Article Brapci-Revistas

Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas

Diagnosis of municipal school libraries in Vacaria (RS): current situation and perspectives

Diagnóstico de las bibliotecas de las escuelas municipales en Vacaria: situación actual y perspectivas

Introdução: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Explora a temática da biblioteca escolar enquanto espaço educativo e de suporte pedagógico ao trabalho em parceria de professores com bibliotecários; trazendo o contexto das escolas públicas municipais de Vacaria, interior do estado do Rio Grande do Sul. Objetivo: Diagnosticar como se configuram essas bibliotecas escolares em relação aos seus espaços e serviços, bem como às práticas educativas voltadas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo, tipo exploratória, com abordagem qualitativa, cujo corpus investigativo é constituído por 11 escolas públicas de Vacaria (RS). As quais são analisadas com base na Resolução n.º 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia, dos Parâmetros para bibliotecas escolares (CFB; GEBE, 2010) e das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referenciais teóricos. Resultados: Apurou-se que as 11 escolas contam com espaço para a biblioteca, seis delas possuem acervo considerado exemplar (com quatro títulos por aluno). Há interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos por meio de capacitação para melhor utilizar a biblioteca escolar. Contudo, verificou-se que as bibliotecas investigadas necessitam se adequar aos parâmetros normativos analisados. Conclusões: Foi possível conhecer o cenário educacional do município de Vacaria referente à biblioteca escolar – número de escolas com presença de bibliotecas, profissionais, recursos tecnológicos, estrutura, serviços, utilização da biblioteca e percepções da comunidade escolar sobre ela.@pt


Introduction: This is article presents partial results of the ongoing research of a Professional Master’s in Information Units Management at the State University of Santa Catarina. It explores the subject of the school library as an educational space and as a pedagogical support to the partnership work between teachers and librarians; bringing the context of the municipal public schools of Vacaria in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). Objective: Diagnosing how these school libraries are configured in relation to their spaces and services, as well as to the educational practices for elementary school students. Methodology: It is an exploratory field research, with a qualitative approach, in which the investigative corpus consists of 11 public schools located in the city Vacaria (RS). These schools are analyzed based on Resolution n.º 220/2020 of the Federal Council of Library Science, on the Parameters for Brazilian School Libraries (CFB; GEBE, 2010), on the IFLA Guidelines for the school library (IFLA, 2016), and theoretical references. Results: It was found that all the 11 schools have space for library, 6 of them have a collection considered exemplary (with four titles per student). The participants showed interest in acquiring knowledge through training in order to better utilize the school library. However, it was found that the investigated libraries need to implement adequately the normative parameters analyzed. Conclusions: It was possible to know the educational environment of the city of Vacaria (RS) in regard to the school library – number of schools with libraries, professionals, technological resources, structure, services, use of the library, and the scholar community perception about it.@en
Introducción: Este artículo presenta los resultados parciales de la investigación en curso de Maestría Profesional en Gestión de Unidades de Información, de la Universidad del Estado de Santa Catarina. Explora el tema de la biblioteca escolar como un espacio educativo y de apoyo al trabajo de los maestros con los bibliotecarios; trayendo el contexto de las escuelas municipales de Vacaria, en el interior del Río Elisabete Costa da Silva, Tânia Regina da Rocha Unglaub Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas Inf. Prof., Londrina, v. 9, n. 2, p. 197 – 217, jul./dez. 2020. 217 Grande del Sur. Objetivo: Diagnosticar cómo se configuran estas bibliotecas escolares en relación a sus espacios y servicios, así como las prácticas educativas dirigidas a los estudiantes en los primeros años de la escuela primária. Metodología: Es una investigación de campo, exploratoria, con un enfoque cualitativo, cuyo corpus investigativo consta de 11 escuelas públicas ubicadas en la ciudad de Vacaria (RS). Estas escuelas se analizan de acuerdo con la Resolución n.º 220/2020 del Consejo Federal de Biblioteconomía, de los Parámetros para las Bibliotecas Escolares Brasileñas (CFB; GEBE, 2010) y las Directrices de la IFLA para la biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referencias teóricas. Resultados: Se encontró que las 11 escuelas tienen espacio para la biblioteca, seis de ellas tienen una colección considerada ejemplar (con cuatro títulos por alumno). Los participantes están interesados en adquirir conocimiento mediante capacitación para usar mejor la biblioteca en la escuela. Sin embargo, se descubrió que las bibliotecas investigadas deben adaptarse a los parámetros normativos estudiados. Conclusiones: Fue posible conocer el escenario educativo de la ciudad de Vacaria con respecto a la biblioteca escolar: número de escuelas con presencia de bibliotecas, profesionales, recursos tecnológicos, estructura, servicios, uso de la biblioteca y percepciones de la comunidad escolar sobre ella.@es

. Diagnóstico das bibliotecas escolares municipais de vacaria (rs): situação atual e perspectivas diagnosis of municipal school libraries in vacaria (rs): current situation and perspectives diagnóstico de las bibliotecas de las escuelas municipales en vacaria: situación actual y perspectivas. Informação@profissões, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-17] => 150604
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Elisabete Costa da Silva] => 123367
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tânia Regina da Rocha Unglaub] => 25786
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2020/12/oai_ojs_www_uel_br_article_41846#00024.pdf] => 151459
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [217] => 2595
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [197] => 2571
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Parâmetro para biblioteca escolar] => 150782
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Diagnóstico de biblioteca] => 150783
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Prática educativa] => 286678
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Bibliotecas escolares] => 171996
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Parâmetros para biblioteca escolar] => 203136
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Diagnóstico de bibliotecas] => 245355
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Práticas educativas] => 287851
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [School library] => 266590
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Parameters for school library] => 203134
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Diagnosis of libraries] => 203135
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Educational practices] => 270180
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Educational practices] => 15641
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Prácticas educativas] => 234280
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecas escolares] => 263943
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Parámetros para biblioteca escolar] => 281451
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Diagnóstico de biblioteca] => 281452
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-17] => 246222
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2020-9-2] => 150780
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Explora a temática da biblioteca escolar enquanto espaço educativo e de suporte pedagógico ao trabalho em parceria de professores com bibliotecários; trazendo o contexto das escolas públicas municipais de Vacaria, interior do estado do Rio Grande do Sul. Objetivo: Diagnosticar como se configuram essas bibliotecas escolares em relação aos seus espaços e serviços, bem como às práticas educativas voltadas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo, tipo exploratória, com abordagem qualitativa, cujo corpus investigativo é constituído por 11 escolas públicas de Vacaria (RS). As quais são analisadas com base na Resolução n.º 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia, dos Parâmetros para bibliotecas escolares (CFB; GEBE, 2010) e das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referenciais teóricos. Resultados: Apurou-se que as 11 escolas contam com espaço para a biblioteca, seis delas possuem acervo considerado exemplar (com quatro títulos por aluno). Há interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos por meio de capacitação para melhor utilizar a biblioteca escolar. Contudo, verificou-se que as bibliotecas investigadas necessitam se adequar aos parâmetros normativos analisados. Conclusões: Foi possível conhecer o cenário educacional do município de Vacaria referente à biblioteca escolar – número de escolas com presença de bibliotecas, profissionais, recursos tecnológicos, estrutura, serviços, utilização da biblioteca e percepções da comunidade escolar sobre ela.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: This is article presents partial results of the ongoing research of a Professional Master’s in Information Units Management at the State University of Santa Catarina. It explores the subject of the school library as an educational space and as a pedagogical support to the partnership work between teachers and librarians; bringing the context of the municipal public schools of Vacaria in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). Objective: Diagnosing how these school libraries are configured in relation to their spaces and services, as well as to the educational practices for elementary school students. Methodology: It is an exploratory field research, with a qualitative approach, in which the investigative corpus consists of 11 public schools located in the city Vacaria (RS). These schools are analyzed based on Resolution n.º 220/2020 of the Federal Council of Library Science, on the Parameters for Brazilian School Libraries (CFB; GEBE, 2010), on the IFLA Guidelines for the school library (IFLA, 2016), and theoretical references. Results: It was found that all the 11 schools have space for library, 6 of them have a collection considered exemplary (with four titles per student). The participants showed interest in acquiring knowledge through training in order to better utilize the school library. However, it was found that the investigated libraries need to implement adequately the normative parameters analyzed. Conclusions: It was possible to know the educational environment of the city of Vacaria (RS) in regard to the school library – number of schools with libraries, professionals, technological resources, structure, services, use of the library, and the scholar community perception about it.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introduction: This is article presents partial results of the ongoing research of a Professional Master’s in Information Units Management at the State University of Santa Catarina. It explores the subject of the school library as an educational space and as a pedagogical support to the partnership work between teachers and librarians; bringing the context of the municipal public schools of Vacaria in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). Objective: Diagnosing how these school libraries are configured in relation to their spaces and services, as well as to the educational practices for elementary school students. Methodology: It is an exploratory field research, with a qualitative approach, in which the investigative corpus consists of 11 public schools located in the city Vacaria (RS). These schools are analyzed based on Resolution n.º 220/2020 of the Federal Council of Library Science, on the Parameters for Brazilian School Libraries (CFB; GEBE, 2010), on the IFLA Guidelines for the school library (IFLA, 2016), and theoretical references. Results: It was found that all the 11 schools have space for library, 6 of them have a collection considered exemplary (with four titles per student). The participants showed interest in acquiring knowledge through training in order to better utilize the school library. However, it was found that the investigated libraries need to implement adequately the normative parameters analyzed. Conclusions: It was possible to know the educational environment of the city of Vacaria (RS) in regard to the school library – number of schools with libraries, professionals, technological resources, structure, services, use of the library, and the scholar community perception about it.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Este artículo presenta los resultados parciales de la investigación en curso de Maestría Profesional en Gestión de Unidades de Información, de la Universidad del Estado de Santa Catarina. Explora el tema de la biblioteca escolar como un espacio educativo y de apoyo al trabajo de los maestros con los bibliotecarios; trayendo el contexto de las escuelas municipales de Vacaria, en el interior del Río Elisabete Costa da Silva, Tânia Regina da Rocha Unglaub Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas Inf. Prof., Londrina, v. 9, n. 2, p. 197 – 217, jul./dez. 2020. 217 Grande del Sur. Objetivo: Diagnosticar cómo se configuran estas bibliotecas escolares en relación a sus espacios y servicios, así como las prácticas educativas dirigidas a los estudiantes en los primeros años de la escuela primária. Metodología: Es una investigación de campo, exploratoria, con un enfoque cualitativo, cuyo corpus investigativo consta de 11 escuelas públicas ubicadas en la ciudad de Vacaria (RS). Estas escuelas se analizan de acuerdo con la Resolución n.º 220/2020 del Consejo Federal de Biblioteconomía, de los Parámetros para las Bibliotecas Escolares Brasileñas (CFB; GEBE, 2010) y las Directrices de la IFLA para la biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referencias teóricas. Resultados: Se encontró que las 11 escuelas tienen espacio para la biblioteca, seis de ellas tienen una colección considerada ejemplar (con cuatro títulos por alumno). Los participantes están interesados en adquirir conocimiento mediante capacitación para usar mejor la biblioteca en la escuela. Sin embargo, se descubrió que las bibliotecas investigadas deben adaptarse a los parámetros normativos estudiados. Conclusiones: Fue posible conocer el escenario educativo de la ciudad de Vacaria con respecto a la biblioteca escolar: número de escuelas con presencia de bibliotecas, profesionales, recursos tecnológicos, estructura, servicios, uso de la biblioteca y percepciones de la comunidad escolar sobre ella.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/41846] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41846] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2020v9n2p197] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 9, n. 2 (2020); 197-217] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 9 n. 2 (2020); 197-217] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diagnosis of municipal school libraries in Vacaria (RS): current situation and perspectives] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diagnóstico de las bibliotecas de las escuelas municipales en Vacaria: situación actual y perspectivas] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846/pdf_1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846/pdf_1] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41846/pdf_1] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/41846#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2020v9n2p197] => 0
                        )

                )

        )

)