Article Brapci-Revistas

Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais

Information literacy in Covid-19 times: innovation and protagonism in the use of informational resources

Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas.@pt


Introduction: We seek to report the experience of the webinar ’Contribution of competence in information in remote learning: use ofelectronic and media resources’, offered by the Plácido Castelo Institute of the Federal Court of Accounts’ State of Ceará to servers, employees of thepublic organization and the society, based on the speeches of the speaker researchers. Method: An exploratory and descriptive methodological approachis presented in the report, as it contemplates the approaches exposed in the webinar, structured on dynamics and complexity of the contemporary world;informational skills for search and information using strategies and decision making and problem-solving. Results: The corpus of 223 participants from16 Brazilian states was reached, demonstrating the importance of the theme, as well as the social and investigative performance of professionals from theLibrary and Information Science, concerning communication and scientific dissemination for use beyond theory, as the cornerstones of more organic andcontinuous practical actions in and for society. Conclusions: It is evident from the experience described the importance of the interdisciplinary characterof Information Science, concerning its relevance in society through the scientific dissemination of the researches carried out, and the transfer of these toadaptation and innovation in professional and daily practices.@en

. Competência em informação em tempos de covid-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais information literacy in covid-19 times: innovation and protagonism in the use of informational resources. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Technology] => 264293
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information resources] => 267858
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Social media] => 246470
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ciências sociais aplicadas] => 265257
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 269928
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Covid-19] => 237595
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação e informação] => 270094
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Recurso informacional] => 201109
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Mídia social] => 215352
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ciências sociais aplicadas] => 234537
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 269812
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Covid-19] => 234442
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Recursos informacionais] => 263412
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Mídias sociais] => 264838
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Ciências sociais aplicadas] => 9181
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Covid-19] => 227495
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gabriela Belmont de Farias] => 494
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Priscila machado borges sena] => 1530
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mayara Cabral Cosmo] => 151876
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 151804
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/100/2020/12/oai_revistas_ufpr_br_article_76149#00006.pdf] => 151957
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [257] => 3365
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [253] => 2695
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dossiê] => 293
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 244250
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVED] => 249275
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/3.0] => 234444
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento] => 100
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00006-2020-9-2] => 146627
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: We seek to report the experience of the webinar ’Contribution of competence in information in remote learning: use ofelectronic and media resources’, offered by the Plácido Castelo Institute of the Federal Court of Accounts’ State of Ceará to servers, employees of thepublic organization and the society, based on the speeches of the speaker researchers. Method: An exploratory and descriptive methodological approachis presented in the report, as it contemplates the approaches exposed in the webinar, structured on dynamics and complexity of the contemporary world;informational skills for search and information using strategies and decision making and problem-solving. Results: The corpus of 223 participants from16 Brazilian states was reached, demonstrating the importance of the theme, as well as the social and investigative performance of professionals from theLibrary and Information Science, concerning communication and scientific dissemination for use beyond theory, as the cornerstones of more organic andcontinuous practical actions in and for society. Conclusions: It is evident from the experience described the importance of the interdisciplinary characterof Information Science, concerning its relevance in society through the scientific dissemination of the researches carried out, and the transfer of these toadaptation and innovation in professional and daily practices.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.ufpr.br:article/76149] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v9i2.76149] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2237-826X] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v9i2] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy in Covid-19 times: innovation and protagonism in the use of informational resources] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149/42617] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149/42617] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistas.ufpr.br:article/76149#00006] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v9i2.76149] => 0
                        )

                )

        )

)