plataformas de mídias sociais. In: SOUZA, J.., AVELINO, R.., SILVEIRA, S. A. da (Orgs.). A sociedade de controle: Manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Editora Hedra, 2018.
  • MACHADO, D. F. Modulações algorítmicas: uma análise das tecnologias de orientação de comportamento a partir das patentes do Facebook. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index. php?codigo_sophia=118756. Acesso em: 17 dez. 2019.
  • MACHADO, D. F.., SOUZA, J.., SILVEIRA, S. A. da. Tecnologias de modulação e formatação da opinião em rede. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 42., Caxambu. Anais […]. Caxambu: Anpocs, 2018. p. 21.
  • MARRA, C. J.., SOUROV, A. A.., PETRESCU, A.., AHMED, S. S.., BACKSTROM, L. S. Pushing news feed content to client devices. Google Patents, 2016a. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US20170289288A1/en?oq= +United+States+Patent+Application+20170289288+Kind+Code:+A1. Acesso em: 14 maio 2019.
  • MARRA, C. J.., SOUROV, A. A.., PETRESCU, A.., AHMED, S. S.., BACKSTROM, L. S. Ranking of news feed in a mobile device based on local signals. Google Patents, 2016b. Disponível em: https://patents.google.com/patent/ US20170351675A1/en?oq=20170351675. Acesso em: 13 maio 2019.
  • MEIO E MENSAGEM. Brasil é 3ª maior base do Facebook. online. 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/02/28/brasil-e-3a-maior-base-do-facebook.html. Acesso em: 14 maio 2020.
  • NAVEH, B. R. Techniques for emotion detection and content delivery. Google Patents, 2015. Disponível em: https://patents.google.com/patent/ US20150242679A1/en. Acesso em: 18 maio 2019.
  • O’NEIL, C. Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy. New York: Crown, 2016.
  • PARISER, E. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. [S.l.]: Zahar, 2012.
  • PASQUALE, F. The black box society: the secret algorithms that control money and information. Cambridge: Harvard University Press, 2015.
  • ROUVROY, A. The end(s) of critique: data behaviourism versus due process. In: HILDEBRANDT, M.., VRIES, K. de. (Eds.) Privacy, Due Process and the Computational Turn. New York: Routledge, 2013.
  • SEAVER, N. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data and Society, v. 4, n. 2, p. 2053951717738104, 1 dez. 2017.
  • SILVEIRA, S. A. da. Tudo sobre tod@s: Redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Edições Sesc, 2017.
  • SOUZA, J.., AVELINO, R.., SILVEIRA, S. A. da. A sociedade de controle: Manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Editora Hedra, 2018.
  • SRNICEK, N. Platform Capitalism. 1. ed. Cambridge., Malden: Polity, 2016.
  • WONG, J. W. H. et al. Systems and methods for promoting content items. Google Patents, 2016. Disponível em: https://patents.google.com/ patent/US20170186042A1/en?oq=+United+States+Patent+Applicati on+20170186042+. Acesso em: 15 maio 2019.
  • YU, Y.., WANG, M. Presenting additional content items to a social networking system user based on receiving an indication of boredom. Google Patents, 2016. Disponível em: https://patents.google.com/patent/US9553939B2/en ?q=%22G06Q50%2f01%22,G06F17%2f00+ and assignee=Facebook%2c+Inc. and a fter=priority:20150101 and status=GRANT. Acesso em: 19 ago 2018.
  • ZELDIN, R. O. B. et al. Predicting latent metrics about user interactions with content based on combination of predicted user interactions with the content. Google Patents, 2016. Disponível em: https://patents.google.com/ patent/US20170352109A1/en?oq=+20170352109. Acesso em: 19 ago 2019.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-05-24] => 140454
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Débora Franco Machado] => 155186
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/153481/2021/01/oai_ojs_ufs_br_article_12114#00091.pdf] => 155533
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [111] => 1421
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [97] => 1512
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Facebook] => 247564
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Patente] => 227476
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Modulação] => 93637
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Processo algorítmico] => 155381
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mídia social] => 215352
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura] => 153481
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00091-2020-22-2] => 155306
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Essa pesquisa parte do objetivo de entender as implicações sociais do uso de sistemas algorítmicos pelas plataformas de mídias sociais para assim compreender o que muda em uma comunicação cada vez mais mediada e modulada por agentes não-humanos. A partir da análise de pedidos de patentes requeridos pela empresa Facebook Inc. nos últimos quatro anos foi possível identificar tecnologias que são úteis à modulação de comportamento. A análise de patentes mostra-se como uma alternativa interessante para explorar os processos algorítmicos e entender alguns mecanismos da plataforma de mídia social que costumam ser ofuscados e de difícil acesso.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.ufs.br:article/12114] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12114] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [oai:ojs.seer.ufs.br:article/12114] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/12114] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 22 No. 2 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 2, maio/ago. 2020; 97-111] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; v. 22 n. 2 (2020): Revista Eptic v. 22, n. 2, maio/ago. 2020; 97-111] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 22 Núm. 2 (2020): pt; 97-111] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-2487] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A modulação algorítmica de comportamento e suas categorias operativas a partir das patentes da Facebook Inc.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/12114/10522] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.ufs.br:article/12114#00091] => 0
                        )

                )

        )

)