Article Brapci-Revistas

A influência do ambiente organizacional no desenvolvimento de um programa de competência em informação: o caso de uma biblioteca pública

The influence of the organizational environment in the development of an information literacy program: the case of a public library

La influencia del ambiente organizacional en el desarrollo de un programa de alfabetización informacional: el caso de una biblioteca pública

Introdução: Apresenta a biblioteca pública como um espaço de mediação, cujo ambiente organizacional tem influência na construção do conhecimento do usuário, e por conseguinte no desenvolvimento de um programa de competência em informação. Objetivo: Refletir sobre a influência do ambiente organizacional para o desenvolvimento de um programa de competência em informação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES envolvendo as temáticas ‘informação’, ‘conhecimento’, ‘sociologia da informação e do conhecimento’, ‘competência em informação’, ‘biblioteca pública’ e ‘biblioteca como organização’. É também uma pesquisa de campo, com o uso da técnica de entrevista semiestruturada. Resultados: A entrevista semiestruturada realizada com o responsável da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, na Cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, evidencia que as atividades desenvolvidas neste espaço apresentam elementos relacionados com dimensões da competência em informação, contudo não apresentam um programa ou projeto voltado para este fim. Conclusões: Compreende-se que o ambiente organizacional de bibliotecas públicas é influenciado por condições internas e externas que interferem nas condições de acesso à informação, sobretudo de pessoas em condições de vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua que frequentam essas organizações.@pt


Introduction: It presents the public library as a mediation space, whose organizational environment has an influence on the construction of the user´s knowledge, and therefore on the development of an information literacy program. Objective: To reflect on the influence of the organizational environment for the development of an information literacy program. Methodology: This is a qualitative study, based on a literature review carried out on the CAPES Journals Portal involving the themes ´information´, ´knowledge´, ´sociology of information and knowledge´, ‘information literacy´, ´public library´ and ‘library as an organization´. It is also a field research, using the semi structured interview technique. Results: The semi structured interview conducted with the head of the State Public Library Dr. Isaías Paim, in Campo Grande City, Mato Grosso do Sul State, shows that activities developed in this space, present elements related to dimensions of information literacy, however they do not present a program or project aimed at this end. Conclusions: It is understood that the organizational environment of public libraries is influenced by internal and external conditions that interfere in the conditions of information access, especially for people in conditions of social vulnerability, such as people on the street who frequent these organizations.@en
Introducción: Presenta la biblioteca pública como un espacio de mediación, cuyo entorno organizacional influye en la construcción del conocimiento del usuario y, por lo tanto, en el desarrollo de un programa de alfabetización informacional. Objetivo: reflexionar sobre la influencia del entorno organizacional para el desarrollo de un programa de alfabetización informacional. Metodología: Es un estudio cualitativo, basado en una revisión de literatura realizada en el Portal de Periódicos de la CAPES que involucra los temas ´información´, ´conocimiento´, ´sociología de la información y conocimiento´, ‘alfabetización informacional’, ´biblioteca pública’ y ‘biblioteca como organización´. También es una investigación de campo, utilizando la técnica de entrevista semiestructurada. Resultados: La entrevista semiestructurada realizada con el jefe de la Biblioteca Pública del Estado, Dr. Isaías Paim, en la ciudad de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, muestra que las actividades desarrolladas en este espacio presentan elementos relacionados con las dimensiones de la alfabetización informacional, sin embargo, presentar un programa o proyecto dirigido a este propósito. Conclusiones: Se entiende que el entorno organizacional de las bibliotecas públicas está influenciado por condiciones internas y externas que interfieren en las condiciones de acceso a la información, especialmente para las personas en condiciones de vulnerabilidad social, como las personas en la calle que frecuentan estas organizaciones.@es

. A influência do ambiente organizacional no desenvolvimento de um programa de competência em informação: o caso de uma biblioteca pública the influence of the organizational environment in the development of an information literacy program: the case of a public library la influencia del ambiente organizacional en el desarrollo de un programa de alfabetización informacional: el caso de una biblioteca pública. Informação & informação, [????].

References

  • ALMEIDA, J. L. S.., FREIRE, G. H. A. A biblioteca como organização aprendente na perspectiva da competência em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 19., 2018, Londrina, PR. Anais Eletrônico... Londrina: UEL. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/102245. Acesso em: 06 jul. 2019.
  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.., SANTOS NETO, J. A.., SILVA, R. J. (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN Editora, 2015. 278 p.
  • ARAGÃO, A. Prevenção de riscos na União Europeia: o dever de tomar em consideração a vulnerabilidade social para uma proteção civil eficaz e justa. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 93. Quadrimestral, 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/174. Acesso em: 18 fev. 2020.
  • ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/inf olit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
  • BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. Disponível em: http://abecin.org.br/data/documents/E-Book_Belluzzo.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019. (livro digital)
  • BELLUZZO, R. C. B.., SANTOS, C. A.., ALMEIDA JUNIOR, O. F. A Competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação and Informação, Londrina (PR), v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 13 jul. 2019.
  • BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Rua: aprendendo a contar: Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua. Brasília, DF: MDS, 2009. 240 p. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/Rua_ aprendendo_a_contar.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019.
  • BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 241 p.
  • BUSSO, G. Vulnerabilidad social: nociones e implicancias de políticas para latinoamerica a inicios del siglo XXI. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL LAS DIFERENTES EXPRESIONES DE LA VULNERABILIDAD SOCIAL EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2001, Santiago do Chile. Disponível em: http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/vulnerabilida d-social-nociones-e-implicancias-de-politicas-para-latinoamerica-a-inicios-delsiglo-xxi.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.
  • CARVALHO, I. C. L. A socialização do conhecimento no espaço das bibliotecas universitárias. Niterói: Intertexto, 2004. 185 p.
  • CAVALCANTE, L. F. B., VALENTIM, M. L. P. Informação e conhecimento no contexto de ambientes organizacionais. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 234 p.
  • FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: uma guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. 256 p.
  • FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007. 152 p.
  • GASQUE, K. C. G. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Informação em Pauta, Fortaleza, CE, v. 2, número especial, out. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20649/31062. Acesso em: 17 set. 2020.
  • GARNER, S. D. High-level Colloquium on Information Literacy and Lifelong Learning. Alexandria: UNESCO/NFIL/IFLA, 2006. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/high-levelcolloquium-2005.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
  • ILHARCO, F. Filosofia da informação. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2003. 202 p.
  • INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994. Paris: UNESCO, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/plmanifesto-pt.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
  • JUSTO, J. S. Andarilhos e trecheiros: errância e nomadismo na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2011. 218 p.
  • LUCCA, D. M. A dimensão política da competência informacional: um estudo a partir das necessidades informacionais de idosos. 2015. 287 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
  • MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: SEMINÁRIO “COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS”, 2., 2013, Florianópolis. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf.
  • MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2., 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN: 85-98623-01-6. 10p.
  • MARCONI, M. A.., LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016. xiii, 277 p.
  • MATTELART, A. História da sociedade da informação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006.197 p.
  • MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002. 288p.
  • OLIVEIRA, A. P. A dimensão técnica da competência informacional: estudos com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da grande Florianópolis, SC. 2014. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
  • ORELO, E. R. M.., VITORINO, E. V. Competência informacional: um olhar para a dimensão estética. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.17, n.4, p.41-56, out./dez. 2012. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pci/v17n4/04.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019.
  • SANTOS NETO, J. A.., ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A competência em informação e o bibliotecário mediador da informação na biblioteca universitária. In: VALENTIM, M. L. Tendências e perspectivas profissionais e as competências essenciais para a formação e a atuação do bibliotecário. Revista Eletrônica da ABDF, Brasília, v. 3, n. 2, p. 46-63, jul./dez. 2019. Disponível em: http://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/23/54. Acesso em: 15 fev. 2020.
  • VITORINO, E. V. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 47 n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/3794. Acesso em: 13 jul. 2019.
  • VITORINO, E. V.., PIANTOLA, D. Dimensões da Competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-26] => 152167
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tânia Regina Brito] => 208765
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Regina célia baptista belluzzo] => 441
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marta lígia pomim valentim] => 3842
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/01/oai_ojs_www_uel_br_article_39600#00020.pdf] => 156404
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [669] => 4629
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [650] => 74618
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca pública] => 200269
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ambiente organizacional] => 174541
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Vulnerabilidade social] => 280287
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Vulnerabilidad social] => 93205
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Public library] => 173221
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Organizational environment] => 178762
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Social vulnerability] => 135267
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Entorno organizacional] => 208764
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca pública] => 262065
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Vulnerabilidad social] => 264390
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-26] => 244265
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2020-25-4] => 152165
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Apresenta a biblioteca pública como um espaço de mediação, cujo ambiente organizacional tem influência na construção do conhecimento do usuário, e por conseguinte no desenvolvimento de um programa de competência em informação. Objetivo: Refletir sobre a influência do ambiente organizacional para o desenvolvimento de um programa de competência em informação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES envolvendo as temáticas ‘informação’, ‘conhecimento’, ‘sociologia da informação e do conhecimento’, ‘competência em informação’, ‘biblioteca pública’ e ‘biblioteca como organização’. É também uma pesquisa de campo, com o uso da técnica de entrevista semiestruturada. Resultados: A entrevista semiestruturada realizada com o responsável da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, na Cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, evidencia que as atividades desenvolvidas neste espaço apresentam elementos relacionados com dimensões da competência em informação, contudo não apresentam um programa ou projeto voltado para este fim. Conclusões: Compreende-se que o ambiente organizacional de bibliotecas públicas é influenciado por condições internas e externas que interferem nas condições de acesso à informação, sobretudo de pessoas em condições de vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua que frequentam essas organizações.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Apresenta a biblioteca pública como um espaço de mediação, cujo ambiente organizacional tem influência na construção do conhecimento do usuário, e por conseguinte, no desenvolvimento de um programa de competência em informação. Objetivo: Refletir sobre a influência do ambiente organizacional para o desenvolvimento de um programa de competência em informação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES envolvendo as temáticas ‘informação’, ‘conhecimento’, ‘sociologia da informação e do conhecimento’, ‘competência em informação’, ‘biblioteca pública’ e ‘biblioteca como organização’. É também uma pesquisa de campo, com o uso da técnica de entrevista semiestruturada. Resultados: A entrevista semiestruturada realizada com o responsável da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, na Cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, evidencia que as atividades desenvolvidas neste espaço apresentam elementos relacionados com dimensões da competência em informação, contudo não apresentam um programa ou projeto voltado para este fim. Conclusões: Compreende-se que o ambiente organizacional de bibliotecas públicas é influenciado por condições internas e externas que interferem nas condições de acesso à informação, sobretudo de pessoas em condições de vulnerabilidade social, como as pessoas em situação de rua que frequentam essas organizações.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: It presents the public library as a mediation space, whose organizational environment has an influence on the construction of the user´s knowledge, and therefore on the development of an information literacy program. Objective: To reflect on the influence of the organizational environment for the development of an information literacy program. Methodology: This is a qualitative study, based on a literature review carried out on the CAPES Journals Portal involving the themes ´information´, ´knowledge´, ´sociology of information and knowledge´, ‘information literacy´, ´public library´ and ‘library as an organization´. It is also a field research, using the semi structured interview technique. Results: The semi structured interview conducted with the head of the State Public Library Dr. Isaías Paim, in Campo Grande City, Mato Grosso do Sul State, shows that activities developed in this space, present elements related to dimensions of information literacy, however they do not present a program or project aimed at this end. Conclusions: It is understood that the organizational environment of public libraries is influenced by internal and external conditions that interfere in the conditions of information access, especially for people in conditions of social vulnerability, such as people on the street who frequent these organizations.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Presenta la biblioteca pública como un espacio de mediación, cuyo entorno organizacional influye en la construcción del conocimiento del usuario y, por lo tanto, en el desarrollo de un programa de alfabetización informacional. Objetivo: reflexionar sobre la influencia del entorno organizacional para el desarrollo de un programa de alfabetización informacional. Metodología: Es un estudio cualitativo, basado en una revisión de literatura realizada en el Portal de Periódicos de la CAPES que involucra los temas ´información´, ´conocimiento´, ´sociología de la información y conocimiento´, ‘alfabetización informacional’, ´biblioteca pública’ y ‘biblioteca como organización´. También es una investigación de campo, utilizando la técnica de entrevista semiestructurada. Resultados: La entrevista semiestructurada realizada con el jefe de la Biblioteca Pública del Estado, Dr. Isaías Paim, en la ciudad de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, muestra que las actividades desarrolladas en este espacio presentan elementos relacionados con las dimensiones de la alfabetización informacional, sin embargo, presentar un programa o proyecto dirigido a este propósito. Conclusiones: Se entiende que el entorno organizacional de las bibliotecas públicas está influenciado por condiciones internas y externas que interfieren en las condiciones de acceso a la información, especialmente para las personas en condiciones de vulnerabilidad social, como las personas en la calle que frecuentan estas organizaciones.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/39600] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39600] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2020v25n4p650] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 25, n. 4 (2020); 650-669] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 25 n. 4 (2020); 650-669] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A influência do ambiente organizacional no desenvolvimento de um programa de competência em informação: o caso de uma biblioteca pública] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The influence of the organizational environment in the development of an information literacy program: the case of a public library] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La influencia del ambiente organizacional en el desarrollo de un programa de alfabetización informacional: el caso de una biblioteca pública] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39600/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/39600#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2020v25n4p650] => 0
                        )

                )

        )

)