Article Brapci-Revistas

Produção Científica nos Programas de Pós-Graduação nas Áreas de Informação no Brasil

Scientific production in the postgraduate programs in information areas in Brazil

Producción científica en programas de posgrado en zonas de información en Brasil

A produção científica nas áreas de informação no Brasil segue um determinado padrão. Entretanto, ainda há espaços para estudos sobre como se comportam, ou quais são as características da produção científica dessas áreas em diferentes constructos, como nos programas de pós-graduação das respectivas áreas do conhecimento, por exemplo. Conhecer os fatores que induzem a produtividade nos programas de pós-graduação por meio de seus membros (pesquisadores e estudantes) pode apoiar estratégias e políticas de fomento e manutenção das atividades de pesquisa. O objetivo deste estudo é, portanto, descrever a produtividade científica dos programas brasileiros de pós-graduação nas áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia), representada por seus membros (pesquisadores e estudantes). Como estratégia metodológica, este estudo tem abordagem quantitativa, com uso da bibliometria como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Dos 20 Programas de Pós-Graduação estudados, 5 reúnem mais da metade do total de produção científica da área. A produção científica é divulgada, preferencialmente, em canais de comunicação de trabalhos completos em anais de congresso. Ainda no mesmo contexto, não há uma relação específica entre volume de pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação e o volume da produção científica.@pt


Abstract: Understanding the scientific productivity of Postgraduate Programs in the country can promote knowledge about different areas of knowledge. In the case of information areas in Brazil, this panorama can support strategies, decision-making processes, in addition to highlighting research activities, in order to subsidize policies to promote scientific research. However, there are still spaces for studies on how they behave, or what are the characteristics of the scientific production of the information areas in Brazil in different constructs, such as in graduate programs in the respective areas of knowledge, for example. Knowing the factors that induce productivity in postgraduate programs, through its members (researchers and students) can support strategies and policies to foster and maintain research activities. Objective: The objective of this study is to describe the scientific productivity of Brazilian postgraduate programs in the areas of information (Archivology, Library Science, Information Science, Documentation and Museology), represented by its members (researchers and students). Methodology: As a methodological strategy, this study has a quantitative approach, using bibliometrics as a quantitative and statistical technique for measuring the production indexes and dissemination of scientific knowledge. Results: Of the 20 Postgraduate Programs studied, 5 bring together more than half of the total scientific production in the area. The scientific production is divulged, preferably, in channels of communication of complete works in annals of congress. Conclusions: Still in the same context, there is no specific relationship between the volume of researchers and students of the graduate programs and the volume of scientific production.@en
Introducción: Comprender la productividad científica de los programas de posgrado en el país puede promover el conocimiento sobre diferentes áreas del conocimiento. En el caso de las áreas de información en Brasil, este panorama puede apoyar estrategias, procesos de toma de decisiones, además de destacar las actividades de investigación, con el fin de subsidiar políticas de promoción de la investigación científica. Sin embargo, aún existen espacios para estudios sobre cómo se comportan, o cuáles son las características de la producción científica de estas áreas en diferentes constructos, como en los programas de posgrado de las respectivas áreas de conocimiento, por ejemplo. Conocer los factores que inducen la productividad en los programas de posgrado a través de sus miembros (investigadores y estudiantes) puede apoyar estrategias y políticas para promover y mantener las actividades de investigación. Objetivo: El objetivo de este estudio es, por tanto, describir la productividad científica de los programas de posgrado brasileños en las áreas de información (Archivología, Bibliotecología, Ciencias de la Información, Documentación y Museología), representados por sus miembros (investigadores y estudiantes). Metodología: Como estrategia metodológica, este estudio tiene un enfoque cuantitativo, utilizando la bibliometría como técnica cuantitativa y estadística para medir índices de producción y difundir el conocimiento científico. Resultados: De los 20 Posgrados estudiados, 5 reúnen más de la mitad de la producción científica total del área. La producción científica se difunde, preferentemente, a través de canales de comunicación de trabajos completos en actas de congresos. Conclusión: Aún en el mismo contexto, no existe una relación específica entre el volumen de investigadores y estudiantes en programas de posgrado y el volumen de producción científica.@es

. Produção científica nos programas de pós-graduação nas áreas de informação no brasil scientific production in the postgraduate programs in information areas in brazil producción científica en programas de posgrado en zonas de información en brasil. Informação & informação, [????].

References

  • ALMEIDA, E. C. E.., GUIMARÃES, J. A.., ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218-246, 2010.
  • ALVARADO, R. U. A frente de pesquisa na literatura sobre a produtividade dos autores. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 39-57, 2009.
  • ALVES, B. H. Abordagens métricas: análise da produção científica de artigos e rede de colaboração científica dos docentes do programa de pós-graduação em ciência da informação, na linha de pesquisa organização da informação da Unesp/Marília. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 9, n. 2, p. 104-115, 2009.
  • ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
  • BABBIE, E. R. The Practice of Social Research. 12.ed. Wadsworth, 2009, p.436-440.
  • BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e Ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,1996.
  • BOTOMÉ, S. P.., KUBO, O. M. Responsabilidade social dos programas de Pósgraduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 81-110, 2002.
  • BURT, R. S. Structural holes: the social structure of competition. Cambridge: Harvard University Press, 1992.
  • BRENTANI, R. R.., CRUZ, C. H. de B.., SUZIGAN, W.., FURTADO, J. E. de M. P.., GARCIA, R. de C. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2010. São Paulo: FAPESP, 2011
  • BUFREM, L. S.., SILVA, H. de F. N.., FABIAN, C. L. S. R. e M.., SORRIBAS, T. V. Produção científica em Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 38-49, 2007.
  • CARLOTTO, M. S.., CÂMARA, S. G. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Psico, Rio Grande do Sul, v. 39, n. 2, p. 152158, 2008.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. 296 p.
  • DANTAS, F. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 160172, 2004.
  • GLÄNZEL, W. (2004). Bibliometrics as a research field. A course on theory and application of bibliometric indicators. Bélgica: [s.n.], 2003.
  • HORTA, J. S. B.., MORAES, M. C. M. de. O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, 2005.
  • JANKEVICIUS, J. V. A pesquisa científica e as funções da Universidade. Semina, Londrina, v. 16, n. 2, p. 328-330, jun.1995.
  • LOURENÇO, C. A. A automação em bibliotecas: análise da produção via Biblioinfo (1986/1994). In: WITTER, G. P. (Org.). Produção científica. Campinas: Átomo, 1997. p. 25-40.
  • MACIEL, C. O. Práxis estratégicas e imersão social em uma rede de organizações religiosas. 2007. 159f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2007.
  • MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999.
  • MOREIRA, J. R.., VILAN FILHO, J. L.., MUELLER, S. P. M. Características e produção científica dos grupos de pesquisa do CNPq/DGP nas áreas de Ciência da Informação e Museologia (1992 – 2012). Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 4, p. 93-106, 2015
  • MOREIRA, J. R. As áreas de informação no Brasil: um estudo bibliométrico sobre características dos grupos de pesquisa e a produção científica de seus membros. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
  • MUGNAINI, R.., JANNUZZI, P. de M.., QUONIAM, L. M. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, maio/ago. 2004.
  • MUGNAINI, R.., CARVALHO, T.., CAMPANATTI-ORTIZ, H. Indicadores de produção científica: uma discussão conceitual. In: POBLACION, D. A.., WITTER, G. P.., SILVA, J. F. M. (orgs.). Comunicação e produção científica: contexto e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 313-340.
  • OLIVEIRA, H. V. de. Fatores influentes na visibilidade internacional da comunicação científica de pesquisadores de instituições da Amazônia brasileira. Rev. Cult. Pará, Belém, v. 15, n. 1, p. 61-141, 2004.
  • PAYNE, G. PAYNE, J. Key concept in social research. Londres: Sage, 2004. 242p.
  • ROSSONI, L. . , GUARIDO FILHO, E. R. Cooperacao entre programas de posgraduacao em administracao no Brasil. evidencias estruturais em quatro areas tematicas. RAC, Maringa,,, v. 13, n. 3, p. 366-390, 2009.
  • SALOMÓN, Y. P.., RODRÍGUEZ, A. M. Producción científica. Ciencias de la Información, Cuba, v. 38, n. 3, p.33-38, 2007.
  • SCHMITT, B. D.., BERTOLDI, R.., MAZO, J. Z. Grupos de pesquisa em ciências da saúde e o uso da história oral. Arquivos de Ciências da Saúde, São José do Rio Preto, v. 24, n. 2, p. 9-13, 2017.
  • SILVA, A. B. O.., MATHEUS, R. F.., PARREIRAS, F. S.., PARREIRAS, T. A. S. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 72-93, 2006.
  • SILVA, E. L. da., PINHEIRO, L. V. A produção do conhecimento em ciência da informação: uma análise a partir dos artigos científicos publicados na área. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 19, p. 1-24, 2008.
  • SILVA, M. C.., CASIMIRO, A. H. T.., DUARTE, E. N. Caracterização dos grupos de pesquisa em inteligência organizacional competitiva. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 14-25, 2016
  • SILVEIRA, J. P. B. A produção científica em periódicos institucionais: um estudo da revista Biblios. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Santa Catarina, v. 17, n. 33, p. 116133, 2012.
  • VERCESI, A. Os desafios da pesquisa no Brasil. Caderno Temático: Suplemento do Jornal da Unicamp, Campinas. n. 12, ano 1, 2002.
  • VILAN FILHO, J. L.., MUELLER, S. P. M. A colaboração nos artigos brasileiros de informação: o peso das parcerias orientador-orientando. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2., São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2010.
  • VOOS, H. Lotka and information science. Journal of the American Society of Information Science, New York, v. 25, n. 4, p. 270-272, 1974.
  • WITTER, G. P. Pós-graduação e produção científica: a questão de autoria. Transinformação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 29-37, 1989.
  • WITTER, G. P (org.). Produção Científica. Campinas: Átomo, 1997.
  • WITTER, G. P. Análise de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 5, n. 1, 2001.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-26] => 152167
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Jonathan Rosa Moreira] => 7924
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Edberto Ferneda] => 6437
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2021/01/oai_ojs_www_uel_br_article_39670#00020.pdf] => 156412
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [168] => 2731
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [142] => 2763
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Arquivologia] => 233973
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Museologia] => 199232
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Área de informação no brasil] => 152212
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Produtividade científica] => 200097
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Programa de pós-graduação] => 3829
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Áreas de informação no brasil] => 264393
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Areas of information in brazil] => 208769
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Scientific productivity] => 177636
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Postgraduate program] => 175439
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Zonas de información en brasil] => 208770
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Producción científica] => 246665
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Productividad científica] => 275976
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Programa de posgrado] => 153340
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-26] => 244265
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2020-25-4] => 152165
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A produção científica nas áreas de informação no Brasil segue um determinado padrão. Entretanto, ainda há espaços para estudos sobre como se comportam, ou quais são as características da produção científica dessas áreas em diferentes constructos, como nos programas de pós-graduação das respectivas áreas do conhecimento, por exemplo. Conhecer os fatores que induzem a produtividade nos programas de pós-graduação por meio de seus membros (pesquisadores e estudantes) pode apoiar estratégias e políticas de fomento e manutenção das atividades de pesquisa. O objetivo deste estudo é, portanto, descrever a produtividade científica dos programas brasileiros de pós-graduação nas áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia), representada por seus membros (pesquisadores e estudantes). Como estratégia metodológica, este estudo tem abordagem quantitativa, com uso da bibliometria como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Dos 20 Programas de Pós-Graduação estudados, 5 reúnem mais da metade do total de produção científica da área. A produção científica é divulgada, preferencialmente, em canais de comunicação de trabalhos completos em anais de congresso. Ainda no mesmo contexto, não há uma relação específica entre volume de pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação e o volume da produção científica.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: compreender a produtividade científica dos programas de pós-graduação no país pode favorecer o conhecimento sobre as diferentes áreas do saber. no caso das áreas de informação no brasil, tal panorama pode apoiar estratégias, processos de tomada de decisão, além de evidenciar atividades de pesquisa, de modo a subsidiar políticas de fomento à pesquisa científica. entretanto, ainda há espaços para estudos sobre como se comportam, ou quais são as características da produção científica dessas áreas em diferentes constructos, como nos programas de pós-graduação das respectivas áreas do conhecimento, por exemplo. conhecer os fatores que induzem a produtividade nos programas de pós-graduação por meio de seus membros (pesquisadores e estudantes) pode apoiar estratégias e políticas de fomento e manutenção das atividades de pesquisa. objetivo: o objetivo deste estudo é, portanto, descrever a produtividade científica dos programas brasileiros de pós-graduação nas áreas de informação (arquivologia, biblioteconomia, ciência da informação, documentação e museologia), representada por seus membros (pesquisadores e estudantes). metologia:como estratégia metodológica, este estudo tem abordagem quantitativa, com uso da bibliometria como técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico. resultados: dos 20 programas de pós-graduação estudados, 5 reúnem mais da metade do total de produção científica da área. a produção científica é divulgada, preferencialmente, em canais de comunicação de trabalhos completos em anais de congresso. conclusão: ainda no mesmo contexto, não há uma relação específica entre volume de pesquisadores e estudantes dos programas de pós-graduação e o volume da produção científica.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Abstract: Understanding the scientific productivity of Postgraduate Programs in the country can promote knowledge about different areas of knowledge. In the case of information areas in Brazil, this panorama can support strategies, decision-making processes, in addition to highlighting research activities, in order to subsidize policies to promote scientific research. However, there are still spaces for studies on how they behave, or what are the characteristics of the scientific production of the information areas in Brazil in different constructs, such as in graduate programs in the respective areas of knowledge, for example. Knowing the factors that induce productivity in postgraduate programs, through its members (researchers and students) can support strategies and policies to foster and maintain research activities. Objective: The objective of this study is to describe the scientific productivity of Brazilian postgraduate programs in the areas of information (Archivology, Library Science, Information Science, Documentation and Museology), represented by its members (researchers and students). Methodology: As a methodological strategy, this study has a quantitative approach, using bibliometrics as a quantitative and statistical technique for measuring the production indexes and dissemination of scientific knowledge. Results: Of the 20 Postgraduate Programs studied, 5 bring together more than half of the total scientific production in the area. The scientific production is divulged, preferably, in channels of communication of complete works in annals of congress. Conclusions: Still in the same context, there is no specific relationship between the volume of researchers and students of the graduate programs and the volume of scientific production.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Comprender la productividad científica de los programas de posgrado en el país puede promover el conocimiento sobre diferentes áreas del conocimiento. En el caso de las áreas de información en Brasil, este panorama puede apoyar estrategias, procesos de toma de decisiones, además de destacar las actividades de investigación, con el fin de subsidiar políticas de promoción de la investigación científica. Sin embargo, aún existen espacios para estudios sobre cómo se comportan, o cuáles son las características de la producción científica de estas áreas en diferentes constructos, como en los programas de posgrado de las respectivas áreas de conocimiento, por ejemplo. Conocer los factores que inducen la productividad en los programas de posgrado a través de sus miembros (investigadores y estudiantes) puede apoyar estrategias y políticas para promover y mantener las actividades de investigación. Objetivo: El objetivo de este estudio es, por tanto, describir la productividad científica de los programas de posgrado brasileños en las áreas de información (Archivología, Bibliotecología, Ciencias de la Información, Documentación y Museología), representados por sus miembros (investigadores y estudiantes). Metodología: Como estrategia metodológica, este estudio tiene un enfoque cuantitativo, utilizando la bibliometría como técnica cuantitativa y estadística para medir índices de producción y difundir el conocimiento científico. Resultados: De los 20 Posgrados estudiados, 5 reúnen más de la mitad de la producción científica total del área. La producción científica se difunde, preferentemente, a través de canales de comunicación de trabajos completos en actas de congresos. Conclusión: Aún en el mismo contexto, no existe una relación específica entre el volumen de investigadores y estudiantes en programas de posgrado y el volumen de producción científica.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/39670] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39670] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2020v25n4p142] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 25, n. 4 (2020); 142-168] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 25 n. 4 (2020); 142-168] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Produção Científica nos Programas de Pós-Graduação nas Áreas de Informação no Brasil] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific production in the postgraduate programs in information areas in Brazil] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Producción científica en programas de posgrado en zonas de información en Brasil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39670/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/39670#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2020v25n4p142] => 0
                        )

                )

        )

)