Article Brapci-Revistas

Competência em Informação: conceitos, características e desafios

Information Literacy: Concepts, characteristics and challenges

Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos

Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.@en


A Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, especialista em competência informacional, aborda e esclarece distintos conceitos desta temática ainda em construção, apresentando um breve histórico e os principais modelos aceitos para o desenvolvimento da competência informacional em ambientes os mais diversos; e suas consequências para os indivíduos envolvidos. A Dra. Kelley Cristine complementa suas considerações explorando os efeitos do big data e do linked data nos processos de aprendizagem contínua e fornece interessantes insights para a temática nos próximos 5-10 anos.@pt
La Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque es especialista en Alfabetización Informacional invitada a abordar y explicar distintos conceptos de un tema que sigue en construcción. La Dra. Gasque presenta una breve historia y los modelos clave aceptados para el desarrollo de la alfabetización en información en los más diversos ambientes, y sus consecuencias para los involucrados. Complementa sus consideraciones explorar los efectos de grandes volúmenes de datos (big data) y los datos vinculados (linked data) en el proceso de aprendizaje continuo discutiendo perspectivas interesantes sobre el tema en los próximos 5-10 años.@es

. Alfabetización informacional: conceptos, características y retos information literacy: concepts, characteristics and challenges competência em informação: conceitos, características e desafios. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 26 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-08-18] => 15192
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque] => 1329
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/100/2018/09/oai_ojs_c3sl_ufpr_br_article_41315#00006.txt] => 49243
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/100/2018/09/oai_ojs_c3sl_ufpr_br_article_41315#00006.pdf] => 49244
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [9] => 1971
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [5] => 2019
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Entrevista] => 5
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nterdisciplinario] => 15407
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ingeniería] => 15060
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestión] => 247383
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Interdisciplinario] => 15109
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Sociales y humanidades] => 269798
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Capacidad informativa] => 15409
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Aprendizaje cognitivo] => 15410
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Interdisciplinar] => 8790
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Engenharia] => 12258
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestão] => 270085
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Social e humanidade] => 15411
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Alfabetização informacional] => 237818
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Habilidade informacional] => 237856
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Aprendizagem cognitiva] => 15413
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Interdisciplinary engineering] => 15414
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Technology] => 264293
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Management] => 265436
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Interdisciplinary] => 171803
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Social studies and humanities] => 269800
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Information skills] => 257427
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Cognitive learning] => 15417
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento] => 100
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00006-2013-2-1] => 15175
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dr. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque is an Information Literacy specialist who addresses and explains different concepts of a topic that is still being built. She presents a brief history and the accepted key models for the development of information literacy in the most diverse environments; and its consequences for those involved. Dr. Kelley Cristine complements her considerations exploring the effects of big data and linked data in the process of continuous learning provinding interesting insights into the topic in the next 5-10 years.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Profa. Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, especialista em competência informacional, aborda e esclarece distintos conceitos desta temática ainda em construção, apresentando um breve histórico e os principais modelos aceitos para o desenvolvimento da competência informacional em ambientes os mais diversos; e suas consequências para os indivíduos envolvidos. A Dra. Kelley Cristine complementa suas considerações explorando os efeitos do big data e do linked data nos processos de aprendizagem contínua e fornece interessantes insights para a temática nos próximos 5-10 anos.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La Dra. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque es especialista en Alfabetización Informacional invitada a abordar y explicar distintos conceptos de un tema que sigue en construcción. La Dra. Gasque presenta una breve historia y los modelos clave aceptados para el desarrollo de la alfabetización en información en los más diversos ambientes, y sus consecuencias para los involucrados. Complementa sus consideraciones explorar los efectos de grandes volúmenes de datos (big data) y los datos vinculados (linked data) en el proceso de aprendizaje continuo discutiendo perspectivas interesantes sobre el tema en los próximos 5-10 años.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.c3sl.ufpr.br:article/41315] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v2i1.41315] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 5-9] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2237-826X] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v2i1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetización Informacional: conceptos, características y retos] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information Literacy: Concepts, characteristics and challenges] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em Informação: conceitos, características e desafios] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25247] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.c3sl.ufpr.br:article/41315#00006] => 0
                        )

                )

        )

)