Article Brapci-Revistas

A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem

This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.@en


Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática em ambos os níveis de ensino, as abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, subsidiando futuras investigações.  @pt

. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem. Informação em pauta, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-29] => 152336
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Davilene Souza Santos] => 119999
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Adriana Serafim de Souza] => 152885
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Flávia Goullart Mota Garcia Rosa] => 29524
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Flavia Goulart Mota Garcia Rosa] => 19145
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/699/2021/01/oai_periodicos_ufc_article_44072#00048.pdf] => 155895
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [70] => 1752
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [56] => 1501
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 298903
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Interdisciplinaridade] => 227447
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revisão de literatura] => 264280
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-29] => 244394
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta] => 699
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00048-2020-5-2] => 152872
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática em ambos os níveis de ensino, as abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, subsidiando futuras investigações.
 ] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufc:article/44072] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta; Vol 5 No 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2525-3468] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/165517] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufc:article/44072#00048] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70] => 0
                        )

                )

        )

)