Article Brapci-Revistas

Aprendizagem e interação na rede social Facebook

Learning and interaction in the Facebook social network

Aprendizaje e interacción en la red social Facebook

The purpose of this article is to study the interactions that occur on social networking sites, with the aim of analyzing how the different forms of interactions that occur on social networking sites are related to learning. The data were collected through the Facebook social network from posts on six pages of that social network and analyzed using social network analysis and content analysis techniques, with the aid of software. The results found pointed out that social networking sites, offering users different possibilities for interaction and stimulate learning networks in their cognitive, affective and experiential dimensions. Interactions are related to learning when - through posts, shares, comments and reactions - they enable people to share knowledge, dialogue, produce content and express feelings and perceptions, in an infinite network of possibilities.@en


Este artículo tiene como objetivo estudiar las interacciones que ocurren en los sitios de redes sociales, con el objetivo de analizar cómo las diferentes formas de interacciones que ocurren en los sitios de redes sociales se relacionan con el aprendizaje. Los datos fueron recolectados a través de la red social Facebook a partir de publicaciones en seis páginas de esa red social y analizados utilizando técnicas de análisis de redes sociales y análisis de contenido, con la ayuda de software. Los resultados encontrados mostraron que los sitios de redes sociales, al ofrecer a los usuarios diferentes posibilidades de interacción y estimular las redes de aprendizaje en sus dimensiones cognitiva, afectiva y experiencial. Las interacciones están relacionadas con el aprendizaje cuando, a través de publicaciones, compartidos, comentarios y reacciones, permiten a las personas compartir conocimientos, dialogar, producir contenidos y expresar sentimientos y percepciones, en una red infinita de posibilidades.@es
Este artigo tem como objeto de estudo as interações que ocorrem nos sites de rede sociais, com o objetivo de analisar como as diferentes formas de interações ocorridas nos sites de redes sociais estão relacionadas a aprendizagens. Os dados foram coletados através da rede social Facebook a partir de postagens em seis páginas da referida rede social e analisados por meio das técnicas de análise de redes sociais e de análise de conteúdo, com auxílio de softwares. Os resultados encontrados apontaram que os sites de redes sociais, ao oferecer aos usuários diferentes possibilidades de interação e estimulam as redes de aprendizagens em suas dimensões cognitiva, afetiva e vivencial. As interações se relacionam a aprendizagens quando – através das postagens, compartilhamentos, comentários e reações – possibilitam que as pessoas dividam conhecimento, dialoguem, produzam conteúdo e expressem sentimentos e percepções, em uma rede infinita de possibilidades.@pt

. Learning and interaction in the facebook social network aprendizaje e interacción en la red social facebook aprendizagem e interação na rede social facebook. Revista p2p e inovação, [????].
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-09-19] => 146597
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Geovanna Cristina Falcão Soares Rodrigues] => 147739
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Edna Gusmão de Góes Brennand] => 4273
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/245/2020/10/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5428#00013.pdf] => 148114
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [106] => 2435
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [88] => 544
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital culture] => 179206
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Social networks] => 246341
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Interaction] => 234901
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Facebook] => 267716
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Facebook] => 247564
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cultura digital] => 200741
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Rede social] => 263360
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Interação] => 234902
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Redes sociais] => 236020
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Redes sociales] => 234169
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizaje] => 256384
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Interacción] => 266955
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cultura digital] => 264325
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Facebook] => 259525
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-09-19] => 266513
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista P2P e INOVAÇÃO] => 245
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00013-2020-7-] => 147623
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:13:2020-7-1] => 231905
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The purpose of this article is to study the interactions that occur on social networking sites, with the aim of analyzing how the different forms of interactions that occur on social networking sites are related to learning. The data were collected through the Facebook social network from posts on six pages of that social network and analyzed using social network analysis and content analysis techniques, with the aid of software. The results found pointed out that social networking sites, offering users different possibilities for interaction and stimulate learning networks in their cognitive, affective and experiential dimensions. Interactions are related to learning when - through posts, shares, comments and reactions - they enable people to share knowledge, dialogue, produce content and express feelings and perceptions, in an infinite network of possibilities.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artículo tiene como objetivo estudiar las interacciones que ocurren en los sitios de redes sociales, con el objetivo de analizar cómo las diferentes formas de interacciones que ocurren en los sitios de redes sociales se relacionan con el aprendizaje. Los datos fueron recolectados a través de la red social Facebook a partir de publicaciones en seis páginas de esa red social y analizados utilizando técnicas de análisis de redes sociales y análisis de contenido, con la ayuda de software. Los resultados encontrados mostraron que los sitios de redes sociales, al ofrecer a los usuarios diferentes posibilidades de interacción y estimular las redes de aprendizaje en sus dimensiones cognitiva, afectiva y experiencial. Las interacciones están relacionadas con el aprendizaje cuando, a través de publicaciones, compartidos, comentarios y reacciones, permiten a las personas compartir conocimientos, dialogar, producir contenidos y expresar sentimientos y percepciones, en una red infinita de posibilidades.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo tem como objeto de estudo as interações que ocorrem nos sites de rede sociais, com o objetivo de analisar como as diferentes formas de interações ocorridas nos sites de redes sociais estão relacionadas a aprendizagens. Os dados foram coletados através da rede social Facebook a partir de postagens em seis páginas da referida rede social e analisados por meio das técnicas de análise de redes sociais e de análise de conteúdo, com auxílio de softwares. Os resultados encontrados apontaram que os sites de redes sociais, ao oferecer aos usuários diferentes possibilidades de interação e estimulam as redes de aprendizagens em suas dimensões cognitiva, afetiva e vivencial. As interações se relacionam a aprendizagens quando – através das postagens, compartilhamentos, comentários e reações – possibilitam que as pessoas dividam conhecimento, dialoguem, produzam conteúdo e expressem sentimentos e percepções, em uma rede infinita de possibilidades.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5428] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21721/p2p.2020v7n1.p88-106] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [P2P & INOVAÇÃO; Vol. 7 No. 1 (2020); 88-106] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [P2P E INOVAÇÃO; v. 7 n. 1 (2020); 88-106] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2358-7814] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Learning and interaction in the Facebook social network] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizaje e interacción en la red social Facebook] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem e interação na rede social Facebook] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428/5036] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428/5037] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428/5036] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428/5037] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5428#00013] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21721/p2p.2020v7n1.p88-106] => 0
                        )

                )

        )

)