Article Brapci-Revistas

ANÁLISE ESTATÍSTICA UNI-MULTIVARIADA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLI-SE BIBLIOMÉTRICA NA ÁREA DE FILOSOFIA (2010-2012)

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da análise estatística uni-mutivariada como método que auxilie a melhor visualização e entendimento da complexa metodolo-gia de avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela CAPES, a partir dos indicadores relativos à área de Filo-sofia, referentes ao triênio 2013 (2010-2012). De forma mais específica, busca identificar e evidenciar os agrupamentos dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, gerados pela Aná-lise de cluster e gráficos boxplot, com base no conjunto de indicadores, presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal (PCAT) da área. Ainda, comparar os grupos de pro-gramas de pós-graduação, segundo a nota obtida pela avaliação da CAPES, com o resultado do agrupamento obtido pela Aná-lise de cluster, a fim de visualizar a participação e suficiência dos indicadores na atribuição dos conceitos final dos progra-mas de pós-graduação. Para todos os 42 programas de pós-graduação da área de Filosofia, no triênio 2013, analisaram-se os indicadores: total de teses e dissertações defendidas, média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis, e média de trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico-científicos, livros, capítulos de livro, texto integral, coletâneas, verbetes e outros e produção artística por docente permanente. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que apenas os indicadores presentes na Planilha não foram suficientes para discernir os programas de pós-graduação em relação aos conceitos atribuídos pela Capes. Os agrupamentos resultantes da análise de Cluster apresentaram formação heterogênea de grupos em relação à maioria dos clusters, sugerindo que os indicadores de produção não foram suficientes para distingui-los.@pt


. Análise estatística uni-multivariada como método de avaliação de programas de pós-graduação: uma análi-se bibliométrica na área de filosofia (2010-2012). Brazilian journal of information science, [????].

References

  • COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014). Sobre a avaliação. // Brasília: CAPES, 1 abr. 2014. Disponível em: http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao.
  • CASTANHA, R. C. G. (2014). Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação no Brasil: uma análise multivariada na área de Matemática. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil.
  • GATTI, B. A. (2001). Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. // Rev. Bras. Educ. [online], 18, 108-116.
  • HAIR, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., and Tatham, R. L. (2006). // Multivariate data analysis (Vol. 6). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.
  • HJORLAND, B. (2002). Domain analysis in information science: eleven approaches – traditional as well as innovative. // Journal of Documentation, London, 58(4), 422- 462.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-03] => 14562
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Cristina Gutierres Castanha] => 9630
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Claudia Cabrini Gracio] => 6597
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/86/2018/09/oai_ojs_www2_marilia_unesp_br_article_6029#00004.pdf] => 48894
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Selected Papers Eiica 2015] => 92
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian journal of information science] => 86
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00004-2016-10 NO 3-3] => 14559
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da análise estatística uni-mutivariada como método que auxilie a melhor visualização e entendimento da complexa metodolo-gia de avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela CAPES, a partir dos indicadores relativos à área de Filo-sofia, referentes ao triênio 2013 (2010-2012). De forma mais específica, busca identificar e evidenciar os agrupamentos dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, gerados pela Aná-lise de cluster e gráficos boxplot, com base no conjunto de indicadores, presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal (PCAT) da área. Ainda, comparar os grupos de pro-gramas de pós-graduação, segundo a nota obtida pela avaliação da CAPES, com o resultado do agrupamento obtido pela Aná-lise de cluster, a fim de visualizar a participação e suficiência dos indicadores na atribuição dos conceitos final dos progra-mas de pós-graduação. Para todos os 42 programas de pós-graduação da área de Filosofia, no triênio 2013, analisaram-se os indicadores: total de teses e dissertações defendidas, média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis, e média de trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico-científicos, livros, capítulos de livro, texto integral, coletâneas, verbetes e outros e produção artística por docente permanente. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que apenas os indicadores presentes na Planilha não foram suficientes para discernir os programas de pós-graduação em relação aos conceitos atribuídos pela Capes. Os agrupamentos resultantes da análise de Cluster apresentaram formação heterogênea de grupos em relação à maioria dos clusters, sugerindo que os indicadores de produção não foram suficientes para distingui-los.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6029] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/6029] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5016/brajis.v10i3.6029] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol 10 No 3 (2016)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1981-1640] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5016/brajis.v10i3] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ANÁLISE ESTATÍSTICA UNI-MULTIVARIADA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLI-SE BIBLIOMÉTRICA NA ÁREA DE FILOSOFIA (2010-2012)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/6029/4267] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/6029/5176] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [10.5016/brajis.v10i3.6029.s395] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6029#00004] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                )

        )

)