Article Brapci-Revistas

Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data

Visibility and public engagement on the web 2.0: an altmetric study based on articles published in Scientific Data

A Web 2.0 tem causado impactos na comunicação científica. O uso das mídias sociais tem sido utilizado de maneira crescente para compartilhar produtos científicos, havendo diferentes dinâmicas de visibilidade e engajamento público. Nesse contexto, a pesquisa busca compreender aspectos da visibilidade e engajamento na Web 2.0, a partir de artigos publicados pela revista Scientific Data, entre 2014 a 2019, utilizando-se de métodos e técnicas altmétricas. Dessa forma, são identificadas e analisadas as mídias em que esses documentos receberam atenção; os usuários responsáveis por fazer a primeira postagem de divulgação do artigo nas mídias e as relações entre as menções em mídias sociais e o possível incremento na contagem de citações. Constatou-se que o Twitter foi a mídia mais utilizada para a divulgação dos artigos; que os pesquisadores autores não são os principais responsáveis pela primeira menção dos artigos nas mídias analisadas; e, que não existe uma nítida relação de causa e efeito entre indicadores de citação e menção. Foram vislumbrados aspectos relevantes sobre o entendimento da visibilidade e do engajamento público com a produção acadêmica nas mídias sociais, auxiliando também na compreensão das dinâmicas e características relacionadas aos indicadores altmétricos.@pt


Web 2.0 has caused an impact on scientific communication. The social media has been increasingly used to share scientific products, with different dynamics of visibility and public engagement. In this context, this paper seeks to understand aspects of visibility and engagement on Web 2.0, based on articles published by Scientific Data, between 2014 and 2019, using altmetrics methods and techniques. In this way, it identifies and analyzes medias in which those papers received attention, such as the users who first posted the paper on social media and relations between mentions and the possible increase in the citations count. It was found that Twitter was the most used media for the dissemination of papers; that researchers are not the first ones to mention their papers in the analyzed medias; and, that there is not a cause/effect relation between citations and mentions indicators. Relevant aspects were shown for the comprehension of visibility and public engagement with papers on social media, helping as well to understand the dynamics and characteristics related to altmetrics indicators.@en

. Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na scientific data. Em questão, [????].

References

  • ALPERIN, J. P. Ask not what Altmetrics can do for you, but what altmetrics can do for developing countries. 2013. Disponível em: http://www.asis.org/Bulletin/Apr13/AprMay13_Alperin.html. Acesso em: 30 out. 2019.
  • ALTMETRIC. Sources of attention: Altmetric track a unique range of online sources to capture the conversations relating to research outputs. London: Altmetrics, 2019. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-ourdata/our-sources/. Acesso em: 11 dez. 2019.
  • ARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 67-84, jul./set. 2015.
  • BARATA, G. F. Germana Barata fala sobre potencial das mídias sociais para a divulgação científica. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2016. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Fiocruz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qOrKujqe9VY. Acesso em: 28 mar. 2019.
  • BARCELOS, J.., MACÊDO, D. J.., MARICATO, J. M. Altmetrics in Altmetric platform: an interview with Stacy Konkiel. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 452-474, 2020.
  • BARCELOS, J.., MARICATO, J. M. Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais: estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da Scientometrics. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: ANCIB, 2017.
  • BIK, H. M.., GOLDSTEIN, M. C. An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biology, v. 11, n. 4, 2013.
  • BOMFÁ, C. R. J. et. al. Marketing científico eletrônico: um novo conceito voltado para periódicos eletrônicos. Estudos em Comunicação, Covilhã, v. 5, 2009.
  • CUNHA, M. B.., CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
  • ERFANMANESH, M.., ALPERIN, J. P. Twitter audiences overlap in informetrics research. In: ALTMETRICS CONFERENCE, 2017, Toronto. Anais [...]. Toronto: Altmetrics, 2017.
  • FILIPPO, D.., SANZ-CASADO, E. Bibliometric and Altmetric Analysis of Three Social Science Disciplines. Frontiers In Research Metrics And Analytics, v. 3, Dec. 2018.
  • HUBERMAN, B. A.., ROMERO, D. M.., WU, F. Social networks that matter: Twitter under the microscope. arXiv, 0812.1045v1, 2008. Disponível em: https://arxiv.org/abs/0812.1045. Acesso: 26 fev. 2019.
  • IAMARINO, A. Métricas alternativas: uma introdução para autores e avaliadores. In: VOGT, C.., GOMES, M.., MUNIZ, R. (ed.). Comciência e divulgação científica. Campinas: BCCL/ UNICAMP, 2018. p. 61–72. KEMP, S. Global digital report 2019. Disponível em: https://digitalreport.wearesocial.com/. Acesso em: 2 nov. 2019.
  • KOLAHI, J. et al. Altmetric analysis of the contemporary scientific literature in Endodontology. International Endodontic Journal, v. 53, 2020.
  • LEE, J. M. How to use Twitter to further your research career. Nature, 2019. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-019-00535-w. Acesso em: 12 out. 2019.
  • LEWENSTEIN, B. Models of public communication of science and technology. Public Understanding of Science, Ithaca, 2003.
  • MASSARANI, L. Comunicação da ciência e apropriação social da ciência: algumas reflexões sobre o caso do Brasil. Uni-pluriversidad, Medelín, v. 12, n. 3, p. 92-100, 2012.
  • MIURA, J. Os desafios para construção de uma ciência 2.0. 2012. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2012.
  • MUELLER, S. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.., CENDON, B. V.., KREMER, J. M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
  • NASSI-CALÓ, L. Estudo analisa o uso de redes sociais na avaliação do impacto científico. SciELO em Perspectiva, 2015. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2015/03/13/estudo-analisa-o-uso-de-redes-sociais-naavaliacao-do-impacto-cientifico/#.WYuns4jyvIU. Acesso em: 20 nov. 2019.
  • NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. Outputs of the NISO Alternative Assessment Metrics Project. Baltimore: NISO, 2016.
  • OLIVEIRA, F. D. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.
  • OLIVEIRA, F. T.., GRÁCIO, M. C. C. Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 99-113, dez. 2012.
  • PRIEM, J.., HEMMINGER, B. M.., Scientometrics 2.0: Toward new metrics of scholarly impact on the social Web. First Monday, Chicago, v. 15, n. 7, 2010.
  • PRIEM, J.., PIWOWAR, H. A.., HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. 2012. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1203.4745. Acesso em: 20 jan. 2019.
  • PRÍNCIPE, E. Comunicação científica e redes sociais. In: ALBAGLI, Sarita (org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.
  • QUEIROZ, G. B. R.., BECKER, V. Jornalismo e divulgação científicos nas universidades brasileiras: análise de estratégias para facilitar o acesso à C and T. Brazilian journalism research, Brasília, v. 12, n. 3, p. 178-197, 2016.
  • ROEMER, R. C.., BORCHARDT, R. Altmetrics. Washington: American Library Association, 2015.
  • THELWALL, M. et al. Do Altmetrics Work? Twitter and Ten Other Social Web Services. PloS One, v. 8, n. 5, May 2013.
  • THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. MATRIZes, São Paulo, n. 2, p. 15-38, abr. 2008.
  • WILCOX, C. Social Media for Scientists Part 1: It’s Our Job. Scientific American Blog, 2011. Disponível em: https://blogs.scientificamerican.com/science-sushi/social-media-for-scientistspart-1-it-8217-s-our-job/. Acesso em: 18 fev. 2019.
  • ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. Visibility and public engagement on the web 2.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-09] => 150126
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 151804
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Janinne Barcelos] => 11784
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [João de Melo Maricato] => 10816
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_99848#00002.pdf] => 150269
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [285] => 13960
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [263] => 8941
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudo métrico da informação] => 6954
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Visibilidade] => 247850
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Engajamento público] => 104940
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mídia social] => 215352
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Mídia] => 235740
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Visibilidade] => 3827
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visibility] => 186254
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Public engagement] => 255849
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Social media] => 246470
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 232842
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-12-22] => 244250
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2020--ONLINE] => 149371
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2021-27-1] => 151814
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Web 2.0 tem causado impactos na comunicação científica. O uso das mídias sociais tem sido utilizado de maneira crescente para compartilhar produtos científicos, havendo diferentes dinâmicas de visibilidade e engajamento público. Nesse contexto, a pesquisa busca compreender aspectos da visibilidade e engajamento na Web 2.0, a partir de artigos publicados pela revista Scientific Data, entre 2014 a 2019, utilizando-se de métodos e técnicas altmétricas. Dessa forma, são identificadas e analisadas as mídias em que esses documentos receberam atenção; os usuários responsáveis por fazer a primeira postagem de divulgação do artigo nas mídias e as relações entre as menções em mídias sociais e o possível incremento na contagem de citações. Constatou-se que o Twitter foi a mídia mais utilizada para a divulgação dos artigos; que os pesquisadores autores não são os principais responsáveis pela primeira menção dos artigos nas mídias analisadas; e, que não existe uma nítida relação de causa e efeito entre indicadores de citação e menção. Foram vislumbrados aspectos relevantes sobre o entendimento da visibilidade e do engajamento público com a produção acadêmica nas mídias sociais, auxiliando também na compreensão das dinâmicas e características relacionadas aos indicadores altmétricos.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Web 2.0 has caused an impact on scientific communication. The social media has been increasingly used to share scientific products, with different dynamics of visibility and public engagement. In this context, this paper seeks to understand aspects of visibility and engagement on Web 2.0, based on articles published by Scientific Data, between 2014 and 2019, using altmetrics methods and techniques. In this way, it identifies and analyzes medias in which those papers received attention, such as the users who first posted the paper on social media and relations between mentions and the possible increase in the citations count. It was found that Twitter was the most used media for the dissemination of papers; that researchers are not the first ones to mention their papers in the analyzed medias; and, that there is not a cause/effect relation between citations and mentions indicators. Relevant aspects were shown for the comprehension of visibility and public engagement with papers on social media, helping as well to understand the dynamics and characteristics related to altmetrics indicators.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/99848] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/99848] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-524500.%p] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245271.263-285] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; Online first] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 27, n. 1, jan./mar. 2021; 263-285] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visibility and public engagement on the web 2.0: an altmetric study based on articles published in Scientific Data] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/99848/59317] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53870] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53871] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53872] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53873] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53874] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53875] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/53876] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/99848/62144] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/99848] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/99848/59317] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/99848#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245271.263-285] => 0
                        )

                )

        )

)