Article Brapci-Revistas

Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura

Booktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance

Booktubers y bibliotecas: una propuesta de actuación innovadora en mediación de lectura

To go with a society increasingly immersed in a virtual world, libraries face the need to innovate by seeking projects that attract the community to their spaces. The aim of this paper is to present a possible dialogue between the concepts of mediation and innovation, based on the practical example of working with the Booktube community. For this purpose, an exploratory descriptive study of bibliographic and documentary nature is carried out. As results, the practical experience of libraries shows that the use of informal language by the Booktube community and the interactivity of the YouTube platform contributes to actions to encourage reading; It has been found that user development as a reader is influenced by the type of Booktuber activity developed and the way its mediation is conducted; as well as the possibility of expanding the borders by connecting people from different localities who share the same literary interest. All these elements can direct action strategies in a library that seeks innovative action in the face of current media. It is concluded that the purpose of this community in libraries can and should go beyond the dissemination of reviews and promotion of new titles, serving as a basis for the construction of mediation strategies that contribute in a practical way to libraries of different segments.@en


Para acompañar a una sociedad cada vez más inmersa en un mundo virtual, las bibliotecas se enfrentan a la necesidad de innovar buscando proyectos que atraigan a la comunidad a sus espacios. El objetivo de este trabajo es destacar un posible diálogo entre los conceptos de mediación e innovación, con la ayuda de un ejemplo práctico de trabajo con la comunidad Booktube. Para ello optamos por un estudio exploratorio descriptivo, de carácter bibliográfico y documental. Como resultados, la experiencia práctica de las bibliotecas indica que el uso del lenguaje informal por parte de la comunidad Booktube y la interactividad de la plataforma YouTube contribuyen a acciones de incentivo a la lectura; se constató que la formación lectora de los usuarios está influenciada tanto por el tipo de actividad de Booktuber desarrollada como por cómo se realiza su mediación; se identificó la posibilidad de ampliar el repertorio de libros conocidos por los usuarios con el uso del contacto con una diversidad de Booktubers con diferentes preferencias literarias; así como la posibilidad de ampliar fronteras conectando personas de diferentes regiones geográficas que comparten el mismo interés literario. Todos estos elementos pueden orientar estrategias de acción en una biblioteca que busca una acción innovadora frente a los medios actuales. Se concluye que el propósito de esta comunidad en bibliotecas puede y debe ir más allá de la difusión de reseñas y la promoción de nuevos títulos, siendo útiles como un basamento para la construcción de estrategias de mediación que contribuyan de manera práctica a bibliotecas de diferentes segmentos.@es
Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.@pt

. ::none::, [????].

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ANCIB, 2008.
  • ALMEIDA JUNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.., SANTOS NETO, J. A.., SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
  • ALMEIDA, W. R.., COSTA, W. A.., PINHEIRO, M. I. S. Bibliotecários mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 472-490, jul./dez., 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.
  • ÁLVAREZ RAMOS, E.., ROMERO OLIVA, M. F. Epitextos milénicos en la promoción lectora: morfologías multimedia de la era digital. Revista Letral, n. 20, p. 71-85, 2018. Disponível em: http://revistaseug.ugr.es/index.php/letral/article/view/7830/6842 Acesso em: 18 set. 2018.
  • BANEGAS, P. Booktuber: libros, camara y a leer. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.
  • BALVERDU, Andressa Machado. Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
  • BORINE, M. S. Consciência, emoção e cognição: o efeito do primming afetivo subliminar em tarefas de atenção. Ciência and Cognição, Rio de Janeiro, v. 11, p. 67-79, 2007.
  • BORTOLIN, S. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista de Marília, 2010.
  • BORTOLIN, S.., ALMEIDA JUNIOR, O. F. Mediação da literatura para leitores ouvintes. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 1, p. 207-226, jan./mar. 2014.
  • BRINGULA, R. P. Influence of usage of e-books online educational materials, and other programming books and students’ profiles on adoption of printed programming textbooks. Program, London, v. 51, n. 4, p. 441-457, 2017.
  • CORRADO, E. M. Delicious subject guides: maintaining subject guides using a social bookmarking site. Partnership: the Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 3, n. 2, 2008.
  • COSTA, M. F. O.., ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Os conceitos de estudos de usuários e a visão do bibliotecário no processo de mediação da informação. In: CAVALCANTE, L. E.., PINTO, V. B.., VIDOTTI, S. A. B. (Org.). Ciência da informação e contemporaneidade: tessituras e olhares. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
  • CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA, 6ª Região. Em Minas, biblioteca forma booktubers e atrai jovens leitores. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.
  • CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, 2000.
  • DAMANPOUR, F. Organizational Complexity and Innovation: developing and testing multiple contingency models. Management Science, Providence, v. 42, n. 5, p. 693-716, 1996.
  • DOBRECKY, Leticia Paula. Hacia la library 2.0: blogs, rss y wikis. El profesional de la información, mar.-abr., v. 16, n. 2, p. 138-142, 2007. Disponível em: http://www.alan-ya.org/wpcontent/uploads/2014/11/J61-66-ALAN-Sum17.pdf Acesso em:13 set. 2018.
  • FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil 4. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2016.
  • JEFFMAN, T. M. W. Literatura compartilhada: uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 99108, jul. 2015.
  • JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. Tese (doutorado em Ciência da Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos sinos, Programa de pós-graduação em Ciência da Comunicação. São Leopoldo, p. 393, 2017.
  • JESUS, D. L.., CUNHA, M. B. da. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 110-133, mar.
  • LEE, D.Y.., LEHTO, M.R. User acceptance of YouTube for procedural learning: an extension of the technology acceptance model. Computers and Education, New York, v. 61, p. 193-208, 2013.
  • MARGAIXARNAL, D. Informe APEI sobre web social. Gijón: Associação Profissional de Especialistas em Informação, 2008.
  • MARQUES, António. Internet. Lisboa: Centro Atlântico, 2008.
  • PAIVA, S.., SOUZA, M. A. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27.,2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: CBBD, 2017. . Acesso em: 17 set. 2018.
  • PEREIRA, A. P.., BORTOLIN, S. O mediador e a mediação de literatura para crianças surdas. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 83-104, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.
  • RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.
  • RIBEIRO, R. M. R. A. Tecnologia da informação e comunicação (TIC): fator condicionante da inovação em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 41-48, jan./jun.2012.
  • SANTOS, A.., ANDRADE, A. Bibliotecas universitárias portuguesas no universo da web 2.0. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n. esp., 2. Sm. 2010.
  • SEMINGSON, P.., MORA, R. A.., CHIQUITO, T. Booktubing: Reader Response Meets 21st Century Literacies. The ALAN Review, n. 17, p. 61-66, 2017. Disponível em: . Acesso em:13 set. 2018.
  • YANG, J. Blogging: guia do utilizador. Porto: Civilização Editores, 2008.
  • VIZCAÍNO VERDÚ, A.., CONTRERAS PULIDO, P.., GUZMÁN FRANCO, M. D. Lectura y aprendizaje informal en YouTube: El booktuber. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 59, p. 95-104, 2019.
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-01-16] => 153277
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Heloá Cristina Camargo de Oliveira] => 30428
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Admeire Santos Sundström] => 153278
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cássia Dias Santos] => 29950
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Maira Prado] => 37644
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2021/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_29078#00040.pdf] => 155764
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [25] => 506
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [8] => 671
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mediação de leitura] => 266261
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunidade booktube] => 153274
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Reading mediation] => 172294
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Booktube community] => 153275
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovación] => 33259
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mediación de la lectura] => 279292
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Booktuber] => 279293
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 279291
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Innovación] => 279237
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-01-16] => 279294
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2021-14-] => 153272
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2021-14-1] => 232138
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [To go with a society increasingly immersed in a virtual world, libraries face the need to innovate by seeking projects that attract the community to their spaces. The aim of this paper is to present a possible dialogue between the concepts of mediation and innovation, based on the practical example of working with the Booktube community. For this purpose, an exploratory descriptive study of bibliographic and documentary nature is carried out. As results, the practical experience of libraries shows that the use of informal language by the Booktube community and the interactivity of the YouTube platform contributes to actions to encourage reading; It has been found that user development as a reader is influenced by the type of Booktuber activity developed and the way its mediation is conducted; as well as the possibility of expanding the borders by connecting people from different localities who share the same literary interest. All these elements can direct action strategies in a library that seeks innovative action in the face of current media. It is concluded that the purpose of this community in libraries can and should go beyond the dissemination of reviews and promotion of new titles, serving as a basis for the construction of mediation strategies that contribute in a practical way to libraries of different segments.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Para acompañar a una sociedad cada vez más inmersa en un mundo virtual, las bibliotecas se enfrentan a la necesidad de innovar buscando proyectos que atraigan a la comunidad a sus espacios. El objetivo de este trabajo es destacar un posible diálogo entre los conceptos de mediación e innovación, con la ayuda de un ejemplo práctico de trabajo con la comunidad Booktube. Para ello optamos por un estudio exploratorio descriptivo, de carácter bibliográfico y documental. Como resultados, la experiencia práctica de las bibliotecas indica que el uso del lenguaje informal por parte de la comunidad Booktube y la interactividad de la plataforma YouTube contribuyen a acciones de incentivo a la lectura; se constató que la formación lectora de los usuarios está influenciada tanto por el tipo de actividad de Booktuber desarrollada como por cómo se realiza su mediación; se identificó la posibilidad de ampliar el repertorio de libros conocidos por los usuarios con el uso del contacto con una diversidad de Booktubers con diferentes preferencias literarias; así como la posibilidad de ampliar fronteras conectando personas de diferentes regiones geográficas que comparten el mismo interés literario. Todos estos elementos pueden orientar estrategias de acción en una biblioteca que busca una acción innovadora frente a los medios actuales. Se concluye que el propósito de esta comunidad en bibliotecas puede y debe ir más allá de la difusión de reseñas y la promoción de nuevos títulos, siendo útiles como un basamento para la construcción de estrategias de mediación que contribuyan de manera práctica a bibliotecas de diferentes segmentos.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29078] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n1.2021.29078] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 No. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 14 n. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 8-25] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n1.2021] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Booktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Booktubers y bibliotecas: una propuesta de actuación innovadora en mediación de lectura] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078/28743] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29078/28743] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29078#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v14.n1.2021.29078] => 0
                        )

                )

        )

)