Article Brapci-Revistas

A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos

The contribution of academic genealogy to the building of bibliometric indicators

A medição da produção científica através da bibliometria, que permite avaliar o desempenho dos pesquisadores e os impactos de suas produções é um objeto de estudo muito explorado na Ciência da Informação. Já a genealogia acadêmica permite estudar a herança intelectual que se resulta dos relacionamentos entre orientadores e seus alunos. Um dos estudos recentes no Brasil sobre a genealogia acadêmica, tem como base de dados a Plataforma Lattes. Apesar dos dados obtidos serem ricos e valiosos, há poucas pesquisas que os utilizam com o propósito de complementar os indicadores bibliométricos de um Programa de Pós-Graduação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar se a aplicação da genealogia acadêmica e da análise bibliométrica em conjunto pode trazer informações adicionais sobre a atuação de um Programa de Pós-Graduação na formação de pesquisadores e produção científica, realizando um estudo de caso sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos.  Para tanto, foram utilizadas as ferramentas AGLattes, Lattes Machine, Vantage Point e Microsoft Excel. O pioneirismo desta pesquisa está em sua metodologia que consiste em executar o software AGLattes, responsável pela construção da genealogia acadêmica do programa, em duas etapas, o que permitiu levantar, exclusivamente, os dados dos pesquisadores da linhagem do programa, reduzindo ruídos. Como resultado são apresentados indicadores bibliométricos com informações de grande potencial e que podem contribuir na elaboração de estratégias, na autoavaliação dos programas de pós-graduação visando a garantia da qualidade e obtenção de recursos das agências de fomento.@pt


The measurement of scientific production through bibliometrics, which allows assessing the performance of researchers and the impacts of their production, is an object of study widely explored in Information Science. Academic genealogy, on the other hand, allows us to study the intellectual heritage resulting from the relationship between supervisors and their students. Recent studies in Brazil on academic genealogy use the Lattes Platform as a database, extracting information that can be used for various analyzes. Therefore, this work aims to investigate whether the application of academic genealogy and bibliometric analysis together can bring complementary information about the performance of a Postgraduate Program in the training of researchers and scientific production, carrying out a case study about the Program Graduate Program in Materials Engineering at the University of São Paulo. Federal University of São Carlos. The methodology used is based on the method of identifying academic genealogy charts in conjunction with the SyncLattes, VantagePoint and Microsoft Excel tools. As results, bibliometric indicators about the program and its descendants are presented, which can contribute to the development of self-assessment strategies and performance of graduate programs.@en

. A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos. Em questão, [????].

References

  • ANDRAOS, J. Scientific genealogies of physical and mechanistic organic chemists. Canadian Journal of Chemistry, [S.l.], v. 83, n. 9, p. 1400-1414, 2005.
  • ARAÚJO, C. A. À. A ciência como forma de conhecimento. Ciências and Cognição, Belo Horizonte, v. 8, n.11, p. 127-142, 2006.
  • ROSA, F. ., BARROS, S. Comunicação científica: reflexões preliminares para o GT “relevância dos livros acadêmicos na comunicação da pesquisa. [S.l.]: Scielo, 2018. Disponível em:. Acesso em: 2 abr. 2019.
  • BIBLIOTECA DA FEUP. Publicação Científica: Contextos e evolução.Guias Temáticos de Apoio. Porto: Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.
  • CHIBENI, S. S. O que é ciência? Campinas: Departamento de Filosofia da Unicamp, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019. CNPq. O que é a Plataforma Lattes: Sobre a Plataforma. Brasília: CNPq, 2019. Disponível em:. Acesso em: 2 abr. 2019. CNPq. Currículo Lattes: Cadastro de Formação Acadêmica/Titulação. Brasília: CNPq, 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2020.
  • DAMACENO, R.J.P.., ROSSI, L.., MENA-CHALCO, J.P. Identificação do grafo de genealogia acadêmica de pesquisadores: Uma abordagem baseada na Plataforma Lattes. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON DATABASES, 32., 2017, Uberlândia.Anais[...]. Uberlândia: SBBD, 2017. p. 76-87.
  • DAMACENO, R. J. P. et.al. The Brazilian academic genealogy: evidence of advisor–advisee relationships through quantitative analysis. Scientometrics, [S.l.]: v. 119, n. 01, p. 303-333, 2019.
  • DORES, W. et.al.Building the Brazilian Academic Genealogy Tree.Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. Disponível em:. Acesso em 01 dez. 2019.
  • FARIA, L. I. L. de. Prospecção tecnológica em materiais: aumento da eficiência do tratamento bibliométrico. Aplicação na análise de tratamentos de superfície resistentes ao desgaste. 2001.Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.
  • FRANCO, N. M G. Análise relacional intrainstitucional: redes de coautoria e acoplamento de autores, 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
  • INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Introdução à Análise de Genealogias.Belo Horizonte: Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. Disponível em: . Acesso em 01 dez. 2019.
  • LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. Brasília,Briquet de Lemos, 1996.
  • LIMA, W. T. A. Avaliação de egressos da pós-graduação estrito senso: Política de monitoramento de egressos internacionais. [S.l.]: Scielo, 2015.Disponível em: . Acesso em 01 dez. 2019.
  • MACIEL, R. S. A Plataforma Lattes como recurso estratégico para a gestãodos Programas de Pós-Graduação: uma análise baseada na produção de artigos científicos, 2018. 183 p.Dissertação (Mestrado) – Programa de PósGraduação emCiência da Informação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
  • MATIAS, M. S. O.Base referencial para o povoamento de repositórios institucionais: coleta automatizada de metadados da Plataforma Lattes. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
  • MOREIRA, T. H. et. al. Árvores genealógicas acadêmicas como estratégia para análises de processo de orientação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação eBiblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 246-254, 2018.
  • OLIVEIRA, C. A. et. al. Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Em Questão, Porto Alegre, v.24, n. edição especial 6. p. 278-298, 2018.
  • PLATAFORMA SUCUPIRA. Áreas de Avaliação/Conhecimento. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/qua ntitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=12 and areaConhecimento=30300002. Acesso em: 01 fev. 2020.
  • PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf.Acesso em: 01 fev. 2020.
  • RIBEIRO, R. J. Os critérios da avaliação. Brasília, CAPES, Brasília, 2007. Disponível em: https://www1.capes.gov.br/images/stories/download/artigos/Artigo_10_08_07.p df . Acesso em: 24 abr. 2019.
  • ROSSI, L.., MENA-CHALCO, J. P. Caracterização de árvores de genealogia acadêmica por meio de métricas em grafos. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.21-32.
  • ROSSI, L.., DAMACENO, R.., MENA-CHALCO, J. Genealogia acadêmica: Um novo olhar sobre impacto acadêmico de pesquisadores. Revista Parcerias Estratégicas, Brasília, v.23. n.47, p. 197-212, 2018.
  • SAVIGNANO, V. Um aniversário da Engenharia de Materiais no Brasil: 40 anos do DEMa da UFSCar. BrazilianMaterialsReserch Society, [S.l.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2019.
  • SILVA, J. L. C.., FREIRE, G. H. A. Um olhar sobre a origem da ciência da informação: indícios embrionários para sua caracterização identitária. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. [S.l.], v. 17, n. 33, 2012.
  • SPINAK, E.., PACKER, A. L. 350 anos de publicação científica: desde o “Journal des Sçavans” e “PhilosophicalTransactions” até o SciELO, [S.l.]: Scielo em Perspectiva, 2015. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2015/03/05/350-anos-de-publicacao-cientificadesde-o-journal-des-scavans-e-philosophical-transactions-ate-oscielo/#.XYE2ei5Kjcs. Acesso em: 13 set. 2019.
  • SOUZA, L. G. De. Relação entre ciência and pesquisa, enContribuciones a lasCienciasSociales, Texcoco: Eumed, 2011.
  • SUGIMOTO, C. R. et al. Academic Genealogy as an Indicator of Interdisciplinarity: An Examination of Dissertation Networks in Library and Information Science, Journal of the American Society for Information Science,[S.L], v.62, p. 1808-1828, 2011.
  • SUGIMOTO, C. R. Beyond bibliometrics. In:Political Geography. London: Massachusetts Institute of Technology, 2014.
  • UNESCO, C. N. Da. Ciência para a sociedade.Comissão Nacional da Unesco. Disponível em: https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/temas/ciencia-para-umfuturo-sustentavel/ciencia-para-a-sociedade. Acesso em: 19 fev. 2020.
  • VELHO, L. Cuidado com os rankings científicos.Porque deve-se temer as avaliações sobre quem produz mais ciência, e como essas avaliações discriminam o Terceiro Mundo.Agência de Notícias Prometeu, Campinas, 2011. Disponível em: http://www.prometeu.com.br/bb-lea.htm.
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-06] => 150124
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 151804
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vanessa Paula Alves de Moura] => 150157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leandro Innocentini Lopes Faria] => 29820
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Leandro Innocentini Lopes de Faria] => 10425
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_101444#00002.pdf] => 150276
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [360] => 13062
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [336] => 11734
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Genealogia acadêmica] => 199212
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Indicador de ciência e tecnologia] => 178812
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Engenharia ii] => 10420
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Indicadores de ciência e tecnologia] => 267503
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Engenharias ii] => 267817
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliometrics] => 263968
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Academic genealogy] => 119890
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Science and technology indicators] => 286489
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Engineering ii] => 267819
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 244250
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2020--ONLINE] => 149371
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2021-27-1] => 151814
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A medição da produção científica através da bibliometria, que permite avaliar o desempenho dos pesquisadores e os impactos de suas produções é um objeto de estudo muito explorado na Ciência da Informação. Já a genealogia acadêmica permite estudar a herança intelectual que se resulta dos relacionamentos entre orientadores e seus alunos. Um dos estudos recentes no Brasil sobre a genealogia acadêmica, tem como base de dados a Plataforma Lattes. Apesar dos dados obtidos serem ricos e valiosos, há poucas pesquisas que os utilizam com o propósito de complementar os indicadores bibliométricos de um Programa de Pós-Graduação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar se a aplicação da genealogia acadêmica e da análise bibliométrica em conjunto pode trazer informações adicionais sobre a atuação de um Programa de Pós-Graduação na formação de pesquisadores e produção científica, realizando um estudo de caso sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos.  Para tanto, foram utilizadas as ferramentas AGLattes, Lattes Machine, Vantage Point e Microsoft Excel. O pioneirismo desta pesquisa está em sua metodologia que consiste em executar o software AGLattes, responsável pela construção da genealogia acadêmica do programa, em duas etapas, o que permitiu levantar, exclusivamente, os dados dos pesquisadores da linhagem do programa, reduzindo ruídos. Como resultado são apresentados indicadores bibliométricos com informações de grande potencial e que podem contribuir na elaboração de estratégias, na autoavaliação dos programas de pós-graduação visando a garantia da qualidade e obtenção de recursos das agências de fomento.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A medição da produção científica por meio da bibliometria, que permite avaliar o desempenho dos pesquisadores e os impactos de suas produções, é objeto de estudo muito explorado na Ciência da Informação. A genealogia acadêmica, por outro lado, permite estudar a herança intelectual que se resulta dos relacionamentos entre orientadores e seus alunos. Estudos recentes no Brasil sobre a genealogia acadêmica utilizam como base de dados a Plataforma Lattes, extraindo informações que podem ser utilizadas para diversas análises. Diante disso, este trabalho tem por objetivo investigar se a aplicação da genealogia acadêmica e da análise bibliométrica em conjunto pode trazer informações complementares sobre a atuação de um programa de pós-graduação na formação de pesquisadores e produção científica, realizando um estudo de caso baseado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos. A metodologia utilizada baseia-se no método de identificação de grafos de genealogia acadêmica em conjunto com as ferramentas SyncLattes, VantagePoint e Microsoft Excel. Como resultados são apresentados indicadores bibliométricos sobre o programa e seus descendentes, que podem contribuir na elaboração de estratégias para a autoavaliação e o desempenho dos programas de pós-graduação.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The measurement of scientific production through bibliometrics, which allows assessing the performance of researchers and the impacts of their production, is an object of study widely explored in Information Science. Academic genealogy, on the other hand, allows us to study the intellectual heritage resulting from the relationship between supervisors and their students. Recent studies in Brazil on academic genealogy use the Lattes Platform as a database, extracting information that can be used for various analyzes. Therefore, this work aims to investigate whether the application of academic genealogy and bibliometric analysis together can bring complementary information about the performance of a Postgraduate Program in the training of researchers and scientific production, carrying out a case study about the Program Graduate Program in Materials Engineering at the University of São Paulo. Federal University of São Carlos. The methodology used is based on the method of identifying academic genealogy charts in conjunction with the SyncLattes, VantagePoint and Microsoft Excel tools. As results, bibliometric indicators about the program and its descendants are presented, which can contribute to the development of self-assessment strategies and performance of graduate programs.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/101444] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/101444] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-524500.%p] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245271.336-360] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; Online first] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 27, n. 1, jan./mar. 2021; 336-360] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A contribuição da genealogia acadêmica para a construção de indicadores bibliométricos] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The contribution of academic genealogy to the building of bibliometric indicators] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/101444/59321] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54965] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54966] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54967] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54968] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54969] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54970] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54971] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54972] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54973] => 0
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54974] => 0
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54975] => 0
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/54976] => 0
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/101444/62146] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/101444] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/101444/59321] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/101444#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245271.336-360] => 0
                        )

                )

        )

)