Article Brapci-Revistas

Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital

Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno digital de artistas brasileiros: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo é observar regularidades que revelem a difusão de inovadoras práticas de distribuição e comercialização de produtos relacionados à música por uma nova categoria de produção fonográfica, os artistas autônomos. A hipótese é que ocorre uma institucionalização de determinadas estratégias de negócio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonográfico. Através da análise de sites dos artistas e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que práticas como a distribuição gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising são adotadas de forma sistemática pelos artistas autônomos estudados. Conclui-se que tal institucionalização dessas estratégias de negócio aponta o início de uma nova fase da destruição criadora da indústria fonográfica no Brasil. @pt


. Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital. Revista eletrônica internacional de economia política da informação, da comunicação e da cultura, [????].
NLP0.29
Visto 26 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-08-05] => 31601
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leonardo de Marchi] => 154247
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/153481/2022/10/oai_ojs_ufs_br_article_419#00091.pdf] => 206370
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indústria fonográfica] => 33117
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Produção independente] => 154245
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Institucionalização] => 188586
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Abordagem político-cultural do mercado] => 154246
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Economia] => 235562
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ciência social] => 8837
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ciência] => 220018
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Aplicada] => 153580
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Economia política] => 250892
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Ciência política] => 15594
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura] => 153481
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00091-2012-14-] => 154187
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Neste artigo, realiza-se um estudo de caso exploratório das estratégias de negócio no entorno digital de artistas brasileiros: O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Forfun e Calcinha Preta. O objetivo é observar regularidades que revelem a difusão de inovadoras práticas de distribuição e comercialização de produtos relacionados à música por uma nova categoria de produção fonográfica, os artistas autônomos. A hipótese é que ocorre uma institucionalização de determinadas estratégias de negócio aplicadas no entorno digital por esses agentes do mercado fonográfico. Através da análise de sites dos artistas e entrevistas individuais semiestruturadas, demonstra-se que práticas como a distribuição gratuita de fonogramas ou a venda de produtos de merchandising são adotadas de forma sistemática pelos artistas autônomos estudados. Conclui-se que tal institucionalização dessas estratégias de negócio aponta o início de uma nova fase da destruição criadora da indústria fonográfica no Brasil. ] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.ufs.br:article/419] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/419] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 14 No. 2 (2012): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; v. 14 n. 2 (2012): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura; Vol. 14 Núm. 2 (2012): Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-2487] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação e institucionalização na indústria fonográfica brasileira: um estudo de caso das estratégias de negócio de músicos autônomos no entorno digital] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/419/347] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.ufs.br:article/419#00091] => 0
                        )

                )

        )

)