Article
Resumo: A biblioteca pode ter nas mídias sociais uma estratégia de marketing aliada na disseminação de seus produtos e serviços e aproveitar seu potencial de alcance para criar um canal de comunicação direta com seus usuários. Objetivo: Tem como objetivo investigar a estratégia digital das bibliotecas em relação ao marketing em mídias sociais nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar o estado atual da presença digital dessas bibliotecas nas mídias sociais Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Metodologia: A presente pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as 22 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). Foi realizado o levantamento dos perfis das bibliotecas, em cada uma das mídias sociais escolhidas. Foram analisadas em quadros comparativos, para as mídias Facebook e Instagram, que possuem mais bibliotecas adeptas, e em texto corrido para as demais, YouTube e Twitter. Conclusões: Os critérios da análise foram apontados de acordo com o uso feito pela biblioteca com relação às outras do sistema, bem como às particularidades, objetivos e ferramentas disponíveis em cada mídia social, acompanhando capturas de tela para as observações mais pontuais. Palavras-chave: Marketing em mídias sociais 1. Bibliotecas universitárias 2. Mídias socias 3. Marketing 4. @pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-12-14] => 150298 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Flávia Sena da Silva] => 139639 ) [1] => Array ( [Valmira Perucchi] => 1204 ) [2] => Array ( [Jobson Louis Santos de Almeida] => 1078 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/680/2020/12/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1677#00046.pdf] => 151520 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [554] => 109182 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [537] => 34736 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Administração] => 233910 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [3] => Array ( [Marketing em mídia social] => 139637 ) [4] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [5] => Array ( [Mídia socia] => 150590 ) [6] => Array ( [Marketing] => 201034 ) [7] => Array ( [Marketing em mídias sociais] => 269572 ) [8] => Array ( [Bibliotecas universitárias] => 199222 ) [9] => Array ( [Mídias socias] => 278579 ) [10] => Array ( [Marketing] => 266234 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-12-14] => 249517 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00046-2020-25-3] => 150546 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Resumo: A biblioteca pode ter nas mídias sociais uma estratégia de marketing aliada na disseminação de seus produtos e serviços e aproveitar seu potencial de alcance para criar um canal de comunicação direta com seus usuários. Objetivo: Tem como objetivo investigar a estratégia digital das bibliotecas em relação ao marketing em mídias sociais nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar o estado atual da presença digital dessas bibliotecas nas mídias sociais Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Metodologia: A presente pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as 22 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). Foi realizado o levantamento dos perfis das bibliotecas, em cada uma das mídias sociais escolhidas. Foram analisadas em quadros comparativos, para as mídias Facebook e Instagram, que possuem mais bibliotecas adeptas, e em texto corrido para as demais, YouTube e Twitter. Conclusões: Os critérios da análise foram apontados de acordo com o uso feito pela biblioteca com relação às outras do sistema, bem como às particularidades, objetivos e ferramentas disponíveis em cada mídia social, acompanhando capturas de tela para as observações mais pontuais. Palavras-chave: Marketing em mídias sociais 1. Bibliotecas universitárias 2. Mídias socias 3. Marketing 4. ] => 0 ) [1] => Array ( [Resumo: A biblioteca pode ter nas mídias sociais uma estratégia de marketing aliada na disseminação de seus produtos e serviços e aproveitar seu potencial de alcance para criar um canal de comunicação direta com seus usuários. Objetivo: Tem como objetivo investigar a estratégia digital das bibliotecas em relação ao marketing em mídias sociais nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar o estado atual da presença digital dessas bibliotecas nas mídias sociais Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Metodologia: A presente pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as 22 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). Foi realizado o levantamento dos perfis das bibliotecas, em cada uma das mídias sociais escolhidas. Foram analisadas em quadros comparativos, para as mídias Facebook e Instagram, que possuem mais bibliotecas adeptas, e em texto corrido para as demais, YouTube e Twitter. Conclusões: Os critérios da análise foram apontados de acordo com o uso feito pela biblioteca com relação às outras do sistema, bem como às particularidades, objetivos e ferramentas disponíveis em cada mídia social, acompanhando capturas de tela para as observações mais pontuais. Palavras-chave: Marketing em mídias sociais 1. Bibliotecas universitárias 2. Mídias socias 3. Marketing 4.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1677] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1677] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1677] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB; v. 25, n. 3 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 537-554] => 0 ) [1] => Array ( [1414-0594] => 0 ) [2] => Array ( [Revista ACB; v. 25 n. 3 (2020): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 537-554] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O uso das mídias sociais como estratégia de marketing nas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1677/pdf] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1677] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1677/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1677#00046] => 0 ) ) ) )